Por alusões, e com todo o respeito por opiniões divergentes:
Vencedor do Sieger 2009. A minha geometria nunca foi boa, mas eu diria que os angulos estão mais perto dos 90º do que dos 120º...
Estas coisas não se medem a olho. Eu diria que está acima dos 100º. O cão do exemplo fez uma prova de 20 km a trote, 3 graus de RCI onde constam saltos vários, corridas curtas à velocidade máxima. É "a" normal quanto a displasia de ancas e cotovelos. Há-de-me dizer onde é que a angulação traseira lhe diminui a funcionalidade ou lhe conferiu problemas de saúde.
Já este parece-me muito aceitável, no entanto será que conseguiria ser o incansável trotador/mensageiro que os alemães tanto utilizaram na II Guerra Mundial
Pois eu ponho esse exemplar em posição standard e consigo que ele fique tão "rebaixado" como o anterior... Uma coisa é avaliar um cão em pose, onde cada handler procura fazer soressair determinada característica, e outra é observá-lo naturalmente. Se fizer essa experiência há-de ver que se surpreende com as diferenças...
O JCSousa pode achar a minha cadela um mau exemplar
Tenho por norma não me pronunciar publicamente sobre os cães dos outros. O afecto que os donos lhes dedicam torna-os normalmente pouco objectivos e demasiado susceptíveis, pelo que opto por não ferir susceptibilidades. Se tivesse que a avaliar, seria em função do descrito no estalão da raça e não em critérios subjectivos.
HEIL WUSV????
E desde quando é que milhares de pessoas no mundo inteiro têm de se submeter ao que meia duzia de alemães dizem?
Isto não tem a ver com heils ou meios heils. Em meu entender o estalão é suficientemente elástico para, dentro de uma homogeneidade geral, permitir a cada criador alguma elasticidade de critérios de selecção.
Mau seria que cada um criasse com base nos seus gostos pessoais e sem quaisquer referências. Já há gente que defende a criação de exemplares com 70 cm de altura, só porque ficam mais imponentes. Peço desculpa mas não concordo.
Também é o que penso. É vistoso o que não é sinónimo de perfeito. As exposições e a opinião de alguns juízes estragam o óptimo, para ir atrás de modas.
Eu sempre pensei assim... o que está em causa não é o estalão, mas os exageros que se fazem ao mesmo (veja-se o caso do PA nos EUA de há alguns anos, de angulaçoes essas sim de 90º). Como sempre disse e continuo a manter, a única pauta objectiva para a criação deve ser o estalão da raça.
Como última nota, uma pequena surpresa: a taxa de incidência da HD nas linhas de trabalho não é muito inferior às das linhas de beleza, apesar das angulações normalmente menos pronunciadas e das garupas mais curtas.
E já agora, considerar a WUSV digna de um HEIL por afastar obrigatoriamente da reprodução exemplares com displasia média ou grave parece-me um contrasenso. A única maneira de tentar erradicar genes indesejados é tentar que os mesmos estejam o menos presentes possível na reprodução. Cumpro alegremente tal imposição e congratulo-me com a existência dessa norma.