Reportagem/imagens - Doenças geneticas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sábado set 12, 2009 6:47 pm

DrCasa Escreveu:Imagem

...
Quado olho para a "evolução" de algumas raças, e sobretudo para o infeliz do buldogue inglês, fico revoltadíssima! Como se pode achar um ideal de beleza transformar um cão possante e de formas equilibradas no aleijão que ele é hoje e achar que assim é que está bem?

Há uns meses conheci uma senhora que em tempos fez criação de buldogues ingleses, e o que ela me contou (e que a fez desistir depressa) até me deixou agoniada... Como é possível transfornarem um animal naquilo?

Quanto aos pastores alemães, uma garupa rebaixada até quase fazer o cão andar sentado também não é para mim um sinal de beleza nem de boa linhagem. Aquele desgraçado do filme quase não se aguentava de pé, e vê-lo andar é uma aflição.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sábado set 12, 2009 7:12 pm

DrCasa Escreveu: Ficou-me na tola, também, as palavras daquela simpática velhinha que dizia que todas as suas crias de Rhodesian´s eram mandadas abater se não tivessem as peculiares cristas. Indubitavelmente uma BYB de classe baixa pois senão saberia que a ausência destas não é sintomático de doença.
A senhora explicou bem, que para ela e preferivel abater um recem nascido do que te-los a ir parar a canis ou a lutas (que e o que acontece a estes caes sem crista). Nao anda e a vender caes que nao correspondem ao estalao da raca. E cruel? Pelo menos e honesta.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sábado set 12, 2009 7:15 pm

ziggy Escreveu:E dos de pata curta, ou e a posicao na foto?
É a posição da foto, tirada de cima para baixo com o telemóvel.

O diabo é que tanto ela como o sharpei são alérgicos à camara... não tenho uma única foto realmente decente nem de um nem do outro.
Musky
Membro Veterano

sábado set 12, 2009 7:23 pm

ziggy Escreveu:
DrCasa Escreveu: Ficou-me na tola, também, as palavras daquela simpática velhinha que dizia que todas as suas crias de Rhodesian´s eram mandadas abater se não tivessem as peculiares cristas. Indubitavelmente uma BYB de classe baixa pois senão saberia que a ausência destas não é sintomático de doença.
A senhora explicou bem, que para ela e preferivel abater um recem nascido do que te-los a ir parar a canis ou a lutas (que e o que acontece a estes caes sem crista). Nao anda e a vender caes que nao correspondem ao estalao da raca. E cruel? Pelo menos e honesta.
Peço desculpa aos dois mas ambos os comentários estão algo fora do contexto em que foram ditos.

E o contexto era "que havia o mito popular de que um Rhodesian Ridgeback sem crista era forçosamente um cão doente, o que não é verdade porque etc, etc, etc".
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sábado set 12, 2009 7:43 pm

Eu por acaso vi foi a parte da "jornalista", provavelmente com fundamentacao do veterinario da RSPCA, dizer que a crista era uma forma de espinha bifida... o que e mentira.
A criadora deu como motivo para a seleccao dos caes com crista estes serem melhores a cacar que os sem crista, e a raca ter sido apurada com destes caes.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado set 12, 2009 8:11 pm

jofelix Escreveu:
Fjord Escreveu:Ora, também os aleijadinhos dos cães de raça que aparecem no vídeo são a excepção à regra, embora o propósito tenha sido o de meter na tola do pessoal que TODOS os cães de raça são enfermos.
Fjord,

Estou aqui a aprender e não pretendo entrar em polémicas, mas acha que o juiz que diz que o PA de exposição, que para mim é um "aleijadinho" como bem diz, é anatómicamente correcto e o PA de trabalho está fora do standard, está correcto na apreciação que faz?
Eu acho que aquele PA é demasiado "aleijadinho", para que a sua classificação não tenha sido um frete.
Não é só no Futebol que há corruptos.
Partamos do principio que não criava dentro do mesmo padrão, eu se estivesse a competir contra aquele cão ficava revoltado, porque aquilo não é o conceito que tenho de um cão harmonioso, a não ser que eu tenha o conceito errado.
E na minha "tola" não entram TODOS os cães de raça! Mas estes, certamente têm juízes mais responsáveis e são a excepção à regra.

Um abraço
Penso que há para aqui uma grande confusão. Pessoalmente não vi o tal PA "aleijadinho" a que o jofelix se refere, mas convido-o a ver os 100 primeiros classificados da sieger alemã (cães de "beleza") e gostaria que me dissesse em que é que são aleijadinhos.

Penso que o mais importante é criar segundo o estalão da raça, concorde-se ou não com ele, ou então mudar de raça.

Já quanto às doenças genéticas parece-me óbvio que a forma mais eficaz de as combater é afastar da reprodução os exemplares portadores de tais doenças, e nesse campo os clubes do PA terão dado passos importantes, designadamente no que concerne à displasia.
Musky
Membro Veterano

sábado set 12, 2009 8:57 pm

ziggy Escreveu:Eu por acaso vi foi a parte da "jornalista", provavelmente com fundamentacao do veterinario da RSPCA, dizer que a crista era uma forma de espinha bifida... o que e mentira.
A criadora deu como motivo para a seleccao dos caes com crista estes serem melhores a cacar que os sem crista, e a raca ter sido apurada com destes caes.
Como disse, totalmente fora do contexto do total da conversa, que resumindo era "para uns a crista é doença para outros a ausencia da crista é doença".

E a razão da crista segundo a criadora é porque eles foram fruto do cruzamento de ? com ? para serem melhores para a caça, sendo a ausencia da crista um recesso.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado set 12, 2009 9:02 pm

Acontece que por alguma razão a raça se chama Rhodesian RIDGEBACK... um cão sem ridge é um cão fora do estalão da raça, certo?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Musky
Membro Veterano

sábado set 12, 2009 10:05 pm

jcsousa Escreveu:Penso que o mais importante é criar segundo o estalão da raça, concorde-se ou não com ele, ou então mudar de raça.
HEIL WUSV????

E desde quando é que milhares de pessoas no mundo inteiro têm de se submeter ao que meia duzia de alemães dizem? :o
•MEMBROS POSTERIORES
Os membros traseiros, vistos de trás, deve ser paralelos um com o outro, e ligeiramente recolhidos. A coxa e a perna são quase do mesmo comprimento e formam um ângulo de 120 graus. As coxas são fortes e bem musculadas. Os jarretes são fortes e firmes. O metatarso está em perpendicular em relação aos jarretes.
•MOVIMENTO
O cão de Pastor Alemão é um trotador por excelência. As angulações e comprimentos das extremidades, devem estar tão bem relacionadas que, sem alteração notória da linha superior, o cão pode pressionar a extremidade posterior para baixo de toda o comprimento do seu corpo, e alcançar com a anterior a mesma distância. Qualquer tendência de uma sobre-ângulação das extremidades traseiras, diminui a firmeza e resistência, e consequentemente a aptidão para do cão para a sua utilidade. Proporções estruturais correctas e boas angulações dão como resultado, um bom andamento, de longo alcance e plano, sobre o solo, que dá a impressão de uma locomoção sem esforço. Cabeça levantada e para a frente, com a cauda ligeiramente levantada, resultam num trote tranquilo e fluído, mostrando uma linha curva e ligeiramente interrompida que vai desde as pontas das orelhas até à ponta da cauda.
Imagem

Vencedor do Sieger 2009. A minha geometria nunca foi boa, mas eu diria que os angulos estão mais perto dos 90º do que dos 120º...

Imagem

Já este parece-me muito aceitável, no entanto será que conseguiria ser o incansável trotador/mensageiro que os alemães tanto utilizaram na II Guerra Mundial?

O JCSousa pode achar a minha cadela um mau exemplar, mas olhe que ela é perfeita nisto:
sem alteração notória da linha superior, o cão pode pressionar a extremidade posterior para baixo de toda o comprimento do seu corpo, e alcançar com a anterior a mesma distância
devia vê-la! :wink:
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

sábado set 12, 2009 10:28 pm

Olá,

Jcsousa escreveu (no fórum do PA):
Para além das questões funcionais ( a morfologia deve estar ao serviço do desempenho do cão e é nesta base que a avaliação deve ser feita) há sem dúvida questões de moda e estéticas que acabam por prevalecer nos julgamentos. Foi assim com as sobreangulações, com as garupas e com o tamanho. Parece, ao que foi dito, que há uma tentativa por parte do SV em corrigir alguns desses excessos, designadamente angulações e tamanho, o que em meu entender é bom.

O que se diz para a altura serve igualmente para as sobreangulações traseiras: o poder de impulsão dum trem traseiro sobreangulado confere ao trote um aspecto extremamente vistoso em ring, no entanto (para além de outros problemas de saúde), é pouco eficaz em trotes longos, pela sobrecarga de esforço exercida.
Também é o que penso. É vistoso o que não é sinónimo de perfeito. As exposições e a opinião de alguns juízes estragam o óptimo, para ir atrás de modas.

Um abraço
Musky
Membro Veterano

sábado set 12, 2009 11:40 pm

jofelix Escreveu:Olá,

Jcsousa escreveu (no fórum do PA):
Para além das questões funcionais ( a morfologia deve estar ao serviço do desempenho do cão e é nesta base que a avaliação deve ser feita) há sem dúvida questões de moda e estéticas que acabam por prevalecer nos julgamentos. Foi assim com as sobreangulações, com as garupas e com o tamanho. Parece, ao que foi dito, que há uma tentativa por parte do SV em corrigir alguns desses excessos, designadamente angulações e tamanho, o que em meu entender é bom.

O que se diz para a altura serve igualmente para as sobreangulações traseiras: o poder de impulsão dum trem traseiro sobreangulado confere ao trote um aspecto extremamente vistoso em ring, no entanto (para além de outros problemas de saúde), é pouco eficaz em trotes longos, pela sobrecarga de esforço exercida.
Também é o que penso. É vistoso o que não é sinónimo de perfeito. As exposições e a opinião de alguns juízes estragam o óptimo, para ir atrás de modas.

Um abraço
Mas o exagero a que chegaram não era necessário para ser vistoso em ringue. A minha 1ª PA era filha de cães comprados pessoalmente na Alemanha, e tinha linhagem de campeões alemães.

Era maior do que esta, esguia, muito musculada, mas com a suspensão traseira apenas levemente rebaixada. Com "colar" e "calções" espessos em relação ao corpo. Incansável a trotar, a correr, a trepar obstáculos.

Uma vez deixei-a hospedada no hotel do Zoo de Lisboa (que já não existe) e quando a fui buscar dei com ela a "desfilar em ringue" perante um grupo de cerca de 20 visitantes deslumbrados, de tão vistosa era.

Tinha montes de fotos lindas, mas desapareceram numa mudança de casa. Mais tarde vi uma dessas fotos num calendário! :evil:
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

domingo set 13, 2009 6:52 am

Eu juro que acho piada às certezas com que se fazem certas afirmações :roll:
DrCasa Escreveu:O que retive foi o caminho mal traçado pelos criadores de algumas raças com o aval assombrado do KC e seus acólitos e que resultou na degeneração de algumas raças.

Imagem
Pois é, há gente que tudo faz quando quer demonstrar um ponto de vista, mesmo que isso signifique "escolher" a dedo o que se mostra :roll: Já aqui foi dito que esse Basset Hound, já na altura, mesmo quando a raça estava num ponto baixo, porque se acabava de sair da Guerra, era considerado um MAU exemplar. Quanto aos Bulldogs, há também por aí um site onde mostra exemplares ao longo dos anos, onde´os Bulldogs dos anos 1910 já eram muito parecidos com os actuais. A imagem apresentada pode ter sido um antepassado remoto, quando ainda não haviam Bulldogs. [editado para juntar uns bonecos]: Imagem de 1899 , cão de 1907 ,idem , cadela de 1910
DrCasa Escreveu:Ficou-me também na tola que, pelos critérios do KC, um bom exemplar basta ser bonito. Intervenções cirúrgicas correctivas de malformações, não só são aceites como validam títulos.
Para sua informação, qualquer operação (é mesmo qualquer, até a retirada de um quisto ...) é participada pelos vets ao KC que, depois, decide se o cão pode ou não continuar a participar em exposições. O caso do pequinês foi investigado e, claro, chegou-se à conclusão que a operação não tinha tido um carácter correctivo de uma qualquer má formação mas sim para tratar uma infecção persistente. Atestado, claro, pelos vets que a realizaram ...
DrCasa Escreveu:E se um campeão tiver uma doença genética(...) Oh well!! Comes with the territory. Não os há sem ter e temos que ter um campeão bonito.
Mais uma vez se põe a debitar disparates sem conhecimento de causa :roll: Olhe, pegue numa raça qualquer, pegue em meia dúzia de Campeões, e depois diga se fizeram o mesmo número de ninhadas, OK? Essa ideia de que o pessoal vai a correr cruzar com um cão só porque ele é Campeão só mesmo de quem está por fora :roll:
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados"  (Eu)
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 13, 2009 8:49 am

Por alusões, e com todo o respeito por opiniões divergentes:
Vencedor do Sieger 2009. A minha geometria nunca foi boa, mas eu diria que os angulos estão mais perto dos 90º do que dos 120º...
Estas coisas não se medem a olho. Eu diria que está acima dos 100º. O cão do exemplo fez uma prova de 20 km a trote, 3 graus de RCI onde constam saltos vários, corridas curtas à velocidade máxima. É "a" normal quanto a displasia de ancas e cotovelos. Há-de-me dizer onde é que a angulação traseira lhe diminui a funcionalidade ou lhe conferiu problemas de saúde.
Já este parece-me muito aceitável, no entanto será que conseguiria ser o incansável trotador/mensageiro que os alemães tanto utilizaram na II Guerra Mundial
Pois eu ponho esse exemplar em posição standard e consigo que ele fique tão "rebaixado" como o anterior... Uma coisa é avaliar um cão em pose, onde cada handler procura fazer soressair determinada característica, e outra é observá-lo naturalmente. Se fizer essa experiência há-de ver que se surpreende com as diferenças...
O JCSousa pode achar a minha cadela um mau exemplar
Tenho por norma não me pronunciar publicamente sobre os cães dos outros. O afecto que os donos lhes dedicam torna-os normalmente pouco objectivos e demasiado susceptíveis, pelo que opto por não ferir susceptibilidades. Se tivesse que a avaliar, seria em função do descrito no estalão da raça e não em critérios subjectivos.
HEIL WUSV????

E desde quando é que milhares de pessoas no mundo inteiro têm de se submeter ao que meia duzia de alemães dizem?
Isto não tem a ver com heils ou meios heils. Em meu entender o estalão é suficientemente elástico para, dentro de uma homogeneidade geral, permitir a cada criador alguma elasticidade de critérios de selecção.

Mau seria que cada um criasse com base nos seus gostos pessoais e sem quaisquer referências. Já há gente que defende a criação de exemplares com 70 cm de altura, só porque ficam mais imponentes. Peço desculpa mas não concordo.
Eu sempre pensei assim... o que está em causa não é o estalão, mas os exageros que se fazem ao mesmo (veja-se o caso do PA nos EUA de há alguns anos, de angulaçoes essas sim de 90º). Como sempre disse e continuo a manter, a única pauta objectiva para a criação deve ser o estalão da raça.

Como última nota, uma pequena surpresa: a taxa de incidência da HD nas linhas de trabalho não é muito inferior às das linhas de beleza, apesar das angulações normalmente menos pronunciadas e das garupas mais curtas.

E já agora, considerar a WUSV digna de um HEIL por afastar obrigatoriamente da reprodução exemplares com displasia média ou grave parece-me um contrasenso. A única maneira de tentar erradicar genes indesejados é tentar que os mesmos estejam o menos presentes possível na reprodução. Cumpro alegremente tal imposição e congratulo-me com a existência dessa norma.
Musky
Membro Veterano

domingo set 13, 2009 11:55 am

O cão do exemplo fez uma prova de 20 km a trote, 3 graus de RCI onde constam saltos vários, corridas curtas à velocidade máxima.
Não duvido. Só gostava de saber com que "folga" é que o cão chegou ao fim.
Pois eu ponho esse exemplar em posição standard e consigo que ele fique tão "rebaixado" como o anterior... Uma coisa é avaliar um cão em pose, onde cada handler procura fazer soressair determinada característica,
Em posição standard está ele, repare onde e como está a mão direita do handler... :wink: Uma coisa gostei, foi a classificação dada a este cão. Comparado com os resultados de 2008, há na minha opinião uma acentuada melhoria.
Se tivesse que a avaliar, seria em função do descrito no estalão da raça
Concordo com a sua atitude. No entanto foi numa avaliação objectiva desse tipo que baseio a minha opinião, já que ela ainda não era minha. Só veio para mim em 2ª mão já com 4 anos, e eu não adopto cães adultos sem os ver primeiro e inter-agir com eles porque muitas vezes são os cães que não nos aceitam e aí pouco ou nada há a fazer.
Em meu entender o estalão é suficientemente elástico para, dentro de uma homogeneidade geral, permitir a cada criador alguma elasticidade de critérios de selecção.

Mau seria que cada um criasse com base nos seus gostos pessoais e sem quaisquer referências. Já há gente que defende a criação de exemplares com 70 cm de altura, só porque ficam mais imponentes. Peço desculpa mas não concordo.
É verdade. Esta minha está perfeitamente dentro do estalão, mas há alguns leigos que a acham pequena. Já a 1ª que tive, embora correcta nas proporções e deslumbrando toda a gente, excedia ligeiramente o estalão de fêmea.
E já agora, considerar a WUSV digna de um HEIL por afastar obrigatoriamente da reprodução exemplares com displasia média ou grave parece-me um contrasenso. A única maneira de tentar erradicar genes indesejados é tentar que os mesmos estejam o menos presentes possível na reprodução. Cumpro alegremente tal imposição e congratulo-me com a existência dessa norma.
Agora! E sim, são dignos de um heil porque pelo menos reconheceram os erros que cometeram no passado e estão a tentar limpar a casa.

Há 35 anos atrás não havia dessas coisas "linhas de trabalho" vs "linhas de beleza". Um PA era o que era. Bonito, vistoso e capaz. Espero que brevemente retornemos a isso.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 13, 2009 2:29 pm

Não duvido. Só gostava de saber com que "folga" é que o cão chegou ao fim.
Não me parece que os nossos preconceitos devam influenciar uma avaliação objectiva... Há quem lhes chame aleijadinhos, quando se diz que fizeram 20 km entre 12 e 15 km/h, insinua-se que ficaram sem folga. Se tivessem folga, por-se-ia a questã do doping.

Eu prefiro discutir com base em coisas concretas.
Em posição standard está ele, repare onde e como está a mão direita do handler...
Eu sei que está em standard, o que disse é que na minha opinião está mal colocado, daí a diferença aparente do trem traseiro relativamente ao Vegas.
No entanto foi numa avaliação objectiva desse tipo que baseio a minha opinião, já que ela ainda não era minha
Não entendo a objectividade de tal avaliação, se não foi feita guiando-se pelo estalão.

Já agora: segundo o estalão, uma fêmea deve medir ao garrote entre 55 e 60cm. Portanto a avaliação é muito simples - pega-se num cinómetro e mede-se, neste caso não tem que se achar ou deixar de achar.
Há 35 anos atrás não havia dessas coisas "linhas de trabalho" vs "linhas de beleza". Um PA era o que era. Bonito, vistoso e capaz
O estalão permite, em minha opinião, suficiente variedade como para existirem linhas diferentes. O erro está nos excessos que se cometem sobre o que o estalão dispõe, que é muitas vezes fruto da ignorância e outras sede de dinheiro fácil. Ainda bem que a WUSV tem a sensibilidade para se aperceber de tais modas e toma medidas para corrigir os excessos.
Responder

Voltar para “Cães”