Comportamento agressivo.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta nov 19, 2009 11:39 pm

Musky Escreveu:
LuluB Escreveu:
Musky Escreveu:Marcoliv,

Mas como sabe quando quartzo se chateia e endurece, não há mineral que o arranhe! :P

Portanto, se um dia vir outro tentar catar-lhe os €€€, muda de lavagem ou reclama "ó pá, eu cheguei primeiro!". 8)
Mentira: o diamente "arranha" tudo, por mais duro que seja. 8)
Oh pá, quartzo, carbono, tanto faz, é tudo uma questão de dinheirancia! :mrgreen:
Quais dinheirância! :D A escala de Mohs não mente!
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sexta nov 20, 2009 2:20 am

Musky Escreveu:
doglover80 Escreveu:As duas vezes que fui mordido no canil, a primeira foi um cão que não gostava de ser manipulado e alterei esse comportamento, e todos os voluntários passaram a poder mexer-lhe... foram todos mordidos antes. A segunda foi um cão que nenhum voluntário ainda lhe fez festas e eu queria mudá-lo de box, fui mordido ao tentar colocar-lhe uma trela.

Eu sabia que acabava por me dar razão, mas não pensei que fosse tão depressa. :D
É que as vezes que o Cesar foi mordido foram precisamente nestas circunstancias (e eu vi os episodios todos). :wink:

..............

A nossa vantagem é o nosso cérebro,
Exactamente, concordo a 100%.

Doglover, note bem, eu sou absolutamente contra o treino a murro e a pontapé.

Mas também sou contra o treino com base exclusiva na recompensa alimentar. É que se um dia acaba o biscoito, será que o cão obedece? Ou acaba ficando frustrado nas suas expectativas e começa a reagir mal?

Na minha opinião, a maior arma que possuimos para treinar um cão é o respeito mútuo.

Por exemplo o sharpei, uma raça muito mais dificil de treinar do que um pastor alemão. Tenho ouvido inúmeros treinadores chamarem-nos de estúpidos... mas eles até são muito inteligentes, só que só cedem quando querem. Bater num sharpei, nunca! é perigoso, torna-o agressivo. Dar biscoito? só resulta se lhe apetecer biscoito. Que fazer? usar a inteligencia e conquistar-lhes o respeito e o amor. A partir daí é fácil.

Não uso porrada, logo não pratico treino aversivo. Não uso recompensas alimentares, logo não pratico treino positivo.

Mas já treinei bastantes cães, portanto uso o quê? Treino neutro? :wink:
:D Não lhe dei razão... dos dois cães só treinei um deles e foi com recompensas de comida... que só eu é que dei mas ele não mordeu mais ninguém.

Ainda não entendeu como é feito o treino positivo, pelo menos é o que deduzo pela sua mensagem... não ando sempre com biscoitos, e mesmo que você não use recompensas de comida está a reforçar alguma coisa para gerar uma mudança de comportamento... alguma coisa está a reforçar... positiva ou negativamente... caso contrário não treinou nada.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

sexta nov 20, 2009 2:24 am

Musky Escreveu:
doglover80 Escreveu:
texuga Escreveu:Agora há situações onde o método positivo simplesmente não funciona, porque no mundo animal, na Natureza, não existe o conceito de "treino positivo", e há comportamentos, os quais vocês insistem em afirmar a pés juntos que não é verdade, que se resumem apenas e só a questões de dominância e hierarquias. Estamos de acordo com metade do meu parágrafo, a outra metade já sei que estamos em pólos opostos... :wink:
Muito obrigado por ter percebido que não quero mudar a sua opinião.

No que está a negrito não concordo, e veja bem, se um animal costuma andar pelo seu território de caça e num determinado sitio encontra mais do que uma vez uma presa, começa a aumentar o número de vezes que passa por esse local na esperança de encontrar mais uma vez uma presa... isto resulta da selecção natural e todos os animais terem evoluido no sentido de terem a capacidade de aumentar o numero de vezes que realizam um comportamento se esse comportamento for reforçado... é algo natural e geral pelas espécies mais evoluidas.
Desculpem estar a meter-me na conversa.

Mas Doglover o exemplo que dá, o que é que tem a ver com treino positivo?

É que se a seguir à situação que descreve, aparecer concorrência no local... o que pensa que vai acontecer?
Se por qualquer motivo o animal deixar de encontrar presas nesse local, o comportamento extingue-se... é o que fazemos no treino positivo... usamos estas leis básicas do comportamentalismo dos animais... aliás todos os treinadores as usam... nós usamos só uma parte que até à data se tem vindo a revelar suficiente.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
marcoliv
Membro
Registado: domingo mai 10, 2009 1:05 am

sexta nov 20, 2009 10:12 am

LuluB Escreveu:
Musky Escreveu:
LuluB Escreveu:

Mas como sabe quando quartzo se chateia e endurece, não há mineral que o arranhe! :P

Portanto, se um dia vir outro tentar catar-lhe os €€€, muda de lavagem ou reclama "ó pá, eu cheguei primeiro!". 8)
Oh pá, quartzo, carbono, tanto faz, é tudo uma questão de dinheirancia! :mrgreen:
Mai nada! :lol: :lol:
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

sexta nov 20, 2009 2:06 pm

marcoliv Escreveu:
LuluB Escreveu:
Musky Escreveu:
LuluB Escreveu:

Mai nada! :lol: :lol:
Qual dinheirancia??? Tentem lá comprar um diamante pelo preço dum quartzo e depois comentem. :twisted:
Musky
Membro Veterano

sexta nov 20, 2009 2:10 pm

doglover80 Escreveu:
Musky Escreveu:
doglover80 Escreveu:
texuga Escreveu:Agora há situações onde o método positivo simplesmente não funciona, porque no mundo animal, na Natureza, não existe o conceito de "treino positivo", e há comportamentos, os quais vocês insistem em afirmar a pés juntos que não é verdade, que se resumem apenas e só a questões de dominância e hierarquias. Estamos de acordo com metade do meu parágrafo, a outra metade já sei que estamos em pólos opostos... :wink:

No que está a negrito não concordo, e veja bem, se um animal costuma andar pelo seu território de caça e num determinado sitio encontra mais do que uma vez uma presa, começa a aumentar o número de vezes que passa por esse local na esperança de encontrar mais uma vez uma presa... isto resulta da selecção natural e todos os animais terem evoluido no sentido de terem a capacidade de aumentar o numero de vezes que realizam um comportamento se esse comportamento for reforçado... é algo natural e geral pelas espécies mais evoluidas.

É que se a seguir à situação que descreve, aparecer concorrência no local... o que pensa que vai acontecer?
Se por qualquer motivo o animal deixar de encontrar presas nesse local, o comportamento extingue-se... é o que fazemos no treino positivo... usamos estas leis básicas do comportamentalismo dos animais... aliás todos os treinadores as usam... nós usamos só uma parte que até à data se tem vindo a revelar suficiente.
Doglover,

Não respondeu à pergunta que eu fiz.

Concorrencia não é sinonimo de extinção.
doglover80
Membro Veterano

sexta nov 20, 2009 4:23 pm

Musky Escreveu:
doglover80 Escreveu:
Musky Escreveu:
doglover80 Escreveu:

Doglover,

Não respondeu à pergunta que eu fiz.

Concorrencia não é sinonimo de extinção.
Não percebeu novamente, eu respondi.

Se um animal passar a ter concorrência e essa concorrência o impedir de obter as presas ou o esforço desnvolvido (com lutas) for mais elevado que o valor da presa deixa de ir à zona... extinguido-se o comportamento.

Se a concorrência diminui o numero de presas ao ponto de ser raro encontrá-las, o facto de não encontrar nada extinguirá o comportamento.

Na vida real como dona você tem os recursos em sua posse e controla quais os comportamentos que se extinguem e quais os que são recompensados.... o cão aceita-a como detentora dos recursos se os usar no treino e fica estabelecido o seu papel de lider nesta relação inter-espécies.
JonhyRico
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 8:51 pm

sexta nov 20, 2009 6:56 pm

Bom. Invariavelmente estes tópicos dão discussões muito complicadas de gerar consenso. Isto porque estas questões são extremamente discutíveis e é difícil determinar qual o caminho exacto para resolver problemas.

Há no entanto algumas coisas que acho importante referir.

Não existem dois lados da questão. Existem muitos mais. Estas discussões costumam dar a entender que há os que ensinam positivamente e há os que ensinam à força. Esta não é a realidade. Há treinadores exclusivamente positivos, há treinadores exclusivamente á base de força e há treinadores que utilizam reforço positivo para ensinar comportamentos novos e correcções para consistência nesses mesmos comportamentos numa fase posterior. Há treinadores que utilizam correcções para um correcto comportamento de matilha e há treinadores que contornam esses problemas com reforço positivo. Há uma série de filosofias diferentes e há muita gente que se coloca numa posição intermédia do treino, pronta para saltar para qualquer um dos extremos consoante a situação e o animal em causa.

Resumir a questão a dizer que há treinadores positivos e treinadores aversivos não corresponde á realidade.

Eu continuo a achar que ser 100% positivo com cães não resolve todos os problemas com que nos deparamos. É óbvio que é muito mais "fixe" a parte positiva do treino e eu gostaria muito que ela fosse suficiente para treinar todos os animais em todas as circunstâncias.

Colocar o reforço negativo e castigo positivo fora da nossa gama de recursos para lidar com cães é jogar fora duas vertentes que podem ser úteis em muitas situações.

Dito isto e para fomentar uma discussão saudável gostava que um dos colegas que apenas utilizam reforço positivo e castigo negativo me explicasse como resolveria as seguintes situações:

1 - Comprei um cão para obediência de competição e este cão tem um temperamento muito forte. Após a fase de aprendizagem 100% positiva começo a adicionar distracções pequenas e verifico que a sua performance permanece óptima para os reforços que estou a utilizar. No entanto, quando adiciono cães às distracções, o meu cão desliga de mim. Não consigo motiva-lo, não liga absolutamente nenhuma à comida e aos brinquedos que utilizo para o incentivar. Perante cães, o meu cão desliga completamente. Desesperado tento dar a volta com castigo negativo, mas não consigo. Este cão tem uma "drive" enorme para correr atrás de outros cães. O que fazer?

2 - Tenho um cão com uma propensão genética enorme para perseguir itens em movimento. Este cão, sempre que vê um carro fica louco e desata a correr atrás dele. Não tem qualquer tipo de motivação para reforços convencionais. Não quer brinquedos nem comida nestas situações.

3 - Estou em casa com um cão com problemas temperamentais. Estou no sofá a ver TV. De repente, uma criança entra na sala e senta-se ao meu lado no sofá. O cão morde-a. O que faço?

4 - O meu cão morde-me os calcanhares enquanto o passeio de trela. Experimento levar comida e brinquedos para os passeios, mas ele acha mais piada a morder-me os calcanhares. Decido outra abordagem. Agora assim que ele começa a morder eu paro e fico imóvel sem me mexer, suspendendo o passeio. Não resulta. O cão continua a morder-me os calcanhares enquanto estou parado no meio da rua. Decido suspender o passeio sempre que ele começar com isso. Ao fim de 30 dias a praticar isto verifico que sempre que lhe ponho a trela ele começa logo a morder-me os pés. E agora?
Jose Miguel Gomes

A minha página sobre treino de cães com reforço positivo
https://www.facebook.com/TrainMePlease
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta nov 20, 2009 7:37 pm

Não me quero meter em discussões de métodos de treino - que não tenho conhecimentos para tal - mas, parece-me a mim, que todos os comportamentos tem uma causa.
E que devemos partir da causa do comportamento para a sua solução.

Evidentemente que os cães não falam e que as causas dos seus comportamentos são razões caninas e não humanas.
É aqui que entra o treinador.

Um treinador deve saber, melhor que ninguém, as causas/regras do comportamento canino e deve adaptar o treino àquele cão em especial.
Pex. - no 1º caso que descreve (o cão distrai-se na presença de outros cães) tem de encontrar aquela motivação que vai prender a atenção do seu cão a si em 1º lugar.
Trata-se de criar um relação com o cão em que ele ache mais interessante estar consigo.
Se fosse comigo deixava-o estar com grupos de outros cães sem qualquer pressão.
Com o tempo ele há-de achar que não é assim tão apelativo...afinal já esteve n vezes.
Depois começa a chamá-lo para estar junto a si (com comida ou sem ela) e, se ele vier, brincava com ele.
Há-de chegar o momento em que ele prefere estar consigo do que com os outros cães.
A partir daí pode continuar a competição.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
doglover80
Membro Veterano

domingo nov 22, 2009 1:50 am

A melhor pessoa para lhe responder é a Claudia, as minhas respostas são baseadas em conhecimentos mas existem coisas que ainda estou a trabalhar pessoalmente. Mas não resisto a dar a minha opinião.
JonhyRico Escreveu:1 - Comprei um cão para obediência de competição e este cão tem um temperamento muito forte. Após a fase de aprendizagem 100% positiva começo a adicionar distracções pequenas e verifico que a sua performance permanece óptima para os reforços que estou a utilizar. No entanto, quando adiciono cães às distracções, o meu cão desliga de mim. Não consigo motiva-lo, não liga absolutamente nenhuma à comida e aos brinquedos que utilizo para o incentivar. Perante cães, o meu cão desliga completamente. Desesperado tento dar a volta com castigo negativo, mas não consigo. Este cão tem uma "drive" enorme para correr atrás de outros cães. O que fazer?
Nesta situação começo por lhe dizer que dois dos membros da selecção nacional de obediência utilizam treino exclusivamente positivo. Fui a formação deles acerca de técnicas de obediência e as técnicas eram apenas por reforço positivo.

No caso considero que a solução passaria por perceber qual a melhor recompensa para o cão, e pedir a pessoas que tenham cães com um nivel de treino avançado para treinar consigo... eles soltam os cães todos e enquanto eles pedem posições estáticas aos cães... apresentando dessa forma um estimulo diminuido para o seu...você chama a atenção do seu com a recompensa de preferência um brinquedo... torna-se um estmulo o mais apelativo possivel... depois de conseguir que o cão faça um ou dois comportamentos consigo... libertem os cães todos e deixem-nos brincar um bom periodo de tempo... depois repentem tudo.

Assim o cão irá perceber que pode brincar mais tarde... não precisa de ficar demasiado excitado e que não vale a pena insistir porque não vai ter colegas de brincadeiras.
JonhyRico Escreveu:2 - Tenho um cão com uma propensão genética enorme para perseguir itens em movimento. Este cão, sempre que vê um carro fica louco e desata a correr atrás dele. Não tem qualquer tipo de motivação para reforços convencionais. Não quer brinquedos nem comida nestas situações.
Peça a um amigo que o ajude e coloque apenas o carro a trabalhar enquanto você faz exercicios que requerem concentração do cão, depois ele irá andar um pouco e você continuará a fazer isso, depois ele ecelera um pouco mais e você continua... é melhor serem sessões separadas e ao longo do tempo... até que o cão consiga ver passar o carro a uma velocidade normal e manter a concentração... não vai conseguir mudar querendo começar e acabar no mesmo dia... se fizer de forma progressiva vai manter-se concentrado o suficiente para querer a recompensa.
JonhyRico Escreveu:3 - Estou em casa com um cão com problemas temperamentais. Estou no sofá a ver TV. De repente, uma criança entra na sala e senta-se ao meu lado no sofá. O cão morde-a. O que faço?
Ouça isto não deveria acontecer porque nenhum cão ataca sem pré aviso...ele já demonstrou de certeza que não se sente à vontade ou junto a crianças ou em partilhar o sofá... por isso não deveria deixar ninguém sentar-se até resolver o problema ou retirar o cão da sala quando vai receber alguém... é algo a que os donos devem estar atentos e resolver o quanto antes... não deixar que aconteça... se acontecer mudar o comportamento do cão, que no caso da agressividade não tem outro remédio senão o treino exclusivamente positivo senão faz ainda pior, na minha opinião.
JonhyRico Escreveu:4 - O meu cão morde-me os calcanhares enquanto o passeio de trela. Experimento levar comida e brinquedos para os passeios, mas ele acha mais piada a morder-me os calcanhares. Decido outra abordagem. Agora assim que ele começa a morder eu paro e fico imóvel sem me mexer, suspendendo o passeio. Não resulta. O cão continua a morder-me os calcanhares enquanto estou parado no meio da rua. Decido suspender o passeio sempre que ele começar com isso. Ao fim de 30 dias a praticar isto verifico que sempre que lhe ponho a trela ele começa logo a morder-me os pés. E agora?
Hehehe... tenho um amigo treinador, que não faz treino exclusivamente positivo que teve esse problema com um border collie e nunca o resolveu... não usou técnicas positivas.. usava apenas o castigo negativo... mas não era suficiente.

A solução parece-me simples agora mas nunca voltei a tar nessa situação para experimentar o treino... o cão quando você para para de morder os pés porque deixa de ser um estimulo... como já tá muito embrenhado nesse comportamento ainda o mantem durante algum tempo mesmo com a pessoa imóvel... no entanto eventualmente irá parar... basta captar essas paragens e recompensar com algo muito reforçante para o cão... com o passar do tempo e aumento do critério irá poder começar a fazer pequenos movimentos sem dentadas... até andar normalmente.

No treino exclusivamente positivo resolve-se o problema a partir da sua origem, muda-se completamente a forma como o cão reage perante esse estimulo, não inibimos a vontade em reagir, fazemos com que seja o cão a querer mudar de comportamento (o que é muito importante) por este já não ser motivante comparativamente a outro alternativo.... não sei se me faço entender.

Peço desculpa pelo post ser tão extenso...

Cpts
Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

domingo nov 22, 2009 4:56 am

doglover80 Escreveu: Primeira coisa... veja bem que treinador escolhe... se falar muito em dominância não fique lá a treinar o cão.
Não me atrevo a reiniciar uma discussão "surda" , muito menos a fugir ao tópico, mas parece-me algo excessiva a forma como afirma esta "verdade" da dominância. Seria mais honesto dar a sua opinião, clarificar o tipo de treino em que acredita, não desacreditando bons treinadores com afirmações desse tipo, tão categóricas. Perdoe-me, mas assim já me começa a parecer que toda a discussão à volta dos métodos mais eficazes de treino se justifica por um interesse puramente comercial.
Não induza as pessoas em erro falando dos membros da selecção nacional de obediência que utilizam treino exclusivamente positivo. Acredito que sim e ainda bem que sim, mas não me parece que os cães em causa tivessem um problema comportamental agressivo...foram treinados para praticar um desporto. Gostaria que me desse um caso (só peço um) de um cão com treino exclusivamente positivo num programa completo (e de alta competição) de mondioring.

Acaldeira: Aconselho bom senso, que procure a ajuda de um profissional (a sua presença e da sua namorada durante os treinos é fundamental) e que desconfie dos excessos, de qualquer tipo de excesso.
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

domingo nov 22, 2009 11:22 am

Muito francamente eu desconfio de métodos 100% disto ou daquilo...fica sempre algo de foram. E com todo o respeito volto a referir que dizer que o método 100% isto ou aqueloutro é eficaz e deitar abaixo os outros é uma tecnica de venda de serviços...nada mais. VAle o que vale.
doglover80
Membro Veterano

domingo nov 22, 2009 1:50 pm

Gypsfulvus Escreveu:Muito francamente eu desconfio de métodos 100% disto ou daquilo...fica sempre algo de foram. E com todo o respeito volto a referir que dizer que o método 100% isto ou aqueloutro é eficaz e deitar abaixo os outros é uma tecnica de venda de serviços...nada mais. VAle o que vale.
Não é marketing... a não ser que por exemplo defender outros pontos de vista como os direitos dos animais seja marketing também... é apenas defender no que se acredita e no que fazemos... senão não o fariamos.

Mas cada um faz como quer, ninguém precisa de seguir a nossa maneira, o que dizemos é que achamos ser a melhor maneira para treinar... como defensor dos direitos dos animais não penso duas vezes em usar treino exclusivamente positivo, e até agora ainda não encontrei naquilo que faço limites por ser feito dessa forma... como disse há uns meses, na sequência do que a Maline refere, participo num grupo do yahoo, chamado click_bite, que se debruça sobre o treino de cães de mondioring, protecção, etc. exclusivamente positivo.
Claudiaest
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 11:15 am
Localização: Tó, Matilde, Ruppert, Hector, Jaime, Sofia, Joel, Safira

terça nov 24, 2009 9:38 pm

eu concordo, ainda por cima apenas os que não entendem nada de treino é que dizem que treinamos 100 positivo LOL :lol: :lol:
<p>"mostra-me o teu c&atilde;o, dir-te-ei quem &eacute;s" </p>
<p>Claudia Estanislau </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com">http://chamaram-mesafira.blogspot.com</a></p>
<p><a href="http://caosciencia.blogspot.com">http://caosciencia.blogspot.com</a> </p>
<p><a href="http://caoacorrentado.blogspot.com/">ht ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.itsallaboutdogsforum.net"></a></p>
Musky
Membro Veterano

quarta nov 25, 2009 1:13 am

Claudiaest Escreveu:eu concordo, ainda por cima apenas os que não entendem nada de treino é que dizem que treinamos 100 positivo LOL :lol: :lol:
doglover80 Escreveu:como defensor dos direitos dos animais não penso duas vezes em usar treino exclusivamente positivo, e até agora ainda não encontrei naquilo que faço limites por ser feito dessa forma...

:!: :?:
Responder

Voltar para “Cães”