A exposição é em S. João das Lampas no largo principal.
Sobre as outras questões, a minha opinião é que um cão de exposição está muito mais exposto a tudo, digo a apanhar doenças, problemas de pele, parasitas, etc, do que qualquer outro que seja de "casa". E está exposto, não por causa dos canitos dos visitantes, mas pelo facto de estar durante muito tempo em contacto, embora não directo, mas próximo com um grande numero de caes, num espaço de certa forma mais restrito. Sejam estes caes participantes ou apenas visitantes.
Não tenho visto grandes problemas com os caes visitantes, para ser sincera. Já vi alguns problemas entre participantes. Quando digo problemas, refiro-me aos "beijinhos" ou tentativas.
Quanto ao stress, claro que sim é evidente que é um pouco stressante para qualquer cão. Quanto mais não seja pelo facto de estarem algum tempo no mesmo local (alguns o dia inteiro), serem mexidos por varias pessoas (juízes), escovados entre cada "passadela" em ringue, estar em linha, etc. Cabe a cada um de nós, expositores, minimizar esse stress e fazer com que no meio de tudo isso, o cão leve o seu trabalho (de cão de exposição) como uma brincadeira, e que o mesmo seja sempre premiado depois de concluir a sua tarefa em ringue, quer ganhe ou não. Se o cão cumpriu, só ha que o premiar por isso, e não só se ganhar algo.
PauloC, sobre a foto que publicou de caes nas caixas de transportes, fiquei na dúvida se estava a classificar isso como uma crueldade ou não. Na minha opinião, os caes nas caixas estão muito mais seguros, do que atados a um poste ou arvore, sozinhos em cima de uma mesa, ou mesmo apenas pela trela ao lado dos donos. O dia de um expositor que está uma data de horas no recinto, se tem que ir comer, á casa de banho, se tem outros cães para passar, não pode nem deve, na minha opinião deixar os cães expostos a que toda a gente mexa, a que qualquer cão se aproxime, etc. Há que, acima de tudo, proteger os nossos cães, e na minha opinião, a caixa de transporte é um bom meio para isso.
Desculpem o testamento.
Isabel
Quem vai à Expo de Sintra?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá Pedra,
A Foto era apresentada como um mau exemplo. Vi efectivamente cães em caixas de transporte ou em recintos fechados ( com umas grades à volta) e isso não me impressionou porque o espaço era proporcional ao cão. Mas dois ou mais cães enfiados na mesma caixa, num espaço onde mal se podem mexer ou deitar....aí já me parece crueldade. Ainda para mais, tendo em conta que estamos no verão e em tempo de calor.
Abraços
Paulo C.
A Foto era apresentada como um mau exemplo. Vi efectivamente cães em caixas de transporte ou em recintos fechados ( com umas grades à volta) e isso não me impressionou porque o espaço era proporcional ao cão. Mas dois ou mais cães enfiados na mesma caixa, num espaço onde mal se podem mexer ou deitar....aí já me parece crueldade. Ainda para mais, tendo em conta que estamos no verão e em tempo de calor.
Abraços
Paulo C.
Claro que sim Paulo, há que acima de tudo proteger os cães e dar-lhes o maximo de conforto possivel, nestas condições. O caso dos boxers que foi levantado noutro tópico, eventualmente não teria acontecido se os cães estivessem bem acondicionados. Agora uma jaula virada ao contrário... bem nem sei o que isso é, mas dá-me ideia que deveria ser não uma jaula mas um parque. E um parque para boxers é o mesmo que "manteiga em focinho de cão".
Isabel

Isabel
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
- Contacto:
Boa noite, a todos!
Foi com bastante pena minha que não pude ir à Expo de S. João das Lampas e já agora gostava que aqueles que foram, contassem como correu....
Alguém tirou fotos???
Foi com bastante pena minha que não pude ir à Expo de S. João das Lampas e já agora gostava que aqueles que foram, contassem como correu....
Alguém tirou fotos???

<p>Cumprimentos
João Silva
</p>
João Silva
</p>