Como é um cão de raça, e agora desculpem-me mas o exagero colocado nas palavras de quem diz que quem gosta de animais procura saber como ele é constituido, se tem doenças, que tipo de doenças, só falta fazer testes de ADN, para saber se é um cão, para se poder gostar dele.
Mas... os SRD não têm nada disse. quem gosta dos SRD que livros compra ou que literatura utiliza para poder saber quais as doenças hereditárias de que eles sofrem, como é o pêlo deles, bla bla bla.
E isso quer dizer que não gostam deles? Gostam menos que os que têm cães de raça?
como fui eu que disse isso (que exagerou e distorceu QB), vou responder-lhe: de facto tem razão quando diz que quem gosta realmente de animais não procura nada disso. É que quem gosta de animais (e não se importa com raças como o forista quer dar a entender) adopta-os(num canil de abate mesmo), e tanto faz que seja rafeiro ou pareça de marca, é igual. Obviamente como dono responsável leva o animal ao vet para fazer um check-up tendo sempre em mente que o cão vai ser (ou não) uma caixa de surpresas no que concerna a saúde.
Quem quer COMPRAR um animal, faz aquilo que eu disse e continuo a afirmar veemente. Não tem necessariamente de gastar uma fortuna mas tem de fazer uma pesquisa extensa antes de adquirir o animal. Tenho um amigo que anda há um ano, a saber tudo e mais alguma coisa sobre o Boerboel porque quer efectivamente um, mas até saber praticamente tudo o que pode esperar do animal, bem como um criador credível não vai comprar o cão. Chame-lhe exagero, eu chamo-lhe responsabilidade e prudência
Quanto á displasia de anca, e depois de falar com um amigo criador, este disse-me que de facto pode acontecer o animal ter esse problema mas que é muito menor a probabilidade se o historial dos pais e avós e etc etc for nulo. Como sabe, é uma doença hereditária. Isto só se consegue comprando um animal a um bom criador.
Finalmente o senhor que comprou/Adoptou o dogue argentino só pode tê-lo feito a um criadeiro/canicheiro, porque ninguém cria dogues argentinos acidentalmente. Como os pais não têm lop e como tal este também não, ainda que tenha sido dado foi uma má escolha.
E este criador de certeza vai vender o resto da ninhada, a um preço mais baixo, que pode dar bastantes dissabores aos futuros donos.
Daí que eu acho que quem critica não só alerta como fala do que é factual, e o problema d muita gente é que compra os animais por impulso, e quando se depara com factos salta-lhe a tampa por não saber agir face á sua própria irresponsabilidade.