[Duvida] Banho de Cao

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

sexta jul 02, 2010 8:09 am

IsabelNobre_ Escreveu:O que faz com que os cães tenham o dito cheiro a cão depois de tomar banho é que não são secos, como demoram algum tempo a secar, cria um cheiro a humidade.
Só cá nestas bandas é que ainda é costume dar banhos anuais aos cães, vai-se lá saber porquê, não deixam de ser cães por terem o minimo de asseio.
Mas pronto se calhar qq dia tenho os meus cães a pedirem-me as chaves do carro para ir dar uma volta. :lol:
Dar banho uma vez por ano não, mas uma vez por semana se calhar é demasiado a menos que esteja muito sujo...
happyprince
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 12:23 am

sexta jul 02, 2010 2:55 pm

Eu também acho que depende do "estilo de vida" do cão.
O vet proibiu-nos o banho semanal, disse que no máximo um por mês. O banho em demasia pode provocar problemas de pele ou estragar as defesas do animal.
Como os meus cães andam dentro de casa e dormem comigo, optei por escovagens frequentes, banho seco de vez em quando e lavagem das patinhas antes de treparem para a cama.
Na cama coloquei um lençol velho por cima para se deitarem.
<p>&ldquo;The question is not, "Can they reason?" nor, "Can they talk?" but "Can they suffer?&rdquo;&nbsp; </p>
<p>http://blogcaninodetravasso.blogspot.pt/</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta jul 02, 2010 3:05 pm

A «minha» veterinária disse-me para reduzir os banhos ao mínimo, só em caso de necessidade.
Quanto mais banho se dá, maior o cheiro a cão, pois estimula demasiado as glândulas da pele. Além disso, diminui a eficácia dos desparasitantes externos.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
domingo jul 04, 2010 1:52 pm

Tassebem Escreveu:A «minha» veterinária disse-me para reduzir os banhos ao mínimo, só em caso de necessidade.
Quanto mais banho se dá, maior o cheiro a cão, pois estimula demasiado as glândulas da pele. Além disso, diminui a eficácia dos desparasitantes externos.

Quanto ao cheiro a cão em demasia isso é porque os cães não ficam bem secos. Se o champô for razoável a gordura da pele é mantida e assim não há necessidade de uma estimulação excessiva das mesmas. E sim é verdade que diminui a eficácia dos desparasitantes externos, mas eu pelo menos assim vejo se tem alguma pulguita ou carracita durante o banho e secagem.
Pondo tudo numa balança, quando o banho é dado convenientemente pode ser dado com bastante frequência, e só vejo vantagens.

Eu dou banho semanal/quinzenal no máximo, depende da minha preguiça e do tipo de actividades que tiveram durante esse período, mas raramente ultrapasso esse limite.
Com isto consigo com que o pêlo das minhas miudas esteja sempre limpo, brilhante, sem pêlos queimados pelo sol ou pela água salgada, nestes anos todos q tenho cão nem uma única micose, caspa, e raramente apanharam parasitas.
Mas isso sou eu, agora vocês fazem o q muito bem entenderem.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
IsabelNobre_
Membro Veterano
domingo jul 04, 2010 2:06 pm

Vandocasmm Escreveu:
IsabelNobre_ Escreveu:Há quem dê com champô para bebé, na falta de melhor.
A questão do ph é relativa, pois o ph é diferente de raça para raça.
olá! :D A isabel só cá entra de vez em quando... diga-me lá o que acha da água de colónia em spray, marca mascote...
Eu uso esta
Imagem
IV SAN BERNARD PERFUME LAURA BASSOTTI

Gosto de mais algumas mas da mascote não conheço a fragrância.
Workshops para donos
Isabel
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

domingo jul 04, 2010 2:15 pm

IsabelNobre_, vou ter um schnauzer bébé. Quer ajudar-me dizendo que escovas e material de higiéne é próprio, para ele?

Obrigada
IsabelNobre_
Membro Veterano
segunda jul 05, 2010 1:40 pm

drilldown1 Escreveu:IsabelNobre_, vou ter um schnauzer bébé. Quer ajudar-me dizendo que escovas e material de higiéne é próprio, para ele?

Obrigada
O Schnauzer é um animal que precisa de fazer uma muda de pêlo artificial (Stripping). Duvido que tencione fazer você mesma por isso aí por volta dos 4 meses leve-o a alguém que o faça e comece a "desenhar" o seu cão.

Por ser um cão de pêlo duro não é suposto fazer muitos nós, no entanto banhos mensais devem de ser o suficiente para não amolecer o pêlo. Tb não deve de usar amaciador. Um champô sem gordura, com algum citrino como o limão é muito bom.
Pode arranjar um pente metálico com uma parte mais larga e uma mais fininha, tb conhecido por greyhound comb.
http://www.midwestgrooming.com/image.ph ... ctid=16175

As barbas e franjas são as zonas mais problemáticas a nível de nós é nessas que deve de insistir.

Pode arranjar um liquido de limpeza auricular para ir limpando as orelhas e um corta-unhas.

Não me recordo de mais nada em termos de higiene.

Boa sorte com o seu cãozinho. :wink:
Workshops para donos
Isabel
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

segunda jul 05, 2010 3:22 pm

Thanks!
CutePets
Membro Júnior
Registado: quarta jul 29, 2009 1:18 pm

domingo jul 11, 2010 11:43 pm

semoreira Escreveu:Boas tardes meus amigos o meu cao tem cerca de 4 meses e visto ser um brincalhao ficou todo sujo e visto estar bom tempo aqui gostaria de saber se ja lhe posso dar banho pergunto se posso pois quando fui a veterinaria ela disse para nao lhe dar banho isto ja a mais de 1mes, e ja tentei contactar a vet mas nao atende :x
A regularidade dos banhos depende do tipo de pelagem. O meu cão é um Golden Retriever e toma banho 1 vez por mês e..
ESPEREM UM POUCO,A VET NÃO ATENDE??? Mude de vet,imagine se fosse uma urgência.
Espero ter sido útil :wink:
Registado: quarta jul 29, 2009 1:18 pm

domingo jul 11, 2010 11:55 pm

Quanto ao shampoo,tenho duas sugestões para si:
-O shampoo da Friskies Essential Oil (para todos os tipos de pelagem),com um cheirinho de pêssego delicioso :D
-O shampoo So Gentle da Bio-Groom (é hipoalérgico,não tem perfume nem cor e também serve para gatos).

Não sei se ambos estão à venda na net,mas é possível encontrar em várias pet shops.

Espero ter sido útil :wink:

Voltar para “Cães”