PauloC1 Escreveu: Por isso, um ataque de um cão como ‘resposta ‘ a uma invasão de propriedade ou mesmo a um roubo, a não ser que esse ataque tivesse sido para evitar que o assaltante atentasse contra a sua vida (estava armado e a ameaçá-lo, por exemplo), seria sempre ‘excessivo’.
Compreendo o que está a explicar... mas como é que o cão sabe se o assaltante pretende atentar contra a vida do dono ou a sua, independentemente de ter arma ou não... quero dizer... o cão nem tem que saber o que é uma arma... mas supostamente alguém que invade propriedade privada não tem boas intenções (salvo essas excepções de ir buscar bolas... E a educação diz para se tocar à campainha (do lado de fora), na pior das hipóteses vai à lista telefónica e pela morada tira o número de telefone da propriedade que pretende abordar
. Aliás...
para os cães de guarda só há um código: ALGUÉM ENTROU EM CAMPO DO MEU DONO E NÃO PODE!!! Grrrrr au au au... grrrrrrr (e, possivelmente) NHAC!
Sabe... acho difícil, sem testemunhas, provar-se o que quer que seja. E até estas se podem comprar!! O homem podia estar mesmo mal intencionado e a atentar violentamente contra o cão e o dono e por não possuir arma ficar ilibado do seu acto dizendo que se enganou, pensou que era a casa de um amigo ou outra treta qualquer (foi atrás do tamagoshi que fugiu)
Eu posso atiçar um cão de porte médio, em segredo, na minha casa, ficar todo esfolado; tapo o sangue, corro para o quintal do meu vizinho, que tem um doberman adorável, ... o cão nem reage, mas eu, eu esfolada de propósito pelo outro cão, grito, choro, acuso o cão, faço o filme... vou para os meus vizinhos peço que me defendam... mais tarde peço julgamento, indeminização e abate do animal!!! Alguém no hospital se vai lembrar de verificar se os meus ferimentos são do doberman? NEM LIGAM!!! E há aí psicopatas e loucos para inventar tudo, por dinheiro e por estragar a vida a quem é feliz!!! (muita invejinha voa pelos ares!).
Claro que está situação é extrema... mas diga-me por favor: qualquer um pode inventar para prejudicar outrém como sabemos,
mas o cão de guarda tem uma função que devia ser defendida pela lei, bolas. E não é, pois não? Este tópico faz-me mal aos nervos. Saber que os cães podem perder causas em que têm razão e, pior! Abatem o cão e o dono, para além de nem indeminizado ser AINDA TEM QUE INDEMINIZAR!!!! Como na história do Burro, acima descrita.
É aflitivo saber que a coisa é assim para quem tem cão.