Guarda-Raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta fev 23, 2011 10:31 am

Se a forista cá voltar e responder, provavelmente vai dizer que sabe muito bem o que é um cão . Até porque:
Ana77 Escreveu: temos crianças muito pequenas e outros cães, pequenos e super mimados .
...
Continuo na minha: Melhor mesmo é não ter cão nenhum , porque já tem ali muito com que se entreter...
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

quarta fev 23, 2011 1:23 pm

TheOne Escreveu:E infelizmente é também por opiniões destas, vindas de quem "até gosta de cães", que as raças continuam estigmatizadas...

Estas raças de estigmatizadasjbá não passam, por isso, se existirem muitos a não as querer, tanto melhor para aqueles que com elas se preocupam.

Quanto ao conceito de "gostar de cães"

Para se gostar de cães, há que primeiro saber o que é um cão. Que se simpatize com uma ou outra raça, perfeitamente legitimo... que se marginalizem raças, não é gostar de cães.

O curioso que que estas pessoas venham procurar um cão de guarda... talvez um de loiça com cartão MAI.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta fev 23, 2011 2:49 pm

estou com a Dino. Compre um alarme. Não falha.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta fev 23, 2011 3:40 pm

xPauloSantos Escreveu:
TheOne Escreveu:E infelizmente é também por opiniões destas, vindas de quem "até gosta de cães", que as raças continuam estigmatizadas...

Estas raças de estigmatizadasjbá não passam, por isso, se existirem muitos a não as querer, tanto melhor para aqueles que com elas se preocupam.

Quanto ao conceito de "gostar de cães"

Para se gostar de cães, há que primeiro saber o que é um cão. Que se simpatize com uma ou outra raça, perfeitamente legitimo... que se marginalizem raças, não é gostar de cães.

O curioso que que estas pessoas venham procurar um cão de guarda... talvez um de loiça com cartão MAI.
Absolutamente de acordo, e eu nesse aspecto até dou graças do dober não ser uma raça muito "apreciada", só podia era não o ser pelos piores motivos... :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
tbag
Membro
Registado: quarta set 22, 2010 3:39 pm

quarta fev 23, 2011 4:02 pm

xPauloSantos Escreveu:
TheOne Escreveu:A partir do momento em que leio "feras" associado a várias raças, incluindo o Dobermann, perco a vontade TODA de ajudar ou participar num tópico :roll:

Desculpa lá mas... Desta vez não entendo qual o drama.

Ainda bem que há gente assim e que exlcui à partida estas feras.

Quem dera que mais existissem com esta mentalidade e eu, enquanto dono de Rotts, viveria certamente mais descansado.

O que me preocupa, são aqueles que, não excluindo estas feras, não sabem o que fazer com têm um nas mãos.

A unica coisa que me preocupa neste tipo de pessoas é que decididamente não sabem o que é um cão... mas isso, são outros 5.

Se há algo que me vai dando gozo noas ultimos tempos, é quando leio em fóruns algumas opiniões sobre raças que tenho e que gosto.

Desde os Bulldogs que cheiram mal, às feras excluidas, é um mimo.

Espero sinceramente que desistam de vez deste tipo de raças e que as deixem para quem realmente delas gosta e com elas se preocupa.

A de que os bulldogs cheiram mal,também gostei!!!Acho que ando com o nariz obstruído e não sei...ou então tive sorte e tenho os unicos bulldogs que não cheiram mal no mundo!! Sorte destas só uma vez na vida,já não posso ganhar o Euromilhões... :D
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quarta fev 23, 2011 4:39 pm

E a autora do tópico está onde?
Gostei, essencialmente, dos "afins".
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Ana77
Membro Júnior
Registado: domingo jun 20, 2010 8:21 pm

quinta fev 24, 2011 1:09 am

Antes de mais quero agradecer àqueles que partilharam comigo uma sugestão. Isto é o principal, porque esse era o meu objectivo.

Quanto ao demais, que querem vos diga?
Não tenho nada contra os animais das raças que mencionei nem contra os donos deles que aproveitam qualquer oportunidade para defendê-los...
Até acho bastante positivo que tentem mudar a imagem que circula acerca da maior tendência para agressividade de certas raças.
O que não compreendo é que sejam tão agressivos a fazê-lo!!! Relaxem, respirem fundo e, essencialmente, usem argumentos e cordialidade.
"Espumar de raiva" nunca serviu aos cães, mas muito menos serve aos homens.
ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

quinta fev 24, 2011 7:31 am

Ana77 Escreveu: "Espumar de raiva" nunca serviu aos cães, mas muito menos serve aos homens.
Acho que tens toda a a razao Ana, sinceramente, e por isso vou partilhar contigo o meu conhecimento sobre as raças que trataste por "feras". Elas nao sao mais ou menos "Feras" do que outro cao qualquer, simplesmente se nao forem educados tem mais força fisica e mais força na mandibula para fazer mais estragos.
Em relaçao a quereres uma raça para guarda, a primeira coisa a fazer é partilhar que tipo de cao queres (pequeno, medio, grande, pelo curto, comprido, mais independente ou nao,) que condiçoes tens para o ter( vives em apartamento ou nao, que valores podes gastar, quantas horas passas fora de casa, quanto tempo diario tens para estar com o cao, tens ou nao experiencia anterior com caes de guarda e defesa pessoal)
Devemos escolher um cao apenas depois de termos respondido á nós proprios a todas estas perguntas.

Se precisares de ajuda, cá estaremos.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta fev 24, 2011 9:26 am

Ana77 Escreveu:Antes de mais quero agradecer àqueles que partilharam comigo uma sugestão. Isto é o principal, porque esse era o meu objectivo.

Não tenho nada contra os animais das raças que mencionei nem contra os donos deles que aproveitam qualquer oportunidade para defendê-los...
Até acho bastante positivo que tentem mudar a imagem que circula acerca da maior tendência para agressividade de certas raças.
O que não compreendo é que sejam tão agressivos a fazê-lo!!! Relaxem, respirem fundo e, essencialmente, usem argumentos e cordialidade.
Somos inspirados pelos nossos cães :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quinta fev 24, 2011 9:45 am

que não compreendo é que sejam tão agressivos a fazê-lo!!! Relaxem, respirem fundo e, essencialmente, usem argumentos e cordialidade. "Espumar de raiva" nunca serviu aos cães, mas muito menos serve aos homens.
Não deixa de ter alguma razão naquilo que diz, o que é compreensível porque só chegou agora a esta ‘discussão’.
Mas se já cá tivesse chegado há uns anos e:
- fosse uma grande admiradora de alguma destas raças;
- já tivesse ouvido/lido uma montanha de absurdos e adjectivos a respeito delas;
- esgotado todos os argumentos possíveis para explicar o erro da classificação dessas raças como potencialmente perigosas;
- sentido na pele a frustração de ninguém ouvir os seus argumentos e preferir manter-se na ignorância;
- Sentido na pele o peso da marginalização simplesmente por ter um cão destas raças.
- etc.
Das suas uma, ou já estava de braços caídos e tinha desistido de tudo, ou estão estaria também a espumar da boca de raiva e frustração a cada novo “ataque” a estas raças.
Claudiaf7
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 8:14 pm

quinta fev 24, 2011 10:55 am

Ana77 Escreveu:Antes de mais quero agradecer àqueles que partilharam comigo uma sugestão. Isto é o principal, porque esse era o meu objectivo.

Tendencialmente agressiva é a minha fera, uma pinscher! que se pendura nas beiças do meu pit bull e faz dele gato sapato!
Acho desnecessário descrever determinadas raças como tendencialmente mais agressivas....Têm mais força? Têm...Mas não é por isso que são agressivos.
Tanto falam dos pit's, rott's, dob's e por aí fora, dizendo que são nas mãos dos seus donos, bombas à espera de explodir, que são armas que podem matar..Sabe o que digo? aos 18 anos, todos podemos tirar a carta e conduzir uma máquina que ultrapassa os 200km/hora, que mata pessoas todos os dias....E nem por isso há tanta revolta como há com os "PP's"...
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta fev 24, 2011 11:35 am

O problema está naquilo que coloquei a bold, pois a maioria pensa assim. As raças potencialmente perigosas não são as raças que têm uma maior tendência para a agressividade mas sim raças que pelo seu porte podem causar maiores danos que outras.

Não vamos confundir cães de raça potencialmente perigosa com cães perigosos, podendo estes últimos ser de qualquer raça e até mesmo um SRD...
PrisBeato
Membro
Registado: quarta fev 16, 2011 3:21 pm

quinta fev 24, 2011 12:14 pm

O Boxer é um excelente cão que se encaixa no perfil que procura. É um bom cão para crianças, um eterno cachorro brincalhão, dá-se muito bem com outros cães e sabe proteger o seu territorio e intimidar os estranhos quando é necessário. É mais uma das raças que eu adoro mas pense melhor sobre se está preparado para ter mais um cão e acima de tudo procure um criador honesto que lhe venda um bom e saudavel exemplar.
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quinta fev 24, 2011 12:21 pm

bhess Escreveu:
O problema está naquilo que coloquei a bold, pois a maioria pensa assim. As raças potencialmente perigosas não são as raças que têm uma maior tendência para a agressividade mas sim raças que pelo seu porte podem causar maiores danos que outras.

Não vamos confundir cães de raça potencialmente perigosa com cães perigosos, podendo estes últimos ser de qualquer raça e até mesmo um SRD...
O problema está no facto das pessoas se deixarem influenciar pelo ‘diz que disse’ sem qualquer conhecimento de causa ou do que estão a falar. E nisto incluem-se os próprios legisladores!
A distinção entre animal potencialmente perigoso e animal perigoso é dada pela própria Lei:
a) «Animal perigoso», qualquer animal que se encontre numa das seguintes condições:

i) Tenha mordido, atacado ou ofendido o corpo ou a saúde de uma pessoa;

ii) Tenha ferido gravemente ou morto um outro animal fora da propriedade do detentor;

iii) Tenha sido declarado, voluntariamente, pelo seu detentor, à junta de freguesia da sua área de residência, que tem um carácter e comportamento agressivos;

iv) Tenha sido considerado pela autoridade competente como um risco para a segurança de pessoas ou animais, devido ao seu comportamento agressivo ou especificidade fisiológica;

b) «Animal potencialmente perigoso», qualquer animal que, devido às características da espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possa causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais, nomeadamente os cães pertencentes às raças que venham a ser incluídas em portaria do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, bem como os cruzamentos de primeira geração destas, os cruzamentos destas entre si ou cruzamentos destas com outras raças, obtendo assim uma tipologia semelhante a algumas das raças ali referidas;
Daqui se conclui que, ao contrário do que a “bhess” disse, potencialmente perigoso também pode ser QUALQUER ANIMAL, e não apenas as 7 raças (da tal Portaria), embora logo à partida os animais das 7 raças sejam classificados como potencialmente perigosos só por serem dessas raças.
Em suma QUALQUER ANIMAL, DE QUALQUER RAÇA OU SRD, pode ser um animal perigoso ou animal potencialmente perigoso.
Vendo bem as coisas, e embora muitas vezes as pessoas e as próprias autoridades pareçam reduzir a classificação de “Potencialmente Perigoso” aos cães das 7 raças constantes da Portaria, qual não é o animal que face ao que diz a Lei não cabe aqui?
Vejamos o que diz a Lei:
“qualquer animal que, devido às características da espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possa causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais”
…..Até um Pardal pode causar lesão ou morte a outros animais!
Assim, levando à letra o que diz a Lei em relação a fazer depender esta classificação apenas da possibilidade de causar lesões ou morte a pessoas ou outros animais, e dado que qualquer cão desde um Chihuahua a um Grand Danois pode matar outros animais (nem que sejam pardais) então todos podem ser potencialmente perigosos. Até mesmo lesões (por pequenas que sejam) em seres humanos, qualquer cão pode causar!! E não é preciso sequer que consigam matar animais ou seres humanos, basta terem a capacidade de causar ‘lesões, se já repararam!
Em conclusão, QUALQUER ANIMAL, QUALQUER CÂO, tem capacidade de causar lesões ou morte de animais ou pessoas! Assim, QUALQUER ANIMAL, QUALQUER CÂO, é potencialmente perigoso.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta fev 24, 2011 11:30 pm

Mas isso acontece Terugkeren? :o Eu desconhecia que eram considerados potencialmente perigosos todos os cães que correspondessem àquela descrição, independentemente da raça. :oops:

De qualquer forma o objectivo do meu post era distinguir os cães que tinham tendência para a agressividade (como referiu a autora do tópico) dos potencialmente perigosos.
Mas realmente estive a ler o Decreto-Lei na íntegra e daquilo que li qualquer animal pode ser considerado potencialmente perigoso, embora desconheça que alguém tenha sido obrigado a cumprir com as regras impostas tendo um animal que corresponda às características, mas que não conste da lista de 7 raças.
Responder

Voltar para “Cães”