Falta pêlo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Sallyloo
Membro
Registado: quarta fev 10, 2010 12:47 pm

sexta mar 11, 2011 3:54 pm

litas75 Escreveu:Peço desculpa de me estar a repetir, mas o que eu li agora é que é altamente contagiosa para outros cães.
Ora, se eu tenho a minha outra cadela, não podia ela ter ficado também com sarna neste tempo todo?
A vet disse que não era sarna porque ao passar a mão o pêlo não vinha agarrado e também porque ela não se coçava e nem tinha a pele vermelha nem ferida nessas zonas.
O_O não tinha sarna porque o pêlo não vinha agarrado e porque não se coçava?? Só assim d'olhão fez um diagonostico???
Tenho 2 cadelas com demodecica mas não porque pegou uma à outra, simplesmente é uma doença que alguns cães tem e outros não.

Tal como a Dinodane disse, só a sarcoptica é contagiosa, a outra passa apenas de mãe para ninhada....

Se calhar devia ver mesmo outro veterinário...
litas75
Membro
Registado: quinta mar 10, 2011 4:39 pm

sexta mar 11, 2011 3:57 pm

Vou pedir então a raspagem.
Vamos lá ver...
Sallyloo
Membro

sexta mar 11, 2011 4:01 pm

Aqui não vai encontrar nenhuma resposta como é obvio, mas o meu conselho só porque os "sintomas" que disse eram muito semelhantes aos que uma minha teve acho que devia tentar que o veterinário fizesse testes à pele.... as raspagens nem são caras (no hospital que vou são 10€) e caso tenha realmente os ácaros o cão é logo diagnosticado.

Mas há tantas doenças de pele, por isso pode ser outro fungo qualquer...

Boa sorte!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 11, 2011 4:18 pm

A sarna não é provocada por fungos... e sim por ácaros.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

litas75
Membro

sexta mar 11, 2011 4:26 pm

A raspagem dá para saber o resultado na hora ou tem que se aguardar?
Sallyloo
Membro

sexta mar 11, 2011 4:46 pm

dinodane Escreveu:A sarna não é provocada por fungos... e sim por ácaros.
Sim sim, mas há problemas de pele causados por fungos, era isso que eu queria dizer.
Quando a sookie ficou com a pele escura a vet tinha-me falado q tb podia ser fungos.
Sallyloo
Membro

sexta mar 11, 2011 4:47 pm

litas75 Escreveu:A raspagem dá para saber o resultado na hora ou tem que se aguardar?
Sempre que as minhas fazem, o medico faz a raspagem, leva ao microscopio e vê logo se tem ou não os bicharocos em quantidade a mais...
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta mar 11, 2011 4:56 pm

litas75 Escreveu:A raspagem dá para saber o resultado na hora ou tem que se aguardar?
Sim, a raspagem pode ser examinada na hora, mas é preciso que o veterinário tenha um microscópio. Se não tiver, terá de enviar as lamelas para algum sítio onde as examinem, e isso pode demorar, mas não mais que um dia ou dois.

O Demodex, o ácaro da arna demodécica, não é contagioso e nem sempre causa comichão. A minha cadela trazia-o quando a apanhei, e nunca a vi coçar-se.

Em termos simples: este ácaro vive em simbiose com o hospedeiro e nunca desaparece. Pode recrudescer quando o sistema imunitário baixa, fica adormecido quando o hospedeiro está de boa saúde. As condições de vida e de higiene também têm influência no processo.

Quanto aos argumentos da veterinária... é melhor não comentar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
litas75
Membro

segunda mar 14, 2011 5:26 pm

Vou já hoje fazer a raspagem.
Quando sair do emprego, vou buscar a cadela e vou.
Vamos lá ver o que vai dar :|
litas75
Membro

segunda mar 14, 2011 5:28 pm

No sábado fui lá falar com a vet e ela até disse para tentar a raspagem e uma análises que têm que ver com os rins, mas preferi fazer primeiro a raspagem, para ver.
Mas voltou a frisar não estar muito convencida da hipótese da sarna :roll:
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda mar 14, 2011 5:41 pm

as análises relativas aos rins... é mesmo capaz de haver suspeita de cushing. :?
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
litas75
Membro

segunda mar 14, 2011 6:08 pm

Ela já havia falado nesta análise, mas como quando ela a viu ela não tinha sintomas de nada (barriga dilatada, não fazia mais xixi que o habitual nem bebia mais àgua)...
Hoje vamos fazer a raspagem, uma coisa de cada vez. :idea:
LuluB
Membro Veterano

segunda mar 14, 2011 6:44 pm

Já tive o cão com Cushing, e as peladas não eram como as que a Litas75 descreveu. Apareciam principalmente nas patas e eram pequenas e redondas, do tamanho de moedas, e o pêlo soltava-se nelas em pequenas madeixas. Confundem-se mais com peladas causadas por fungos do que com sarna.

A barriga dilatada é de facto o sinal mais evidente, bem como um apetite devorador que os faz engordar imenso em pouco tempo.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano

segunda mar 14, 2011 6:45 pm

litas75 Escreveu:Ela já havia falado nesta análise, mas como quando ela a viu ela não tinha sintomas de nada (barriga dilatada, não fazia mais xixi que o habitual nem bebia mais àgua)...
Hoje vamos fazer a raspagem, uma coisa de cada vez. :idea:
Exacto. Depois diga o resultado.
<p>&nbsp;</p>
litas75
Membro

terça mar 15, 2011 10:32 am

Afinal a vet não lhe fez :o a raspagem
Disse ontem (qunado no sábado disse o contrario) que era melhor mesmo fazer uma biopsia!
Passei-me...
Vou a outro vet ver se consigo fazer o exame e com melhores preços.
Depois como eu disse qual o exame que se iria seguir, já não era a biopsia mas sim um exame aos não sei quê biliares. :x
Haja paciencia.
Peguei na cadela e vim-me embora.
Vou pedir outra opinião.
Responder

Voltar para “Cães”