Viva,
Caso se confirme o que aqui foi dito, embora já “desmentido” pela Dalilah, é lamentável e preocupante (dependendo do conteúdo).
Sem hipocrisia, estou consciente que ir contra o governo, não é tarefa fácil, sendo mesmo muito difícil, principalmente em determinadas matérias.
Não me levem a mal, mas penso que não é com pequenos agrupamentos que as coisas se resolvem. Rapidamente éramos apelidados dos maluquinhos dos cães ou fanáticos. Para alem de que, quando se combinasse tal encontro, esse grupo ficaria reduzido a meia dúzia de pessoas. Levar cães, seria errado. Existem cães mais dominantes que outros ou menos sociabilizados, pelo que a possibilidade de "picardias" cruzadas (ladrar e puxões) poderia ser uma constante. Quem não sabe o que está a ver, dizia logo que eram cães de luta ou agressivos.
Se um cão vai à televisão e desconfia de um objecto grande e "estranho" como uma camera de estúdio, diz-se logo, que se não tivesse preso atacava o camera-man. Provavelmente o que aconteceria era fugir ou ficar a ladrar sem sair do mesmo sítio. Um cão equilibrado, no que depender de si, na maioria das vezes evita o confronto. Enfim.
O CPC, como entidade máxima da canicultura em Portugal, deveria ter um papel preponderante neste capítulo, até porque no que diz respeito a estas raças, recebe muito dinheiro em registos.
Os criadores igualmente, deveriam ter um papel importante, mas muitos deles, para alem de não conhecerem as leis que ameaçam as raças que criam ou reproduzem, estão mais preocupados onde vai ser a próxima exposição e quem é o juiz. Em ultimo caso, como já ouvi, mudam a criação para outra raça.
Os clubes de raça, infelizmente parece-me que não tem expressão nem vontade de fazer alguma pressão junto do CPC ou da opinião pública, através de iniciativas didácticas e informativas.
Há uns largos meses atrás, em meu nome, enviei uma carta (já aqui colocada no fórum), para os grupos parlamentares do Governo. Deste, recebi uma resposta standard. Enviei essa mesma carta ao Rottweiler Clube de Portugal, conjuntamente com o projecto-lei nº255/IX (que na altura desconheciam). Ficaram de actuar junto da Assembleia, nomeadamente através do grupo parlamentar do CDS/PP. Até hoje, estou à espera de saber o que foi feito, quem contactaram e quais os resultados. O costume.
Até hoje, nunca vi uma tomada de posição do clube no que diz respeito a esta matéria. Nunca foi emitido um comunicado ou qualquer outro tipo de esclarecimento. O mesmo se passa, conforme igualmente já sugeri ao clube, alertar para os perigos de comprar exemplares da raça sem os cuidados inerentes. Estes seriam explicados e divulgados, através das revistas de canicultura e outros órgãos de comunicação social. A falta de conhecimento na selecção e educação, esses sim, podem gerar exemplares potencialmente perigosos.
Quino
em relação aos clubes de raça posso adiantar que pelo que sei o Rottweiler Clube de Portugal e outros clubes (poucos) tem enviado dezenas de fax´s para todos os grupos parlamentares com vista a serem recebidos e oferecerem os seus serviços para em conjunto estudarem alguns artigos e aconselhar a sua alteração.
Infelizmente nem uma alma se dignou a dizer o q quer q fosse.
Os clubes de raça são muito pequeninos quando comparados com o CPC que é considerado pelo estado como UTILIDADE PUBLICA, até dá vontade de rir.
Para alem desta medida de bastidores, sim porque quando se fala alguma coisa do RCP algo já foi feito ou está em vias de o ser, que outras medidas tomaram em defesa do bom-nome da raça? Anunciar a próxima especializada?