Chamarrita Escreveu:O que eu acho estranho é começarem por um pais de gente desinformada, um dos países em que se tratam pior os animais, em que é administrada a vacina da raiva apenas porque é obrigatória (e muitos nem essa obrigação cumprem) e se desleixam verdadeiras epidemias, como a esgana e a parvovirose...
Do que sei, a taxa de eficácia da vacina situa-se entre os 70- 80% de eficácia, o que leva á manutenção dos meios de prevenção já existentes. E nesse caso, se o animal não contrair a doença, continuaremos sem saber se é devido aos anteriores meios de prevenção ou se ficou efectivamente imunizado.
De resto, quem vacinará os seus cães são os do costume, que já usavam outros meios de prevenção. Uma minoria muito pouco representativs, e que poderá levar, inclusivamente, a adaptações e mutações do parasita. Eu também estou de pé atrás com esta vacina, sobretudo a começar por cá...
A raiva é um problema de saúde pública, em nada comparável à esgana ou à parvovirose canina... Eu só vi um caso de raiva humana, e se nunca mais vir outro na vida, ainda assim é cedo demais.
Quanto a saber se a vacina conferiu imunidade a um determinado cão, basta fazer uma análise.
Isso das mutações e adaptações do parasita, com a premissa de a amostra ser ainda por cima pouco significativa, não faz mesmo sentido nenhum.
Começa por cá porque não tem qualquer lógica começar pela suécia ou pela noruega, como não tem lógica incluir a febre amarela no plano nacional de vacinação...