Qual a raça mais inteligente ?
Moderador: mcerqueira
Nem sei como é que o labrador ainda não esta em primeiro com uma grande margem, pois é sem duvida os cães mais inteligentes, pelo menos os meus são sem duvida alguma, ainda agora dei um osso para os dentes a minha pequena e mal virei costas ela foi a gaveta abriu e pegou em outro..xD
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
sobaka Escreveu:define a inteligência canina.
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
´JoanaGoncalves Escreveu:sobaka Escreveu:define a inteligência canina.
Número de repetições necessárias para que aprenda um novo comportamento... é mais ou menos isso que está definido no estudo que todos falam acerca do ranking da inteligência.
Os primeiros 10 precisam menos de 5 repetições, entre eles os Border, Doberman, Labrador, Rott, etc.
Parece-me uma maneira bastante subjectiva, a aprendizagem depende não só da raça como do ambiente, do treinador, da recompensa, dos antecedentes do cão, da estimulação feita anteriormente, da personalidade daquele cão em particular, etc.
O número da repetições depende de tudo isso... a minha cadela tem 4 meses é uma Epagneul Breton, que segundo o ranking está acima uma posição do Malinois, e necessitaria de 15 repetições.
Mas como está a ser treinada sem aversivos demosntra-se mais diponivel para oferecer novos comportamentos, sem medo de ser castigada, pelo que tenho notado que percebe rapidamente o que pretendo e reproduz esse comportamento em menos de 10 repetições... mas tenho a certeza que outros cães da mesma raça necessitariam de mais repetições para fazer o mesmo.
Esta inteligência canina parece-me mais uma coisa ligada ao ambiente em que o cão vive que à raça... embora hajam algumas raças muito dificeis, sendo que nesse caso a raça interessa, mas no geral não me parece.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
se fosse o cão (cadela) mais burro(a)...
eu tenho cá a minha Vicky que "prende o burro" e volta e não volta ando a arrasta-la pela trela como se fosse um burro, para além disso a cabecita dela é pequenina...
já o Simba tenho de confessar que (felizmente) herdou a "inteligência" do pai
Mas para eleger elejo os rafeiros a diversidade genética da-lhes uns pontinhos extra

eu tenho cá a minha Vicky que "prende o burro" e volta e não volta ando a arrasta-la pela trela como se fosse um burro, para além disso a cabecita dela é pequenina...

já o Simba tenho de confessar que (felizmente) herdou a "inteligência" do pai

Mas para eleger elejo os rafeiros a diversidade genética da-lhes uns pontinhos extra

<p class="MsoNormal">"Quanto mais conheço os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? não, não podia, não era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcança... mas sempre quando menos se espera! </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini “pestes” a Vicky e o Simba!</p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? não, não podia, não era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcança... mas sempre quando menos se espera! </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini “pestes” a Vicky e o Simba!</p>