American Stafforsshire Terrier

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta mai 12, 2011 2:31 pm

Flavio46 Escreveu:haa, e se me podesse explicar o que quer dizer com "gameness" agradecia ;)

Cpts
Um cão com " gameness" é um cão com "garra". Persistente e decidido. Em certos desportos é uma caracteristica importante.
Se estiver a pensar praticar algum desporto é uma qualidade importante.Se for só para a " pausa" ... o que conta é mesmo o look , por isso ...
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mai 12, 2011 3:18 pm

Em português o melhor adjectivo para definir o game será TENACIDADE ou determinação.
O game é a característica que faz com que um cão seja capaz de continuar a fazer uma determinada actividade, seja uma luta, seja a defesa do dono, seja uma prova de tracção ou suspensão, independentemente da dor, do medo, do desconforto, até ganhar ou morrer. Um cão com game não é necessáriamente um cão agressivo. A agressividade levará um cão a iniciar uma luta com outro, mas é o game que o fará continuar até submeter o outro ou morrer.

Será bom para o Flávio conhecer a história da raça. Alguns resumirão a coisa desta forma: o amstaff e o pitbull são a mesma raça, o amstaff é a linha de beleza, o pit a linha de trabalho... importa esclarecer que o pitbull sempre foi seleccionado em função do game e que há cerca de 70 anos atrás o principal clube canino americano, o AKC, entendeu por bem tentar afastar a raça do circuito das lutas e assim apareceu o amstaff. Todos os amstaffs têm pitbulls na base da sua genealogia. No entanto, os puristas do pitbull continuaram a fazer a sua selecção e até criaram clubes caninos (como o UKC e a ADBA) para dar ao pitbull studbooks, pedigrees.
Essa selecção continua hoje em dia... e importa dizer preto no branco que os dogmen, os tais puristas, continuam a determinar o game dos seus cães da forma de sempre: lançando cão contra cão e descartando (leiam como quiserem) os cães sem game.

Dito isto há amstaffs que ainda preservam o game dos seus antepassados e criadores que procuram obter cães morfológicamente correctos e com game. Um cão com game é um cão com endurance, é um cão que não desiste nem se submete, é um cão que precisa de canalizar esse drive para uma grande actividade física. Não é um cão para o dono inexperiente que não está disposto a dar ao animal essa actividade.

Daí ter feito a pergunta que fiz ao Flávio e daí ter concordado com a observação do ziggy sobre o conselho do Acaldeira... para que é que uma pessoa inexperiente, que elege determinada raça pela sua aparência e que só quer um cão de companhia quer um cão com game?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

quinta mai 12, 2011 6:02 pm

Eu falei em game? O meu conselho foi exactamente o oposto, até enumerei algumas das várias razões para não optar pelo Amstaff.

Além do mais, o Amstaff não é um cão dominante para com pessoas e muito menos para com o dono (regra geral). O meu cão nunca me desafiou, tal como a cadela do DomSOne nunca o desafiou, e a cadela dele é uma cadela com bastante game.

Não vamos confundir duas coisas que são totalmente distintas. Até um Jagd Terrier tem mais game que o Amstaff actual.

E tal como já referi no meu post anterior que claramente ninguém leu, é um cão que precisa de um enorme estímulo físico. Mas continuem a ler na diagonal que acho que é o melhor.
╔══╗
╚╗╔╝
╔╝(¯`v´¯)
╚══`. Amstaff ▬♥▬

Sub-Fórum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175

American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/

Flavio46
Membro
Registado: terça ago 31, 2010 5:51 pm

quinta mai 12, 2011 6:57 pm

dinodane Escreveu:
Flavio46 Escreveu:haa, e se me podesse explicar o que quer dizer com "gameness" agradecia ;)

Cpts
Flavio, o que é que o atrai na raça e porque é que quer ter um? Penso que é importante perceber isso antes de lhe darem essa explicação.
Aparência, sempre gostei, a sua devoção aos donos, o facto de serem cães energéticos, pois eu mesmo não gosto de tar parado nem de cães parados.

O porque, porque procuro o cão que possa acompanhar em correrias (desportivas) e passeios, sem se cansar e que estas sejam para ele próprio um prazer.

Em resumo, apaixonei-me pela raça desde o momento que tive com exemplar.

Inexperiência todos temos uma vez na vida, eu não tive cães anteriormente, pois sempre tive ca uma cadelinha dos meus pais em casa, e eles sempre impediram que enquanto essa fosse viva, não viria mais nenhum animal. A cadelinha entretanto faleceu há coisa de 1 ano, e tenho esperado ate ter condições financeiras para procurar o cão que sempre quis.

Espero ter respondido às vozes questões e duvidas, fui verdadeiro e honesto, pois se quisesse mentir ia ao google e metia aqui tudo a meu favor ;)
Flavio46
Membro
Registado: terça ago 31, 2010 5:51 pm

quinta mai 12, 2011 7:07 pm

ja referi, mas so agora os ultimos 2 post's aqui feitos.

Donidane, muito obrigado pelo esclarecimento. Mais adianto que como ja disse, quero um cão que me acompanhe fisicamente quer em corridas quer em passeios longos, quer mesmo quando ande de bicicleta, mas aqui ja ele terá de ter mesmo muita disciplina, embora vá sempre em horas mortas realizar esta actividade, porque estimo físico não lhe vai faltar no que depender de mim.

E esclareço que nao pretendo um AmrStaff para a "pausa" ou para me impor socialmente, Quero mesmo um companheiro para a vida e para tudo !

Cpts
DomSOne
Membro
Registado: terça ago 24, 2010 10:30 am

quinta mai 12, 2011 8:13 pm

:|
Última edição por DomSOne em quinta dez 01, 2011 1:46 pm, editado 1 vez no total.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mai 12, 2011 8:23 pm

Acaldeira Escreveu:Eu falei em game? O meu conselho foi exactamente o oposto, até enumerei algumas das várias razões para não optar pelo Amstaff.

.
Tens razão, não foste tu, foi o DomSone. Desculpa.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

FeelingNerD
Membro Veterano
Registado: sexta out 30, 2009 6:01 pm

quinta mai 12, 2011 9:53 pm

DomSOne Escreveu:pois gostos não se discutem e eu digo isso porque gosto de Amstaff's mais ligados ao trabalho e com o chamado game
Não me pareceu que estivesse a tentar influenciar o Flavio46 para isso, pelo contrário, esclareceu logo que os critérios seriam diferentes.

Flávio, pense bem, deixe essa impaciência de lado. No que toca a escolher um cão, quanto mais de temperamento forte, isso não pode ser bom.
Eu tambem adoro rottweilers e não é por isso que mal tenha condições para um cão a minha escolha, irei atirar-me de cabeça para um.
Não lhe estou a dizer para por de lado, mas talvez adiar essa vontade e encontrar outro cão bem energético, com o qual a falta de experiência não possa acabar a ter resultados tão complicados.
"Breaking apart all this love in my heart,
Close my eyes and move to the back of my mind, where feelings mean nothing.."
DomSOne
Membro
Registado: terça ago 24, 2010 10:30 am

sexta mai 13, 2011 5:26 pm

:|
Responder

Voltar para “Cães”