Aqui há exageros de parte a parte.
Os donos de rott e pit parecem debaixo da mania da perseguição !
Não podendo evitar as leis concebidas por alarmistas, optam por exigir a sua aplicação a todos os cães ! Mais uma vez parece-me a estratégia errada...
Olá Aisd,
Ai as pressas, ai as pressas...mais uma vez

Se reparar bem, eu nunca exigi que os cães sejam TODOS obrigados a cumprir a "Lei" que actualmente fizeram para os cães de 'raças potencialmente perigosas', o que quero é que as 'raças potencialmente perigosas' sejam apenas obrigadas a cumprir a legislação que se aplica ( Já há muitos anos através de várias Leis) a TODOS OS CÂES! E isto é uma diferença muito importante!!!
Se a Lei já há muito determina que os cães na via pública devem andar de trela ou açaimo funcional, então cumpra-se isso e apenas isso, seja para um Yorkshire ou para um Dogo Argentino!!
Eu não sou daqueles que dizem que se o Rottweiler está na lista, o PAstor Alemão, o Dobermann, o Serra da Estrela, etc. também deveriam estar!! Eu defendo agora e sempre que NENHUMA RAÇA deve fazer parte de lista discriminatória nenhuma! Desde que conheci o DL 317/85 (depois substituído) que soube que UM CÂO ( seja de que raça for) deveria andar de trela ou açaimo! Se isto fosse cumprido POR TODOS COMO A LEI DETERMINAVA ( e determina), não havia necessidade de mais nada...nem para a raça A nem para a raça B....nem para grandes nem para pequenos, nem para 'potencialmente perigosos' nem 'calmos cães de familia que não mordem nem uma pulga'!!!
E essa da 'mania de perseguição' deve ser ironia, certo!! É que alguém que é proprietário de uma raça que, sem nenhuma razão válda, é incluída numa 'lista de raças potencialmente perigosas' e com isso sujeito a uma serie de obrigações acessórias e discriminatórias em relação aos demais proprietários de outras raças, deve sentir-se o quê? Orgulhoso por a sua raça de eleição ter sido escolhida para fazer parte de tão honrosa lista? Por mim deve sentir-se mesmo é discriminado e perseguido!!!!! Estou certo que se em vez de Rottweilers estivessemos a falar de Labradores, a sua atitude ( pela forma que vejo que gosta da raça) seria de uma revolta tão grande, ou maior, do que a minha!!
Eu, tal como já disse algumas vezes, das novas exigências que vão ser feitas em relação à raça que possuo só não uso o açaimo nos cães nem nunca precisei de tirar registo criminal para obter a licença anual. De resto, já há muitos anos que cumpro as demais exigências (Microchip, seguro de responsabilidade civil, uso de trela, licenças e vacinação, etc.). De futuro, irei obter o regito criminal ( que é uma coisa que se obtém no próprio dia) e acrescentá-lo aos documentos que se apresentam para obtenção da licença ( agora 'licença especial'), mas açaimo não vou colocar nunca!!! E se me tentarem obrigarem algum dia a fazê-lo só cumprirei quando vir todos os cães à minha volta ( e há sempre muitos) de trela ou açaimo, caso contrário será a mais velada das perseguições e discriminações!!! Seria giro uma autoridade estar preocupada em multar um carro estacionado sem incomodar ninguém só porque o bilhete do parquimetro está atrasado em 5 minutos e deixar circulare na mesma rua carros em contramão debaixo das barbas!!!!
Quanto aos factos deste caso, se o próprio dono do podengo admitiu que tinha o cão solto e que o Pit estava preso, e se admitiu também que o podengo tem mau feitio e foi ele que se foi lançar ao Pit ( que aliás é um cão 'tão bem treinado para lutas' que o mordeu e mesmo assim foi o Podengo que dominou Pit até o dono chegar)...que factos é que precisa mais para perceber quem é que aqui agiu errado??? Quer uma declaração escrita pelo podendo confessando a culpa????
Cumprimentos
Paulo C.