Olá
Estes tópicos têm interesse porque há sempre dúvidas e quanto menos dúvidas houver, melhor.
Mas o que motiva a dúvida é a proliferação de criadeiros sem escrúpulos. Infelizmente, são muitos, porque se as ninhadas proviessem de criadores sérios, estou convencido de que questões destas não se levantavam. Mas isto, como muitas outras coisas, é uma utopia.
Eu compreendo muito bem a posição do ZéPedro quando diz que o cão dele é puro, não tendo LOP. A situação do meu Kiko é exactamente a mesma. O Guga foi registado no LOP (assim como o Fozzy) e tem o documento comprovativo, mas quando o mesmo casal de whippets teve uma segunda ninhada passado 2 anos, o criador, meu vizinho e amigo, que ia deixar de fazer criação (estupidamente, digo eu, e já lho disse a ele) não registou a ninhada. Eu não posso reclamar, porque todos eles me foram oferecidos e até se costuma dizer, "a cavalo dado não se olha o dente".
O não registo da ninhada foi uma atitude leviana, irresponsável e relativamente grave. Por acaso, o Kiko é meu, que tenho cuidado de não o usar como reprodutor. Mas o proprietário podia ser outro qualquer, sem a informação necessária para que isso não acontecesse. Devo dizer, aliás, que eu tomei consciência destes assuntos a partir do momento em que me inscrevi aqui neste fórum. Se eu não o tivesse feito, muito provavelmente, o Kiko já teria tido filhotes, netinhos e bisnetinhos... de ascendência desconhecida e de exemplares duvidosos...
Voltando às achegas do ZéPedro, eu estou como ele neste aspecto: eu não preciso de provar a ninguém que o Kiko é mesmo puro (isto presumindo que a mãe dele não se portou mal com outro cão, não é?

). Não preciso de provar, é um facto, mas é por causa de situações como esta que há arraçados, pseudo-raças e por aí fora. Se eu soubesse o que sei hoje, tinha exigido ao meu amigo que registasse a ninhada, nem que eu tivesse que pagar os custos, mesmo sabendo que nunca iria usar o papel do LOP.