Esterilizar ou não esterilizar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

terça set 06, 2011 2:12 pm

Os artigos são mesmo muito interessantes. Pelo que li, a esterilizar as cadelas, o ideal seria imediatamente a seguir ao 1º cio. E eu nem sei bem a idade da minha... Mais tarde, já não adianta praticamente nada contra o cancro da mama e só evita mesmo a piómetra. E estas 2 coisas podem ser vigiadas pelo dono e veterinário. Claro que a piómetra tem 25% de probabilidades de aparecer, e acaba em esterilização em idade mais avançada. Tirando estes 2 pontos, só vejo desvantagens para a saúde. Claro que os cios "chateiam" um bocado os passeios, mas são só umas 6 semanas por ano em que a vigilância tem de ser mais apertada, e não é por aí que vou mandar abrir a bicha.

Obrigada pela partilha de experiências! Cada caso é um caso, e nunca se sabe se o nosso bicho teria ficado melhor esterilizado ou não esterilizado, até acontecer alguma coisa... O ideal seria não esterilizada e com saúde até aos 20 aninhos...

Vou continuar a ler e consultar uns veterinários. Ontem a veterinária não disse nada de especial, só que na idade dela (que não sabemos bem qual é, de 1.5 a 3 anos) talvez já não adiantasse para evitar o cancro mamário.

Onde leram que cães sem raça têm mais probabilidades de piómetra do que cães com raça? Creio que li o oposto…
Lourenca
Membro Veterano

terça set 06, 2011 2:42 pm

Aqui fica um estudo sobre a piómetra, para quem quiser ler algo mais técnico.

COMPLEXO HIPERPLASIA QUÍSTICA DO ENDOMÉTRIO-PIÓMETRA NA CADELA
http://www.repository.utl.pt/bitstream/ ... itivo).pdf

-------------------------------------------------------------------------
Campanha de Adopção de Cães do Canil Municipal de Oeiras
Sábado de manhã - dia 10 de Setembro, 10h-12h
Jardim Municipal de Oeiras

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=92034
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

terça set 06, 2011 4:22 pm

Mahlemut Escreveu:
Desvantagens:Num desses estudos 9,7% das cadelas esterilizadas desenvolveram incontinência urinária entre 10 e 24 meses após a cirurgia. A probabilidade de isso ocorrer é maior nas cadelas de raça grande. A incontinência desenvolveu-se de forma mais intensa nas cadelas operadas antes do 1º cio. Pode ser estabelecida medicação para controle dos sintomas que normalmente resolve ou minimiza o problema.
Cadelas esterilizadas antes do primeiro cio podem não desenvolver correctamente a zona da vulva e esta fica colocada sob uma prega de pele o que facilita infecções da pele da zona ou conspurcação com urina da zona das pernas devido a um jacto de urina irregular.
A minha cadela ficou incontinente IMEDIATAMENTE a seguir à cirurgia, mais especificamente no dia seguinte. Nesse mesmo dia levámo-la de novo ao veterinário que atribuiu "as culpas" do xixi no chão ao facto da cadela poder ainda ter algum resto de anestesia.

Ao verificarmos que a situação se mantinha e nenhuma tendência a melhorar fomos com ela novamente ao vet. Ele fez alguns testes rápidos de apalpação na zona da bexiga e disse que estava tudo no sítio (põs-se a hipotese de ter havido alguma deslocação da bexiga). Na altura nada foi feito porque o tal remédio que se dá nestes casos era desaconselhado em cadelas da idade da minha. Foi feito um teste à urina para despistar outro tipo de problemas.

A minha história tem muitas voltas... muitas visitas ao mesmo vet até que por outras razões fomos parar a outro vet que nos garantiu não haver problema com o tal medicamento. A partir desse momento a incontinência reduziu drasticamente. Passámos de uma toma, três vezes por dia para apenas uma e ela está bem. De vez em quando tem algumas recaídas, mas dou-lhe um pequeno reforço do xarope. Já reparei que quando está mais calor, ela tem mais tendência para largar umas pingas jeitosas.

Nunca fez qualquer tipo de infecção urinária, nem tem a tal prega na vulva. Acho que do mal o menos... e por muitas razões, ainda bem que mudei de vet. Só acho é que não mudei a tempo. :(
Lourenca
Membro Veterano

sábado set 24, 2011 4:02 pm

Consultei uma 2ª veterinária acerca deste assunto. A opinião dela é que a esterilização é importante sobretudo para evitar gravidezes indesejáveis. Mas com donos responsáveis, a viver em apartamento, e com a cadela debaixo de olho, a probabilidade disto acontecer é pequena. E como ela me disse "não é por eu poder vir a ter um cancro num rim que vou tirar o rim"...
Cada vez estou com menos vontade de esterilizar a cadela, e acho que só o faço se for viver para o campo e ela andar por lá à solta...
Mas ainda vou perguntar a um 3º veterinário, assim que o visitar.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado set 24, 2011 5:25 pm

Lourenca Escreveu:Consultei uma 2ª veterinária acerca deste assunto. A opinião dela é que a esterilização é importante sobretudo para evitar gravidezes indesejáveis. Mas com donos responsáveis, a viver em apartamento, e com a cadela debaixo de olho, a probabilidade disto acontecer é pequena. E como ela me disse "não é por eu poder vir a ter um cancro num rim que vou tirar o rim"...
Cada vez estou com menos vontade de esterilizar a cadela, e acho que só o faço se for viver para o campo e ela andar por lá à solta...
Mas ainda vou perguntar a um 3º veterinário, assim que o visitar.
A sua veterinária é um mulher de juízo que não se deixa levar por modas.

Além disso, nem todos os tumores mamários são malignos. A minha cadela fez um aos doze anos, foi operada aos treze e o tumor retirado foi para análise: não era maligno, como a veterinária que a operou tinha já dito. Mas teve de ser operada na mesma, claro. Foi-lhe retirada toda a cadeia mamária daquele lado e tem sido regularmente observada, quer pelos veterinários, quer por mim própria. Até hoje (já vai nos dezasseis anos), nada tem aparecido na outra cadeia.

Só foi esterilizada aos seis anos, pois o seu sistema hormonal desregulou-se quase totalmente e estava a começar uma infecção no útero que a breve trecho iria tornar-se numa piómetra, infecção assassina.

Mexer num sistema natural saudável tem sempre efeitos colaterais associados. Seria bem melhor que os donos de animais de companhia se informassem bem a respeito desses efeitos e que antes de tomarem a decisão egoísta de operarem os animais para não terem as maçadas e incómodos com os períodos de cio medissem bem tais consequências e se fariam consigo próprios o que se propõem fazer com os seus animais.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

sábado set 24, 2011 5:46 pm

Esse furor anti-esterilização também se aplica aos gatos?
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado set 24, 2011 5:52 pm

E aos animais de rua? E aos que saem dos canis ou associações?
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

sábado set 24, 2011 6:39 pm

Animais de rua é coisa que não deve existir, e nunca percebi porque é que os cães que saem dos canis ou associações hão-de ser diferentes dos que saem dos criadores :roll:
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

sábado set 24, 2011 6:45 pm

A minha cadela foi esterilizada. Não estava muito inclinada a esterilizar mas acabei por deixar operar pq conheço uma gata que está neste momento com cancer da mama e não queria arrepender-me de não a ter esterilizado, caso algo lhe acontecesse no futuro.
O vet dela, disse que a probabilidade de ter cancer da mama (única razão pewla qual foi operada) desce para 80%, se operada antes do 1º cio. Entre o 1º e o 2º a probabilidade é dee 60% e por aí fora.
Quando lhe perguntei sobre a possibilidade de ficar incontinente, respondeu-me, que por vezes acontece, mas que já há tratamento.
Felizmente a Petra não ficou incontinente.
A título de temperamento, não noto que tenha alterado. Continua com muita vida, brincalhona, meiga e ciumenta.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

sábado set 24, 2011 6:49 pm

Babaorum Escreveu:Animais de rua é coisa que não deve existir
Em Marte e em Saturno não.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado set 24, 2011 6:52 pm

Infelizmente, animais de rua, os vadios e abandonados, existem. Nem vale a pena esgrimir argumentos a esse respeito, são uma triste realidade.

Sejam quais forem as medidas que se tome para encarar o problema no imediato, só a reforma das mentalidades mudará esse triste cenário, mas essa reforma é trabalho para gerações. E até lá...

No entanto, neste tópico não se está a falar de animais abandonados, mas sim dos que têm donos que se preocupam o suficiente para virem tentar informar-se sobre os benefícios/malefícios das esterilizações.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
moslie
Membro Veterano

sábado set 24, 2011 7:00 pm

Porque será que nos países em que a prática comum é a esterilização, a população de animais abandonados é muito menor?
E na rua, com donos, a maioria dos cães são de raça e não rafeiros resultado de cruzamentos e cruzamentos ? E isto não quer dizer desvalorizar os rafeiros, quer dizer que há menos cães, há menos ninhadas acidentais e há menos animais nos canis.
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

sábado set 24, 2011 7:07 pm

moslie Escreveu:Porque será que nos países em que a prática comum é a esterilização, a população de animais abandonados é muito menor?
E na rua, com donos, a maioria dos cães são de raça e não rafeiros resultado de cruzamentos e cruzamentos ? E isto não quer dizer desvalorizar os rafeiros, quer dizer que há menos cães, há menos ninhadas acidentais e há menos animais nos canis.

Mas existem menos animais abandonados fruto de uma politica de esterilização, ou porque existe uma outra mentalidade e até um enquadramento legal que, em Portugal, não existe ?
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
Babaorum
Membro Veterano
Registado: domingo out 31, 2010 6:09 pm

sábado set 24, 2011 7:09 pm

LuluB Escreveu:Infelizmente, animais de rua, os vadios e abandonados, existem. Nem vale a pena esgrimir argumentos a esse respeito, são uma triste realidade.
Pois existem ,mas se os apanham para os esterilizar, que lhes arranjem um dono em vez de os largar de novo à sua sorte na via pública.
moslie Escreveu:Porque será que nos países em que a prática comum é a esterilização, a população de animais abandonados é muito menor?
Tais como...?
<p>I see dumb people.&nbsp;They don't see each other. They only see what they want to see. They don't know they're dumb. I see them all the time. They're everywhere. &nbsp;</p>
moslie
Membro Veterano

sábado set 24, 2011 7:15 pm

O que eu vi, porque testemunhei é que a mentalidade na Canadá, nos EUA, na Bélgica, é a de que a esterilização é um dos cuidados a ter com os animais, para facilitar a sua integração na vida social dos humanos, para reduzir os problemas de treino, para evitar os dramas da reprodução indesejada.
Há mais enquadramento legal é verdade, mas uma coisa implica a outra, as pessoas tem outra mentalidde e nessa outra mentalidade insere-se o não querer chatices com cruzamentos e com cachorros ou gatos aos montes. E as leis de animais dentro de casa são muitissimo mais rigorosas que cá, as pessoas pensam muito bem antes de ir a correr buscar um cão.

Há malucos e irresponsáveis como em todo o lado, há shelters com animais abandonados, mas como cá, não, não há.

Não é natural nem pode ser, os animais domésticos já deixaram de ser "natureza " há muito tempo!
Responder

Voltar para “Cães”