Utilização incorrecta do Pecusanol

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

quinta set 15, 2011 7:32 pm

Belinha40 Escreveu:
Babaorum Escreveu:
Belinha40 Escreveu:
perapado Escreveu:Nitahdi, obrigada pelo alerta e pela coragem de, vir aqui, dar o seu testemunho.
Compreendi que os seus pais não dão banho ao cão, com este produto, para tirar a sujidade. Cada um lê o que quer e o que lhe interessa.
Que o seu cão não fique com sequelas, é o meu desejo. Mais uma vez, obrigada pela coragem de se ter exposto. :wink:
Nem mais, ningu+em nasce ensinado e teve a coragem de vir aqui dizer e alertar para que não aconteça com os nossos cães, quer nós saibamos ou não

Há muitas pessoas que andam aqui no forum pela primeira vez e estes são alertas importantes para essas pessoas
Pois é, é um alerta importantíssimo para que os novatos não se lembrem de lavar o cão com um insecticida com uma diluição ad hoc (se alguma) para tirar o cheiro a peixe, aliás qualquer pessoa normal se pode lembrar de tal coisa. Haja pachorra!!!!!!!!
Há muito Vet conceituado que já receitou o Pecusanol para as carraças

Para as carraças não sei, mas para acabar com elas, acredito.

Tiabela, sinceramente, acha mesmo normal a utilização de pecunasol nas condições que foram relatadas neste tópico ???
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
xPauloSantos
Membro Veterano

quinta set 15, 2011 7:37 pm

perapado Escreveu:Nitahdi, obrigada pelo alerta e pela coragem de, vir aqui, dar o seu testemunho.
Compreendi que os seus pais não dão banho ao cão, com este produto, para tirar a sujidade. Cada um lê o que quer e o que lhe interessa.
Pelo menos uma vez estamos de acordo.

Haja alguém que finalmente clarifica a situação. Eu também não vi a autora do tópico a dizer que davam banho ao cão para tirar a sujidade, acho que era só para tirar o cheiro a peixe podre.

Este novo pecusanol tem esta particularidade de resultar muito bem como desodorizante.
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
Belinha40
Membro Veterano
Registado: segunda mai 10, 2010 10:21 am

quinta set 15, 2011 7:37 pm

xPauloSantos Escreveu:
Belinha40 Escreveu:
Babaorum Escreveu:
Belinha40 Escreveu:
Que o seu cão não fique com sequelas, é o meu desejo. Mais uma vez, obrigada pela coragem de se ter exposto. :wink:
Nem mais, ningu+em nasce ensinado e teve a coragem de vir aqui dizer e alertar para que não aconteça com os nossos cães, quer nós saibamos ou não

Há muitas pessoas que andam aqui no forum pela primeira vez e estes são alertas importantes para essas pessoas
Pois é, é um alerta importantíssimo para que os novatos não se lembrem de lavar o cão com um insecticida com uma diluição ad hoc (se alguma) para tirar o cheiro a peixe, aliás qualquer pessoa normal se pode lembrar de tal coisa. Haja pachorra!!!!!!!!
Há muito Vet conceituado que já receitou o Pecusanol para as carraças

Para as carraças não sei, mas para acabar com elas, acredito.

Tiabela, sinceramente, acha mesmo normal a utilização de pecunasol nas condições que foram relatadas neste tópico ???
Pois :oops: :oops: :lol: :lol: para acabar com elas :D

Não acho , não, mas como o Paulo sabe andam muitas pessoas a comprar cães porque é giro e blá blá e se lerem isto nem sequer experimentam.

Há muitos anos soube dum caso que uns cães tiveram um surto de carraças, estavam cobertos de carraças, daquelas muito pequeninas, que parecem uns piquinhos, e o vet mandou dar banho com pecusanol, eu ajudei essa amiga e tive tanto medo que até pus mais água do que era recomendado . Mas as carraças cairam quase na hora. É por causa deste episódio que conheço o Pecusanol
xPauloSantos
Membro Veterano

quinta set 15, 2011 7:42 pm

Belinha40 Escreveu: Há muitos anos soube dum caso que uns cães tiveram um surto de carraças, estavam cobertos de carraças, daquelas muito pequeninas, que parecem uns piquinhos, e o vet mandou dar banho com pecusanol, eu ajudei essa amiga e tive tanto medo que até pus mais água do que era recomendado . Mas as carraças cairam quase na hora. É por causa deste episódio que conheço o Pecusanol

O pecusanol é utilizado directamente em animais, em casos de infestações severas, respeitando claro, como em qualquer fármaco, as quantidades indicadas.

Não me parece por isso correcto que se abra um tópico de alerta relativamente a um produto que, utilizado devidamente, produz o resultado para o qual é recomendado.

O que eu acho curioso é que se eu lhe quiser recomendar uma cotonete para limpar as orelhas ao cão, tenho de escrever co**t***te para não fazer publicidade aos pauzinhos de tirar a cerazinha dos ouvidos, mas posso abrir um tópico com o nome de um produto, fazendo não um alerta, mas sim um drama, relativamente à sua utilização.
Última edição por xPauloSantos em quinta set 15, 2011 7:46 pm, editado 1 vez no total.
</p>
<p> </p>
Belinha40
Membro Veterano

quinta set 15, 2011 7:46 pm

xPauloSantos Escreveu:
Belinha40 Escreveu: Há muitos anos soube dum caso que uns cães tiveram um surto de carraças, estavam cobertos de carraças, daquelas muito pequeninas, que parecem uns piquinhos, e o vet mandou dar banho com pecusanol, eu ajudei essa amiga e tive tanto medo que até pus mais água do que era recomendado . Mas as carraças cairam quase na hora. É por causa deste episódio que conheço o Pecusanol

O pecusanol é utilizado directamente em animais, em casos de infestações severas, respeitando claro, como em qualquer fármaco, as quantidades indicadas.

Não me parece por isso correcto que se abra um tópico de alerta relativamente a um produto que, utilizado devidamente, produz o resultado para o qual é recomendado.

O que eu acho curioso é que se eu lhe quiser recomendar uma cotonete para limpar as orelhas ao cão, tenho de escrever co**t***te para não fazer publicidade aos pauzinhos de tirar a cerazinha dos ouvidos, mas posso abrir um tópico com o nome de um produto, fazendo não um alerta, mas sim um drama, relativamente à sua utilização.
Ora aí está um boa explicação. Parabéns Paulo, conseguiu explicar muito bem e EDUCADAMENTE a razão deste tópico não existir.

Rendo-me
xPauloSantos
Membro Veterano

quinta set 15, 2011 7:50 pm

Belinha40 Escreveu:
xPauloSantos Escreveu:

Ora aí está um boa explicação. Parabéns Paulo, conseguiu explicar muito bem e EDUCADAMENTE a razão deste tópico não existir.

Rendo-me

Eu não digo se o tópico deve ou não existir, não me cabe a mim essa função.

Acho é que, por esta ordem de ideias, devermos começar, quanto mais rápido melhor, para bem dos nossos animais, a abrir tópicos de alerta para todos os produtos, sejam eles de uso exclusivamente veterinário ou não, que utilizamos nos nossos animais.

É que existem por aí alguns produtos que, olhando atentamente o folheto, quando comparados com o pecusanol, remetem este para a qualidade de simples aspirina (e cuidado com as aspirinas) ;)
</p>
<p> </p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta set 15, 2011 8:40 pm

A Nitahdi já veio dizer que o produto foi utilizado na diluição indicada.

Além disso, disse o pborgesf:
pborgesf Escreveu: A bula deste produto (http://www.agroquisa.pt/ficheiros/pt-15062011101843.pdf) não me deixaria muito confortável para utilizá-lo em cães. Nas reacções adversas diz:

"Têm sido reportados casos de prostração, sialorreia, vómitos, bradicardia, tremores, convulsões, perdas de consciência, dispneia ou morte, possivelmente devido à sobredosagem ou à ausência de lavagem após aplicação do produto ou aplicação em animais para os quais está contra- indicado o uso deste produto."

Depois na forma de aplicar aos cães fala em diluir 10ml em 5 litros de água (é mesmo para ficar fraquinho) e depois diz para aplicar o produto com uma esponja e em seguida lavar abundantemente com água.

Mas aquelas reacções adversas metem medo, e não me parece ponderado utilizarmos um produto que refere poder provocar a morte para eliminar pulgas, havendo tantos outros produtos para isso...

Boa recuperação para o cão!!!
Visto isto, porquê continuar a bater na Nitahdi ?

Do que vi até agora, acho que isto é tal e qual como os nossos medicamentos, que na maioria das pessoas não provocam efeitos secundários (pelo menos, aparentes), e noutras sim. E lá nas bulas lêem-se precisamente esses alertas.

Se tudo se passou como diz a Nitahdi (e nós, à partida, não temos motivo para duvidar, pelo contrário), pode ter-se tratado de um caso assim.

O que acham?

Agora, o que me interessava saber é qual dos produtos Pecusanol foi utilizado, porque vi várias fotos aqui no tópico e há pelo menos um que diz «Champô».

Para a Babaorum, em relação ao que se disse há bocado sobre a rotulagem, as letras gordas com mensagens curtas como «ATENÇÃO: UTILIZAR DILUÍDO» são muito importantes para pessoas como eu, por exemplo, que não consigo mesmo ler muitas das letras pequeninas quando os óculos estão «no fim do prazo».
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta set 15, 2011 9:03 pm

Eu ainda não tinha feito nenhuma intervenção aqui, mas, se a dose tivesse sido a recomendada acham que o animal tinha sido internado com uma intoxicação?

Vá lá leiam lá o excerto que foi publicado da bula.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Belinha40
Membro Veterano

quinta set 15, 2011 9:05 pm

a Nitahdi diz que usou a dosagem certa, só que utilizou como champoo.

Basta não ter sido bem diluido ou a quantidade ter sido diferente para ser mais tóxico, sempre tive medo deste produto
xPauloSantos
Membro Veterano

quinta set 15, 2011 9:07 pm

Tassebem Escreveu:A Nitahdi já veio dizer que o produto foi utilizado na diluição indicada.

Além disso, disse o pborgesf:
pborgesf Escreveu: A bula deste produto (http://www.agroquisa.pt/ficheiros/pt-15062011101843.pdf) não me deixaria muito confortável para utilizá-lo em cães. Nas reacções adversas diz:

"Têm sido reportados casos de prostração, sialorreia, vómitos, bradicardia, tremores, convulsões, perdas de consciência, dispneia ou morte, possivelmente devido à sobredosagem ou à ausência de lavagem após aplicação do produto ou aplicação em animais para os quais está contra- indicado o uso deste produto."

Depois na forma de aplicar aos cães fala em diluir 10ml em 5 litros de água (é mesmo para ficar fraquinho) e depois diz para aplicar o produto com uma esponja e em seguida lavar abundantemente com água.

Mas aquelas reacções adversas metem medo, e não me parece ponderado utilizarmos um produto que refere poder provocar a morte para eliminar pulgas, havendo tantos outros produtos para isso...

Boa recuperação para o cão!!!

O que só vem reforçar a ausência de necessidade do alerta sobre o Pecusanol, já que, os casos referidos, aconteceram apenas porque não foram respeitadas as normas de utilização do produto
Tassebem Escreveu: Do que vi até agora, acho que isto é tal e qual como os nossos medicamentos, que na maioria das pessoas não provocam efeitos secundários (pelo menos, aparentes), e noutras sim. E lá nas bulas lêem-se precisamente esses alertas.

No entanto, e quando estamos perante produtos que até têm lá um simbolizito bem visivel com a inscrição NOCIVO, os cuidados deverão ser redobrados... digo eu.

Tassebem Escreveu: Se tudo se passou como diz a Nitahdi (e nós, à partida, não temos motivo para duvidar, pelo contrário), pode ter-se tratado de um caso assim.
Temos tantos motivos para duvidar, como para não duvidar... digo eu, outra vez (sou mesmo chato)

Tassebem Escreveu: Agora, o que me interessava saber é qual dos produtos Pecusanol foi utilizado, porque vi várias fotos aqui no tópico e há pelo menos um que diz «Champô».
O champô é apresentado "pronto a servir" não necessita de qualquer diluição, não me parece que tenha sido o caso, já que se falou em diluição do produto.

Finalmente, volto ao que me parece completamente absurdo.

Lavar com cão com Pecusanol quando este não está infestado, mas sim, se rebolou em peixe podre ?????
Última edição por xPauloSantos em quinta set 15, 2011 9:16 pm, editado 1 vez no total.
</p>
<p> </p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta set 15, 2011 9:07 pm

Já usei o dito cujo num monte de pulgas e carraças com uma cadela dentro. Cumpridas as regras (e mesmo assim usei maior diluição), ao fim de três lavagens a bicha nem parecia a mesma. Já as carraças e pulgas até se lhes ouviam os gritos de sofrimento :lol:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta set 15, 2011 9:16 pm

kittten Escreveu:Fugiu? Alguém lhe fez mal?

Eu ainda não tinha feito nenhuma intervenção aqui, mas, se a dose tivesse sido a recomendada acham que o animal tinha sido internado com uma intoxicação?

Vá lá leiam lá o excerto que foi publicado da bula.
A bula diz que «têm sido reportados casos». Leu o meu post sobre efeitos secundários que não fazem mal à maioria dos indivíduos e a outros sim?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

quinta set 15, 2011 9:17 pm

Ainda deu para aprender o que é e para que serve, o Pecusanol. Ainda bem que a forista veio alertar... Acredito até, que muitos dos foristas, exceptuando os "experts", também não conheciam o produto. Desde que se vá aprendendo, já valeu a pena ter aberto o tópico.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

quinta set 15, 2011 9:21 pm

Nunca tinha ouvido falar desse produto, mas pelas imagens que colocaram, no primeiro lê-se champô.

Provavelmente quiseram lavar o cão e tirar umas pulguitas mas infelizmente a dosagem foi demasiada e teve esta consequência.

As melhoras para o animal.
S&oacute;nia
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quinta set 15, 2011 9:21 pm

A Perapado não conhecia o Pecusanol?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”