A ninhada da Cuore :)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

domingo out 30, 2011 6:42 pm

Praziquantel Escreveu:Não são sábias, é bom senso e lamento que seja necessário explicar e haja tanta falta do mesmo
. Se fossemos todos recorrer á selecção natural como preconiza a lulub então deixávamos os cães ao cargo da cadela e ficávamos de braços cruzados.Já tive muitas rejeições de crias por parte das cadelas e escaparam...porque se calhar não confiei em selecções naturais e meti as mãos á obra para salvar as crias.. :roll:
Eu também os safo (felizmente é raro ter de o fazer, mas acontece); mas tenho sempre dopram v em casa quando as cadelas vão parir, e Nutridrops, e sei reanimar cachorros. E quando há um cachorro fraquinho que não mama em condições vou dormir (ou melhor, não dormir) para um colchão no chão ao lado da caixa.

Mas o investimento pessoal que se faz em cachorros muito planeados e desejados é completamente diferente, e os sacrifícios que se está disposto a fazer, são, porventura, muito maiores.
Rafeirinho30
Membro
Registado: domingo out 23, 2011 12:23 am

domingo out 30, 2011 6:46 pm

Eu estou de consciência tranquila. Não somos nenhuns experts na matéria limitámo-nos a tentar fazer o melhor que sabiamos. Infelizmente a pequena faleceu :( agora tenho os 5 rapazes lindos e fortes que vão aguentar-se bem. Estes mamam até demais!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo out 30, 2011 8:07 pm

Já pensaram que pode estar profundamente errada esta atitude de interferir na selecção natural ?

Não estarão a salvar animais que estavam destinados a morrer e assim, não estarão a procriar animais fracos, doentes, etc.- não estarão a estragar a raça ?

Invertendo a lógica normalmente usada - serão os cães dos criadores mais fracos, mais susceptíveis a doenças, entre outros, por este motivo ?

Note-se que não faço qualquer juízo moral.
Criadora ou não, eu tentaria sempre salvar os animais mais fracos.
Mas, eu não procuro o apuramento da raça e etc.
É apenas uma questão para quem está interessado em apurar a raça.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

domingo out 30, 2011 8:23 pm

O quê? ? Pelo seu discurso todos os animais para quem se pede ajuda no fórum das adopções estavam condenados á morte.
Francamente
:o
aisd Escreveu:Já pensaram que pode estar profundamente errada esta atitude de interferir na selecção natural ?

Não estarão a salvar animais que estavam destinados a morrer e assim, não estarão a procriar animais fracos, doentes, etc.- não estarão a estragar a raça ? .
Tumbleweed
Membro Veterano

domingo out 30, 2011 8:32 pm

aisd Escreveu:Já pensaram que pode estar profundamente errada esta atitude de interferir na selecção natural ?

Não estarão a salvar animais que estavam destinados a morrer e assim, não estarão a procriar animais fracos, doentes, etc.- não estarão a estragar a raça ?

Invertendo a lógica normalmente usada - serão os cães dos criadores mais fracos, mais susceptíveis a doenças, entre outros, por este motivo ?

Note-se que não faço qualquer juízo moral.
Criadora ou não, eu tentaria sempre salvar os animais mais fracos.
Mas, eu não procuro o apuramento da raça e etc.
É apenas uma questão para quem está interessado em apurar a raça.
Não sei, nunca pensei em fazer "selecção natural". A selecção que eu faço é o mais "artificial" possível.

Não crio com animais fracos e doentes, e para isso não necessito de selecção natural nenhuma. Tenho veterinários e testes, para me assegurarem da saúde e robustez dos animais.

Porque é que um cachorro que tem de ser reanimado porque aspirou fluídos, ou demorou tempo demais a passar o canal de parto, ou nasceu prematuro, será uma menos valia para a raça?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo out 30, 2011 9:00 pm

É apenas uma questão que coloco e a que não respondo.

Porque estão longe de esgotadas as anomalias que certos criadores fazem às suas raças - pex. darem preferência a animais atarracados, incapazes de sobreviverem nas funções para as quais foram criados, mas mais vendáveis...
Quanto mais pequeno, melhor.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo out 30, 2011 9:45 pm

Porque não abrem um novo tópico sobre o tema e deixam este em paz?

Este tópico é sobre a ninhada da cadela do Rafeirinhos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Praziquantel
Membro Veterano

domingo out 30, 2011 10:09 pm

Cá temos a aisd a falar daquele documentario da BBC, que é tão isento como um politico a falar de si mesmo.
aisd Escreveu:É apenas uma questão que coloco e a que não respondo.

Porque estão longe de esgotadas as anomalias que certos criadores fazem às suas raças - pex. darem preferência a animais atarracados, incapazes de sobreviverem nas funções para as quais foram criados, mas mais vendáveis...
Quanto mais pequeno, melhor.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo out 30, 2011 10:35 pm

As mães sabem sempre. Algumas vezes até conseguimos salvá-los mas apenas lhes prolongamos um pouco mais a vida. Há problemas que conseguem superar com a nossa ajuda, outros nem por isso. Ainda há pouco tempo soube de um caso de um gatinho, único sobrevivente de uma ninhada que a mãe abandonou. Magríssimo, com os olhos super inchados, tiveram de ser retirados ambos. Algum tempo depois adoeceu, foi testado, era FELV positivo, e acabou por ter de ser eutanasiado com uma peritonite sem hipótese de tratamento. A mãe dele sabia... pudessemos nós adivinhar, não é? Porque as mães abandonam quando ELAS não podem fazer nada...

Eu sugiro que peça necrópsia, se puder, para saber porque é que essa cadelinha morreu... e se puder, peça ao veterinário que examine os cachorros, a ver se realmente estão todos bem. Repare que eram 9, e 3 nasceram mortos ou morreram pouco depois.

Mas lamento imenso a sua perda, sei bem o que dói perder bebés e animais frágeis, ligamo-nos muito mais a eles. Um abraço!
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Tumbleweed
Membro Veterano

domingo out 30, 2011 11:08 pm

As mães não sabem sempre coisa nenhuma.

Já vi cadelas a lavar e ajeitar os filhos mortos durante horas, até as conseguirem distrair para os tirar; como também já vi cadelas fugir de ninhadas inteiras perfeitamente saudáveis e a chorar com fome, e terem de ser agarradas para deixar os cachorros mamar.

Já vi cadelas que assim que os cachorros começam a andar, deixam de lhes ligar; e cadelas que parecem um bar com patas, com uma ninhada de cachorros com 8 semanas agarrados a mamar, e que ainda os limpam como se eles fossem recém-nascidos.

Não se pode meter tudo no mesmo saco, e achar que são instintos e que são iguais para todas as cadelas.
Praziquantel
Membro Veterano

domingo out 30, 2011 11:48 pm

Chamarrita Escreveu:As mães sabem sempre !
Ah sim ?

Quando se viram e esmagam as crias ? Ou quando as comem ? Ou quando de viram a elas ?

Se só tratou de um cão ou dois por favor não generalize.Induz as pessoas em erro
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda out 31, 2011 12:14 am

Praziquantel Escreveu:
Ah sim ?

Quando se viram e esmagam as crias ? Ou quando as comem ? Ou quando de viram a elas ?

Se só tratou de um cão ou dois por favor não generalize.Induz as pessoas em erro
nem todas são "brilhantes", mas o acidente não é a regra.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Praziquantel
Membro Veterano

segunda out 31, 2011 12:34 am

contradiz-se a si mesma :o
Chamarrita Escreveu: nem todas são "brilhantes", mas o acidente não é a regra.
Chamarrita
Membro Veterano

segunda out 31, 2011 12:35 am

pronto... quase sempre... :?
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda out 31, 2011 11:23 am

E como estão os garotos, Rafeirinhos? :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Responder

Voltar para “Cães”