WaterMonitor Escreveu:Concordo. É como o pó-de-talco. Só naquilo a que chamamos "emergência de cocó".
Estamos na exposição, o animal faz e fica sujo e ... tem mesmo que ser.
Acreditem ou não, já me aconteceu numa Mundial. Quem me salvou foi uma criadora amiga que encheu o rabo do meu bebé de po-de-talco, deixou secar, cardou e no fim aplicou shampoo seco.
Não sei se sabiam, mas nós nos Persas e Exóticos não podemos apresentar abaixo da perfeição: um cheiro, um bocadinho de pêlo amarelado, uma pontinha com o shampoo mal tirado, e levamos uma reprimenda. Ainda por cima na Europa somos nós os portugueses, a par com espanhóis e italianos que mais fama temos em termos de apresentação de excelência.
Nos gatos, sei que é assim uma coisa. Uso nos cães, algumas dicas que aprendi com uma amiga dos gatos.
Detesto qdo me aparece um cão para tosquiar cheio de pó de talco, aquilo empapa-me as lâminas todas

. Sim, ou isso ou vomitam-se no carro, e depois o que fazer certo? Pó de talco, ou champô seco. Emergências...
Até nós começar-mos a apresentar cães de água, a maioria dos cães que apareciam nas expos, vinham quase saídos do canil. Agora já se começa a exigir algum trato nos exemplares, afinal são expos de beleza. Não podemos ter Miss Portugal, com depilação por fazer, acabadas de sair da cama e não tomando banho há 15 dias. É impensável! Como tal, os nossos cães de expos, apesar de terem vida de cão, tal como todos os cães de companhia (que é o que são na maioria dos casos), não podem aparecer numa expo nada menos que perfeitos. E se aqueles pêlos dão trabalho! Já passei muitas noites a preparar cães...
Ainda hoje, as minhas meninas, apesar de já não frequentarem os ringues, são tratadas como se fossem. Banhinhos semanais, ou quinzenais, dependendo do trabalho que tenho. Mas se não há banho há pelo menos a escovagem. Depois, nessa altura, dou os acertos que tenho de dar e assim, mantém-se bonitas, e escuso de ter tanto trabalho de uma só vez.
A ideia dos Workshops é essa mesma. Hoje em dia, os cães vivem connosco, dentro das nossas casas, em contacto com a nossa família, filhos etc.
Vejo muitas vezes pessoas que compram cães, informam-se de tudo, menos do pêlo. Não chega ir à tosquia ou ao banho duas vezes por ano e rapidamente as pessoas chegam a essa conclusão, têm necessidade de mais trato do que inicialmente pensaram. E nessa altura, lembram-se de ir à Pet Shop ou ao Vet pedir auxilio. Mas nem os Vets, nem as os empregados de balcão sabem, e limitam-se a vender e aconselhar aquilo que a maioria das pessoas compra. E então, as pessoas chegam a ter coleções de coisas em casa, que não lhes serve para nada.
A ideia é ensinar às pessoas o que comprar e como usar, e fazerem a manutenção correcta em casa.Para quando chegar a altura de ir ao cabeleireiro, saberem o que querem, como querem e poderem ter o que querem. Porque qdo o pêlo está em mau estado...que é muito frequente, não há mais nada a fazer se não rapar...
Depois, não há ninguém que até hoje, se tenha chegado à frente para ajudar estas pessoas nesse sentido e sinto que há essa necessidade. Tenho feito isso nos foruns, por pm, mas ver é diferente.