Workshop de grooming

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mfpuscas
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 4:29 pm

quarta jan 04, 2012 6:23 pm

IsabelNobre_ Escreveu:
mfpuscas Escreveu:alguém aqui me sabe dizer se aqueles produtos para uma espécie de limpeza a seco, espumas e etc servem de alguma coisa ou é só chover no molhado?
Eu não gosto, acho q servem para uma emergência, só e apenas. Deixam resíduos no pêlo, e eu acho q não se deve de deixar resíduos de nada no pêlo. Espumas então, é para esquecer blhac, detesto isso. :lol:
Eu tenho uma liquida mas nao me parece que faça grande coisa. Foi mesmo desperdício. Em grande parte só comprei porque o meu vet disse que o Ken não precisava de tomar banho, só se estivesse imundo :?
JOtme
Membro
Registado: quarta ago 04, 2010 2:05 pm

quarta jan 04, 2012 6:42 pm

kittten Escreveu:
JOtme Escreveu:alguém poderá informar de qual a escova/pente(não sei mesmo) mais adequada para um cão de pelo curto e sem sub-pelo....?
Obrigado
Eu para a minha que quase não tem pelo uso uma camurça parecida com aquelas de limpar os vidros dos carros e não uso mais nada, além de um bom shampoo é claro.

Para este tamanho de pelo

Imagem
Obrigado pela resposta kitten :D
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quarta jan 04, 2012 6:48 pm

Desculpem lá, tenho uma dúvida daquelas mesmo de newbie e se calhar é um pouco offtopic :oops: : li aqui users a dizer que dão banho de 15 em 15 dias ou 3 em 3 semanas. Isso é aconselhável? Ou só será se usarmos o champô certo?

Oiço que dar muito banho tira o sebo do pêlo do cão e que isso pode ser prejudicial mas por outro lado também oiço que certas raças têm de tomar banhos com alguma regularidade.
Eu estou assumir que desde que se use um bom champô (e aqui a questão tambem é o que é um bom champô), é seguro dar 1 banho por mês +/-.
Por exemplo, o veterinário do meu cão diz para usar um champô para bébés (tipo Johnson) do que Friskies, por ter Ph neutro e não ter quimicos que irritam a pele. Até que ponto esta afirmação é válida?
Última edição por lsgl em quarta jan 04, 2012 7:01 pm, editado 1 vez no total.
mfpuscas
Membro Veterano

quarta jan 04, 2012 6:50 pm

kittten Escreveu:
JOtme Escreveu:alguém poderá informar de qual a escova/pente(não sei mesmo) mais adequada para um cão de pelo curto e sem sub-pelo....?
Obrigado
Eu para a minha que quase não tem pelo uso uma camurça parecida com aquelas de limpar os vidros dos carros e não uso mais nada, além de um bom shampoo é claro.
Será que poderia por uma foto duma camuça desse genero?
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
quarta jan 04, 2012 6:52 pm

WaterMonitor Escreveu:Concordo. É como o pó-de-talco. Só naquilo a que chamamos "emergência de cocó". :lol: :lol: :lol:

Estamos na exposição, o animal faz e fica sujo e ... tem mesmo que ser.

Acreditem ou não, já me aconteceu numa Mundial. Quem me salvou foi uma criadora amiga que encheu o rabo do meu bebé de po-de-talco, deixou secar, cardou e no fim aplicou shampoo seco.

Não sei se sabiam, mas nós nos Persas e Exóticos não podemos apresentar abaixo da perfeição: um cheiro, um bocadinho de pêlo amarelado, uma pontinha com o shampoo mal tirado, e levamos uma reprimenda. Ainda por cima na Europa somos nós os portugueses, a par com espanhóis e italianos que mais fama temos em termos de apresentação de excelência.
Nos gatos, sei que é assim uma coisa. Uso nos cães, algumas dicas que aprendi com uma amiga dos gatos.
Detesto qdo me aparece um cão para tosquiar cheio de pó de talco, aquilo empapa-me as lâminas todas :? . Sim, ou isso ou vomitam-se no carro, e depois o que fazer certo? Pó de talco, ou champô seco. Emergências...
Até nós começar-mos a apresentar cães de água, a maioria dos cães que apareciam nas expos, vinham quase saídos do canil. Agora já se começa a exigir algum trato nos exemplares, afinal são expos de beleza. Não podemos ter Miss Portugal, com depilação por fazer, acabadas de sair da cama e não tomando banho há 15 dias. É impensável! Como tal, os nossos cães de expos, apesar de terem vida de cão, tal como todos os cães de companhia (que é o que são na maioria dos casos), não podem aparecer numa expo nada menos que perfeitos. E se aqueles pêlos dão trabalho! Já passei muitas noites a preparar cães...
Ainda hoje, as minhas meninas, apesar de já não frequentarem os ringues, são tratadas como se fossem. Banhinhos semanais, ou quinzenais, dependendo do trabalho que tenho. Mas se não há banho há pelo menos a escovagem. Depois, nessa altura, dou os acertos que tenho de dar e assim, mantém-se bonitas, e escuso de ter tanto trabalho de uma só vez.

A ideia dos Workshops é essa mesma. Hoje em dia, os cães vivem connosco, dentro das nossas casas, em contacto com a nossa família, filhos etc.
Vejo muitas vezes pessoas que compram cães, informam-se de tudo, menos do pêlo. Não chega ir à tosquia ou ao banho duas vezes por ano e rapidamente as pessoas chegam a essa conclusão, têm necessidade de mais trato do que inicialmente pensaram. E nessa altura, lembram-se de ir à Pet Shop ou ao Vet pedir auxilio. Mas nem os Vets, nem as os empregados de balcão sabem, e limitam-se a vender e aconselhar aquilo que a maioria das pessoas compra. E então, as pessoas chegam a ter coleções de coisas em casa, que não lhes serve para nada.
A ideia é ensinar às pessoas o que comprar e como usar, e fazerem a manutenção correcta em casa.Para quando chegar a altura de ir ao cabeleireiro, saberem o que querem, como querem e poderem ter o que querem. Porque qdo o pêlo está em mau estado...que é muito frequente, não há mais nada a fazer se não rapar...
Depois, não há ninguém que até hoje, se tenha chegado à frente para ajudar estas pessoas nesse sentido e sinto que há essa necessidade. Tenho feito isso nos foruns, por pm, mas ver é diferente.
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
JOtme
Membro
Registado: quarta ago 04, 2010 2:05 pm

quarta jan 04, 2012 7:01 pm

mfpuscas Escreveu:
kittten Escreveu:
Obrigado
Será que poderia por uma foto duma camuça desse genero?
encontrei uma imagem mas é num gato....mas o pano deve ser o mesmo veja aqui: http://www.chartreux-online.com/cuidados.htm

Ao fundo da página tem lá duas fotos
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

quarta jan 04, 2012 9:04 pm

Sim, é o que está nas imagens, isto http://www.pixmania.com/pt/pt/1260174/a ... ral-t.html
Última edição por kittten em quarta jan 04, 2012 9:33 pm, editado 1 vez no total.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
mfpuscas
Membro Veterano

quarta jan 04, 2012 9:18 pm

kittten Escreveu:Sim, é o que está nas imagens, isto Imagem
Engraçado, nunca me tinham falado nisto.
Hei-de experientar
Obrigado :D
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quinta jan 05, 2012 9:00 am

Minuxa Escreveu:
IsabelNobre_ Escreveu:
JackCocker Escreveu:
Minuxa Escreveu: Tenho exactamente a mesma duvida, mas para o pelo do cocker!
Não sei qual das duas é a indicada :?
Para a Minuxa, na minha opinião, nenhum deles se aplica.
Tenho o de 20 e 26 laminas.
Para o Cocker, são as indicadas sim. ;)
Obrigada :wink:
Qualquer uma das duas se aplica?
Qual é a importância do espaçamento entre as laminas?
A pequena têm 3 mm e a grande tem 5 mm, qual é a melhor?
Provavelmente estas não têm grande qualidade, mas já devem servir para ganhar alguma prática.
Isabel, desculpe insistir, mas qual devo comprar?
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
JackCocker
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 11:08 am

quinta jan 05, 2012 9:40 am

Of Topic e desabafo
JOtme Escreveu: encontrei uma imagem mas é num gato....mas o pano deve ser o mesmo veja aqui: http://www.chartreux-online.com/cuidados.htm

Reconheço que são muito bonitos estes Chartreux... mas não consigo gostar de gatos.... :oops: :evil: :evil:

O meu Jack ontem apareceu com a bola a perdir-me para ir brincar. Tem todos valores que prezo num animal e fazem falta a muitas pessoas...
E o gato?! Cospem bolas de pêlo!!! Ok.. "oh pá...prontes" nunca tive um gato.. Deve ser por isso que lhe reconheço virtudes.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quinta jan 05, 2012 9:50 am

JackCocker Escreveu:Of Topic e desabafo
JOtme Escreveu: encontrei uma imagem mas é num gato....mas o pano deve ser o mesmo veja aqui: http://www.chartreux-online.com/cuidados.htm

Reconheço que são muito bonitos estes Chartreux... mas não consigo gostar de gatos.... :oops: :evil: :evil:

O meu Jack ontem apareceu com a bola a perdir-me para ir brincar. Tem todos valores que prezo num animal e fazem falta a muitas pessoas...
E o gato?! Cospem bolas de pêlo!!! Ok.. "oh pá...prontes" nunca tive um gato.. Deve ser por isso que lhe reconheço virtudes.
No dia em que conviveres com um gato, vais perceber as virtudes!
A principal diferença que encontro para além da independência do gato, é que o cão tem que ser ensinado, enquanto o gato aprende só pela observação… o que muitas vezes é uma chatice :evil: . O raio do bichano aprendeu sozinho a fazer tudo e mais alguma coisa, abre gavetas, portas, torneiras e só não abre os estores porque não são eléctricos… e também vai buscar as coisas para brincar com os donos.
Também pedem e dão miminhos, são extremamente elegantes em tudo o que fazem.
Eu não sei viver sem cão e gato em casa :P
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta jan 05, 2012 9:51 am

Minuxa, a IsabelNobre já tinha respondido
IsabelNobre_ Escreveu:...

Uma delas é, aquele pentezito(ok esqueci-me do nome) que me aconselhou às uns tempos para retirar volume no pêlo da minha menina, é este: http://www.zooplus.es/shop/tienda_perro ... rros/57448

Se é qual dos 2 escolho? ela é de porte pequeno/médio, pelo semi-longo e sem sub-pêlo.

Depende daquilo que pretender, se quer tirar mais pelo usa a com mais dentes, se quer só desbastar usa a com menos dentes.

...
Eu não consigo deixar os meus persas com o pêlo leve. No último banho, depois do desengorduramento, do champô hidratante, do champô para a côr, utilizei o champô e spray textura e volume da Anju B. fiz a secagem com a cardadeira sempre ao contrário do correr do pêlo e mesmo assim a pelagem ficou pesada. O que estarei a fazer mal?
Maria Jo&atilde;o
IsabelNobre_
Membro Veterano
quinta jan 05, 2012 12:56 pm

Minuxa,

Deve de comprar as mesmas que o Jack, 20 ou 26 dentes. As de 26 dentes são mais dificeis de encontrar cá. Acho q o Luis (JackCocker) comprou a dele no Corte Inglês.
Workshops para donos
Isabel
IsabelNobre_
Membro Veterano
quinta jan 05, 2012 12:58 pm

mjoaomarques Escreveu: Eu não consigo deixar os meus persas com o pêlo leve. No último banho, depois do desengorduramento, do champô hidratante, do champô para a côr, utilizei o champô e spray textura e volume da Anju B. fiz a secagem com a cardadeira sempre ao contrário do correr do pêlo e mesmo assim a pelagem ficou pesada. O que estarei a fazer mal?
É muito fácil de perceber, está a usar um champô hidratante ;). Gordura dá peso.
Workshops para donos
Isabel
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta jan 05, 2012 2:06 pm

Nem mais.

mjoaomarques,

Goop com o pêlo seco e em abundância. Shampoo de limpeza tipo Super Cleaning e finalizar com o Crispy Coat.

Atenção, só uso o Crispy para exposição porque seca muito a pele. Estou a recomendar porque o pêlo dos seus é pesado. Se não resultar, aconselhe-se com a Sandra, ela sabe quais os shampoos correctos.

Outra coisa que pode estar a acontecer é eles terem demasiados dominantes e isso faz com que o pêlo pareça pesado e caído. Mas aí não sou ninguém para aconselhar porque detesto depilar, é uma seca sem limite. :D
Responder

Voltar para “Cães”