Treino Positivo... explicação do nome!!!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Pode usar uns ou outros para todas as coisas, mas sim cada coisa dessas requer um treino diferente, tradicional ou positivo... eu não treino cães de outras pessoas para obedience, nem nenhuma competição, tento resolver problemas de comportamento, para que os donos tenham cães educados...
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
Só uma curiosidade: no treino tradicional também existe o reforço positivo e o castigo negativo? Ou é só castigo positivo e reforço negativo?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Sim, no treino dito tradicional usam os quatro quadrantes, dai o nome tradicional usa-se as quatro formas de reduzir ou aumentar a frequência dos comportamentos.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
E mais uma vez eu relembro que não se pode pôr no mesmo saco todos os tipos de situações e treino.
Uma coisa é treinar "normalmente" um cão, o treino cívico como já aqui foi referido, ou mesmo de de alta competição, é por norma utilizado o reforço positivo, os cães adoram trabalhar, e não necessitam de ser castigados para o fazer, antes pelo contrário.
Outra coisa são casos limites de animais que estão a "centímetros" da seringa com eutasil, casos de animais agressivos cujos donos não estão dispostos a esperar muito mais tempo para ter um cão sociável, e em que a solução imediata é a eutanásia, o abandono num qualquer canil, ou simplesmente o abandono na rua. Nestas situações é muito complicado utilizar métodos morosos como os "positivos" para alteração de um comportamento indesejável, a grande maioria dos donos não quer ou não pode simplesmente esperar pelos resultados desse método.
Uma coisa é treinar "normalmente" um cão, o treino cívico como já aqui foi referido, ou mesmo de de alta competição, é por norma utilizado o reforço positivo, os cães adoram trabalhar, e não necessitam de ser castigados para o fazer, antes pelo contrário.
Outra coisa são casos limites de animais que estão a "centímetros" da seringa com eutasil, casos de animais agressivos cujos donos não estão dispostos a esperar muito mais tempo para ter um cão sociável, e em que a solução imediata é a eutanásia, o abandono num qualquer canil, ou simplesmente o abandono na rua. Nestas situações é muito complicado utilizar métodos morosos como os "positivos" para alteração de um comportamento indesejável, a grande maioria dos donos não quer ou não pode simplesmente esperar pelos resultados desse método.
Última edição por TheOne em segunda jan 23, 2012 11:34 pm, editado 1 vez no total.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Pois, é o que tenho tentado explicar muitas vezes... 

<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm
E eu acrescentaria a esta lista de situações uma outra: a dos donos de PPs que devido a todas as condicionantes que envolvem a posse de um dos magnificos 7, não terem grande margem de manobra para perder tempo com reforços positivos em situações de " pisar o risco".TheOne Escreveu:E mais uma vez eu relembro que não se pode pôr no mesmo saco todos os tipos de situações e treino.
Uma coisa é treinar "normalmente" um cão, o treino cívico como já aqui foi referido, ou mesmo de de alta competição, é por norma utilizado o reforlo positivo, os cães adoram trabalhar, e não necessitam de ser castigados para o fazer, antes pelo contrário.
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista
Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista
Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu
Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender
Martin Niemöller
Depois, levaram-me a mim
Martin Niemöller
E não só, eu já demonstrei por A+B que há situações em que a palmada na hora funciona melhor do que N biscoitos ou "treinamentos positivos"...NicaJunior Escreveu:E eu acrescentaria a esta lista de situações uma outra: a dos donos de PPs que devido a todas as condicionantes que envolvem a posse de um dos magnificos 7, não terem grande margem de manobra para perder tempo com reforços positivos em situações de " pisar o risco".TheOne Escreveu:E mais uma vez eu relembro que não se pode pôr no mesmo saco todos os tipos de situações e treino.
Uma coisa é treinar "normalmente" um cão, o treino cívico como já aqui foi referido, ou mesmo de de alta competição, é por norma utilizado o reforlo positivo, os cães adoram trabalhar, e não necessitam de ser castigados para o fazer, antes pelo contrário.
Voltamos ao que disse a Babaorum, é por nunca se poder contrariar e "complicar" a vida aos meninos, que vemos o que vemos na nossa sociedade...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
-
- Membro Veterano
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Opa... Mas é exactamente o que penso... Enfim... Foi o que tentei dizer, agora digam-me onde é que eu disse que reprovava este metodo... Enfim... JA tou cansada de dizer sempre a mesma coisa... Bah!!!
<p>Joana Gonçalves</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm
JoanaGoncalves Escreveu:Opa... Mas é exactamente o que penso... Enfim... Foi o que tentei dizer, agora digam-me onde é que eu disse que reprovava este metodo... Enfim... JA tou cansada de dizer sempre a mesma coisa... Bah!!!

Primeiro, levaram os comunistas
Depois, levaram-me a mim
Martin Niemöller
Depois, levaram-me a mim
Martin Niemöller
-
- Membro Veterano

<p>Joana Gonçalves</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
os cães não são todos iguais, logo o treino não pode ser todo "chapa 5"! simples como isto! 

<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>

<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm
Mas por exemplo, no meu caso uma palmada não resolve em nada, não educa. O meu cão não é por uma palmada que ele muda o comportamento. Alias, a antiga dona dela deu-o porque o achava vingativo e agressivo, porque simplesmente não tinha paciência para ele e devia-lhe andar sempre a bater. Chegaram-me a contar que cada vez que ele se portava mal e ralhavam com ele, o Janay ia logo destruir um objecto dessa pessoa por vingança -.- Ele comigo não faz nada disso e às vezes leva uma palmada e falo mais alto com ele mas sinceramente isso não adianta em nada, por isso é que quero eliminar isso da minha relação com ele, só que é uma questão social: desde pequenina que tenho como exemplo o metodo tradicional, pois quase toda a gente o usa. Mas fui percebendo que isso não resulta com o meu cão e tenho essa consciência. E não percebo como se podem tratar cães com agressividade pelo método tradicional, pois acho que ainda piora as coisas (tenho o exemplo no meu cão). Vou dar outro exemplo: quando ele veio para minha casa não tinha qualquer tipo de educação, nunca tinha sido treinado, e achava que tinha que ser bastante rigida com ele, ao ponto de quando ele apanhava alguma coisa (chinelo, guardanapo, etc) eu andava a correr atrás dele e dava-lhe uma palmada porque ele me rosnava e depois queria morder, mudei o meu comportamento e hoje em dia dou-lhe um biscoito e ele larga e mudou muito, pois já não mostra a agressividade por posse que mostrava.
Sara
Sara
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm
Eu acho que as pessoas confundem uma palmada educativa com maus-tratos e negligência...
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm
Eu tambem acho que há muita confusão à mistura.
Quando eu passeio os meus cães, não vou atrelada com o saco dos biscoitos.
E volta e meia, quando o meu cão, diga-se Husky, se decide a não ouvir ninguém e desatar com o nariz colado ao chão a tentar que a trela aumente de comprimento, nada mais eficaz que uma palmada no rabo para o chamar de volta à realidade.
Contudo, tudo o que ele aprendeu foi à custa do reforço positivo.
Ele senta, dá a pata, faz um 8 debaixo das pernas, salta ao meu peito e por aí fora.
Mas na hora de o chamar de volta à realidade, e dado que eu não ando com salsichas atrás de mim, a palmada faz maravilhas.
Ah, e não é por isso que ele é um traumatizado.
E também há palmadas e palmadas. Aquelas que com elas eles nunca mais voltam a prevaricar, e aquelas que servem só para marcar determinado comportamento na hora e parar com o mesmo
Quando eu passeio os meus cães, não vou atrelada com o saco dos biscoitos.
E volta e meia, quando o meu cão, diga-se Husky, se decide a não ouvir ninguém e desatar com o nariz colado ao chão a tentar que a trela aumente de comprimento, nada mais eficaz que uma palmada no rabo para o chamar de volta à realidade.
Contudo, tudo o que ele aprendeu foi à custa do reforço positivo.
Ele senta, dá a pata, faz um 8 debaixo das pernas, salta ao meu peito e por aí fora.
Mas na hora de o chamar de volta à realidade, e dado que eu não ando com salsichas atrás de mim, a palmada faz maravilhas.
Ah, e não é por isso que ele é um traumatizado.
E também há palmadas e palmadas. Aquelas que com elas eles nunca mais voltam a prevaricar, e aquelas que servem só para marcar determinado comportamento na hora e parar com o mesmo