lembrei me de outra!
- dois senhores idosos, aqui em iVila Real, falavam sobre cães. chegaram à conclusão que o Labrador é o preto, e o castanho é uma raça diferente que é o lavrador... deve ser por causa da terra!

Moderador: mcerqueira
Ah não, mas eu tenho supostamente uma pessoa na família que morreu assim! Uma tia-avó da minha avó ou algo do género. Por isso é que não devemos encostar o rosto aos animais ou mexer muito neles, porque se engolires um pelo... capute!!!jujubele Escreveu:E aquela que se engolirmos ou inspirarmos um pelo de cão ou de gato podemos morrer?
Depois vem logo com historias de pessoas conhecidas que morreram por causa disso.....![]()
Uma velhota também me disse isso recentemente. E que a tia-avó dela tinha morrido por causa disso: um pêlo num fígado !! Dada a idade da senhora e consequentemente da tia-avó, parece-me altamente improvável! Afinal, como é que descobriram isso?? Autópsia naquela altura?!?! Não creio!...marianamar Escreveu:Ah não, mas eu tenho supostamente uma pessoa na família que morreu assim! Uma tia-avó da minha avó ou algo do género. Por isso é que não devemos encostar o rosto aos animais ou mexer muito neles, porque se engolires um pelo... capute!!!jujubele Escreveu:E aquela que se engolirmos ou inspirarmos um pelo de cão ou de gato podemos morrer?
Depois vem logo com historias de pessoas conhecidas que morreram por causa disso.....![]()
A hidatidose é provocada por várias espécies de helmintes do género Echinococcus, sobretudo o Echinococcus granulosus este é um verme platelminte do grupo dos cestodes, com corpo em forma de fita e segmentado, hermafrodita, alcançando no seu estado adulto entre 3 a 6 mm de comprimento. Este helminte tem um ciclo biológico complexo, no qual o ser humano apenas constitui um hospedeiro acidental.
O Echinococcus granulosus vive naturalmente como parasita no intestino de cães e canídeos selvagens, como os lobos, chacais e dingos, fixando-se à mucosa através dos ganchos e ventosas que tem na sua cabeça ou escólex. Os vermes adultos põem regularmente enormes quantidades de ovos que os canídeos infestados eliminam através das suas fezes, contaminando os solos e os vegetais, mas também os seus focinhos e pêlos.