Veterinario

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

quinta fev 23, 2012 10:42 pm

pelosanimais Escreveu:é obvio que não lhes interessa cobrar 30€ por consulta pois por isso teriam de pagar 23% de IVA pois é um acto médico, cobrando 30€ só pelas vacinas apenas tem de pagar 6% de IVA.
Muito curioso este ponto, nunca me tinha ocorrido.

De facto parece-me falta de honestidade dar a entender aos clientes que o preço das vacinas não inclui consulta.

Mas há de facto veterinários que não cobram sempre consulta. Por exemplo, nas consultas de acompanhamento não pago e às vezes nessas idas ao veterinário saio sem ter de comprar medicação ou o quer que seja na clínica. Questiono-me como pode obtém lucro nestes casos. Será inflacionando os preços em geral para compensar?
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

quinta fev 23, 2012 10:45 pm

JosephM Escreveu:
pelosanimais Escreveu:é obvio que não lhes interessa cobrar 30€ por consulta pois por isso teriam de pagar 23% de IVA pois é um acto médico, cobrando 30€ só pelas vacinas apenas tem de pagar 6% de IVA.

O que o praziquantel diz (e com toda a razão) é que se incorpora em grande parte das clinicas a consulta no preço de vacinação, sendo mais "transparente" ou não essa é a realidade, agora vir falar de taxas de IVA???
A vacinação ao contrário do que se diz É UM ACTO MÉDICO, logo deve ser taxado a 23% de IVA.
Claro que é joseph...a questão que se coloca é que esses veterinarios que oferecem consultas, que oferecem exames não me parecem estar pelo que se diz neste tópico a cobrar actos médicos...mas somente medicamentos que são cobrados a 6%. E mais dá para entender que as vacinas não são acto de vacinação, mas sim venda de uma vacina. Daí a jogada de IVAS a 6%
Praziquantel
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 10:49 pm

È um acto correcto quando por ex, se faz uma visita para tirar pontos de uma cirurgia ou ver o acompanhamento pós operatório, não cobrar. Aí estará incluido tudo no preço.

Um exemplo. Uma esterilização de uma gata é num veterinario a 120 euros. E noutro é 80 euros.

Parece fácil decidir, certo ?

E se disser que no vet de 80 euros cobram mais 35 euros de painel anestesico, 25 de medicação e depois na visita seguinte cobram 30 euros de um penso ?

lsgl Escreveu:
Mas há de facto veterinários que não cobram sempre consulta. Por exemplo, nas consultas de acompanhamento não pago e às vezes nessas idas ao veterinário saio sem ter de comprar medicação ou o quer que seja na clínica. Questiono-me como pode obtém lucro nestes casos. Será inflacionando os preços em geral para compensar?
pelosanimais
Membro Veterano
Registado: sexta nov 28, 2008 1:09 pm

quinta fev 23, 2012 10:52 pm

Praziquantel Escreveu:
Olhe..muito bem dito.

Mas pelos animais...parte do principio que esses beneméritos passam todos fatura ?

Neste campo compete sempre ao cliente quando paga pedir factura pois as clinicas são obrigadas a faze-lo. Agora se em dez 2 não pedirem sempre é lucro se a clinica não quiser facturar.
pelosanimais
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 10:56 pm

Praziquantel Escreveu:È um acto correcto quando por ex, se faz uma visita para tirar pontos de uma cirurgia ou ver o acompanhamento pós operatório, não cobrar. Aí estará incluido tudo no preço.

Um exemplo. Uma esterilização de uma gata é num veterinario a 120 euros. E noutro é 80 euros.

E se disser que no vet de 80 euros cobram mais 35 euros de painel anestesico, 25 de medicação e depois na visita seguinte cobram 30 euros de um penso ?

lsgl Escreveu:

Exactamente.
lsgl
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 11:02 pm

Esclarecida.

Já agora outra questão acerca da facturação.
É normal um veterinário ter de passar recibo verde pelos actos médicos (pequenas cirurgias, cirurgias e actos equivalentes) em vez da factura habitual?
O meu fez isso quando o meu cão fez uma destartarização mas já não fez quando ele teve de fazer uma pequena cirurgia para fechar a terceira pálpebra para sarar uma úlcera na córnea. Na altura não pensei nisto mas agora parece-me estranho.
Praziquantel
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 11:05 pm

lsgl Escreveu:Esclarecida.

É normal um veterinário ter de passar recibo verde pelos actos médicos (pequenas cirurgias, cirurgias e actos equivalentes) em vez da factura habitual?
O meu fez isso quando o meu cão fez uma destartarização mas já não fez quando ele teve de fazer uma pequena cirurgia para fechar a terceira pálpebra para sarar uma úlcera na córnea. Na altura não pensei nisto mas agora parece-me estranho.
Nâo faço ideia...se se trata de uma empresa passa-se factura, recibos verdes quanto muito será um veterinário em prestação de serviço a passar a uma clinica. dessa forma nunca ouvi falar.Como toda a gente com que trabalho é efectiva e sou contra tarefeiros...
lsgl
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 11:07 pm

Praziquantel Escreveu: Nâo faço ideia...se se trata de uma empresa passa-se factura, recibos verdes quanto muito será um veterinário em prestação de serviço a passar a uma clinica. dessa forma nunca ouvi falar.Como toda a gente com que trabalho é efectiva e sou contra tarefeiros...
Pois mas o veterinário em questão é o Director Clinico da clinica portanto não percebo a vantagem para ele ou para a clinica.
pelosanimais
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 11:21 pm

lsgl Escreveu:Esclarecida.

Normalmente o médico passa recibo verde sobre o valor do trabalho à clinica se for lá para fazer algum serviço esporádicamente depois a clinica paga ao médico e cobra aos clientes passando a factura.

se for fazer uma tosquia por exemplo a um particular deve exigir um recibo verde se feito numa clinica ai deve ser a factura voltando novamente o tosquiador passa recibo verde à clinica e a clinica passa factura ao cliente
lsgl
Membro Veterano

quinta fev 23, 2012 11:32 pm

pelosanimais Escreveu: Normalmente o médico passa recibo verde sobre o valor do trabalho à clinica se for lá para fazer algum serviço esporádicamente depois a clinica paga ao médico e cobra aos clientes passando a factura.

se for fazer uma tosquia por exemplo a um particular deve exigir um recibo verde se feito numa clinica ai deve ser a factura voltando novamente o tosquiador passa recibo verde à clinica e a clinica passa factura ao cliente
O que diz faz todo o sentido mas o que me sucedeu foi que o proprietário da clinica em vez de ter a clinica a passar-me a factura, decidiu antes passar o recibo verde e dar-me como factura (foi ele quem fez a cirurgia). Parece-me simplesmente estranho e na altura não me ocorreu questionar.
Argguida
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 12:18 pm

sexta fev 24, 2012 12:30 pm

Praziquantel Escreveu:È um acto correcto quando por ex, se faz uma visita para tirar pontos de uma cirurgia ou ver o acompanhamento pós operatório, não cobrar. Aí estará incluido tudo no preço.Um exemplo. Uma esterilização de uma gata é num veterinario a 120 euros. E noutro é 80 euros.

lsgl Escreveu:
No que coloquei a bold no meu vet não é assim ou, pelo menos, não o foi o ano passado em que um dos meus canitos foi operado a um lipoma ENORME. De dada vez que lá íamos fazer o penso e/ou tirar alguns pontos, sempre pagámos. :cry:

Quanto às consultas dependendo das situações, umas vezes pago outras não.

Quando foi do Martim em que chegámos a lá ir todas as semanas e às vezes mais do que uma vez por semana, não pagávamos consulta. Só os exames/medicamentos.

Ontem por exemplo tive de lá ir com a Maria e, para além dos exames que fez (rx, análises) paguei consulta.

No que diz respeito às vacinas, em Dezembro fui lá com a Maria e a Xiquinha (esta última acabada de adoptar e com análises ainda feitas no hotel). A Maria levou as vacinas e antes obviamente foi toda vista assim como a Xiquinha e só paguei as vacinas da Maria e nada mais. A Xiquinha já tinha sido vacinada no hotel. :wink: :wink:
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sexta fev 24, 2012 5:58 pm

Ah bom aprendi aqui cosas novas.
Não fazia a mínima ideia que no preço das vacinas se encontrava incluído o preço da consulta.

Já agora ajudem-me aqui.
Vou dar 2 exemplos: Se for ao veterinário para esclarecimento de dúvidas como qual a ração mais indicada, ou se ração x ou y é bom,
ou, por exemplo, se for lá para verificar se existe ou não algum problema no canal auditivo em que inclusive se faz uma limpeza com determinado liquido para verificação, ou para verificação de possibilidade de problema de pele (todos os ditos "testes" tanto para descoberta de possível problema canal auditivo ou no caso do problema de pele eram inexistentes fruto da imaginação). Estes 3 exemplos contam como consultas?

O único problema de saúde da minha menina, foi uma simples alergia na pele, em que paguei a medicação, desparasitante 'especial', champô específico(por opção minha pois não era estritamente necessário) , e a consulta.
De resto paguei consulta na época das vacinas(coisa que eu não sabia, mas pronto, fiquei muito contente por ter aprendido, fico-vos muito agradecida)
Praziquantel
Membro Veterano

sexta fev 24, 2012 11:16 pm

Não vai estar a ocupar tempo com perguntas especificas e a ocupar uma slot de consulta ?

Vai, por isso deve pagar consulta.

As pessoas têm uma ideia curiosa dos veterinarios. Um médico de humana cobra consulta por isso, um advogado idem aspas, um gestor, um solicitador...porque um veterinário não devia ?

Todos têm contas a pagar.
ReginaVieira Escreveu:Ah bom aprendi aqui cosas novas.
Não fazia a mínima ideia que no preço das vacinas se encontrava incluído o preço da consulta.

Já agora ajudem-me aqui.
Vou dar 2 exemplos: Se for ao veterinário para esclarecimento de dúvidas como qual a ração mais indicada, ou se ração x ou y é bom,
ou, por exemplo, se for lá para verificar se existe ou não algum problema no canal auditivo em que inclusive se faz uma limpeza com determinado liquido para verificação, ou para verificação de possibilidade de problema de pele (todos os ditos "testes" tanto para descoberta de possível problema canal auditivo ou no caso do problema de pele eram inexistentes fruto da imaginação). Estes 3 exemplos contam como consultas?

O único problema de saúde da minha menina, foi uma simples alergia na pele, em que paguei a medicação, desparasitante 'especial', champô específico(por opção minha pois não era estritamente necessário) , e a consulta.
De resto paguei consulta na época das vacinas(coisa que eu não sabia, mas pronto, fiquei muito contente por ter aprendido, fico-vos muito agradecida)
pelosanimais
Membro Veterano

sexta fev 24, 2012 11:27 pm

Quanto a ração acho que não se deve cobrar consulta pois apenas dão uma opinião não tem de "mexer" no cão.

Quanto ao outro acho óbvio que pague consulta pois o médico tem de observar o cão e ainda faz a limpeza, está a praticar um acto médico e tem de cobra-lo.
Praziquantel
Membro Veterano

sexta fev 24, 2012 11:41 pm

pelosanimais Escreveu:Quanto a ração acho que não se deve cobrar consulta pois apenas dão uma opinião não tem de "mexer" no cão. .
A pessoa refere "esclarecimento de dúvidas". Uma coisa é uma pergunta simples sobre ração.....i "esclarecimentos de dúvidas" vi muitos demorarem 20 minutos com pessoas na sala de espera a secar...
Responder

Voltar para “Cães”