Cortar os bigodes aos cães?!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

domingo abr 22, 2012 12:32 pm

Ao meu patudo são cortados bigodes desde sempre 2 a 3 vezes por ano, já lá vão 12 anos, e nunca mudou o seu comportamento. E ele não é tosquiado por motivos estéticos.

Ok, se calhar até muda um pouco de comportamento nos primeiros dias porque as pessoas (tanto na rua como em casa) mimam-no mais quando ele é tosquiado... e ele gosta muito de atenção 8)

Mas no que diz respeito a equilibrios, olfacto, hábitos, etc tudo igual!
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

domingo abr 22, 2012 12:48 pm

Que cortem a bigodaça aos cães, tudo bem. São vossos. Agora que não compreendam para que servem as bigodaças já acho estranho.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo abr 22, 2012 3:50 pm

Argay Escreveu:Que cortem a bigodaça aos cães, tudo bem. São vossos. Agora que não compreendam para que servem as bigodaças já acho estranho.
Talvez a estranheza tenha a ver com o facto de que ninguém disse que não compreende para que servem as bigodaças.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo abr 22, 2012 4:03 pm

Para além de continuar a achar que, se a natureza pôs bigodes nos focinhos dos cães, e se a evolução os manteve, é porque lá terá as suas razões, atestadas pelos excertos postados pela Floripes, lá terei de dizer o evidente, a saber:

Quem quiser depilar-se, faça-o à vontade. É uma questão de estética (não de higiene, que essa faz-se de outra maneira) e está a fazer isso com o seu próprio corpo. Já no corte dos bigodes, não me parece que os cães tenham voto na matéria.

Não vejo razão para uma tosquia ter de incluir os bigodes. Tosquio um gato meu no Verão e os bigodes ficam intactos, bem como todo o pêlo da cabeça. A ideia não é o gato ficar bonito, é ficar mais fresco. Logo, cortam-se os bigodes aos cães por uma questão de gosto dos donos e por uma questão de preguiça dos tosquiadores. Se os bigodes se sujam, limpem-nos.

Por último, comparar o corte de bigodes, que é feito pelas razões acima, com a castração de animais, que se destina, para além de razões de saúde e menor sofrimento dos próprios, a evitar que venham mais canimaisnindesejados ao mundo, não lembra ao diabo.
GSfanatic
Membro Veterano

domingo abr 22, 2012 4:25 pm

Ok, então venha cá a casa limpar o focinho da minha cadela depois de umas focinhadelas na lama, para ver se fica bem limpinho. Ora que realmente!

A Tassebem não me conhece assim tão bem para desmentir o que eu disse no meu post. Corto o pêlo do focinho à minha cadela por questões higiénicas e não é a Tassebem ou qualquer outra pessoa que vai afirmar o contrário. Eu sei se devo ou não cortar o pêlo à cadela. Eu sei se consigo ou não limpar o focinho da minha cadela de forma eficaz. Eu sei se é bom ou não cortar o pêlo do focinho da minha cadela (com bigodes e tudo) de forma a impedir que este se suja. Se a Tassebem nunca o fez, é opção sua, mas agradeço que não julgue a minha nem a dos outros.

Da forma como escrevem até parece que estamos a maltratar os animais!
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo abr 22, 2012 4:37 pm

GSfanatic Escreveu:Ok, então venha cá a casa limpar o focinho da minha cadela depois de umas focinhadelas na lama, para ver se fica bem limpinho. Ora que realmente!

A Tassebem não me conhece assim tão bem para desmentir o que eu disse no meu post. Corto o pêlo do focinho à minha cadela por questões higiénicas e não é a Tassebem ou qualquer outra pessoa que vai afirmar o contrário. Eu sei se devo ou não cortar o pêlo à cadela. Eu sei se consigo ou não limpar o focinho da minha cadela de forma eficaz. Eu sei se é bom ou não cortar o pêlo do focinho da minha cadela (com bigodes e tudo) de forma a impedir que este se suja. Se a Tassebem nunca o fez, é opção sua, mas agradeço que não julgue a minha nem a dos outros.

Da forma como escrevem até parece que estamos a maltratar os animais!
Aguinha? Para lavar o focinho da cadela e também para a GS beber um copo dela. :wink:
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

domingo abr 22, 2012 4:43 pm

Desculpem lá, mas alguém tem um artigo científico, que comprove que os bigodes dos cães são dispensáveis? É que tudo o que eu procuro acerca deste assunto afirma que são órgãos sensoriais com diversas funções... e até têm razão de ser.
GSfanatic
Membro Veterano

domingo abr 22, 2012 4:47 pm

Bebo mais do que suficiente, obrigada.

Falar é fácil, não é? É tudo muito simples em teoria. Um pouquinho de água, passa-se no focinho, dá-se umas sacudidelas... maravilha! Por isso é que já há muitos anos se fazem cortes higiénicos. Porque lavar é tão simples, mas tão simples... que decidiram dificultar as coisas. É que quando as coisas são muito simples tornam-se uma seca.

Estou a passar um vídeo para o computador, que depois coloco aqui. É um vídeo da minha cadela na praia depois de um corte equivalente a uma amputação, feito em casa ainda por cima :o onde podemos ver o sofrimento dela, tudo por causa da preguicite aguda dos donos. Prepare os lencinhos, porque vai chorar com certeza. ;)
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

domingo abr 22, 2012 4:48 pm

Concordo que se deva fazer um esforço por deixar os bigodes aos cães de trabalho, que realmente precisam deles.
Quanto aos cães de companhia, que não precisam deles para nada, depende dos donos por questões estéticas e de higiene.

O meu cão que tem de ser tosquiado frequentemente tem os bigodes aparados porque o groomer o faz, a minha cadela que não tem pêlo comprido tem os seus bigodinhos intactos.

Tassebem, como já referiram, os bigodes num cão de companhia e num gato não têm as mesmas funções, logo não podem ser comparados.
Permita-me que lhe diga que não é possível um groomer cortar o pêlo focinho sem cortar os bigodes e quanto à limpeza do focinho depois de comerem, julgo que muitos o fazem mas quando o pêlo e bigodes são tão grandes por muito cuidado que se tenha, ficam sempre lá bactérias e sujidade e a solução mais higiénica é cortar (a não ser que se tivesse um cão de companhia, que não sei se tem, deixasse lá a sujidade que não sai a ferir a saúde dele em nome dos bigodinhos que nem sequer são necessários)
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Geight
Membro Veterano

domingo abr 22, 2012 4:57 pm

fmoniz Escreveu:Desculpem lá, mas alguém tem um artigo científico, que comprove que os bigodes dos cães são dispensáveis? É que tudo o que eu procuro acerca deste assunto afirma que são órgãos sensoriais com diversas funções... e até têm razão de ser.
Pelos vistos não procurou o suficiente, e não me refiro ao artigo científico que esse não deve existir para nenhuma das partes o apresentar, mas como referi no post acima, os cães de companhia não necessitam deles para nada, se não for um cão de pêlo comprido podem manter-se mas se for, essa questão não se põe.

Aos cães de trabalho deve-se fazer um esforço para os manter pois precisam deles para trabalhar, nada mais.
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
GSfanatic
Membro Veterano

domingo abr 22, 2012 4:57 pm

Tassebem
Membro Veterano

domingo abr 22, 2012 4:59 pm

Geight Escreveu:Concordo que se deva fazer um esforço por deixar os bigodes aos cães de trabalho, que realmente precisam deles.
Quanto aos cães de companhia, que não precisam deles para nada, depende dos donos por questões estéticas e de higiene.

O meu cão que tem de ser tosquiado frequentemente tem os bigodes aparados porque o groomer o faz, a minha cadela que não tem pêlo comprido tem os seus bigodinhos intactos.

Tassebem, como já referiram, os bigodes num cão de companhia e num gato não têm as mesmas funções, logo não podem ser comparados.
Permita-me que lhe diga que não é possível um groomer cortar o pêlo focinho sem cortar os bigodes e quanto à limpeza do focinho depois de comerem, julgo que muitos o fazem mas quando o pêlo e bigodes são tão grandes por muito cuidado que se tenha, ficam sempre lá bactérias e sujidade e a solução mais higiénica é cortar (a não ser que se tivesse um cão de companhia, que não sei se tem, deixasse lá a sujidade que não sai a ferir a saúde dele em nome dos bigodinhos que nem sequer são necessários)
Geight, já estou como a Fmoniz: apresentem um documento credível que ateste a falta de utilidade dos bigodes no cão.
Já agora, tenho cão, sim, e com bigodes. :)
Geight
Membro Veterano

domingo abr 22, 2012 5:01 pm

GS, nota-se perfeitamente a infelicidade e o sofrimento da sua cadela por não ter bigodes, deixa-me angustiado :lol:
<p>&nbsp;</p>
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

domingo abr 22, 2012 5:01 pm

E onde foi retirar isso Geith?

Então se cães de trabalho precisam deles, é porque desempenham funções vitais, que também serão importantes mesmo para cães de companhia, quando queremos passear o nosso cão, quando brincamos com ele?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo abr 22, 2012 5:04 pm

Há aqui argumentos que não me convencem...

Pex., por mais do que uma vez as pessoas dizem "não noto nada de diferente".
A meu ver é mau argumento.
Os maus donos também dizem que os seus cães são felizes -"brincam, lambem-me as mãos, abanam a cauda" - e nós sabemos que as demonstrações de alegria de um cão que passa a vida acorrentado ou trancado não são sinal de que é feliz, mas de contentamento pela breve atenção que lhe foi dada...

Outro que não me convence é o estalão da raça é outro.O estalão muda-se como se viu com os dobermann, dogues alemães, etc. - não é argumento.

Óbviamente que esterilizações/castrações são outra área...mas eu,pex.,nunca esterilizei a minha cadela por motivos de "achar bem" - porque tenho condições de evitar a gravidez ou de a interromper.

Agora o que me convence é, caso a caso, o dono apresentar motivos sólidos e conscientes para os actos que comete.
Não é por moda ou vaidade, é para benefício do animal e de ele próprio (dono).
Pode não ter condições, não ter vida para outra solução, pode ser por motivos de saúde, por não ter dinheiro, por qualquer motivo razoável e sensato.

Por ser um dono consciente e amigo do seu animal.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Responder

Voltar para “Cães”