Como se defender de cães de grande porte que passeiam soltos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo mai 13, 2012 9:48 pm

Floripes2 Escreveu:
aisd Escreveu:...

Os cães podem, a meu ver, andar soltos na rua mas têm de ser pacíficos - de todo.

...
Concordo com tudo o que disse, menos com isto.

Por lei, os cães só podem andar soltos na rua se forem açaimados. Não interessa que sejam pacíficos ou não sejam: desde que andem sem trela, têm de ser açaimados.
Era isto que vinha comentar :)
Tambem não concordo com esta afirmação pois o cão até pode ser pacífico, mas e se se lembra de se aproximar de algum que vá atrelado e que seja menos "pacífico"?
Ou simplesmente se se aproxima de alguém que tem medo de cães?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

domingo mai 13, 2012 10:13 pm

Pior ainda, se se aproxima de alguém que como o utilizador, resolve o problema com tiros, pés ou paus ou mesmo o seu vizinho, que traz uma navalha no bolso. Nunca sabemos que tipo de pessoa nos aparece á frente.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo mai 13, 2012 10:37 pm

Argay Escreveu:Pior ainda, se se aproxima de alguém que como o utilizador, resolve o problema com tiros, pés ou paus ou mesmo o seu vizinho, que traz uma navalha no bolso. Nunca sabemos que tipo de pessoa nos aparece á frente.
Pois, é sempre terrível quando passamos por pessoas que têm tendência a proteger os seus cães. Cambada de energumenos!

Eu já dei muitos pontapés para proteger a minha cadela e se necessário muitos mais darei. E não chamar a polícia e livrar-me deles de outra forma, já os donos têm muita sorte. Era só o que faltava deixar um cão solto atacar a minha cadela, só para não o magoar! Em primeiro lugar está a minha.
Argay
Membro Veterano

domingo mai 13, 2012 11:15 pm

Eu já disse que os cães devem andar presos. Mas não me conforta saber que haja quem ande armado pronto a dar um tiro num cão que vem a correr. Se acha essa atitude correcta, pois também tenho medo de si.
<p>&nbsp;</p>
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

segunda mai 14, 2012 12:08 am

Não sei se a Argay captou, nessa sua ânsia de se armar em sabe tudo, mas o user nunca disse que comprou uma arma. Disse sim que já pensou nisso, e quando o disse foi numa altura em que estava nervoso, pois ele e o seu animal tinham sido atacados por um cão solto.

O user veio aqui perguntar de que forma LEGAL pode afastar estes cães. E a Argay, como gosta de criticar, só viu a parte da arma. Epá, siga em frente! Cresça um pouquinho e deixe-se de falsas moralidades!

Para que perceba bem (porque pelos vistos a sabe tudo não sabe ler), vou repetir: o user procura uma forma LEGAL de afastar os animais que vão SOLTOS na via pública.

E agora, presumindo que já percebeu e que está aqui para ajudar e não para criticar constantemente... que tal dar ideias? Ou a sabe tudo não sabe como ajudar?
Argay
Membro Veterano

segunda mai 14, 2012 7:36 am

Uma forma legal? Apresentar queixa na policia. Se espancar um cão e o dono apresentar queixa de nada me serve dizer que ele passa a vida solto, ou que ataca o meu cão. Vão perguntar porque não apresentei queixa ao invés de espancar o cão e quem arca com as culpas sou eu.
Se lesse com mais calma ía ver que não há motivo para me dar puxões de orelha.
Incitar á violência é proibido. Devemos procurar ajuda legal, não andar aos pontapés. Olho por olho e dente por dente já não se usa.
Se o utilizador sabe quais os cães que atacam a sua, vai á Policia apresentar queixa.
<p>&nbsp;</p>
nbraganca
Membro
Registado: terça jun 21, 2011 8:50 am

segunda mai 14, 2012 7:55 am

Já sei que vou ser crucificado, mas aqui vai...
Eu quando posso solto o meu patudo...
Existe um jardim onde normalmente só andam cães e respectivos donos. Quando lá chego analiso os cães que por lá andam e se os conhecer solto o meu. E é uma alegria vê-lo a correr feito maluco com os outros. Quando vejo que se estão a medir, pego no meu e afasto-o... Agora essa coisa de dizerem que o problema são os animais de maior porte... A maior parte dos problemas que vejo são originados por cães mini... Que começam a ladrar para os outos e a tentar mesmo morder-lhes... Depois quando os outros se chateiam a culpa é dos grandes...
Ao fim de semana levanto-me às 6H30 de propósito para levar o meu amigo para outro jardim, mais movimentado. Mas como a essa hora estão duas ou três pessoas posso soltá-lo para ele dar vazão á energia acumulada...
E agora pergunto eu: Nunca soltam os vossos cães?
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

segunda mai 14, 2012 8:53 am

Olhe, infelizmente quase todos já passamos por situações em que os donos de outros cães, acham que têm o direito de imporem os seus animais a qualquer custo.

Em tempos, era constantemente perturbada e o meu Yuri tb por um cão de porte grande, que corria direito a nós com o pêlo do dorso todo eriçado e que a dona mantinha a situação de forma perfeitamente autista indiferente aos pedidos constantes para que agarrasse o seu cão.

O passeio com o meu cão deixou de ser um prazer e passou a ser uma stressante obrigação.
Já estava cansada da situação e resolvi andar com um chicote, comprado em loja de cavalos. Um belo dia, vinha o dito cão a correr (atravessava estradas) direito a mim e eu levanto o braço com o chicote para tomar balanço antes de o deixar caír por cima do cão.
Qdº a mulher viu, agarrou no cão e disse: È doida!

Foi remédio santo. A partir desse dia, a sujeita sempre que me via, agarrava o cão dela.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mai 14, 2012 8:58 am

Eu compreendo que a lei é para todos e tem de ser abarcante de todas as situações.
O que eu disse, é a minha opinião, não é proposta de lei...

Não me estou a ver a chatear o vizinho de 80 anos que anda com o seu canito livre desde sempre...
Nem o coitado que a dona deixa na rua desde bébé e que, de vez em quando, anda atrás de mim - tal é o desejo de ter dono...

A polícia ignora estes casos (e faz muito bem, a meu ver) que a lei foi feita para prevenir casos, não para chatear e perseguir.
Todos nós temos de usar o bom senso na avaliação de situações.
Eu, por mim, liberto a cadela com frequência, quase todos os dias.
Ou na praia (de manhã, muito cedo) ou no jardim (quando tem pouca gente).
Sei que estou ilegal e tento, tanto quanto possível, evitar situações.

Mas, prontos, sujeito-me a que me chamem a atenção...

Também não me incomoda que, quem tem cães minorcas, os leve ao super ou centro comercial dentro de uma mochila.
Eu levava a minha - só que não há mochilas para cães de 40 kg. :P :P :P
Mas, não podendo eu, não me chateia que os outros possam...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

segunda mai 14, 2012 9:35 am

nbraganca Escreveu:E agora pergunto eu: Nunca soltam os vossos cães?
Solto. Solto na minha casa, no pátio privado do condomínio, em casa de familiares e amigos, nos seus quintais, nos terraços, nos jardins e pátios privados dos condomínios, etc.
Acho que quem solta, pensa que está a dar liberdade, mas no fundo está a tirá-la...

Outra coisa, o autor do tópico referiu os cães grandes pois diz que são aqueles sobre os quais não tem controlo, pois os pequenos afasta com a perna, mas tanto grandes como pequenos tem de circular na via pública conduzidos à trela, pelo menos essa distinção a lei, felizmente, ainda não faz.

Querem soltar os vossos cães? Então coloquem um açaimo pelo menos. Não resolve todos os problemas que podem surgir devido a estar solto, mas ajuda.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
nbraganca
Membro

segunda mai 14, 2012 9:57 am

bhess Escreveu:
nbraganca Escreveu:E agora pergunto eu: Nunca soltam os vossos cães?
Solto. Solto na minha casa, no pátio privado do condomínio, em casa de familiares e amigos, nos seus quintais, nos terraços, nos jardins e pátios privados dos condomínios, etc.
Acho que quem solta, pensa que está a dar liberdade, mas no fundo está a tirá-la...

Outra coisa, o autor do tópico referiu os cães grandes pois diz que são aqueles sobre os quais não tem controlo, pois os pequenos afasta com a perna, mas tanto grandes como pequenos tem de circular na via pública conduzidos à trela, pelo menos essa distinção a lei, felizmente, ainda não faz.

Querem soltar os vossos cães? Então coloquem um açaimo pelo menos. Não resolve todos os problemas que podem surgir devido a estar solto, mas ajuda.
Não é o caso de estar a dar ou tirar liberdade. Os cães têm de correr. E não é num terraço, normal, que o fazem... O meu só fica contente quando faz sprints de 50 ou 100 metros... :)
Mas sei que pode ser perigoso. E quando vejo que alguém está incomodado só tenho de pedir desculpa e colocar-lhe a trela. Tem sorte de ter amigos com quintais. Eu também tenho, mas não largo o meu patudo no quintal deles senão coitados... Quanto aos pátios e terraços de condomínios privados... A maior parte não permite que os cães andem soltos, pelos mesmissimos motivos de não permitires que andem soltos na via publica.
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

segunda mai 14, 2012 10:04 am

Eu faço sprints de 50 ou 100 metros com o meu cão com a trela posta.
nbraganca
Membro

segunda mai 14, 2012 10:10 am

KavakoSilva Escreveu:Eu faço sprints de 50 ou 100 metros com o meu cão com a trela posta.
Meu caro amigo, dou-lhe os meus parabéns.
Mas sinceramente, não acredito que consiga acompanhar o meu patudo num dos sprints dele... Eu não falo de andar a correr com ele ao meu lado, devidamente atrelado... Isso ele nem aquece...
Mas cada um é como é...
E como eu não consigo...
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

segunda mai 14, 2012 10:13 am

nbraganca Escreveu:Não é o caso de estar a dar ou tirar liberdade. Os cães têm de correr. E não é num terraço, normal, que o fazem... O meu só fica contente quando faz sprints de 50 ou 100 metros... :)
Mas sei que pode ser perigoso. E quando vejo que alguém está incomodado só tenho de pedir desculpa e colocar-lhe a trela.
É claro que é tirar liberdade. Tirar liberdade àqueles que circulam na via pública e pelos mais diversos motivos não têm de levar com os nossos cães, ou porque têm medo, ou porque não gostam, nem interessa o motivo.
Quando quero que os meus corram vou correr com eles (de trela) ou então faço o que já disse acima.
nbraganca Escreveu:Tem sorte de ter amigos com quintais. Eu também tenho, mas não largo o meu patudo no quintal deles senão coitados...
Coitados dos seus amigos mas solta o cão na via pública... :roll:
nbraganca Escreveu: Quanto aos pátios e terraços de condomínios privados... A maior parte não permite que os cães andem soltos, pelos mesmissimos motivos de não permitires que andem soltos na via publica.
Bem, os que conheço são usados para isso. As pessoas usam aquele espaço para convívio com a família e os cães estão incluídos. Mas acredito que haja proibições, mas naqueles que eu conheço não.

Esta é a minha opinião. Se está confiante naquilo que faz e se sente bem, óptimo. Eu não o faço, por mim, pelos meus cães e pelos outros.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

segunda mai 14, 2012 10:16 am

nbraganca Escreveu:Meu caro amigo, dou-lhe os meus parabéns.
Obrigado.
Responder

Voltar para “Cães”