Treino / Obediência

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda jun 18, 2012 12:44 am

Ainda não treinei o "deita" nem o truque do biscoito conforme explicaram aqui, porque primeiro queria aperfeiçoar o "fica".

O novo record do Vicente é... um minuto :lol:
Mas não é um minuto comigo parada à frente dele, mas a andar de um lado para o outro, a fazer coisas, enquanto ele espera na posição que mandei.

Depois de conseguir essa experimentei dar o comando "fica" antes de atirar o brinquedo para ele ir buscar. Não resultou à primeira nem à segunda, mas à terceira ele entendeu e ficou à espera. Quando finalmente disse o "busca" ele além de entender e ir buscar o seu brinquedo, ficou muito feliz! Adorou esta brincadeira do busca, assim com o pequeno twist da espera.
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

segunda jun 18, 2012 10:24 am

A propósito de treino e obediência, as minhas cadelas andam a dar comigo em doida...
Desde que começou a amanhecer mais cedo, que acordam por volta das 7h da manhã, às vezes antes, e começam a ladrar feito loucas!!
Mando-as calar, mas só sossegam por um bocado, depois voltam à carga! Não sei mais que lhes faça, cãezinhos madrugadores...
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

segunda jun 18, 2012 11:00 am

Já percebeu porque elas ladram? Se é para ir à rua ou simplesmente para chamar a sua atenção ou porque ouvem barulho a essa hora, etc?
Sasha9
Membro Veterano

segunda jun 18, 2012 11:06 am

Pelo que percebo elas acordam e põe-se na brincadeira, quando vou ter com elas estão excitadíssimas. No inverno não tinha este problema, julgo que por amanhecer mais tarde... Também é possível que ouçam algum barulho na rua, apesar de eu não conseguir ouvir.
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

segunda jun 18, 2012 11:22 am

Experimente ignorá-las, é o que faço com o meu cão. Ele de manhã deixa-me dormir até às horas que quiser mas às vezes lembra-se de ganir, eu o que faço é ignorá-lo, passado um bocado cala-se, ao lhes estar a dar atenção está a reforçar o comportamento. Se elas estiverem a brincar acho que não há grande coisa a fazer, acho que é um bocado complicado treinar um cão a não brincar às 7' da manhã mas pode fazê-lo no resto do dia, uma coisa é anular um comportamento indesejado outro é estabelecer que um determinado comportamento não pode ser feito à hora X mas às outras horas pode. Digo eu.
Sasha9
Membro Veterano

segunda jun 18, 2012 11:29 am

Já experimentei ignorá-las e não resulta, continuam a fazer uma barulheira! O meu medo é que incomodem os vizinhos, principalmente ao fim de semana...
Por isso agora levanto-me para as mandar calar, mas fazem-no por pouco tempo! :(
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

terça jun 19, 2012 12:09 pm

É curioso como as coisas mudam, alguma vez pensei em ver um tópico aqui na arca assim, nunca na vida. Parabéns a todos os que participaram neste tópico pelas escolhas que fizeram na forma de ensinar os vossos cães. Em relação ao treino/obediência, bem eu diria que ao dono comum interessa a educação do cão, com uns truques à mistura como se tem falado para promover a estimulação mental do cão e fortalecer a relação entre o dono e o cão. A obediência é uma parte dessa educação, e tem utilidade em determinadas situação muito especificas.

Em relação aos truques, já alguém ensinou o cão a coxear? Andar com uma pata da frente levantada? É muito engraçado!

Só queria acrescentar mais uma coisinha a este tópico, no que toca aos comportamentos ensinados só podemos considerar que um comportamento está ensinado na totalidade quando o cão aguarda pela ordem para o fazer, se o cão antecipa é porque ainda não está totalmente ensinado, estamos a meio caminho, é essa questão que é muitas vezes levantada pelos donos que não gostam de usar comida no treino, o cão só faz as coisas se tiverem comida com eles, isso é sinal que o comportamento ainda não está totalmente ensinado, ainda não houve um bom controlo de estimulos.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça jun 19, 2012 12:17 pm

Sasha9 Escreveu:Já experimentei ignorá-las e não resulta, continuam a fazer uma barulheira! O meu medo é que incomodem os vizinhos, principalmente ao fim de semana...
Por isso agora levanto-me para as mandar calar, mas fazem-no por pouco tempo! :(
Eu reparei numa coisa, é que os meus cães só ladram (e só fazem confusão no geral) quando estão juntos. Assim deixo-os em quartos separados durante a noite e depois passam o dia juntos. Talvez valha a pena experimentar, pelo menos ao fim de semana?
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

terça jun 19, 2012 12:23 pm

doglover80 Escreveu:Em relação aos truques, já alguém ensinou o cão a coxear? Andar com uma pata da frente levantada? É muito engraçado!
Deve ser engraçado, como se ensina? :P
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

terça jun 19, 2012 12:25 pm

bearock Escreveu:
doglover80 Escreveu:Em relação aos truques, já alguém ensinou o cão a coxear? Andar com uma pata da frente levantada? É muito engraçado!
Deve ser engraçado, como se ensina? :P
Estou a ensinar isso neste momento :wink: , ainda só sabe manter a pata no ar sentada e de pé.. ainda não sabe caminhar com ela no ar.. é um truque de nível bastante avançado... mas espero chegar lá! :wink:
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

terça jun 19, 2012 12:50 pm

Sasha9 Escreveu:A propósito de treino e obediência, as minhas cadelas andam a dar comigo em doida...
Desde que começou a amanhecer mais cedo, que acordam por volta das 7h da manhã, às vezes antes, e começam a ladrar feito loucas!!
Mando-as calar, mas só sossegam por um bocado, depois voltam à carga! Não sei mais que lhes faça, cãezinhos madrugadores...
As cadelas dormem fora do quarto? Talvez é melhor separá-las durante a noite para que não comecem a brincar tão cedo? Ou talvez pode tapar as luzes da divisão onde dormem com cortinas ou estoros, para que não consigam perceber quando está a começar a amanhecer. Se achar que fica muito escuro pode por uma daquelas lâmpadas com muita pouca iluminação para elas durante a noite.
Também pode tentar não deixá-las adormecer tanto durante o dia, do tipo mantê-las entretidas durante o dia com mais algo (como por exemplo interromper o sono com alguma saída extra)... se dormirem menos 1 ou 2 horas pode ser que isso as ajude a dormir mais à noite.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

terça jun 19, 2012 12:54 pm

esse truque da pata no ar é interessante, acho que o vou experimentar nos meus cães!

os meus cães teem todos o treino básico (senta,deita, fica) e sabem tb alguns truques. é curioso de se ver como reagem de forma diferente às mesmas palavras de comando dadas por mim.

a Yasha (dogue alemão) sabe muito bem sentar, deitar, ficar e outros tantos truques. aproveitámos um gesto que ela fazia, que é, em plena corrida ela vai e atira-se para o chão e rebola. a este gesto começámos a dar a ordem "bomba". agora quando ela corre, nós gritamos "bomba" e ela atira-se para o chão. tb sabe deitar e rebolar para um lado e para o outro, sabe ficar sentada sobre os quartos traseiros com as patas da frente no ar, e ladra quando dizemos "ralha!".

o Ghandi é mais focado e mais rápido a responder às ordens. quer fazer tudo rápido para ganhar o biscoito ou a recompensa.

com as whippets tenho mesmo que usar o famoso reforço positivo, senão elas simplesmente perdem o interesse pelos truques. sabem sentar, deitar, dar a pata, ladrar à ordem e dar a volta completa.

todos eles fazem uns saltinhos por brincadeira, saltam por cima de bancos de jardim, sebes, cercas, etc! :)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

terça jun 19, 2012 12:58 pm

indigo003 Escreveu: o Ghandi é mais focado e mais rápido a responder às ordens. quer fazer tudo rápido para ganhar o biscoito ou a recompensa.
Epá tenho esse problema constantemente com a minha Petra (labrador). Mas é trapalhona por ser apressada! Estou com a bola na mão já tá a sentar, a dar as patas.. a deitar a rebolar.. ASDF%&#! É minimamente irritante :lol: .
Com comida já faz tudo nas calmas felizmente...
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

terça jun 19, 2012 1:06 pm

uma coisa que me disseram há pouco tempo e que eu nunca tinha pensado. um cão, ao executar uma ordem que ainda não foi dada, está de certa forma a desobedecer.

por ex, a Yasha adora pão. é mesmo louqinha por um pedacinho de pão. então quando nos vê com pão na mão faz os truques todos que sabe. senta, dá a pata, dá as duas patas, senta se sobre os quartos traseiros, ladra, etc. o que comecei a fazer agora é: mostro lhe o bocadinho de pão sem dar ordem nenhuma, e só quando ela pára sossegada é que lhe dou a recompensa. assim diminui o nivel de ansiedade :)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

terça jun 19, 2012 1:17 pm

Isso acontece com a Daisy, mando-a sentar e ela obedece, logo a seguir começa a deitar e a dar as patas sem eu lhe dizer...
Responder

Voltar para “Cães”