cão lobo checoslovaco

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

quarta jul 04, 2012 10:37 am

indigo003 Escreveu:mas isso pode acontecer com qualquer cão, de qualquer raça ou mesmo sem ela!!

que raio de perseguição... :lol: :lol:

Não concordo até porque a época de caça dos lobos is over :D
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
DoggyLover
Membro Veterano
Registado: segunda out 04, 2004 12:53 am

quarta jul 04, 2012 10:42 am

Bom dia,

Peço desculpa pela frontalidade, mas não aconselho esta raça a qualquer pessoa (com ou sem experiência com cães).
Aconselho sim a alguém experiente com cães e que tenha bons conhecimentos cinótecnicos.
Um casal amigo meu tem um exemplar trazido da República Checa e para mim são as pessoas mais qualificadas para o ter dado que trabalham diariamente com cães para fins de segurança militar.
O Checz teve uma boa socialização mas é sempre um cão desconfiado com estranhos e muito distante das pessoas...ainda que as conheça. Eu falo por mim que o conheço desde pequeno e não me atrevo a dar-he umas festinhas assim do nada!

Se precisar de mais informação eu posso facultar-lhe o contacto deles.
Cumps,
Ana
mistyfog
Membro
Registado: segunda out 25, 2010 1:54 pm

quarta jul 04, 2012 10:45 am

Sinto-me na obrigação de responder.
Sou dono de uma cadela cão lobo checoslovaco. Sou estudioso da raça e já convivi com dezenas de exemplares, incluido na Polónia (onde a raça é mais forte e de onde veio a minha cadela).

Primeiro, e mais importante: a raça não é simplesmente um hibrido de lobo com cão. Esses episódios sensacionalistas do encantador de cães, para além de serem planeados para chocar, são feitos com hibridos directos. Isto é uma raça oficial da FCI, logo com os seus padrões de temperamento, resultado de uma evolução de décadas para retirar o que de pior pode ter um cruzamento de lobo com cão. Aconselho vivamente a estudarem a forma como uma raça é oficializada e logo percebem como não é fazer um cruzamento e já está. São muitos anos de observação.

Segundo, a maior parte dos CLC são muito equilibrados e calmos. Um pouco indiferentes (mas tolerantes) a estranhos e completamente ligados aos donos. Somos a matilha deles, mas de uma forma tão forte como nunca vi com outra raça. A minha cadela até é dominante para o normal e ainda assim garanto-lhe que se lhe tentar dar festas por aí a primeira reacção dela vai ser: "fixe, queres brincar?!".

Terceiro, sim, não recomendaria a raça a ninguém sem experiência. Não pelo temperamento normal mas pela possibilidade de ter azar e lhe calhar um exemplar mais dominante. A minha cadela nas mãos de uma pessoa à espera de um temperamento de Labrador daria em desgraça. Mas ela aqui em casa só quer saber onde nós estamos e se a nossa bébé está bem. A raça tem alguns aspectos negativos que só serão ultrapassados por quem adora cães e especialmente a raça. Para mim, que adoro cães no geral e que todos os dias vejo beleza na raça, o positivo supera em muito o negativo. Mas garanto que a maioria das pessoas não está preparada para esta raça. Mais uma vez: não porque é um bicho que a qualquer momento ataca mas porque precisa de uma educação consistente e conhecedora, tal como outras raças.

Eu fico chateado como pessoas completamente ignorantes em relação ao que a raça realmente é afirmam coisas com uma certeza de guru. Já ouvi um conhecido treinador fazer afirmações desse tipo por isso já não me surpreende.

Para não acabar com esta onda negativa de bicho papão digo:
É uma raça com problemas como muitas outras mas de uma beleza muito grande. Não tem preço poder usufruir de alguns pormenores únicos - desde a movimentação à forma inteligente e altiva como gosta de nos proteger.

(Pode dar uma olhada em http://mistyvibe.posterous.com/ e esteja à vontade para enviar MP)
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quarta jul 04, 2012 12:14 pm

mistyfog Escreveu:Sinto-me na obrigação de responder.
Sou dono de uma cadela cão lobo checoslovaco. Sou estudioso da raça e já convivi com dezenas de exemplares, incluido na Polónia (onde a raça é mais forte e de onde veio a minha cadela).

Primeiro, e mais importante: a raça não é simplesmente um hibrido de lobo com cão. Esses episódios sensacionalistas do encantador de cães, para além de serem planeados para chocar, são feitos com hibridos directos. Isto é uma raça oficial da FCI, logo com os seus padrões de temperamento, resultado de uma evolução de décadas para retirar o que de pior pode ter um cruzamento de lobo com cão. Aconselho vivamente a estudarem a forma como uma raça é oficializada e logo percebem como não é fazer um cruzamento e já está. São muitos anos de observação.

Segundo, a maior parte dos CLC são muito equilibrados e calmos. Um pouco indiferentes (mas tolerantes) a estranhos e completamente ligados aos donos. Somos a matilha deles, mas de uma forma tão forte como nunca vi com outra raça. A minha cadela até é dominante para o normal e ainda assim garanto-lhe que se lhe tentar dar festas por aí a primeira reacção dela vai ser: "fixe, queres brincar?!".

Terceiro, sim, não recomendaria a raça a ninguém sem experiência. Não pelo temperamento normal mas pela possibilidade de ter azar e lhe calhar um exemplar mais dominante. A minha cadela nas mãos de uma pessoa à espera de um temperamento de Labrador daria em desgraça. Mas ela aqui em casa só quer saber onde nós estamos e se a nossa bébé está bem. A raça tem alguns aspectos negativos que só serão ultrapassados por quem adora cães e especialmente a raça. Para mim, que adoro cães no geral e que todos os dias vejo beleza na raça, o positivo supera em muito o negativo. Mas garanto que a maioria das pessoas não está preparada para esta raça. Mais uma vez: não porque é um bicho que a qualquer momento ataca mas porque precisa de uma educação consistente e conhecedora, tal como outras raças.

Eu fico chateado como pessoas completamente ignorantes em relação ao que a raça realmente é afirmam coisas com uma certeza de guru. Já ouvi um conhecido treinador fazer afirmações desse tipo por isso já não me surpreende.

Para não acabar com esta onda negativa de bicho papão digo:
É uma raça com problemas como muitas outras mas de uma beleza muito grande. Não tem preço poder usufruir de alguns pormenores únicos - desde a movimentação à forma inteligente e altiva como gosta de nos proteger.

(Pode dar uma olhada em http://mistyvibe.posterous.com/ e esteja à vontade para enviar MP)
Obrigado pelos esclarecimentos, não conhecia bem o suficiente a raça e associei-a com híbridos, penso que causei demasiado alarmismo com o último vídeo.

Se for possível, pode partilhar mais sobre a sua experiência com esta raça? Pode elaborar um pouco mais sobre os pontos positivos e negativos da raça?
E para as pessoas que até são assertivas e experientes para com cães, o que devem saber antes de adquirir um CLC? Qual é o perfil adequado de um dono para esta raça?
mistyfog
Membro

quarta jul 04, 2012 3:25 pm

sheep23 Escreveu: Obrigado pelos esclarecimentos, não conhecia bem o suficiente a raça e associei-a com híbridos, penso que causei demasiado alarmismo com o último vídeo.

Se for possível, pode partilhar mais sobre a sua experiência com esta raça? Pode elaborar um pouco mais sobre os pontos positivos e negativos da raça?
E para as pessoas que até são assertivas e experientes para com cães, o que devem saber antes de adquirir um CLC? Qual é o perfil adequado de um dono para esta raça?
O maior problema é a adolescência tempestuosa do CLC. Não é um border collie que respeita por natureza um tom autoritário. Durante largos meses vai tentar questionar a sua liderança, não de uma forma agressiva mas mental. Por ex desrespeitando deliberadamente uma ordem sua vezes sem conta para testar o quão firme consegue ser e se o consegue desestabilizar. Ou fazer a mesma coisa 50 vezes mesmo depois de 50 nãos. Só uma pessoa experiente nestas situações é que consegue manter sangue frio e ser firme sem se enervar.

Outro problema é ser um cão com muita energia. Não é impossível viver num apartamento, mas diria que isso sobe muito as probabilidades de dar para o torto. Nos primeiros meses tende a uivar quando fica sozinho, destrói bastante (a minha por acaso foge à regra) e sofre bastante... ao contrário do que já li em alguns sitios não acho um cão independente, vive para o dono e quer estar sempre ao seu lado.

Um ponto positivo e negativo: têm uma inteligência fora do comum. Se for do interesse deles aprendem o que for necessário. Abrem portas, se querem chegar ao ponto A sem o dono se aperceber vão primeiro ao C para tentar enganar, a minha espreguiça-se para disfarçar alguma coisa de errado que foi apanhada a fazer, simula uma pata magoada para ter mimos... Por outro lado, são extremamente perspicazes para perceber por ex estados de espirito. Se estou realmente chateado ela obedece cabisbaixa sem pestanejar. Se estou triste aproxima-se de uma forma sóbria e deita-se. É bruta a brincar mas se se aproxima uma criança mexe-se com uma suavidade impressionante.
Atenção que inteligência é diferente de capacidade de obediência. O CLC não é bom para obediência, vai estar a milhas de um border ou pastor, porque é demasiado objectivo - se não estiver muito treinado o pensamento é: "ganho alguma coisa? ok, obedeço". Isto é, é preciso mais trabalho para os comandos. A minha faz tudo o que me interessa - senta, deita, não passa de um sitio quando digo, fica, etc. E já vi CLC quase como máquinas obedientes. Mas... não são feitos para isso.

Todas as raças têm as tipicas descrições de "corajoso", "fiel", blablabla.
Mas o que eu acho distintivo e que adoro na raça: a robustez. Sei que irá responder bem quer a uma viagem ao Gerês com caminhadas sinuosas como a uma corrida de 10km às 7 da manhã ou a uma estadia na neve. A prova oficial da raça no país de origem é uma corrida que pode ir até aos 100km. Levamo-la para todo o lado sem preocupações.
Isto tem tudo a ver com o melhor perfil para um dono de um CLC. Se é só pela beleza - esqueça - mas não deve ser coinciência que a maior parte dos donos que conheço gostam muito da natureza, caminhadas, são pessoas práticas e gostam de fazer algum exercício.

Também obviamente a beleza e principalmente a linguagem corporal - andar, correr, forma como recebe festas e como cumprimenta... igual ao lobo. Faz-nos sentir mais próximos da natureza.
Embora pormenores mas que também são bons: raramente ladram ou cheiram a cão.
Normalmente são cães bastantes sociáveis com pessoas, algumas vezes não sociáveis com cães mas pessoalmente não tenho qualquer problema - aproximo-me de qualquer cão com a certeza que não haverá problema. A minha por ex brinca todos os fins de semana com uns 20 cães ao mesmo tempo, durante 3 horas non-stop.
O mais importante de tudo é ter força de vontade em fazer uma socialização intensiva.
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

quarta jul 04, 2012 3:51 pm

mistyfog, antes de mais parabéns pelas descrições que tem feito sobre o temperamento da raça.

Esclareça-me uma coisa, se souber... como é o comportamento em matilha na ausência dos donos? São cães que disputam frequentemente pela posição de líder, ou pelo contrário, quando estabelecida a hierarquia dentro da matilha, aceitam-na e vivem tranquilos?

Obrigado.
mistyfog
Membro

quarta jul 04, 2012 4:29 pm

TheOnlyOne Escreveu:mistyfog, antes de mais parabéns pelas descrições que tem feito sobre o temperamento da raça.

Esclareça-me uma coisa, se souber... como é o comportamento em matilha na ausência dos donos? São cães que disputam frequentemente pela posição de líder, ou pelo contrário, quando estabelecida a hierarquia dentro da matilha, aceitam-na e vivem tranquilos?

Obrigado.
No geral aceitam a hierarquia e vivem pacificos. Por ex a criadora que melhor conheço e de onde trouxe a minha tem 7 cães, machos e fêmeas, 24h por dia juntos e vi uma convivência muito harmoniosa. Mas conheço quem tenha que estar sempre de olhos em 2 fêmeas, o que pode ser um grande problema. Felizmente uma excepção. O normal, se novos elementos vierem sempre cachorros, é ficar tudo bem.
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

quarta jul 04, 2012 4:40 pm

Muito interessante! Obrigado pelos esclarecimentos, estive a tentar pesquisar mais informação sobre a raça, mas ainda não consegui encontrar muita informação online. Mas pela descrição, esta raça tem características fascinantes. :D

Já agora, encontrei um tópico da Arca:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0
Outdog
Membro Veterano
Registado: segunda jun 18, 2012 5:49 pm

quarta jul 04, 2012 4:54 pm

nandaalmeida Escreveu:
lmgcardoso Escreveu:Eu já tive vários cães, boxers, serra das estrela, fila brasileiro, mas é o primeiro do meu filho
Boa sorte
Lmgcardoso

Não expliquei bem a minha questão o senhor diz que é o primeiro do filho dá a entender que é o rapaz que lá fica a tomar conta do cachorro.
não li nada nem entendi o que está a bold...
<p>Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Sou&nbsp;<a name="1595566"></a><strong>drilldown1</strong> </p>
Saracocas
Membro Veterano
Registado: terça out 05, 2010 9:14 pm
Localização: Uma Pit bull, um Labrador e um Beagle, uma Gata SRD, Duas P.D.I, um Hamster, Passaros e Peixes

quarta jul 04, 2012 5:19 pm

Quem e qe vai ficar a tomar conta do cão»?
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

quarta jul 04, 2012 6:01 pm

mistyfog Escreveu:
TheOnlyOne Escreveu:mistyfog, antes de mais parabéns pelas descrições que tem feito sobre o temperamento da raça.

Obrigado.
No geral aceitam a hierarquia e vivem pacificos. Por ex a criadora que melhor conheço e de onde trouxe a minha tem 7 cães, machos e fêmeas, 24h por dia juntos e vi uma convivência muito harmoniosa. Mas conheço quem tenha que estar sempre de olhos em 2 fêmeas, o que pode ser um grande problema. Felizmente uma excepção. O normal, se novos elementos vierem sempre cachorros, é ficar tudo bem.
Pois, o principal problema com as fêmeas é na altura dos cios...

Obrigado pela resposta :wink:
FMoreira
Membro Júnior
Registado: terça jan 10, 2012 11:24 pm

quarta jul 04, 2012 7:25 pm

tópicos como este não são numerosos por aqui, antes pelo contrário, mas quando aparecem valem a pena ler.

Parabéns pelas descrições e pela partilha de conhecimento relativamente a uma raça fascinante. Assim vale a pena visitar este forum e aprender mais um bocado.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta jul 04, 2012 7:42 pm

Há imensa raças igualmente temperamentais, teimosas e mais difíceis de treinar e não são nada mas nada parecidas com lobos!

Nunca poderia ser um híbrido, como é que seriam aceites como raça pelos Kennel Club de todo o mundo?

Além disso uma hibridação não faz um animal doméstico...

São muito bonitos sem dúvida. Também adoro lobos. :wink:
MVieira27
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

quarta jul 04, 2012 9:03 pm

Que descrições fantásticas! O CLC parece mesmo ser um cão fora do comun! Além de ser lindíssimo! Obrigada, aprendi muito!

Mas quando mais leio...desculpe lá a franqueza, mas menos acho que seja cão para uma criança de 13 anos....
Porque não levá-lo a um canil municipal para escolher um simpático cão-cão-português? Estará a dar um amigo ao seu filho que provavelmente ficar grato para o resto da vida a quem o salvou, e faz uma boa acção! :wink:
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

quarta jul 04, 2012 9:06 pm

Eu acho que se é um adulto a educá-lo, desde que já tenha alguma experiência com cães e tenha conhecimento acerca da raça, não percebo qual o problema de ser um cão de uma família que tem uma criança de 13 anos, logo, com discernimento para saber o básico acerca do modo como lidar com cães em geral.
Responder

Voltar para “Cães”