indigo003 Escreveu:mas isso pode acontecer com qualquer cão, de qualquer raça ou mesmo sem ela!!
que raio de perseguição...![]()
Não concordo até porque a época de caça dos lobos is over

Moderador: mcerqueira
indigo003 Escreveu:mas isso pode acontecer com qualquer cão, de qualquer raça ou mesmo sem ela!!
que raio de perseguição...![]()
Obrigado pelos esclarecimentos, não conhecia bem o suficiente a raça e associei-a com híbridos, penso que causei demasiado alarmismo com o último vídeo.mistyfog Escreveu:Sinto-me na obrigação de responder.
Sou dono de uma cadela cão lobo checoslovaco. Sou estudioso da raça e já convivi com dezenas de exemplares, incluido na Polónia (onde a raça é mais forte e de onde veio a minha cadela).
Primeiro, e mais importante: a raça não é simplesmente um hibrido de lobo com cão. Esses episódios sensacionalistas do encantador de cães, para além de serem planeados para chocar, são feitos com hibridos directos. Isto é uma raça oficial da FCI, logo com os seus padrões de temperamento, resultado de uma evolução de décadas para retirar o que de pior pode ter um cruzamento de lobo com cão. Aconselho vivamente a estudarem a forma como uma raça é oficializada e logo percebem como não é fazer um cruzamento e já está. São muitos anos de observação.
Segundo, a maior parte dos CLC são muito equilibrados e calmos. Um pouco indiferentes (mas tolerantes) a estranhos e completamente ligados aos donos. Somos a matilha deles, mas de uma forma tão forte como nunca vi com outra raça. A minha cadela até é dominante para o normal e ainda assim garanto-lhe que se lhe tentar dar festas por aí a primeira reacção dela vai ser: "fixe, queres brincar?!".
Terceiro, sim, não recomendaria a raça a ninguém sem experiência. Não pelo temperamento normal mas pela possibilidade de ter azar e lhe calhar um exemplar mais dominante. A minha cadela nas mãos de uma pessoa à espera de um temperamento de Labrador daria em desgraça. Mas ela aqui em casa só quer saber onde nós estamos e se a nossa bébé está bem. A raça tem alguns aspectos negativos que só serão ultrapassados por quem adora cães e especialmente a raça. Para mim, que adoro cães no geral e que todos os dias vejo beleza na raça, o positivo supera em muito o negativo. Mas garanto que a maioria das pessoas não está preparada para esta raça. Mais uma vez: não porque é um bicho que a qualquer momento ataca mas porque precisa de uma educação consistente e conhecedora, tal como outras raças.
Eu fico chateado como pessoas completamente ignorantes em relação ao que a raça realmente é afirmam coisas com uma certeza de guru. Já ouvi um conhecido treinador fazer afirmações desse tipo por isso já não me surpreende.
Para não acabar com esta onda negativa de bicho papão digo:
É uma raça com problemas como muitas outras mas de uma beleza muito grande. Não tem preço poder usufruir de alguns pormenores únicos - desde a movimentação à forma inteligente e altiva como gosta de nos proteger.
(Pode dar uma olhada em http://mistyvibe.posterous.com/ e esteja à vontade para enviar MP)
O maior problema é a adolescência tempestuosa do CLC. Não é um border collie que respeita por natureza um tom autoritário. Durante largos meses vai tentar questionar a sua liderança, não de uma forma agressiva mas mental. Por ex desrespeitando deliberadamente uma ordem sua vezes sem conta para testar o quão firme consegue ser e se o consegue desestabilizar. Ou fazer a mesma coisa 50 vezes mesmo depois de 50 nãos. Só uma pessoa experiente nestas situações é que consegue manter sangue frio e ser firme sem se enervar.sheep23 Escreveu: Obrigado pelos esclarecimentos, não conhecia bem o suficiente a raça e associei-a com híbridos, penso que causei demasiado alarmismo com o último vídeo.
Se for possível, pode partilhar mais sobre a sua experiência com esta raça? Pode elaborar um pouco mais sobre os pontos positivos e negativos da raça?
E para as pessoas que até são assertivas e experientes para com cães, o que devem saber antes de adquirir um CLC? Qual é o perfil adequado de um dono para esta raça?
No geral aceitam a hierarquia e vivem pacificos. Por ex a criadora que melhor conheço e de onde trouxe a minha tem 7 cães, machos e fêmeas, 24h por dia juntos e vi uma convivência muito harmoniosa. Mas conheço quem tenha que estar sempre de olhos em 2 fêmeas, o que pode ser um grande problema. Felizmente uma excepção. O normal, se novos elementos vierem sempre cachorros, é ficar tudo bem.TheOnlyOne Escreveu:mistyfog, antes de mais parabéns pelas descrições que tem feito sobre o temperamento da raça.
Esclareça-me uma coisa, se souber... como é o comportamento em matilha na ausência dos donos? São cães que disputam frequentemente pela posição de líder, ou pelo contrário, quando estabelecida a hierarquia dentro da matilha, aceitam-na e vivem tranquilos?
Obrigado.
não li nada nem entendi o que está a bold...nandaalmeida Escreveu:lmgcardoso Escreveu:Eu já tive vários cães, boxers, serra das estrela, fila brasileiro, mas é o primeiro do meu filho
Boa sorte
Lmgcardoso
Não expliquei bem a minha questão o senhor diz que é o primeiro do filho dá a entender que é o rapaz que lá fica a tomar conta do cachorro.
Pois, o principal problema com as fêmeas é na altura dos cios...mistyfog Escreveu:No geral aceitam a hierarquia e vivem pacificos. Por ex a criadora que melhor conheço e de onde trouxe a minha tem 7 cães, machos e fêmeas, 24h por dia juntos e vi uma convivência muito harmoniosa. Mas conheço quem tenha que estar sempre de olhos em 2 fêmeas, o que pode ser um grande problema. Felizmente uma excepção. O normal, se novos elementos vierem sempre cachorros, é ficar tudo bem.TheOnlyOne Escreveu:mistyfog, antes de mais parabéns pelas descrições que tem feito sobre o temperamento da raça.
Esclareça-me uma coisa, se souber... como é o comportamento em matilha na ausência dos donos? São cães que disputam frequentemente pela posição de líder, ou pelo contrário, quando estabelecida a hierarquia dentro da matilha, aceitam-na e vivem tranquilos?
Obrigado.