castração do cão
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
jcsousa,
Os beta, já tinham entre si a hierarquia definida. O problema era com o alfa. As lutas não eram de um para um, mas de dois contra um. Se está disposto a perder um cão seu para ver se se entendem...optimo. Mas eu não!
O instinto sexual estava muito reduzido, mas não ausente, pois foram castrados já adultos. e era a cadela que andava atrás deles até á exaustão. Não havia choradeiras, gemidos, agressividade, nem andavam colados a ela e não consumavam o acto.
E eu não aquiri os meus cães para os ter num canil dias inteiros. Eu sei que sofriam.. se os seus não sofrem.. melhor para eles.
Tem razão é um caso particular, não é teórico. Nunca disse que a castração resulta da mesma forma para todos os cães.. nos meus resultou, é só isso que quiz transmitir ao Gil. Ele fará o que achar melhor. Como já disse, não venho mais aqui para discutir sobre a castração... já o fiz no passado... não me quero repetir.
Este tópico fica por aqui, pois não acho saudável para um debate que haja uma insinuação sempre subjacente de que quem castra/estreliza é um dono irresponsável, cruel e preguiçoso.
Os beta, já tinham entre si a hierarquia definida. O problema era com o alfa. As lutas não eram de um para um, mas de dois contra um. Se está disposto a perder um cão seu para ver se se entendem...optimo. Mas eu não!
O instinto sexual estava muito reduzido, mas não ausente, pois foram castrados já adultos. e era a cadela que andava atrás deles até á exaustão. Não havia choradeiras, gemidos, agressividade, nem andavam colados a ela e não consumavam o acto.
E eu não aquiri os meus cães para os ter num canil dias inteiros. Eu sei que sofriam.. se os seus não sofrem.. melhor para eles.
Tem razão é um caso particular, não é teórico. Nunca disse que a castração resulta da mesma forma para todos os cães.. nos meus resultou, é só isso que quiz transmitir ao Gil. Ele fará o que achar melhor. Como já disse, não venho mais aqui para discutir sobre a castração... já o fiz no passado... não me quero repetir.
Este tópico fica por aqui, pois não acho saudável para um debate que haja uma insinuação sempre subjacente de que quem castra/estreliza é um dono irresponsável, cruel e preguiçoso.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Essa é uma situação que existe sempre a ter em conta. Também quem goste mais de cães de raça é acusado de prejudicar a adopção dos rafeiros, quem usa sempre trela no cão pode ser acusado de não respeitar a liberdade do mesmo.Elsa Escreveu: Este tópico fica por aqui, pois não acho saudável para um debate que haja uma insinuação sempre subjacente de que quem castra/estreliza é um dono irresponsável, cruel e preguiçoso.
Podíamos referir que os cães também têm necessidade, segundo algumas pessoas, de ir às meninas.
Enfim, o que costumo fazer é dar a minha opinião, as pessoas são livres de a seguir ou não, mas depois se não seguem e as coisas correm mal, não se safam do " eu bem lhe disse..."
No meu ver é uma questão de adaptação aos tempos que correm, os animais que vivem no ambiente urbano têm obrigatóriamente de se adaptar ao mesmo e para tal sugere-se sempre que efectuem certas cirurgias de forma a motivar comportamentos ou evitar situações potencialmente problemáticas. O Jcsousa penso que se refere a animais geridos ( alvo seja) por pessoas completamente informadas e experientes em lidar com cães. Ora, infeçlizmente a maioria esmagadora delas, não o é, e se mesmo as que o são têm problemas por vezes...
De qualquer forma nem de propósito a arca deve ter uns artigos a sair sobre isto.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
eu quando falei em trabalho, podia-se entender como uma forma de ironia. comparar os puxanços do max (que é o único problema que tenho actualmente) com o trabalho que tenho em tratar dez animais, é uma gota no oceano. mas enquanto acho necessário, ter o trabalho que tenho para a manutenção e bem estar de todos, no caso do max, parece-me absolutamente uma sobrecarga. para mim e para ele. representa um stress e canseira para ambos. estar de segundo a segundo a puxar pela estranguladora, a mandá-lo sentar e andar ao lado por uma questão de hormonas, não parece que faça bem a ninguém. então, também posso dizer que não o castrei antes por uma questão de comodismo. tinha quintal, ele pouco saía, por isso não valia a pena.Ao fim e ao cabo, o argumento utilizado pela Anjazul colocou o dedo na ferida - porque não querer ter menos trabalho? Penso que é a este nível que a discussão da castração/esterilização (sou em princípio contra as duas ) se deve colocar.
Estimada Elsa:
Peço-lhe que não veja nas minhas mensagens nenhuma insinuação relativa a si. Eu apenas me servi de argumentos que foram aqui utilizados e que na minha opinião estão na base da maioria das decisões quanto à esterilização dos animais. Não gosto de insinuações e, se entendeu que as utilizei, peço-lhe desde já desculpa, embora não fosse minha intenção insinuar nada.
Quanto à história dos canis, era motivo para um novo tópico. Posso garantir-lhe que os meus cães não passam o dia fechados nos canis. Ainda hoje às 6h30 da manhã, quando você possivelmente dormia, eu saía de casa para pistar com os meus cães, tendo regressado às 10... e garanto-lhe que não foi a única saída que tiveram.
Alicia:
Antes de mais repetir-lhe que de nenhum modo fiquei aborrecido consigo ou com qualquer outro participante no debate. Participo nos debates com vivacidade e para defender os meus pontos de vista, acho que uma discussão deve ser animada e muitas vezes veemente, desde que se mantenha o respeito pelas opiniões alheias, mesmo que não se concorde com elas. Admito que isto de escrever de "enxurrada" me possa levar a exceder-me algumas vezes na linguagem, e se desta vez o fiz, as minhas desculpas.
Pois se, como diz o seu marido, os cães castrados ao menos cantassem ópera, era bem capaz de mudar o meu posicionamento...
Quanto ao seu domínio da nossa lingua, posso dizer-lhe que o encontro melhor do que o demonstrado nalgumas mensagens deste forum. Y sin duda mejor que mi castellano, eso seguro!!
Na verdade, e como disse o CasadeAnaval, eu apenas exprimi a minha posição sobre o assunto, e tive o cuidado de frisar que as opções a tomar variam conforme as circunstancias concretas.
Bom domingo para todos.
Cordialmente
José Carlos
Peço-lhe que não veja nas minhas mensagens nenhuma insinuação relativa a si. Eu apenas me servi de argumentos que foram aqui utilizados e que na minha opinião estão na base da maioria das decisões quanto à esterilização dos animais. Não gosto de insinuações e, se entendeu que as utilizei, peço-lhe desde já desculpa, embora não fosse minha intenção insinuar nada.
Quanto à história dos canis, era motivo para um novo tópico. Posso garantir-lhe que os meus cães não passam o dia fechados nos canis. Ainda hoje às 6h30 da manhã, quando você possivelmente dormia, eu saía de casa para pistar com os meus cães, tendo regressado às 10... e garanto-lhe que não foi a única saída que tiveram.
Alicia:
Antes de mais repetir-lhe que de nenhum modo fiquei aborrecido consigo ou com qualquer outro participante no debate. Participo nos debates com vivacidade e para defender os meus pontos de vista, acho que uma discussão deve ser animada e muitas vezes veemente, desde que se mantenha o respeito pelas opiniões alheias, mesmo que não se concorde com elas. Admito que isto de escrever de "enxurrada" me possa levar a exceder-me algumas vezes na linguagem, e se desta vez o fiz, as minhas desculpas.
Pois se, como diz o seu marido, os cães castrados ao menos cantassem ópera, era bem capaz de mudar o meu posicionamento...
Quanto ao seu domínio da nossa lingua, posso dizer-lhe que o encontro melhor do que o demonstrado nalgumas mensagens deste forum. Y sin duda mejor que mi castellano, eso seguro!!
Na verdade, e como disse o CasadeAnaval, eu apenas exprimi a minha posição sobre o assunto, e tive o cuidado de frisar que as opções a tomar variam conforme as circunstancias concretas.
Bom domingo para todos.
Cordialmente
José Carlos
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
[quote=jcsousa]
Alicia
Antes de mais repetir-lhe que de nenhum modo fiquei aborrecido consigo ou com qualquer outro participante no debate.
Então, não há problema nenhum!!!
Acho que uma boa briga no forum pode aquecer o outono, que já vem muito frio cá no sul.
Eu prezo imenso as suas intervenções no forum, José Carlos, o mesmo que as de o Nel e ainda as do Vasco da Casadeanaval, acho que são pessoas que sabem imenso de cães, ao contrario do que eu, que sou apenas a dona dum cãozinho maroto a tentar fazer o seu melhor
Alicia
Alicia
Antes de mais repetir-lhe que de nenhum modo fiquei aborrecido consigo ou com qualquer outro participante no debate.
Acho que uma boa briga no forum pode aquecer o outono, que já vem muito frio cá no sul.
Eu prezo imenso as suas intervenções no forum, José Carlos, o mesmo que as de o Nel e ainda as do Vasco da Casadeanaval, acho que são pessoas que sabem imenso de cães, ao contrario do que eu, que sou apenas a dona dum cãozinho maroto a tentar fazer o seu melhor

Alicia
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am
aligra Escreveu:jcsousa Escreveu: Alicia
Eu prezo imenso as suas intervenções no forum, José Carlos, o mesmo que as de o Nel e ainda as do Vasco da Casadeanaval, acho que são pessoas que sabem imenso de cães, ao contrario do que eu, que sou apenas a dona dum cãozinho maroto a tentar fazer o seu melhor roll
Alicia
Pode crer que não são só as intervenções dos forenses por sí referenciados que prezo, as suas também. E concordo quando diz que uma boa briga aquece muito o outono, acho que uma boa e agradável discussão aquece qualquer estação do ano e digo-lhe mais acho que a Alicia é também uma boa briga;) .
biba,
No meu caso, estou decidido a esterelizar. Creio que vai ser melhor para todos, humanos e caninos cá da casa.
Acrecento q o meu rott é educado, e na generalidade obediente, mas com a chegada do boxer (q relembro, abandonado e com +-5anos), exacerbou o territoralismo.
Vou enveredar por esse caminho pois parece-me o mais aconcelhável para a minha situação, pois não quero nem me parece benéfico retirar previlégios ao rott pela chegada do boxer, nem o boxer levar um resto de vida diferente do rott, já deve ter sofrido o suficiente.
Mais uma vez obrigado Elsa pelas suas palavras.
obg
No meu caso, estou decidido a esterelizar. Creio que vai ser melhor para todos, humanos e caninos cá da casa.
Acrecento q o meu rott é educado, e na generalidade obediente, mas com a chegada do boxer (q relembro, abandonado e com +-5anos), exacerbou o territoralismo.
Vou enveredar por esse caminho pois parece-me o mais aconcelhável para a minha situação, pois não quero nem me parece benéfico retirar previlégios ao rott pela chegada do boxer, nem o boxer levar um resto de vida diferente do rott, já deve ter sofrido o suficiente.
Mais uma vez obrigado Elsa pelas suas palavras.
obg
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Alicia, pela parte que me toca aceito a referência como um cumprimento muito amável, mas eu realmente não entendo assim tanto de cães como poderá pensar. O mesmo não acontece com o jcsousa e o Casadeanaval e muitos outros que, por princípio, não vou referir, e com os quais tenho aprendido muito aqui no fórum.aligra Escreveu: ...Eu prezo imenso as suas intervenções no forum, José Carlos, o mesmo que as de o Nel e ainda as do Vasco da Casadeanaval, acho que são pessoas que sabem imenso de cães...
Isto não é falsa modéstia nem é ser demasiado escrupuloso. Prefiro manter-me dentro daquele estatuto de aprendiz porque assim posso mandar de vez em quando umas asneiradas sem dar tanto na vista

<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
jcsousa Escreveu: Como disse a Isabel, o cão castrado não levanta tantas vezes a pata para marcar território, "o que é muito chato".
E não é?
O José provavelmente tem os seus cães no canil, tal como eu tenho. No entanto, alguns, ou melhor, algumAs estão em casa. Os machos, raramente, muito raramente entram, porque me mijam (desculpem o termo, mas afinal é mesmo este) a casa toda! Tudo o que é canto de parede, perna de cadeira, seja o que for. Limpa-se, claro, mas por mais que se limpe, principalmente na madeira fica o odor, no minimo para os cães.
Ora se isto não é chato....
Que faço? Se não tenho condições para ter machos em casa, não os tenho, é isso? Bem, e, quem só os pode mesmo ter em casa, o que faz?
Sinceramente, não vejo a razão de tanto pavor a castrações e esterilizações. Nem oito nem oitenta.
Isabel
Nenhum pavor. Falo disto com naturalidade, simplesmente não posso dar a opinião dos outros, apenas a minha.
- Admito em casos em que perigue a vida ou a saúde do animal;
- Admito em animais abandonados;
- Se a ÚNICA alternativa (depois de se tentarem todas as outras) fôr o abandono ou a eutanásia, admito como mal menor.
Não penso que seja assim uma posição tão radical quanto isso...
Já agora, como é que a Isabel resolveu o problema dos machos? Castrou-os ou não entram em casa? É claro que o convívio ao ar livre tamvém resolve o problema da proxi,idade com o dono.
Eu tenho dois machos, um PA e um rafeiro. O PA assiste todos os dias ao meu pequeno almoço, dentro de casa e antes de uma sessão de "brincadeira" no jardim. Quer ele quer o outro entram em casa bastantes vezes e nunca me regaram a mobília. Aliás o PA nem no canil o faz, só cá fora. Sou um homem de sorte... e tenho PAs desde miúdo!
Um abraço
José Carlos
- Admito em casos em que perigue a vida ou a saúde do animal;
- Admito em animais abandonados;
- Se a ÚNICA alternativa (depois de se tentarem todas as outras) fôr o abandono ou a eutanásia, admito como mal menor.
Não penso que seja assim uma posição tão radical quanto isso...
Já agora, como é que a Isabel resolveu o problema dos machos? Castrou-os ou não entram em casa? É claro que o convívio ao ar livre tamvém resolve o problema da proxi,idade com o dono.
Eu tenho dois machos, um PA e um rafeiro. O PA assiste todos os dias ao meu pequeno almoço, dentro de casa e antes de uma sessão de "brincadeira" no jardim. Quer ele quer o outro entram em casa bastantes vezes e nunca me regaram a mobília. Aliás o PA nem no canil o faz, só cá fora. Sou um homem de sorte... e tenho PAs desde miúdo!
Um abraço
José Carlos
José Carlos, entendi o é muito chato entre aspas, como uma ironia. Se o José Carlos é contra, é consigo, e já demonstrou a sua opinião várias vezes sobres este assunto. Mas... também fico, tal como a Elsa, com a ideia que, para si, quem castre ou esterilize um cão apenas por conveniência do dono, é um dono irresponsavel, e mau dono.
Alias, o facto de dizer que, ás 6.30 da manha está a pistar os caes, insinuando que a forista Elsa a essa hora ainda deveria estar a dormir, é um pouco forte. Desculpe, mas é o que penso. O José, não sabe o que os outros fazem pelos seus cães, nem muitas vezes, os sacrificios a todos os niveis (financeiros, pessoais, familiares), para lhes dar o melhor possível.
Para mim, a posse dos animais tem que ser um compromisso sério de responsabilidade. Responsabilidade essa que passa sempre por uma convivência saudável entre ambos. Se eu tenho um cão que uiva, que ladra desalmadamente, que marca território a toda a hora, etc e se eu e o meu veterinário acharmos que a melhor solução para que a nossa convivencia pacifica, seria castrar, eu castrava. Entendo que a posse responsavel é também o não ter um pequeno monstro a sarnar a nossa cabeça. Não é bom para a relação cão-dono.
Se os seus cães não marcam território em casa, tem sorte. Eu não tenho essa sorte, infelizmente.
O problema está resolvido com o não entrar em casa, ou entram apenas por breves minutos e á minima alçadela, alto aí!
Os caes que não sáo para reprodução ainda não foram capados, porque aquilo com que se compra os melões não nasce nas arvores e não "houve" muito tempo para isso. Logo que haja, tenho a certeza que irei resolver alguns problemas cá de casa.
Isabel
Alias, o facto de dizer que, ás 6.30 da manha está a pistar os caes, insinuando que a forista Elsa a essa hora ainda deveria estar a dormir, é um pouco forte. Desculpe, mas é o que penso. O José, não sabe o que os outros fazem pelos seus cães, nem muitas vezes, os sacrificios a todos os niveis (financeiros, pessoais, familiares), para lhes dar o melhor possível.
Para mim, a posse dos animais tem que ser um compromisso sério de responsabilidade. Responsabilidade essa que passa sempre por uma convivência saudável entre ambos. Se eu tenho um cão que uiva, que ladra desalmadamente, que marca território a toda a hora, etc e se eu e o meu veterinário acharmos que a melhor solução para que a nossa convivencia pacifica, seria castrar, eu castrava. Entendo que a posse responsavel é também o não ter um pequeno monstro a sarnar a nossa cabeça. Não é bom para a relação cão-dono.
Se os seus cães não marcam território em casa, tem sorte. Eu não tenho essa sorte, infelizmente.
O problema está resolvido com o não entrar em casa, ou entram apenas por breves minutos e á minima alçadela, alto aí!
Os caes que não sáo para reprodução ainda não foram capados, porque aquilo com que se compra os melões não nasce nas arvores e não "houve" muito tempo para isso. Logo que haja, tenho a certeza que irei resolver alguns problemas cá de casa.
Isabel
Como você disse, Isabel, já aqui manifestei a minha opinião tantas vezes, que esta será a última, prometo. Apenas alguns comantários a certas afirmações suas que me parecem um pouco inadequadas. Vamos por partes:
1. Para mim é realmente errado que as pessoas castre/esterilizem animais apenas por razões de comodismo pessoal. Mas não lhes chamo irresponsáveis. Eu evito colocar rótulos às pessoas. As minhas intervenções vão no sentido de que quem estiver com esse problema o faça conhecendo o outro lado da questão. Não me verá dar aqui lições de moral a ninguém, apenas defender os meus pontos de vista, e disso não abdico, tal como você, naturalmente.
2. O "alçar a perna" era apenas uma citação de uma frase sua. Nenhuma ironia. Gosto de responder às pessoas no tom em que se me dirigem, e sublinho que neste tópico me senti sempre tratado correctamente.
3. Tambem me entendeu mal na resposta que dei à Elsa. Na verdade ela tinha-me dito qualquer coisa como "se os seus cães se sentem felizes por estar todo o dia fechados no canil, muito bem". A minha resposta foi no sentido de lhe mostrar que isso não é verdade. Eu não quero saber se alguém aqui do forum está a pé a treinar os cães às 6.30, nem me quero armar em grande amigo dos cães, porque aqui penso que o somos todos, cada um à sua maneira. Penso que todos farão o melhor possível e o que acham mais adequado, isso para mim já é muito bom. Não estarei de acordo com todos, como muitos não estarão comigo, mas isso é natural, o contrário é que seria estranho.
4. Finalmente, penso que quem compra um cão deverá pensar se tem condições para o ter na sua integridade antes de dar esse passo. Se não tem, para mim, a opção mais responsável é não o adquirir.
Por mim coloco aqui um ponto final na discussão, porque vejo que estou a ferir susceptibilidades e realmente nunca pensei fazê-lo.
Cumprimentos a todos
José Carlos
1. Para mim é realmente errado que as pessoas castre/esterilizem animais apenas por razões de comodismo pessoal. Mas não lhes chamo irresponsáveis. Eu evito colocar rótulos às pessoas. As minhas intervenções vão no sentido de que quem estiver com esse problema o faça conhecendo o outro lado da questão. Não me verá dar aqui lições de moral a ninguém, apenas defender os meus pontos de vista, e disso não abdico, tal como você, naturalmente.
2. O "alçar a perna" era apenas uma citação de uma frase sua. Nenhuma ironia. Gosto de responder às pessoas no tom em que se me dirigem, e sublinho que neste tópico me senti sempre tratado correctamente.
3. Tambem me entendeu mal na resposta que dei à Elsa. Na verdade ela tinha-me dito qualquer coisa como "se os seus cães se sentem felizes por estar todo o dia fechados no canil, muito bem". A minha resposta foi no sentido de lhe mostrar que isso não é verdade. Eu não quero saber se alguém aqui do forum está a pé a treinar os cães às 6.30, nem me quero armar em grande amigo dos cães, porque aqui penso que o somos todos, cada um à sua maneira. Penso que todos farão o melhor possível e o que acham mais adequado, isso para mim já é muito bom. Não estarei de acordo com todos, como muitos não estarão comigo, mas isso é natural, o contrário é que seria estranho.
4. Finalmente, penso que quem compra um cão deverá pensar se tem condições para o ter na sua integridade antes de dar esse passo. Se não tem, para mim, a opção mais responsável é não o adquirir.
Por mim coloco aqui um ponto final na discussão, porque vejo que estou a ferir susceptibilidades e realmente nunca pensei fazê-lo.
Cumprimentos a todos
José Carlos
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Olá IsabelPedra Escreveu: Olá Alicia, posso perguntar-lhe qual é o seu país de origem?
Isabel
Sou argentina, ou seja que a minha lingua materna é um castelhano com forte sotaque latinoamericano e ainda por cima um bocado "degenerado" pelo lunfardo, que é o calão de Buenos Aires. Dali os meus erros mais frequentes, mas continuo a aprender a linda lingua de Camões... a aproveitar que Camões não pode ler as minhas asneiras

Alicia
José Carlos, por mim, pode manifestar a sua opinião as vezes que muito bem entender. E ferir susceptibilidades...não está, pelo menos as minhas. Apenas constactei, o que me pareceu um facto. Não é tão facil assim, ferir-me. O que me parece, e continua a parecer é que toma uma atitude muito radical em relação a castração/esterilização, só isso. Eu nada tenho contra a castração/esterilização, e até lhes vejo algumas vantagens. E nao acho que seja apenas o comodismo do dono. Um macho que esta perto de femeas em cio, se estiver inteiro, e não tiver direito a nada, deve sofrer um bocadito, não?
Se me permite irei citar, mas em posts diferentes, visto que não sei citar tudo de uma vez, algumas afirmações suas, que me levaram à opinião que referi no meu post anterior.
A começar já por esta:
Se por um lado diz que não chama irresponsaveis a quem toma esta decisão por comodismo pessoal, por outro diz que, a opção responsavel é não ter o cão se não o pode ter na sua integridade.
Em que ficamos então?
Se me permite irei citar, mas em posts diferentes, visto que não sei citar tudo de uma vez, algumas afirmações suas, que me levaram à opinião que referi no meu post anterior.
A começar já por esta:
jcsousa Escreveu:
1. Para mim é realmente errado que as pessoas castre/esterilizem animais apenas por razões de comodismo pessoal. Mas não lhes chamo irresponsáveis.
Se por um lado diz que não chama irresponsaveis a quem toma esta decisão por comodismo pessoal, por outro diz que, a opção responsavel é não ter o cão se não o pode ter na sua integridade.
Em que ficamos então?