Pucca&Bones
Moderador: mcerqueira
No fim de semana aproveitei a ida à santa terrinha para pedir o tal osso do joelho (rótula) para a Pandora... Na verdade, nem é bom um osso, é tipo uma cartilagem muito dura e ainda trazia alguma carne à volta... Primeira reacção: curiosidade, algumas lambidelas e acabou o interesse... Fiquei naquela, mas deixei lá o osso... Passado bastante tempo não o largava, andava com aquilo na boca de um lado para o outro mas não era para roer. A preocupação dela era ir para bem longe (quartos, camas, sofá) penso eu que para esconder... Bem, foi de rir (a minha mãe não achou muita piada) e acabei por ter que lhe tirar o osso que entretanto já era uma coisa preta cheia de cabelos porque a mafarrica só queria levar aquilo para sítios incompatíveis e ia sujar tudo. Fiquei com pena que não roesse, a intenção era essa... Mas qualquer dia tento de novo. Só tenho pena de não ter tirado foto... O osso era + ou - do tamanho da cabeça dela e ela com aquilo no canto da boca a correr ficava mesmo engraçada 

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Foi o 1º, se calhar o 2º já vai roer 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Cadela a sério...
Cão que é cão, come carne e roí ossos!

Cão que é cão, come carne e roí ossos!

Boas Tenho uma cadelita com 3 meses da raça P.A. posso dar-lhe um destes ossos para se entreter ou é cedo demais? estava a pensar limpa-lo bem e depois coze-lo, durante quanto tempo tem de ser cozido?. ela tem ossos daqueles de pele mas não lhes pega durante muito tempo..
-
- Membro Veterano
Não se cozinha ossos, porque aí podem ser muito perigosos; porque partem-se em lascas. E já li isto algures em mensagens anteriores.Souvenirs Escreveu:Boas Tenho uma cadelita com 3 meses da raça P.A. posso dar-lhe um destes ossos para se entreter ou é cedo demais? estava a pensar limpa-lo bem e depois coze-lo, durante quanto tempo tem de ser cozido?. ela tem ossos daqueles de pele mas não lhes pega durante muito tempo..
Aos meus cães com 3 meses, ajudava-os e tirava o tutano do osso, deixava roer um bocado a cartilagem, eles ao fim de um bocado deixavam-nos. Aí iam para o lixo; antes de começarem a ficar com mais germes.
E dava-lhe brinquedos para roer e coisas assim.
-
- Membro Veterano
Souvenirs Escreveu:entao e fervido em vez de cozido? tipo 5 minutos. nao coze mas pode matar algumas bacterias e germes..
Em relação a ossos não, simplesmente não faça! O que pode é congelar ou se puder ultracongelar.
Em relação à carne não vejo problema nenhum.
Tanto faz dar-lhos cozidos como crus. A mim, os veterinários sempre disseram para os cozer, e eu cozi-os sempre e nunca aconteceu nada de mal aos meus cães.Souvenirs Escreveu:entao e fervido em vez de cozido? tipo 5 minutos. nao coze mas pode matar algumas bacterias e germes..
Essa história de se partirem em lascas é quase só história, mesmo. Os ossos de vaca não estilhaçam, como acontece com os ossos tubulares de frango, de aves em geral, de coelho, etc. Também não convém dar-lhes ossos de costeleta pelo mesmo motivo. Mas os ossos da perna de vaca não estilhaçam.
Também deve dar o tutano, faz-lhes muito bem ao pêlo. E deixar o cão comer/roer os pedaços de carne e cartilagem que os ossos tragam agarrados. Não tema as bactérias, não vêm assim tantas que façam adoecer o cão, ou as pessoas. Cozinhá-los dá cabo delas, fique descansada.
Haja bom senso nestas matérias e deixemo-nos de continuar a espalhar mitos...
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Caramba eu e a Floripes estamos de acordo!
Coza os ossos sim e bem cozidos. Foi o que o meu vet sempre me mandou fazer e nunca tive um problema. Cozo na panela de pressão até o osso ficar limpinho e dou. Mesmo com os Dogues, que gostam bem de roer um osso grandão, aquilo dura imenso tempo e dá para lavar à torneira quando ficam com terra.

Coza os ossos sim e bem cozidos. Foi o que o meu vet sempre me mandou fazer e nunca tive um problema. Cozo na panela de pressão até o osso ficar limpinho e dou. Mesmo com os Dogues, que gostam bem de roer um osso grandão, aquilo dura imenso tempo e dá para lavar à torneira quando ficam com terra.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Das 2 vezes que dei, dei bem fresquinhos, vindos do talho do intermarché diretamente para a oca da minha pequenota, e até agora tudo bem. Na próxima semana já come outro
Cheguei a congelar, mas ao descongelar, não sei o que aconteceu, mas estragou-se
E por isso nesse mesmo dia, fui comprar 1 fresco e dei-lhe.
Já falei com a vet, e tudo ok

Cheguei a congelar, mas ao descongelar, não sei o que aconteceu, mas estragou-se

Já falei com a vet, e tudo ok

-
- Membro Veterano
No meu caso, dou os ossos crus. No entanto, assim que roem a cartilagem e eu ou eles tiravam o tutano, o osso vai para o lixo. Neste caso, nunca ficam muito tempo.
O osso propriamente dito tem pouco ou nenhum benefício nutricional para o cão, é só por dizer que eles gostam; quando lhes tiro o tutano e eles roem a cartilagem, também eles perdem o interesse…os meus cães perdiam.
http://dogs.about.com/od/faqs/f/bones_for_dogs.htm
O osso propriamente dito tem pouco ou nenhum benefício nutricional para o cão, é só por dizer que eles gostam; quando lhes tiro o tutano e eles roem a cartilagem, também eles perdem o interesse…os meus cães perdiam.
Claro que perdiam o interesse, tirava-lhes o mais apetitoso para eles, o tutano. E eles também não passam vinte e quatro horas por dia a roer o osso. Podem largá-lo agora e à noite lembrarem-se dele e voltarem a roê-lo.margoustink Escreveu:No meu caso, dou os ossos crus. No entanto, assim que roem a cartilagem e eu ou eles tiravam o tutano, o osso vai para o lixo. Neste caso, nunca ficam muito tempo.
Os ossos são também um bom auxiliar para quando se tem de ir trabalhar e eles têm de ficar sozinhos, substituem com ampla vantagem para o cão o caríssimo kong de borracha.
A função desses ossos não é alimentá-los, é fazê-los exercitar os músculos mastigadores e os outros da face e pescoço que secundam a acção, limpar-lhes os dentes, consolidar-lhes as gengivas e satisfazer-lhes um instinto básico com um mínimo de prejuízo para a casa: enquanto roem um bom osso, não roem sapatos, roupa, óculos caros, telemóveis, comandos de televisão e tudo o mais de que agora não me lembro.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
tambem fui buscar um tipo rótula, e fervi, ela roeu a cartilagem e um pouco do tutano. ainda tem muito para roer mas perdeu o interesse ao fim de umas horas. ja lho tirei mais logo dou-lho novamente a ver se pega.fteixeira Escreveu:O que eu dei não há perigo absolutamente nenhum porque não lasca, é tipo cartilagem (rótula)...
Eu acabei por deitar ao lixo porque estava absolutamente nojento! lolSouvenirs Escreveu:tambem fui buscar um tipo rótula, e fervi, ela roeu a cartilagem e um pouco do tutano. ainda tem muito para roer mas perdeu o interesse ao fim de umas horas. ja lho tirei mais logo dou-lho novamente a ver se pega.fteixeira Escreveu:O que eu dei não há perigo absolutamente nenhum porque não lasca, é tipo cartilagem (rótula)...