MARTIM: MY SPECIAL ONE

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Star005
Membro Veterano
Registado: quarta ago 03, 2011 12:35 am

terça ago 23, 2011 6:24 pm

Todinhos contigo Martolas, força miudo, dá a volta por cima, ainda há um restinho de esperança, agarra-te a ela...esperemos que um milagre aconteça, se isso for o melhor para ti...festinhas apertadas da star e familia e isto inclui claro os de 4 patitas, que tenho a certeza te dariam muitas lambidelas e também estão a torcer por ti.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça ago 23, 2011 6:49 pm

OLTERPIMO Escreveu:
Arguidaa Escreveu:Ontem perguntei ao vet se ele não poderia pelo menos vir passar uma noite a casa, comprometi-me a não dormir para estar sempre atenta e ele apesar de compreender o meu pedido, achou preferível o Martolas ficar lá pois têm outros recursos que infelizmente não tenho em casa. :cry:

O estado dele infelizmente é muito grave e, a qualquer momento pode entrar em falência renal. :cry:

Gostaria de o ter em casa uma última vez mas, para o bem dele, é melhor não e, já que infelizmente não lhe posso devolver a saúde, ao menos que, na medida do possível esteja nas "melhores condições" nesta sua fase final. :cry:

Mais uma vez pedi que, caso o seu estado se agravesse subitamente, me telefonarem de imediato para eu "voar" até ele.

Caso não surja nenhum telefonema, ao fim da tarde irei para o lado dele para lhe dar mais uns miminhos. Gostaria de passar o dia lá, aninhada ao pé dele mas tal é impossível. Como tal ao fim da tarde lá irei ter com o Martolinhas.
Não consigo deixar de encontrar analogias com os humanos e de lamentar...que o avanço da ciência tenha levado a considerar "normal"..morrer longe de casa..num ambiente estranho e cheio de tubos..longe dos seres familiares/humanos. Triste evolução.

Nos humanos já se começou a avançar para os cuidados paliativos , no domicilio, controlando o mal estar/dor..e deixando que o fim venha , naturalmente e com muito amor.

Tenho a certeza que isso seria possivel tb para os animais, se os vets o desejassem..ou já tivessem sido sensibilizados para isso.Não há nada nessa fase que não possa ser realzado em casa, desde que os donos o consigam suportar e o veterinário esteja contactável .

Né..sabes qual a minha formação base e como eu reajo mal a este tipo de coisas:desculpa-me se estou com vontade de ...bom, enfim, dizer coisas menos amáveis ao veterinário, no qual já sei que confias.

Né..faz o que bem te apetecer e sintas que está certo...os vets tal como os médicos tb têm os seus limites
Não posso concordar absolutamente nada com este depoimento.

Uma coisa é dizer que queremos que o nosso cão morra em casa, outra é dizer que preferimos tentar todos os possíveis para que o nosso cão melhore num ambiente cujos recursos não faltam.

Diferenças entre cães e pessoas são milhares, e uma delas, que me parece extremamente importante em casos como este, é o facto de uma pessoa se saber queixar, ao contrário de um cão, para podermos agir em conformidade com a queixa ou até chamar o 112.

Portanto aqui a questão é simples:

- Quero levar o meu cão para casa porque desisti dele e quero vê-lo morrer junto a mim num ambiente que lhe é familiar, e não poder fazer nada para atenuar o sofrimento.

ou

- Quero apostar tudo no tratamento do meu cão, seja ele paliativo ou não, mas não o quero a sofrer, mesmo que ele venha a falecer, portanto prefiro que ele fique junto de quem tem formação e recursos para o ajudar.

Na situação da Arguidaa eu optaria pela 2ª hipótese, mas isso sou eu que opto sempre por escolher ficar com a minha consciência tranquila e não ficar a pensar nos ditos 5% que podiam ter sido feitos.

Edit: Desculpa Manuela por este "desvio ao tópico", mas após ter lido este comentário sobre a atitude do vet, o qual estimo bastante como tu sabes, não pude deixar de comentar. Quando o vet achar que chegou a hora, ele é o primeiro a dizer-to. Força mais uma vez.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

terça ago 23, 2011 7:11 pm

a falência renal é verdadeiramente horrível para o animal e para o dono. e felizmente que o martim está rodeado por uma boa dona e um bom vet. a mesma sorte não teve o pantufinha. piorou num feriado e como estava a ser assistido num hospital universitário, não o pude levar. foi a um vet que nuncadeve ter visto um gato e depois de lhe tirar "litros" de urina, disse que ia durar muito. deu-lhe um antibiótico :o quando chegou a casa, começou a miar muito. comecei a ver os olhos de quem vai morrer muito em breve. no outro dia, continuou a queixar-se e ao fim de pouco tempo, caíu e começou com espasmos. eu fiquei em estado de choque e tive de acabar com aquilo. espero que o martolas não passe por isto :cry:
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

terça ago 23, 2011 7:39 pm

Que aconteça o que for melhor para o Martim.
Força e coragem Arguidaa.
OLTERPIMO
Membro
Registado: terça jul 31, 2007 6:25 pm

terça ago 23, 2011 8:06 pm

The One

Faz muito bem em pedir desculpa à Manuela por intervir "por estima ao Vet"

Muito se poderia dizer mas, o local não é aqui
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

terça ago 23, 2011 8:46 pm

O Martim PARTIU. Finalmente teve o descanso que merecia. :cry: :cry:

Foi a decisão mais difícil da minha vida pois por muito que me possam criticar o Martim era como um filho para mim. Adoro TODOS os meus cães mas, o MARTIM era o THE SPECIAL ONE. Foi o único que EU ESCOLHI... os outros, foram obra do acaso mas não é por isso que deixam de ser menos amados. Simplesmente há sempre um que é ESPECIAL.

O estado do Martim de ontem para hoje agravou-se substancialmente. Não lhe foram feitas análises pois nem sequer era preciso fazê-las para se ter noção do estado dele. :cry:

A tensão subiu de tal maneira que ficou com descolamento de retina ... ou seja, o meu MARTIM deixou de ver. Os vómitos abrandaram mas, em contrapartida eram postas e postas de sangue que saíam pelas fezes. :cry:

Apesar de tudo achei-o com menos desconforto e mais calmo. Dei-lhe água e apesar de ver os olhinhos dele muito "esbugalhados" até essa altura não me tinha apercebido de que não via.

Falei com os vets e todos foram unânimes de que, se não se tivesse tomado esta decisão hoje, o Martim teria mais 24/48 horas e partiria por ele.

Disse logo que nem pensar ... o MRTIM não iria sofrer mais. Deixaram-nos a sós com ele para nos despedirmos e ainda tive o meu "bébé" deitado nas minhas pernas comigo sempre a falar com ele e a dar-lhe festas. Meteu a cachaço a jeito para as festinhas de que tanto gostava.

Sei que ele partiu a saber que tudo tinhamos feito por ele. Aliás, eu muito sinceramente, teria preferido que o meu menino tivesse partido ontem quando ainda nos via e depois de ter ido dar aquele passeio e cheirar por uma última vez o ar. Tal não foi possível ...

Depois de ter assistido pois ele estava sentadinho e eu abraçada a ele a dizer-lhe segredinhos ao ouvido ... sinceramente acho que é terrível.

Nunca tinha assistido e preferia guardar na minha memória outras últimas imagens do meu bébézola. No entanto, não podia deixar o Martim sozinho. Já que não estive presente aquando do seu nascimento, ao menos que tenha estado agora na sua partida. :cry:

Obrigada querido MARTIM por estes maravilhosos quatro anos e meio que me deste. Foste o canito mais espectacular que conheci até hoje e acredita que vai ser muito difícil reaprender a viver sem ti.

ADORO-TE meu bébé e ficarás para sempre nos nossos corações. Não te esqueças do último pedido que te fiz: guarda um lugargzinho bem pertinho de para mim, o papá e a mana. :cry:
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

terça ago 23, 2011 8:51 pm

Arguida, lamento imenso.... :cry: :cry:

O Martolas foi feliz! Muita Força para a Arguida, para a mana Maria e para o seu Marido!

Perante o que escreveu, fez o mais acertado. Foi um acto de amor evitar mais sofrimento para o taralhouco do Martolas...

Lamento, do fundo do coração. :cry: :cry:
Catleo
Membro
Registado: sábado mar 27, 2010 10:45 pm

terça ago 23, 2011 8:56 pm

Descansa em paz MARTIM. :cry:
Última edição por Catleo em terça ago 23, 2011 11:50 pm, editado 1 vez no total.
pituxa
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

Oh, Arguidaa, lamento imenso... :cry:
Não tenho as palavras certas para lhe dizer... Eu própria estou a chorar, pois sei que a Arguidaa fez o possível e o impossível pelo "nosso" Martim...
Pense assim: agora, sempre que fechar os olhos, ele vai estar consigo - o Martim taralhouco que corria e lhe dava lambidelas. Não vai estar presente fisicamente, mas vai estar sempre no seu coração. :cry:
Muitos beijinhos Arguidaa, para si e o pai e para a Maria... Muita força.
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

Até já lindo Martim
não te vou esquecer
há um pedacinho de ti que é «meu»
e já tenho saudades tuas.
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça ago 23, 2011 8:57 pm

Ohh Manela... :( :( :(

Que terrível. É exactamente aquilo que esperávamos... mas é sempre terrivelmente doloroso. Não sei que dizer... Não há palavras para estes momentos. Mas choro contigo pelo Martim, mesmo sabendo que fizeste o que estava certo, que sofreu o minímo possível... Sabemos que "está tudo bem" mas choramos na mesma, porque custa tanto dizer adeus. Queríamos sempre mais uns minutinhos... o que não daríamos, por mais uns minutinhos.

O Martim espera por ti <3
Agora cuida de ti... Foste sempre tão forte pelo Martim, sabes que ele não ia gostar de te ver ir abaixo. Ainda agora, muita força Arguida!...
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

terça ago 23, 2011 9:02 pm

:cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Whiteblade29
Membro
Registado: sexta fev 25, 2011 7:21 pm

terça ago 23, 2011 9:03 pm

É mesmo muito triste, tenho muita pena de tudo isto...Espero que o Martim descanse em paz... R.I.P Martim.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça ago 23, 2011 9:06 pm

Cheguei agora a casa, vinda também do veterinário, e a primeira coisa que fiz foi vir espreitar este tópico, com aquela réstia de esperança...

Apesar do abandono e da doença cujas complicações o levaram, a vida foi muito generosa para com o Martim. Teve durante anos aquilo que um cão mais preza: o carinho e o amor dos donos, que lutaram por ele até ao fim e tiveram a coragem deste último gesto.

O que aqui ficou relatado é testemunho da grande história de amor que vos uniu.

Gostei muito de te conhecer, Martim, com o teu ar de bebé grande; já doente, parecia que nada podia derrubar-te, e era essa imagem que me dava esperança. Que possas ter partido para um lugar melhor, onde nunca haja abandono nem doença.

Um abraço muito apertado para si, Manuela, e outro para o seu marido. Estou ao dispor, como sabe.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

terça ago 23, 2011 9:10 pm

Até um dia Martim - espera por nós aí no Céu dos Cães :cry:

Imagem[/quote]
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”