Expos - O que trás de positivo e/ou negativo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta abr 30, 2010 11:24 am

Bondage2010 Escreveu:Eu vejo exactamente ao contrario o que está exposto não é para ser tocado, se por acaso for para ser tocado deve estar assinalado que é para ser tocado...se não estiver nada a dizer toque, mecha, prove, agarre...então não deve ser tocado, porque está apenas exposto.
eu faço isso em exposições de peças de porcelana ou coisas que partem. Ou com objectos voláteis.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta abr 30, 2010 11:28 am

Eu já disse aí 10 vezes, mas nunca é demais repetir. Não são só criadores, que expõem cães.

Vou dar um exemplo, eu pertenço a uma associação de gente que tem animais de terrário. Temos feito de há uns anos a esta parte uma exposição, exposição e não concurso, de animais de terrário. Há animais dentro de terrários e expositores e há animais nas mãos dos donos.

O normal seria as pessoas verem a cobra que está dentro do terrário com os olhos, mas não, a primeira atitude é dar castanha nos vidros, apesar dos avisos garrafais colados que dizem POR FAVOR NÃO BATA NOS VIDROS.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

sexta abr 30, 2010 11:29 am

EgO24 Escreveu:Epah, deixem de ser tão obtusos e ajudem as pessoas a perceberem bem aquilo que podem ou não fazer.
Obtusos? lol

- As festas não faz mal fazerem, desde que PERGUNTEM PRIMEIRO para vossa própria segurança.. Há cães que reagem quando lhes tocam de repente... Pode não ser o momento e levam com uma resposta do tipo "agora não, espere o fim do julgamento" (coisa de 10 min)

- Comida: NÃO DAR COMIDA AOS CÃES!!! Os expositores costumam ter treats para ir oferecendo aos cães ao longo do dia ou enquanto os treinam e preparam. Se a conversa correr bem, perguntem se podem dar alguma guloseima e o expositor à de vos fornecer a dita. Há cães que pura e simplesmente não aceitam alimento da mão de estranhos. Outros comem de tudo e ficam gravemente doentes.

- Se um expositor pede para passar, deixem passar. Não se coloquem à entrada do ringue.

- Quando um expositor está à espera para entrar em ringue não tem tempo nem cabeça para conversa ou perguntas: aguardem o final do julgamento. Se tiver vários cães há de vos dizer quando o momento mais oportuno para ter tempo para vos dar toda a atenção.

- Não levem o cão da casa. Para além de proibido geralmente são cães não treinados/habituados aquele tipo de ambiente e aglomerações de pessoas e cães.

- Por vezes encontram expositores a ver o decorrer de uma avaliação: se tiverem dúvidas sobre o que está a decorrer (porque o juiz está a ver isto ou aquilo) costumam ser uma boa fonte de informação. Atenção não vão estar a preparar-se para entrar...

- Os cães estão dentro das caixas para poderem estar calmos e seguros. Não metam os dedos là dentro. Eles consideram aquele espaço como a sua casa. Qualquer expositor retira cães das caixas para poder mostrar a quem se mostre realmente interessado na raça. Mas retira à vez e de forma controlada.

Não se esqueçam que nem todos os expositores são criadores, o que não quer dizer que não saibam muito sobre a raça e sobre cães...

De resto, e assim de repente, vão, vejam, aprendam, tirem fotos, esclareçam dúvidas, façam se sócios do clube da raça, peçam contactos de criadores ou proprietários para encontro futuro.......
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Charlie2
Membro Veterano

sexta abr 30, 2010 11:33 am

desculpem, mas tenho de voltar a repetir. voltem a fazer exposições só para elites. Ou então aprendam a lidar com o público. Se estão á espera que o público aprenda a lidar convosco, um dia os criadores terão de dar os seus cachorros.
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

sexta abr 30, 2010 11:35 am

- As festas não faz mal fazerem, desde que PERGUNTEM PRIMEIRO para vossa própria segurança.. Há cães que reagem quando lhes tocam de repente... Pode não ser o momento e levam com uma resposta do tipo "agora não, espere o fim do julgamento" (coisa de 10 min)

- Comida: NÃO DAR COMIDA AOS CÃES!!! Os expositores costumam ter treats para ir oferecendo aos cães ao longo do dia ou enquanto os treinam e preparam. Se a conversa correr bem, perguntem se podem dar alguma guloseima e o expositor à de vos fornecer a dita. Há cães que pura e simplesmente não aceitam alimento da mão de estranhos. Outros comem de tudo e ficam gravemente doentes.

- Se um expositor pede para passar, deixem passar. Não se coloquem à entrada do ringue.

- Quando um expositor está à espera para entrar em ringue não tem tempo nem cabeça para conversa ou perguntas: aguardem o final do julgamento. Se tiver vários cães há de vos dizer quando o momento mais oportuno para ter tempo para vos dar toda a atenção.

- Não levem o cão da casa. Para além de proibido geralmente são cães não treinados/habituados aquele tipo de ambiente e aglomerações de pessoas e cães.

- Por vezes encontram expositores a ver o decorrer de uma avaliação: se tiverem dúvidas sobre o que está a decorrer (porque o juiz está a ver isto ou aquilo) costumam ser uma boa fonte de informação. Atenção não vão estar a preparar-se para entrar...

- Os cães estão dentro das caixas para poderem estar calmos e seguros. Não metam os dedos là dentro. Eles consideram aquele espaço como a sua casa. Qualquer expositor retira cães das caixas para poder mostrar a quem se mostre realmente interessado na raça. Mas retira à vez e de forma controlada.

Não se esqueçam que nem todos os expositores são criadores, o que não quer dizer que não saibam muito sobre a raça e sobre cães...
Tente refazer essas dicas um pouco melhor ponha-as num cartaz 2 X 2 (metros) e ponha-o à entrada da expo.

Nós sabemos, ou pelo menos eu sei o que posso ou nao fazer, mas muitos nao sabem.
É que a forma que as organizacoes encaram as exposicoes caninas, parece que já fazem de propósito para chamar a atencao desse tal público indesejado por muitos expositores.
Última edição por Flashorde em sexta abr 30, 2010 11:35 am, editado 1 vez no total.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
kitten
Membro Veterano

sexta abr 30, 2010 11:35 am

Charlie2 Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:Eu vejo exactamente ao contrario o que está exposto não é para ser tocado, se por acaso for para ser tocado deve estar assinalado que é para ser tocado...se não estiver nada a dizer toque, mecha, prove, agarre...então não deve ser tocado, porque está apenas exposto.
eu faço isso em exposições de peças de porcelana ou coisas que partem. Ou com objectos voláteis.
Ah é? Então vou fazer-lhe uma proposta, eu levo a minha teckel e a charlie faz-lhe assim uma festa de repente. Pode ser?

Os animais, seja em que exposição for, não são para ser mexidos nem tocados.
Madalena Marques
cpontos
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2009 7:04 am

sexta abr 30, 2010 11:36 am

kitten Escreveu:a primeira atitude é dar castanha nos vidros, apesar dos avisos garrafais colados que dizem POR FAVOR NÃO BATA NOS VIDROS.
Mesmo no Zoo ou no Oceanário, que é um local onde se podem apreciar várias espécies animais, os avisos não servem de nada. Tem de partir da pessoa e da sua educação e bom senso. Se está escrito Não Bata nos Vidros, porque raio insistem em bater? Vendo por aqui, apesar de achar boa ideia a colocação de avisos, o resultado seria o mesmo.

Já na Quintinha (no Zoo) há cartazes permitindo não só as festinhas nos animais como a entrada no recinto, nomeadamente no das cabras anãs. É como digo: há tempo e espaço para tudo, desde que com moderação, educação e bom senso. E ninguém me tira a convicção que é o público que tem de educar e não o contrário.

Cumps
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

sexta abr 30, 2010 11:37 am

Ah é? Então vou fazer-lhe uma proposta, eu levo a minha teckel e a charlie faz-lhe assim uma festa de repente. Pode ser?
Espero que nenhum juiz (ou membro do júri ou como lhes chamam) lhe toque de repente entao. :|
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
kitten
Membro Veterano

sexta abr 30, 2010 11:38 am

Flashorde Escreveu:

Tente refazer essas dicas um pouco melhor ponha-as num cartaz 2 X 2 (metros) e ponha-o à entrada da expo.

Nós sabemos, ou pelo menos eu sei o que posso ou nao fazer, mas muitos nao sabem.
É que a forma que as organizacoes encaram as exposicoes caninas, parece que já fazem de propósito para chamar a atencao desse tal público indesejado por muitos expositores.
Na expo de Vila Franca/Castanheira do Ribatejo, haviam avisos espalhados, onde dizia:

- Zona reservada aos expositores
- Zona de preparação de cães
- Entradas de Ringue

Serviu para quê?
Madalena Marques
Charlie2
Membro Veterano

sexta abr 30, 2010 11:40 am

sabem o que acho? Acho tudo isto muito triste. O cão tem de ficar a olhar para nós, e nós para ele,sabendo que possivelmente tanto um como outro beneficiariam de contacto. Acho que como todas as elites as exposições de cães deveriam deixar de ter esse nome e passar a chamar-se competições, ou encontros de pesquisa. Acho que animais em loja é deprimente, e custa-me ver um cachorro abanar a cauda atrás de um vidro, daí que compreendo algumas atitudes. Acho que animais atrás das grades em zoos, em alguns casos é igualmente deprimente, e acho que ainda temos MUITO que evoluir no que toca ás nossas relações com animais, até que entendamos finalmente qual é o nosso papel e o deles neste planeta.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta abr 30, 2010 11:42 am

Falta de educação ou de bom senso tanto faz… porque na realidade é o que acontece. Podemos dizer que não vale a pena informar pois é uma questão de educação e que é tão evidente que é desnecessário, eu concordo, mas convém verificar o que acontece na realidade… mas acontece ou não acontece? Mexem ou não nos cães? Colocam-se ou não à nas zonas de passagem? Dão de comer aos cães ou não? Incomodam ou não? Já referiram no tópico por diversas vezes que grande parte do público desconhece que é uma competição, que vai tipo passeio de Domingo, se nem sabem ao que vão como é que se espera que se saibam comportar? Pronto, por uma questão de bom senso têm que saber. E assim ficamos, é uma questão de bom senso e assim vamos continuar com o bom senso ou falta dele…

Na minha opinião, esta questão não se coloca para fazer do público uns coitadinhos e que ninguém tem obrigação de lhes ensinar a comportarem-se, mas sim para protecção dos cães e dos expositores, para um bom funcionamento da competição e para que ninguém seja mordido. Agora se é uma questão de bom senso ou não, pouco importa, porque o problema existe. Se não há solução, realmente o melhor é serem expos à porta fechada.

Kitten, se estiver um aviso a informar que é proibido bater nos vidros provavelmente vai dissuadir muita gente de o fazer. Outros podem continuar a fazê-lo, mas além do benefício de ter dissuadido uns quantos terão mais legitimidade para controlar e alertar quem o faça, uma vez que está bem explícito.
cucculain
Membro
Registado: quarta jun 23, 2004 6:44 pm

sexta abr 30, 2010 11:42 am

Charlie2 Escreveu:desculpem, mas tenho de voltar a repetir. voltem a fazer exposições só para elites. Ou então aprendam a lidar com o público. Se estão á espera que o público aprenda a lidar convosco, um dia os criadores terão de dar os seus cachorros.
Típico comentário de quem deduz que o principal objectivo de um criador é vender cães.
Cego é aquele que não quer ver.
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

sexta abr 30, 2010 11:43 am

Charlie2 Escreveu: e acho que ainda temos MUITO que evoluir no que toca ás nossas relações com animais...
antes disso, ainda temos MUITO que evoluir no que toca ás relações com a nossa espécie :wink:
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
<p>&nbsp;" Ai se eu pudesse..." by Sofiaabreulopes :P</p>
cpontos
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2009 7:04 am

sexta abr 30, 2010 11:45 am

Charlie2 Escreveu:Acho que animais atrás das grades em zoos, em alguns casos é igualmente deprimente, e acho que ainda temos MUITO que evoluir no que toca ás nossas relações com animais, até que entendamos finalmente qual é o nosso papel e o deles neste planeta.
Sei que mencionou 'em alguns casos', mas os zoos têm como principal papel a preservação das espécies, quer fornecendo abrigo ou auxílio à reprodução. E neste caso concreto, é um espaço aberto ao público, para que possa ver os animais. Contudo, vê-se com os olhos, não com as mãos. Nas expos a ideia é a mesma: ver, sem mexer. Isto na minha humilde opinião.
Charlie2
Membro Veterano

sexta abr 30, 2010 11:45 am

Ponky Escreveu:
Charlie2 Escreveu: e acho que ainda temos MUITO que evoluir no que toca ás nossas relações com animais...
antes disso, ainda temos MUITO que evoluir no que toca ás relações com a nossa espécie :wink:
sim, sem dúvida. Só não acho que seja antes nem depois.
Responder

Voltar para “Cães”