Expos - O que trás de positivo e/ou negativo?
Moderador: mcerqueira
Por acaso há uma coisa que me aborrece nas expos... Como eu não conheço a cara dos criadores/expositores, nunca sei que cão ou que afixo está a passar. Se não for algum expositor emprestar-me o catálogo, ou deslocar-me à tenda do CPC e comprar um catálogo, não consigo saber que cão está em ring.
Acho que nesse aspecto, e até para interesse dos Criadores, o nome do afixo e do cão/cadela deveria constar algures à vista do público.
Também concordo que deveriam haver áreas delimitadas, como se vê muitas vezes nos gatos, para os expositores, nem que fosse com cordas, seria o suficiente para afastar o público. Acho errado os expositores terem de ter as suas "tralhas" num qualquer canto, ou mesmo numa área de passagem. Está tudo ao molho e é perigoso inclusivamente, deixar as coisas sem vigilância quando se vai passar um cão...
Acho que nesse aspecto, e até para interesse dos Criadores, o nome do afixo e do cão/cadela deveria constar algures à vista do público.
Também concordo que deveriam haver áreas delimitadas, como se vê muitas vezes nos gatos, para os expositores, nem que fosse com cordas, seria o suficiente para afastar o público. Acho errado os expositores terem de ter as suas "tralhas" num qualquer canto, ou mesmo numa área de passagem. Está tudo ao molho e é perigoso inclusivamente, deixar as coisas sem vigilância quando se vai passar um cão...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Sim mas nos zoos os animais realmente perigosos ou cujo toque represente um perigo estão acomodados de maneira a que ninguém lhes chegue. Olhe se calhar essa é uma boa solução para as exposiçõescpontos Escreveu:Sei que mencionou 'em alguns casos', mas os zoos têm como principal papel a preservação das espécies, quer fornecendo abrigo ou auxílio à reprodução. E neste caso concreto, é um espaço aberto ao público, para que possa ver os animais. Contudo, vê-se com os olhos, não com as mãos. Nas expos a ideia é a mesma: ver, sem mexer. Isto na minha humilde opinião.Charlie2 Escreveu:Acho que animais atrás das grades em zoos, em alguns casos é igualmente deprimente, e acho que ainda temos MUITO que evoluir no que toca ás nossas relações com animais, até que entendamos finalmente qual é o nosso papel e o deles neste planeta.

Eu disse «alguns casos» precisamente por isso.

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Só mais uma coisinha, respeitante a associações.
Realmente há muitas vezes o espiríto de "impingir" o cão - que desaprovo, assim como desaprovo que sejam dados para adopção cadelas inteiras ou cães doentes.
A visão de algumas associações é : este foi dado, abre lugar para outro.
As associações mais conhecidas (como a UZ) recebem pedidos de albergue e salvamento na ordem das dezenas e têm de se negar por falta de meios.
Isto já sem falar dos cães abandonados presos à porta, atirados por cima das vedações, etc.
Toda a associação sente um certo desespero.
Estão sobrelotadas, os sócios nem as quotas pagam, chovem pedidos de ajuda,
enfim...
A mim, que sou egoísta, admira-me a coragem e persistência destas mulheres - normalmente, são mulheres - que sacrificam vida particular, prazer, tempo, dinheiro para salvar cães.
Realmente há muitas vezes o espiríto de "impingir" o cão - que desaprovo, assim como desaprovo que sejam dados para adopção cadelas inteiras ou cães doentes.
As associações mais conhecidas (como a UZ) recebem pedidos de albergue e salvamento na ordem das dezenas e têm de se negar por falta de meios.
Isto já sem falar dos cães abandonados presos à porta, atirados por cima das vedações, etc.
enfim...
A mim, que sou egoísta, admira-me a coragem e persistência destas mulheres - normalmente, são mulheres - que sacrificam vida particular, prazer, tempo, dinheiro para salvar cães.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
sim, há que ter isso em conta antes d efazer comparações, e tambémque muitas vezes o rafeirito lá de casa é trocado por «um de marca» sem qualquer problema.aisd Escreveu:Só mais uma coisinha, respeitante a associações.
enfim...
Não necessariamente. Lembro-me do caso do meu primo, quando era pequenino, achou piada aos macaquinhos e se não fosse eu a arrebanhá-lo ele tinha lá posto um dedo. E acreditem que mesmo um pequeno primata como era o caso se agarra o dedo de uma criança, pode ferir sem dificuldade. Nessa altura ainda não estavam naquele cercado aberto com várias espécies de pequenos primatas, delimitadas por uma corda e uma cerca baixa. Estavam ao alcance de todos os visitantes. Aqui pequei por falta de zelo, por isso hoje em dia não deixo que crianças a meu cuidado toquem em animais nenhuns sem pedir autorização (ao dono, se for um pet, ou a mim se for um bicho sem dono, sendo que neste último caso levam um redondo Não, seguido do porquê).Charlie2 Escreveu:Sim mas nos zoos os animais realmente perigosos ou cujo toque represente um perigo estão acomodados de maneira a que ninguém lhes chegue. Olhe se calhar essa é uma boa solução para as exposiçõescpontos Escreveu:Sei que mencionou 'em alguns casos', mas os zoos têm como principal papel a preservação das espécies, quer fornecendo abrigo ou auxílio à reprodução. E neste caso concreto, é um espaço aberto ao público, para que possa ver os animais. Contudo, vê-se com os olhos, não com as mãos. Nas expos a ideia é a mesma: ver, sem mexer. Isto na minha humilde opinião.Charlie2 Escreveu:Acho que animais atrás das grades em zoos, em alguns casos é igualmente deprimente, e acho que ainda temos MUITO que evoluir no que toca ás nossas relações com animais, até que entendamos finalmente qual é o nosso papel e o deles neste planeta.![]()
Eu disse «alguns casos» precisamente por isso.
Ora aí está! Para mim serviu de ensinamento: crianças no Zoo, só com as mães delas, que eu não tenho paciência para andar a salvá-las de macaquinhos e macacõesCharlie2 Escreveu:exacto, na altura a culpa foi um bocado sua porque se distraiu. mas «a organização» também percebeu que era arriscado e rectificou. Aqui está um bom exemplo de como as duas partes podem chegar a um acordo

Bom, mas o que se espreme desta 'espécie de off topic' é que não se toca sem pedir licença.

eu espremo que as duas partes chegaram a um acordo. Tanto uma como a outra precisavam de ser rectificada se assim foi. A cpontos aprendeu que não deve deixar crianças sem vigilância, e o zoo aprendeu que não deve deixar animais «PP's»(cpontos Escreveu:Ora aí está! Para mim serviu de ensinamento: crianças no Zoo, só com as mães delas, que eu não tenho paciência para andar a salvá-las de macaquinhos e macacõesCharlie2 Escreveu:exacto, na altura a culpa foi um bocado sua porque se distraiu. mas «a organização» também percebeu que era arriscado e rectificou. Aqui está um bom exemplo de como as duas partes podem chegar a um acordoE se a situação foi melhorada, é porque alguém notou que carecia de melhoramento.
Bom, mas o que se espreme desta 'espécie de off topic' é que não se toca sem pedir licença.

Pode crer que sim! Eu diria mais: PPPPP - Pequenos Primatas Potencialmente Perigosos e Pelintras (porque o macaco estava de olho na batata frita do chavalo...era hora de almoço...)Charlie2 Escreveu: não deve deixar animais «PP's»()ao alcance das mãos do publico.

eu presenciei uma situação idêntica (neste caso o macaquinho era mesmo PPPP) quando fui ao zoo de Lisboa há uns anos. Um miúdo estava todo contente a comer um gelado, vem o macaquinho pelo corrimão fora, assim como quem não quer a coisa e rouba-lho com uma pinta do caraçascpontos Escreveu:Pode crer que sim! Eu diria mais: PPPPP - Pequenos Primatas Potencialmente Perigosos e Pelintras (porque o macaco estava de olho na batata frita do chavalo...era hora de almoço...)Charlie2 Escreveu: não deve deixar animais «PP's»()ao alcance das mãos do publico.

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Bom , eu sou e sempre serei participante de exposições(aqui e la fora), quando não gosto da expo em si, simplesmente não os inscrevo e pronto...
A meu ver, claro que tenho direito á minha opinião, as exposições de morfologia canina são essenciais para quem selecciona exemplares na parte morfológica, e outro tipo de provas para quem se preocupa com outros pontos da selecção( que a meu ver deveriam ser também igualmente importantes).
Em relação a visitantes, incomodam sim e muito, mas não vejo que a culpa seja 100% deles, pois deveriam existir áreas completamente reservadas aos expositores em semelhança ao que se faz la fora... Eu sou das pessoas que mais tem paciência para explicar coisas( se não tb não tinha paciência para andar aqui desde 98 a repetir as mesmas coisas, com a esperança que pelo menos uma pessoa em 100 que as lê tente ver algumas coisas que por vezes não são óbvias como parecem ser), MAS realmente há coisa que não suporto, que é a falta de civismo existente, ou seja os meus membros da família de 4 patas não são um objecto publico em que qualquer um tem o direito de mexer, bem pelo contrario, portanto, a quem põe em pratica as regras básicas de civismo, consegue toda a minha paciência depois dos julgamentos, mas se assim não for, eu costumo dizer que mordo muito mas MUITO mais que qualquer um dos meus cães...
Apenas duas das minhas meninas de 4 patas não são amputadas, portanto sou "buéda" má e uma KRUEL KRIADORA de bobis achatados e babosos...
Mas como tb sou bueda má e não me preocupo nada com o futuro das nossas ninhadas, para alem das KRUEIS expos e KRUEIS provas e KRUEIS desportos caninos, todas as minhas miúdas e miúdos de 4 patas têm despistes de doenças geneticamente transmissíveis em pelo menos dois sítios diferentes(quando não são 3)...
Há! e sobre o Double Handling, era necessário tudo mudar em relação a julgamentos para a coisa ser justa para todos... Mas como ainda estamos a anos disso...
A meu ver, claro que tenho direito á minha opinião, as exposições de morfologia canina são essenciais para quem selecciona exemplares na parte morfológica, e outro tipo de provas para quem se preocupa com outros pontos da selecção( que a meu ver deveriam ser também igualmente importantes).
Em relação a visitantes, incomodam sim e muito, mas não vejo que a culpa seja 100% deles, pois deveriam existir áreas completamente reservadas aos expositores em semelhança ao que se faz la fora... Eu sou das pessoas que mais tem paciência para explicar coisas( se não tb não tinha paciência para andar aqui desde 98 a repetir as mesmas coisas, com a esperança que pelo menos uma pessoa em 100 que as lê tente ver algumas coisas que por vezes não são óbvias como parecem ser), MAS realmente há coisa que não suporto, que é a falta de civismo existente, ou seja os meus membros da família de 4 patas não são um objecto publico em que qualquer um tem o direito de mexer, bem pelo contrario, portanto, a quem põe em pratica as regras básicas de civismo, consegue toda a minha paciência depois dos julgamentos, mas se assim não for, eu costumo dizer que mordo muito mas MUITO mais que qualquer um dos meus cães...

Apenas duas das minhas meninas de 4 patas não são amputadas, portanto sou "buéda" má e uma KRUEL KRIADORA de bobis achatados e babosos...

Mas como tb sou bueda má e não me preocupo nada com o futuro das nossas ninhadas, para alem das KRUEIS expos e KRUEIS provas e KRUEIS desportos caninos, todas as minhas miúdas e miúdos de 4 patas têm despistes de doenças geneticamente transmissíveis em pelo menos dois sítios diferentes(quando não são 3)...

Há! e sobre o Double Handling, era necessário tudo mudar em relação a julgamentos para a coisa ser justa para todos... Mas como ainda estamos a anos disso...

<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Olà Joana!! Hà tanto tempo.... O Czar está bom??JoanaGoncalves Escreveu:... MAS realmente há coisa que não suporto, que é a falta de civismo existente, ou seja os meus membros da família de 4 patas não são um objecto publico em que qualquer um tem o direito de mexer, bem pelo contrario, portanto, a quem põe em pratica as regras básicas de civismo, consegue toda a minha paciência depois dos julgamentos, mas se assim não for, eu costumo dizer que mordo muito mas MUITO mais que qualquer um dos meus cães......
Este é o ponto essencial, e que a meu ver se fosse aplicado quer na expo quer no dia a dia deixava de haver público incomodo: Não mexer sem perguntar primeiro!
Eu sempre fui educada a não mexer em cães que não conheço sem perguntar primeiro se posso.
E há cães que não apreciam nada festas de estranhos...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
<p>Ana</p>
100% de acordo. E acho que se todos fizerem uma "forcinha" as coisas acabam por se resolver, as soluções acabam por ser encontradas.TheOne Escreveu:Por acaso há uma coisa que me aborrece nas expos... Como eu não conheço a cara dos criadores/expositores, nunca sei que cão ou que afixo está a passar. Se não for algum expositor emprestar-me o catálogo, ou deslocar-me à tenda do CPC e comprar um catálogo, não consigo saber que cão está em ring.
Cumprimentos,
Joao Reis
Joao Reis
Ora bem, a diferença principal entre um passeunte e alguém que vai mesmo ver os cães é começar por adquirir o tal catálogo. Custa quanto? 5€? Quantos o fazem?TheOne Escreveu:Por acaso há uma coisa que me aborrece nas expos... Como eu não conheço a cara dos criadores/expositores, nunca sei que cão ou que afixo está a passar. Se não for algum expositor emprestar-me o catálogo, ou deslocar-me à tenda do CPC e comprar um catálogo, não consigo saber que cão está em ring.

Bom, não sei o que para si são elites. Se elite for pessoas que vão para ver os julgamentos da raça x, ver o cão de w ou o cachorro comprado por w, ou contactar com criadores da raça z, então sim, venham essas elites. Os que vão fazer os passeios domingueiros e levam os putos atrás e que acham normal mexericar em tudo ou os que vão só para dizer mal do pó de talco ou dos cortes de raça de facto não fazem falta. Mais, esta ideia que exposição é feira e que os criadores vão lá para fazer vendas, enfim ...Charlie2 Escreveu:desculpem, mas tenho de voltar a repetir. voltem a fazer exposições só para elites. Ou então aprendam a lidar com o público. Se estão á espera que o público aprenda a lidar convosco, um dia os criadores terão de dar os seus cachorros.

"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie
Mas isso é o que a organizacao quer.Mais, esta ideia que exposição é feira
Senao isto nao tinha chegado ao que chegou.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
www.saargeist.com