MARTIM: MY SPECIAL ONE

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Joanaisd
Membro
Registado: sexta jan 08, 2010 6:29 pm

quarta ago 24, 2011 2:38 pm

Arguidaa, lamento muito pela dor que está a viver neste momento, é algo inimaginável, que só quem já a viveu é que pode dar o devido valor. Quanto ao resto, sabe que fez tudo aquilo que podia e que não podia pelo Martim, ainda que isso por si só não sirva de consolação!

Descansa em Paz Martim! :cry:
<p>A vida dos c&atilde;es &eacute; demasiado curta. Na verdade, &eacute; o &uacute;nico defeito que t&ecirc;m.</p>
3msq
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2007 11:26 pm

quarta ago 24, 2011 2:53 pm

Querida Manela lamento muito...nem sei que te dizer que sirva de conforto.
Durante dois anos perdi noites, acordando na melhor das hipóteses de hora a hora para o Steve poder vir fazer pinguinhas de xixis ao jardim. O cancro renal de que sofria á 5 anos, tinha criado metasteses na prostata dele. Confesso que por diversas vezes 'rosnei' contra o meu menino....que raio tinha eu feito de mal para não poder dormir uma noite descançada, porque mal regressava á cama, ele já estava a chorar aos meus ouvidos e a lamber-me a cara para voltar lá para fora? Ao fim de mais de dois anos concordei com o marido em fazer a experiência ,que o Steve deixaria de dormir no nosso quarto e ficaria no sofá dele, na marquise, com a porta aberta para o jardim. Quando recordo dessa noite, acredito que era isso que o meu menino queria e que se sentiu aliviado de não precisar de 'melgar' a mamy toda a noite. Nas primeiras noites, estive de piquete atrás da porta a tentar descobrir se ele se sentia 'abandonado' ou estranhava deixar de dormir comigo ao fim de 14 anos, mas não, o Steve recolhia ao sofá dele ainda antes de nós nos irmos deitar. No entanto, quando meses depois tivemos que ajudar o nosso menino a partir, num momento muito meu e dele, que recordo lavada em lágrimas, mas cheia de amor e carinho, as duvidas apareceram.
Eu tinha 'rosnado' tantas vezes com ele, pelas muitas noites sem dormir, que tinha duvidas se não seria egoísmo ter concordado em o adormecer, apesar de estarem 3 vet a dizer que o Steve não teria 24 horas de vida. Que tinha sido um valentão, ao aguentar o cancro mais de 5 anos, e que tinha chegado a hora de ver partir o cãopanheiro de 14 anos.
Hoje 3 anos passados, sei que demorei a autorizar a adormecer o Steve. Devia ter tomado essa actitude uma semana antes e teria evitado sofrimento dele.
Ele continua a viver comigo...no meu coração, nas minhas memórias, nas minhas conversas, Ainda dou por mim, a deixar portas abertas para que ele não bata com a cabecinha nelas, pois ele estava práticamente cego...

Agora e como sabes com Daisy, tenho que ir preparando o coração para a ajudar antes que ela perca a dignidade. Não vou deixar que ela sofra. Fiz essa jura a mim mesma. Ela tem sido uma corajosa e tem aguentado o Cushing com valentia, mas não sabemos quanto mais aguentará com qualidade de vida. Antes sofrer eu do que a minha menina. A minha carequita charmosa, a minha cocker-cola não vai sofrer....

O Martim está a descançar da doença e á espera de um dia reencontrar a 'familia' humana e animal que deixou cá na terra. Apetece-me acreditar que um dia nos vamos reunir com quem mais amamos, algures. Desconheço onde e como, mas quero pensar que assim vai ser. Ajuda a confortar e a matar saudades....

Sei que não te falta á tua volta carinho, mas se precisares de mim...
Um abraço apertadinho para ti, marido e Maria
<p>amiga 3msq</p>
laracunha
Membro
Registado: segunda nov 22, 2010 6:54 pm

quarta ago 24, 2011 3:06 pm

Aguidaa, lamento imenso a sua perda. Restam as óptimas recordações que tem do seu menino e tudo o que fez por ele durante o tempo que estiveram juntos. A Arguidaa é uma dona exemplar, muitas vezes li este tópico e perguntei-me se eu própria conseguia fazer o que a Arguidaa fez.

RIP Martim

Um grande beijo e muita força.
Lara
vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

quarta ago 24, 2011 7:56 pm

Tenho o coração partido pelo Martim e por vocês, não estava á espera :( :cry: Ainda bem que tive o previlégio de conhecer este cãozinho muito especial. Adeus Martim, descansa em paz :(
Lunabloom
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2011 7:15 am

quarta ago 24, 2011 8:59 pm

:cry: :cry: :cry: :cry:
RIP Martim :cry: :cry: :cry:
Arguidaa um grande beijo e abraço... :cry: :cry:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta ago 24, 2011 11:42 pm

Manuela, é para lhe mandar um abraço, e ao seu marido, e perguntar como vai o seu pai. Espero que tenha melhorado.

Quanto a vocês nem pergunto, já sei a resposta; sei que é cedo, mas desejo que estejam um pouco mais em paz. É um lugar-comum, mas o tempo vai ajudar -- devagarinho, mas vai.

Muitas festinhas à Maria.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

quinta ago 25, 2011 12:49 am

Mais uma vez, muito obrigada pelas v/palavras.

Vitorina tu que "viveste" a nossa história de amor (minha e do Martim) talvez consigas entender melhor a dor que me vai na alma. :cry: Infelizmente ainda não consegui avisar a Martinha (a pessoa que o divulgou) e colocou o Martim no meu caminho. :cry:

Tassebem e Sarina obrigada pela v/preocupação.

Em relação ao meu Pai, as coisas infelizmente continuam complicadas. :cry: Continua a não aguentar nada no estômago, ou seja, hoje aguentou uma gelatina e nada mais. Para "ajudar" ainda mais ele que sempre teve a tensão baixa hoje estava com 19 de máxima. :cry: :cry: Estamos mesmo muito preocupados pois ele é uma pessoa com imensos problemas de saúde e só faltava mais esta. :cry: Vamos lá a ver se ele consegue sair desta. :cry:

Como amanhã não vou ter "obras" cá em casa, estou a pensar dar um salto até ao hospital para o ver.

Quanto a nós ... está a ser complicado mas mesmo assim acho que passei o dia razoavelmente. Agora à noite está a ser pior pois pela 1ª vez desde há mais de duas semanas sentámo-nos à mesa a jantar e senti um vazio enorme ... o meu Martolinhas não estava à minha esquerda como habitualmente. :cry:

Ontem como tomei um calmante consegui dormir razoavelmente mas hoje ... não vou ter o meu Martolas para adormecer abraçada a ele. Achava eu que, dadas as circunstâncias estava a reagir muito bem mas acho que era a adrenalina toda a correr ... agora é que estou a caír em mim e a consciencializar-me que nunca mais vou ter o meu menino adorado. É mesmo terrível. :cry:

Em parte tem razão ... sinto-me em paz pois acabou o sofrimento do Martim e, nesse aspecto sinto-me um pouco mais "aliviada". :cry:

A mana Maria coitadinha também está meia "atordoada". Chora muito, quer miminhos e está muito triste. Não há dúvida de que a Maria precisa de companhia. O Martolinhas operou milagres nela.

Se conseguir arranjar coragem, no fim-de-semana irei ao hotel com a Maria para ela conhecer a Xiquinha. Se for aviso-a para o caso de querer ir.

Muito obrigada por tudo ...
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta ago 25, 2011 1:09 pm

Oh Manuela, as coisas caem-nos sempre todas em cima ao mesmo tempo, não é? Pode ser que hoje encontre o seu pai finalmente a recuperar, faço votos para que sim, ele também é um lutador. :wink:

Eu acho que vai arranjar coragem, sim. E vou fazer os possíveis para ir consigo. Beijinho. :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Star005
Membro Veterano
Registado: quarta ago 03, 2011 12:35 am

quinta ago 25, 2011 1:56 pm

olá Arguida, desejo as melhoras do seu pai, as pessoas de idade têm sempre umas melhoras mais demoradas mas tudo há-de correr bem. Força, o seu Martim partiu mas só em corpo, de certeza que dorme na mesma ao pé de si embora não o veja. Tem de dar muitos miminhos à Maria, de certeza que era o que o Martim queria. Mais uma vez força, e lembre-se que quando Deus fecha uma porta abre sempre uma janela...a Arguida tem de encontrá-la e seguir em frente com energia...lembre-se seria isso que o seu Martim queria de certeza. Beijinho grande.
vitorina
Membro Veterano

quinta ago 25, 2011 2:30 pm

É verdade Arguida lembro-me muito bem. O Martim estava por um fio no canil, ele e o Tomé que também saiu nessa altura e que espero esteja a ser tão feliz como o Martim foi contigo :wink:
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

quinta ago 25, 2011 2:59 pm

Muito obrigada pelas v/palavras.

O meu Pai aparentemente está um bocadinho melhor. Hoje fez um electrocardiograma e, para além do bloqueio que tem, a tensão finalmente parece que está a normalizar.

Queria ir hoje vê-lo mas, a minha Mãe e as minhas irmãs pediram-me para não ir para ficar em casa a tentar descansar ... que infelizmente está a ser difícil.

Ainda não lhe tinhamos dito nada do Martim e ele andava muito preocupado com a situação pelo que, a minha Mãe hoje resolveu dizer-lhe da melhor forma possível ... se é que há forma de se dar um notícia destas. Ele estava muito ansioso com o Martim, de maneira que foi preferível saber a verdade.

Telefonou-me de imediato e era ele a chorar dum lado e eu do outro. Herdámos este amor aos animais dele. :wink: Agradeceu-me ter cuidado tão bem do Martolas e ter tido a coragem para o libertar. :cry:

Hoje está a ser mais complicado. Ontem acho que ainda era a adrenalina a sair ... hoje estou a cair mais em mim e ... tem sido complicado.

A Maria está agitadíssima e tento por todos os meios que ela acalme. Há-de acalmar se Deus quiser.

Liguei para saber a que horas posso ir buscar as cinzas do Martolinhas na 2ª e só por volta das 14H30/15H00. A essa hora lá estarei para trazer o meu bébé ... de regresso a casa.

Na minha família ninguém concorda pois acham que será pior para mim mas, eu sei que me sinto melhor em tê-lo comigo. O Martolinhas se pudesse falar de certeza que quereria ficar para sempre com a sua Mãmã. :wink:

Vitorina, o Martim estava mesmo por um fio ... mas felizmente ainda me foi dada a oportunidade de o fazer feliz e, acredito que o seu cãopanheiro Tomé também o é, assim como a linda Jackie ... a eterna namoradinha do Martolas. :wink:
Última edição por Arguidaa em quinta ago 25, 2011 3:29 pm, editado 1 vez no total.
vitorina
Membro Veterano

quinta ago 25, 2011 3:55 pm

Arguida eu percebo muito bem pois acho que também vou querer as cinzas das minhas queridas cadelas :( Força para vocês todos :!:
bug
Membro Veterano
Registado: terça abr 29, 2003 11:30 am

quinta ago 25, 2011 4:35 pm

Né só hoje vim aqui e vi o que se passou.

Sei que estás a sofrer muito e vai demorar a passar, mas sabes uma coisa? Admiro-te imenso e gostaria de ter a mesma coragem que tu tiveste ao longo destes meses em que o Martim foi piorando, um dia que algum dos meus meninos precise.

Eu não cheguei a conhecer o Martim pessoalmente mas sabes que era como se o conhecesse, por tudo o que falámos e pelo carinho que tu transmitias só em dizer o nome dele. Por isso hoje, também eu choro pelo Martim, mas tenho a certeza que ele está bem melhor e sem dores.

Leva o tempo que precisares mas acho que fazes bem em levar a Maria a conhecer a chiquinha. Quem sabe elas não se dão bem e a Maria ganha uma nova companhia e a chiquinha a família que à tanto aguarda. Tenho a certeza que o Martim irá ficar muito feliz de saber que ajudaste outro cãozinho com a partida dele.

E podes ter a certeza que um dia te irás reencontrar com ele e com a Joaninha num sitio lindo e onde poderão ser mto felizes.

Não te ligo pois acho que tb precisas de descansar, mas se precisares desabafar um pco tens o meu nº, ou então vem fazer-me uma visita. ;)
"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." (Leonardo da Vinci)

"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada a bondade de car&aacute;ter, e pode ser seguramente afirmado que quem &eacute; cruel com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem." (Arthur Schopenhauer)
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

quinta ago 25, 2011 6:31 pm

OLha, eu tou sempre com o TM ligado, por isso, se quiseres já sabes.
Continuação das melhoras do teu pai, e sim acho que fazes bem em ficar com as cinzas se é o que queres - eu pp também tenho as da Tucha Maria e assim farei com todos os membros da minha familia de 4 patas.

Quanto á maluquinha mor da Xiquinha, se assim o entenderes, ieri amar a solução de a adoptares - já falámos e acho que vocês as duas merecem ser felizes. O Martim iria agradecer saber que deste uma familia a outro 4 patas em sua honra!
Bjs
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quinta ago 25, 2011 7:02 pm

Arguida, é normal o que sente. Com o passar dos dias sentimos o peso da perda.... Cada animal é único e insubstituível pois cada um tem as suas manias. Quando se sentir preparada, se puder adoptar outro patudo, essa é a maior homenagem que pode dar ao Martim. O Martolas vai adorar ver que os papás salvaram outro patudo. Para todos vós, a possível adopção de outro/a canito/a é uma excelente terapia para lidar com a partida do taralhouco que todos nós, mesmo não conhecendo pessoalmente, aprendemos a amar. :wink:

Quanto ao seu Pai, votos de Melhoras e Muita Força!
Responder

Voltar para “Cães”