Cocker Spainel, Comportamento Violento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sábado jun 07, 2014 6:08 pm

Ressa Escreveu: Se for "punição" ai pode existir a "punição positiva" e a "punição negativa".
No caso da "punição positiva" é, por exemplo, o caso de uma agressão após determinado comportamento.
No caso da "punição negativa" é, por exemplo, clicar num botão e nada acontece, então não vale a pena clicar no botão.
Ah, entretanto acrescentou esta parte. Pois, era o que me parecia.
Em primeiro lugar, a sua definição/exemplificação de punição negativa (que é o mesmo que castigo negativo, caso ainda tenha dúvidas) é péssima.

Ressa, acate a sugestão da Maraya. Em vez de estar a pesquisar ao mesmo tempo que discute, tente aprender e compreender primeiro, solidifique as ideias, e depois venha discutir, caso ainda ache necessário.
É que ainda por cima isto nem é assim tão complicado.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

sábado jun 07, 2014 6:17 pm

Ressa Escreveu:Só para esclarecer, os meu comentários eram por estar-se a utilizar termos errados, como consequência de traduções e sinónimos mas, não são os corretos.
"Castigo" até pode ser sinonimo de "punição" mas, o termo correto que é usado em psicologia é "punição".

São pormenores mas, que permitem estarmos todos a falar a mesma coisa e não haver 2ªs interpretações.

Imaginem que vinha falar de "auxilio positivo" e "auxilio negativo" em vez de "reforço". Alguém iria perceber o que era!?
Ressa, a sério, está a cair no ridiculo.
Ja lhe passou pela cabeça que ha malta aqui que tem formação na area e sabe do que fala?
Qual psicologia? canina? e viu isso onde, na net? seja humilde, aprenda com quem sabe.
   "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sábado jun 07, 2014 6:17 pm

Ressa Escreveu:Só para esclarecer, os meu comentários eram por estar-se a utilizar termos errados, como consequência de traduções e sinónimos mas, não são os corretos.
"Castigo" até pode ser sinonimo de "punição" mas, o termo correto que é usado em psicologia é "punição".

São pormenores mas, que permitem estarmos todos a falar a mesma coisa e não haver 2ªs interpretações.

Imaginem que vinha falar de "auxilio positivo" e "auxilio negativo" em vez de "reforço". Alguém iria perceber o que era!?
Pois, Ressa, que esta seria a sua saída, já eu estava a contar, mas desculpe-me dizer-lhe, ela não colhe.
Em primeiro lugar, e como eu já lhe disse, 'castigo' é um termo correcto, sim. É usado para se referir ao original "punishment". Agora, se as fontes que o Ressa tem estado a consultar entretanto são brasileiras, nós não temos culpa. Qualquer pessoa com conhecimento prévio (e não obtido de emergência...) dos quatro quadrantes do cond. operante saberia perfeitamente reconhecer que quando falamos em "castigo positivo" ou em "punição positiva" estamos a falar da mesma coisa.

Em segundo lugar, se fosse como o Ressa está a dizer agora, que o problema seria o uso do termo "castigo" em vez de "punição", então por que razão disse acima que, e passo a citar, «"castigo" é sempre um reforço negativo»? E por que razão disse que «só existe reforço positivo e reforço negativo»?
Ainda continua a achar isto, ou já "mudou de ideias"?
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sábado jun 07, 2014 6:27 pm

ana-carla, felizmente não fiquei com a ideia que todos os Cockers são como a minha foi. Tenho perfeita noção que era um animal doido.

A determinada altura comprámos um Cocker macho preto para o meu sobrinho, que na altura era um miúdo de 12 anos. Era um cão fantástico, não tinha nenhuma das taras da minha cadela, viveu até aos 16 anos sem dar problemas. Não gostava do carteiro mas nunca mordeu ninguém e adorava crianças.

Mas tenho a mesma ideia que a TheOne. Efectivamente houve uma altura em que os Cockers dourados apresentavam problemas comportamentais muito graves e a minha, fruto da maior criadeirice, era um deles.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

sábado jun 07, 2014 6:55 pm

Para quem tiver interesse:
Penso que o nome do problema de que estavam a falar (que afetou os cockers, em especial de cores sólidas) é o Rage syndrome.
[Editado pela moderação]
http://en.wikipedia.org/wiki/Rage_syndr ... eed_issues
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sábado jun 07, 2014 6:57 pm

lds6 Escreveu: Em segundo lugar, se fosse como o Ressa está a dizer agora, que o problema seria o uso do termo "castigo" em vez de "punição", então por que razão disse acima que, e passo a citar, «"castigo" é sempre um reforço negativo»? E por que razão disse que «só existe reforço positivo e reforço negativo»?
Ainda continua a achar isto, ou já "mudou de ideias"?
Porque estava errado. O que me criou confusão foi estarem a aplicar o termo "castigo" e achar que queriam-se referir a "reforço negativo". Estava errado e o que vocês estavam a referir-se era a "punição", existindo a "punição positiva" e "punição negativa".

Não sei se alguém tem ou teve formação em psicologia mas, que eu saiba e foi assim que me ensinaram, que o conceito é "punição" e por isso, é este termo correto que deve ser usado.

Estamos a fugir ao tema e a culpa é minha. Vou ficar por aqui em relação a este assunto. No entanto, estou sempre disponível para me darem na cabeça e ensinarem-me qq coisa. :wink:
WaterMonitor
Membro Veterano

segunda jun 09, 2014 3:26 pm

Maraya, há muitos anos um veterinário português, cujo nome não recordo, publicou um trabalho sobre isto que foi bastante contencioso.

Não me lembro dos detalhes mas sei que ao ler aquilo fez-se luz no meu espirito. Uma das coisas que toda a gente referia em relação aos ataques da minha cadela era que "ela mudava a cor dos olhos".

Ora eu tinha a certeza que ela não era um alien e também não estava possuída :wink: por isso o que na realidade acontecia é que dilatava as pupilas.

O comportamento dela enquandra-se na perfeição neste rage syndrome.
MrHenrique
Registado: terça jun 03, 2014 8:10 am

quinta nov 20, 2014 12:00 am

Olá a todos!

Já se passaram alguns meses desde o meu post (sou o criador do tópico).

Desde aí já amansei um pouco a fera embora o assunto não esteja completamente resolvido.
O cão já está castrado, e mais calmo, no entanto continua a morder volta e meia.

Não é como o caso de um user que li, que o cocker era realmente violento e tinha inclusive de o prender quando tinha visitas. Nada disso. O Peper (nome do cão) é o cão mais simpático com visitas/estranhos que algum dia vi. Andar com ele na rua é uma alegria. Toda a gente lhe faz festas, e ele é super simpático para toda a gente, excepto para outros animais (ladra imenso, mas se os cães se aproximam, fica cagado de medo).

O problema está quando é contrariado. Tipo tira-lo da cama, tira-lhe uma meia (tem uma panca por meias), etc. Aí sim, ele é agressivo, e é nesse momento que eu não sei como reagir :/

Actualmente estou a fazer Erasmus na Grécia, portanto o cão está com os meus pais (mesma casa, mesmo cenário, apenas com a minha ausência), por isso não o posso treinar, mas tenciono fazer isso logo que volte em Dezembro, para que deixe de morder completamente.
Eu até tolero que ele rosne, morder é que não.

Na altura, procurei treinadores, mas não há nenhum perto de mim, e os que mandei mail disseram que não eram as melhores pessoas para tal, ou que deveria ser eu a resolver estes problemas em casa.

Entretanto, algumas fotos do animal. Já morro de saudades dele:

Peper o Preguiçoso.
Imagem

Peper, o Pensativo:
Imagem

Peper, o Mimado.
Imagem

E um pequeno vídeo dele no verão a refrescar-se e a saltar atrás da bola.
Adora água... Mas depois teve uma otite por isso, no more rio.
https://www.facebook.com/video.php?v=84 ... =2&theater

Obrigado por todos os posts. :) e venham daí mais dicas sobre como domar a fera em casa .[/img]
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

quinta nov 20, 2014 1:03 am

Imagem
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

quinta nov 20, 2014 8:36 am

Olha a doglink já esta a colocar as fontes, muito bem..

É uma boa imagem sem duvida.

Falta aqui acrescentar que só se passa para a etapa seguinte quando a anterior estiver perfeitamente assimilada, mas basicamente é isto.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta nov 20, 2014 2:31 pm

disciplina nisso, perdeu uma boa oportunidade, no período de ambientação de se impor e às suas regras.

Parta para cima dele sem dó nem piedade, sem medos.

Hoje, esse cão estava perfeito para mim, ficava afinadinho (desabafo).

Tal comportamento é inadmissível, a tal senhora fez o favor de o estragar, tem que o arranjar.

Castração é ineficaz, é como comer sopa com um garfo.
WaterMonitor
Membro Veterano

quinta nov 20, 2014 6:07 pm

MrHenrique o seu cão é bem giro.

Não faço ideia de quem o tem ao colo, mas não sendo o Mr.Henrique digo-lhe já que não é doido como a minha foi. À minha ninguém a não ser eu lhe conseguia pegar.
MrHenrique
Registado: terça jun 03, 2014 8:10 am

sexta nov 21, 2014 6:10 pm

O meu problema é aqui, é não saber reagir quando ele fica realmente violento. Ou seja, quando ele morde.

Porque nessas alturas, se lhe bato por ele ter mordido, ele fica ainda mais raivoso.
Se lhe meto o açaime então...

Houve uma vez que ele tentou morder o meu pai. Castiguei-o e meti lhe o açaime, para ver se ele aprendia.
"Amuou" e deitou-se num canto. Quando fui tentar tirar o açaime (pensando que já tinha aprendido), 1h depois, tentou atacar me igual.

E claro, não é fácil para mim, ver o meu cão, tentar morder-me.
(ou morder mesmo como já aconteceu)

O cão é super simpático 95% do tempo tal como disse. Vai para o colo de toda a gente, brinca, etc.
Então quando há visitas, fica completamente doido.

O problema é quando o ambiente está mais calmo, e ele por exemplo, lembra-se que o meu pai não pode entrar no quarto, ou que a cama é dele, ou que não quer sair da cozinha, etc.

Nestas situações é que a coisa complica, porque ele rosna e imediatamente a seguir, salta para ferrar.
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

sábado nov 22, 2014 2:20 am

MrHenrique Escreveu:O meu problema é aqui, é não saber reagir quando ele fica realmente violento. Ou seja, quando ele morde.

Porque nessas alturas, se lhe bato por ele ter mordido, ele fica ainda mais raivoso.
Se lhe meto o açaime então...

Houve uma vez que ele tentou morder o meu pai. Castiguei-o e meti lhe o açaime, para ver se ele aprendia.
"Amuou" e deitou-se num canto. Quando fui tentar tirar o açaime (pensando que já tinha aprendido), 1h depois, tentou atacar me igual.

E claro, não é fácil para mim, ver o meu cão, tentar morder-me.
(ou morder mesmo como já aconteceu)

O cão é super simpático 95% do tempo tal como disse. Vai para o colo de toda a gente, brinca, etc.
Então quando há visitas, fica completamente doido.

O problema é quando o ambiente está mais calmo, e ele por exemplo, lembra-se que o meu pai não pode entrar no quarto, ou que a cama é dele, ou que não quer sair da cozinha, etc.

Nestas situações é que a coisa complica, porque ele rosna e imediatamente a seguir, salta para ferrar.
Se olhar para a imagem que coloquei irá perceber porque é que ele lhe morde a si e ao seu pai. Ele "subiu" a escala da agressividade, deixou de avisar (rosnar), porque não funcionou, e começou a morder.

Se o método do espancar o cão não funcionou continua a bater na mesma tecla porquê?

Agora o que tem a fazer é arranjar um bom profissional na área de modificação comportamental antes que o cão fique ainda mais imprevisível e agressivo! Não há métodos milagrosos agora!
WaterMonitor
Membro Veterano

sábado nov 22, 2014 7:34 pm

Isso que o MrHenrique descreve é exactamente o que a minha falecida cadela faria.

Não adiantava bater, não bater, compensar, incentivar, castigar que quando lhe dava e/ou era contrariada mordia e nunca desistia de atacar.
Responder

Voltar para “Cães”