Como saber se um cão é de raça pura?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

krug
Membro
Registado: sábado jan 11, 2014 10:33 pm

sexta jun 20, 2014 4:41 pm

Charlie2 Escreveu:
Floripes3 Escreveu:
Ressa Escreveu:Do meu ponto de vista, pagar por um cão de companhia parece-me sempre um desperdício de dinheiro e alimenta o negócio de muita gente que brinca com a vida de outros seres vivos e, talvez, não se importem de "despachar" alguns cães que não conseguiram vender.

Não sei... com tantos cães a precisar de um lar, comprar um não me parece correto. Quase um ato de egoísmo ou de estatuto. :?
Concordo.
Extremamente lúcido, este pensamento.
Não concordo... tenho um rafeiro que adoro e que adoptei. Mas compreendo que as pessoas queiram comprar um cão por determinada raça ter certas características (físicas e de comportamento).

Por exemplo, eu sempre quis ter um Castro laboreiro e irei ter. Para isso terei de o comprar a um bom criador. Isso não quer dizer que não possa adoptar outros cães... mas não obsta a que também o possa comprar.

P.S.: o meu cachorro feio... pagaria por ele muito mais do que pagaria por qualquer cão de raça. Porque é simplesmente extraordinário :)
bimbo1
Membro Júnior
Registado: sexta jun 20, 2014 5:49 pm

sexta jun 20, 2014 5:56 pm

krug Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
Floripes3 Escreveu:
Ressa Escreveu:Do meu ponto de vista, pagar por um cão de companhia parece-me sempre um desperdício de dinheiro e alimenta o negócio de muita gente que brinca com a vida de outros seres vivos e, talvez, não se importem de "despachar" alguns cães que não conseguiram vender.

Não sei... com tantos cães a precisar de um lar, comprar um não me parece correto. Quase um ato de egoísmo ou de estatuto. :?
Concordo.
Extremamente lúcido, este pensamento.
Não concordo... tenho um rafeiro que adoro e que adoptei. Mas compreendo que as pessoas queiram comprar um cão por determinada raça ter certas características (físicas e de comportamento).

Por exemplo, eu sempre quis ter um Castro laboreiro e irei ter. Para isso terei de o comprar a um bom criador. Isso não quer dizer que não possa adoptar outros cães... mas não obsta a que também o possa comprar.

P.S.: o meu cachorro feio... pagaria por ele muito mais do que pagaria por qualquer cão de raça. Porque é simplesmente extraordinário :)
Se no canil houver algum cão igual ou parecido com o que as pessoas gostam (em geral liga-se sobretudo ao físico já que o comportamento varia tanto com o tipo de educação...) com a idade que as pessoas querem... Só um burro é que não vai ao canil - fica de graça e ainda faz uma boa acção....

Se não há no canil, é comprar... E quando se compra, cada um é que sabe como gosta de fazer as suas compras.

Não sei qual é a dificuldade de perceber uma coisa tão simples...
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta jun 20, 2014 6:13 pm

Se quero um cão só para companhia arranjo um ... gato, sempre é mais fácil de tratar :wink:

Se quero um cão que exerça determinada função, compro um da raça que melhor se adequa ao que pretendo dele.

Mais simples que isto?!
Maria João
bimbo1
Membro Júnior

sexta jun 20, 2014 6:50 pm

Micas00 Escreveu:Boa tarde a todos.
Estou a pensar adquirir um beagle, nunca tive nenhum cão de raça, sempre optei por adoptar cães mas o beagle é realmente um cão que sempre adorei e decidi finalmente comprar um.
Encontrei um anuncio no OLX, onde estavam a vender uma cachorrinha por 300 €, o anunciante diz que a cadelinha vem com lop, microship e duas vacinas. Tentei negociar o valor e consegui baixar para 225 €, a senhora diz que faz esse preço mas que sendo assim a menina vem sem o microchip.
Tenho receio de ser burlada e de acabar por comprar "gato por lebre".
Pedi para me enviar uma foto do registo da cachorrinha.
Existe alguma forma de saber se o registo é verdadeiro?
Muito obrigada
O conceito de raça é subjectivo. Considera-se que os indivíduos da mesma raça têm descendentes semelhantes... (Só que não se define objectivamente o que significa semelhante) Portanto há centenas de raças... só de cães. Porque há gente que se sente feliz a criar raças. ( E às vezes é cada aberração...)

A espécie humana também tinha várias raças. Hoje há etnias.

O grupo que mais força tem aqui neste fórum é o dos criadores, aqueles que seguem as indicações dos clubes de canicultura - os apuradores de cães... de "raça"... Esses indivíduos tentam a todo o custo traduzir as características (Subjectivas) a que devem obedecer um grupo de animais que se consideram de determinada raça em valores mensuráveis... para dar um "ar" mais racional e "científico" à coisa...

Mas a coisa não só continua a ser sujectiva, como muitos indíviduos considerados de determinada raça têm descendentes com características que não se enquadram nas definições da raça, estabelecidas pelos próprios ... e então criam o estalão :) lol Dá vontade de rir, não é?

A própria evolução das raças, fruto de manipulações constantes dá vontade de rir. É preciso muita imaginação para considerar os indivíduos que eram produzidos há 50 anos são da mesma raça dos que são produzidos actualmente. Eu quando inventar uma máquina do tempo (lol) vou buscar um casal de raça do século passado e criar cães de raça (de hoje ):)

Portanto, pelo menos por aqui, como existe esta enorme contradição, ambíguo e subjectivo, e tendo em conta que o que é de raça nem sempre dá uma fotocópia.. . . a corrente que tem vingado (POR AQUI) é a que subscreve a teria do papel... Qual papel? O papel chamado LOP! :)

Entre raças e clones, isto ainda tem muito que evoluir! Quer-me cá parecer que num futuro ir-se-à pedir clones. Não parece que seja ficção científica.
Última edição por bimbo1 em sexta jun 20, 2014 8:06 pm, editado 1 vez no total.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sexta jun 20, 2014 6:58 pm

St0pAF Escreveu:
Charlie2 Escreveu: A Ressa deu a sua opnião e eu concordei porque tenho o mesmo ponto de vista, e já vi demasiados animais morrerem porque ninguém os quer.
Pois, mas quando uma cadela cruza acidentalmente nada de injecções abortivas, cruzes credo, já para não dizer que eutanasiar cachorros indesejados à nascença é tabu. Por isso, lamento, mas andar sempre a atirar com as adopções e os coitadinhos para além de cansativo é também promover gente irresponsável que não faz nada para que deixe de haver esses tantos que ninguém quer.
Eu já esterilizei duas gatas prenhas, não se aplica a mim esse comentário.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

sexta jun 20, 2014 7:47 pm

Aplica-se a quem se aplicar. Os que andam sempre a chatear com as adopções faziam melhor em ir à fonte do problema em vez de andarem a tentar solucionar o efeito final. Se o pessoal quer comer maçãs em vez de pêras acho mais eficiente diminuir a produção de pêras que andarem a tentar fazer com que o pessoal coma pêras e a dizer que o problema é de quem quer comer maçãs ...
Charlie2
Membro Veterano

sexta jun 20, 2014 7:57 pm

St0pAF Escreveu:Aplica-se a quem se aplicar. Os que andam sempre a chatear com as adopções faziam melhor em ir à fonte do problema em vez de andarem a tentar solucionar o efeito final. Se o pessoal quer comer maçãs em vez de pêras acho mais eficiente diminuir a produção de pêras que andarem a tentar fazer com que o pessoal coma pêras e a dizer que o problema é de quem quer comer maçãs ...
eu faço isso, portanto... agora gente chatinha há para os dois lados, desde os criadores aos beneméritos. Aí já deixo de me identificar com qualquer dos lados. Quando o equilíbrio falha, I split.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
NeverSaidAF
Registado: quinta jun 19, 2014 5:50 pm

sexta jun 20, 2014 8:03 pm

Charlie2 Escreveu:
eu faço isso, portanto... agora gente chatinha há para os dois lados, desde os criadores aos beneméritos.
Não concordo muito com isso Charlie

Pelo menos aqui na arca nunca vi (não quer dizer que já não tenha acontecido) algum criador e impingir os seus cães.

Já os "beneméritos" que à força acham que quem procura um cão, deve adoptar, é basicamente em todos os tópicos que apareçam sobre a matéria
bimbo1
Membro Júnior

sexta jun 20, 2014 8:11 pm

NeverSaidAF Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
eu faço isso, portanto... agora gente chatinha há para os dois lados, desde os criadores aos beneméritos.

Pelo menos aqui na arca nunca vi (não quer dizer que já não tenha acontecido) algum criador e impingir os seus cães.

Já os "beneméritos" que à força acham que quem procura um cão, deve adoptar, é basicamente em todos os tópicos que apareçam sobre a matéria
lol :) :) :) Ah ah ah

O que mais confusão causa são os que jogam nos dois clubes. Aqueles que querem a todo o custo que a gente coma pêras. ( E dizem mal de maçãs) E quando a gente diz que gosta é de maçãs, querem-nos obrigar a todo o custo a comprar maçãs de qualidade exótica...

OH pá! É preciso uma paciência para essas que uma vez torce por um, outra vez torce por outro. Querem é sempre impingir qualquer coisa!
Charlie2
Membro Veterano

sexta jun 20, 2014 9:40 pm

NeverSaidAF Escreveu:
Charlie2 Escreveu:

pois não, normalmente são os criadeiros que fazem isso. Ad nauseum.
Assim como não é quem realmente ajuda e tem consciência do que implica apoiar animais errantes que vem para aqui dar cabo da paciência dos users.
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sexta jun 20, 2014 9:42 pm

Parece-me que estão a desviar a atenção com generalizações.

Trata-se de uma questão de valores e cada um tem os seus.
Pessoas interesseiras e que se aproveitam dos outros há em todo o lado.

Não é por ser criadeiro, criador ou "beneméritos" que é má pessoa e só pensa em si e no seu bolso. Talvez seja importante saber bem o que cada um faz e porquê é que é criticado

A meu ver, um criadeiro procura ter lucro das criações que faz, e como não é uma atividade "controlada" e "supervisionada", não saberemos se cumpre determinados requisitos no tratamento que é dado a um determinado animal.
Um criador tem uma paixão por uma determinada raça e procura o individuo perfeito dentro de uma raça. O que eu critico é que muitas vezes cometem erros de seleção que prejudicam a própria raça, podendo afetar a qualidade de vida em gerações futuras. E talvez alguns pensem demasiado no seu ego e nos prémios que ganham. No entanto, acho que em termos gerais são pessoas que adoram os seus animais.
Os tais "beneméritos", são pessoas que procuram ajudar sem pedir nada em troca a não ser condições e qualidade de vida para os animais. Principalmente aqueles que ajudam pessoalmente, devido a ligações sentimentais que existem. Criticar estes, parece-me uma autocrítica, uma vez que estes contribuem para algo sem estar a pedir algo em troca ou ter um beneficio pessoal, o que muitos não conseguem fazer.

A questão de adotar é uma questão pessoal, se existem cães que foram abandonados e que se encontram em situações precárias e em risco de ser morto num canil, sendo alguns de raça, prefiro adotar do que comprar um quando não procuro usá-lo em concursos ou profissionalmente. E mesmo que seja, muitos são capazes de desenvolver capacidades para o fazer. Se sou caçador não preciso necessariamente de um podengo puro, posso ter um rafeiro cruzado de podengo e braco.

Opiniões são opiniões e cada um tem a sua, é a maravilha da liberdade de expressão e da livre escolha. :|
bimbo1
Membro Júnior

sexta jun 20, 2014 9:51 pm

Bem :) lol

O que se tem lido neste site é que criadeiro é sinal de "low cost"... e não de ter lucro com as suas criações....

Os criadores ou os "consulte a lista do CPC" é que costumam fazer-se pagar muito bem... logo com muitos lucros.

Querem lá ver que "água mole em pedra dura tanto bate até que ..."

hahaha :)
Charlie2
Membro Veterano

sexta jun 20, 2014 9:58 pm

Os tais "beneméritos", são pessoas que procuram ajudar sem pedir nada em troca a não ser condições e qualidade de vida para os animais.
Por experiência própria posso dizer-lhe que esta parte do seu comentário não poderia estar mais longe da verdade. aliás não é por acaso que há cães amontoados a apodrecer em hotéis que cobram desde 60 euros mensais aos tais beneméritos que pensam ter salvo um animal, por o terem tirado da rua e «encaixotado».
St0pAF
Membro Veterano
Registado: quarta jun 18, 2014 9:32 am

sábado jun 21, 2014 6:44 am

lucro
nome masculino
1. rendimento residual obtido por uma operação de compra e venda ou de produção depois de pagos os custos
2. ganho; benefício; proveito
(Do latim lucru-, «idem»)

lucro In Infopédia

Quiz: Quem é que tem mais lucro? Quem vende a 200 e gastou 50, ou quem vende a 1000 e gastou 900? (eu sei que a Matemática neste país vai pelas ruas da amargura, mas pode ser que com uma máquina de calcular cheguem lá ...)
Ressa
Membro Veterano
Registado: segunda nov 25, 2013 10:24 pm

sábado jun 21, 2014 9:48 am

Charlie2 Escreveu:
Os tais "beneméritos", são pessoas que procuram ajudar sem pedir nada em troca a não ser condições e qualidade de vida para os animais.
Por experiência própria posso dizer-lhe que esta parte do seu comentário não poderia estar mais longe da verdade. aliás não é por acaso que há cães amontoados a apodrecer em hotéis que cobram desde 60 euros mensais aos tais beneméritos que pensam ter salvo um animal, por o terem tirado da rua e «encaixotado».
Nesse caso, não é o benemérito que se aproveitou da situação mas, alguém que se aproveitou do benemérito.
E a perceção que eu tenho é que a maioria não tem segundas intenções e se muitas vezes colocam em situações piores é por ignorância ou por não saberem fazer melhor ou não terem perceção do mal que estão a fazer.

Por isso é que acho que devia haver menos associações e haver uma coordenação nacional com vários polos distribuídos pelo pais, tentando-se assim uniformizar métodos e práticas. Mas, isto não é um mal das associações de proteção dos animais, a quantidade de associações que existem para tudo e mais alguma coisa e que são capazes de estarem a defender os mesmos. Por exemplo, os sem abrigo em Lisboa.
Responder

Voltar para “Cães”