Educar criança vs cachorrinha

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça ago 26, 2014 8:30 pm

Estive a ler novamente o que a pessoa do post escreve e a coisa resolve-se de forma simples:

Num tom de voz assertivo, como se usa com os cães, dizem à miúda: "não mexe no cão, e se lhe voltas a bater levas uma palmada nesse rabo que até saltas".

Se não entende as palavras, entende o tom. E se insiste leva mesmo uma sapatada no rabiosque. Chora? Chorar é bom para os pulmões.

Repetir isto sempre que necessário.

Pronto, a net respondeu às duvidas. 8)
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça ago 26, 2014 8:50 pm

Quase ninguém opta, com gosto, pelas palmadas na educação seja de que animal for. Em casos extremos e se aplicado muito raramente é eficaz.

Para ser sincera, acho que uma criança de 2 anos têm um comportamento muito idêntico ao de um cão. Daí não perceber que haja grande dificuldade em transmitir-lhe o que se pretende dela. Geralmente, ambas as espécies aprendem depressa se o que estamos a tentar ensinar, for feito de uma forma consistente por todos os elementos que a rodeiam. Será que é aqui que está a falha?

Na minha opinião, é importante que a menina perceba que o lugar dela nos afectos da família, se mantém igual e que a presença do cão traz-lhe benefícios como brincadeiras que incluam as duas e outros elementos da família, passeios, mimos, ajudar na manutenção (escovar, dar-lhe água, etc.) São actividades que as crianças gostam e supervisionadas por um adulto não constituem perigo algum nem para ela nem para a cadela e reforçam os laços afectivos entre todos. Claro que para isso há que haver disponibilidade (de tempo e paciência) de os adultos participarem nessas actividades, corrigindo sempre o comportamento indesejado.
Maria João
maria1985
Registado: sábado jun 21, 2014 12:48 am

quarta ago 27, 2014 6:06 pm

Luanova34,

acompanho um website o Doglink que possivelmente a poderá ajudar e tem artigos não só sobre cães mas tb sobre pessoas e cães. Li há uns tempos um artigo sobre cães e crianças:
[Editado pela moderação]
veja também os infogramas que estão no rodape do site.
icecosta
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2014 10:43 am

quarta ago 27, 2014 11:52 pm

WaterMonitor Escreveu:Estive a ler novamente o que a pessoa do post escreve e a coisa resolve-se de forma simples:

Num tom de voz assertivo, como se usa com os cães, dizem à miúda: "não mexe no cão, e se lhe voltas a bater levas uma palmada nesse rabo que até saltas".

Se não entende as palavras, entende o tom. E se insiste leva mesmo uma sapatada no rabiosque. Chora? Chorar é bom para os pulmões.

Repetir isto sempre que necessário.

Pronto, a net respondeu às duvidas. 8)
Lool prático barato e certamente resulta com milhoes, á excepcão se for aquele puto que não se importa de levar uma sapatada e dar uns berros valentes para depois desafiar novamente toda a gente e fazer a mesma coisa.
Nobody can give you freedom
Nobody can give you equality
or justice, if you are a man
YOU TAKE IT

"Malcom X"
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta ago 28, 2014 7:58 am

O que eu acho efectivamente grave e preocupante é alguém vir para um fórum perguntar como é que há-de educar uma criança com 2 anos... Ora se não sabe o que fazer com uma criança de tão tenra idade, especialmente no que à autoridade diz respeito, talvez fosse mesmo melhor consultar ajuda profissional na área, como um psicólogo por exemplo... Se é assim aos 2 anos, então aos 6, 7, 11, 12 e por aí fora, vai ser bem mais complicado, e não vão haver fóruns que lhe valham.... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta ago 28, 2014 10:38 am

TheOne Escreveu:O que eu acho efectivamente grave e preocupante é alguém vir para um fórum perguntar como é que há-de educar uma criança com 2 anos... Ora se não sabe o que fazer com uma criança de tão tenra idade, especialmente no que à autoridade diz respeito, talvez fosse mesmo melhor consultar ajuda profissional na área, como um psicólogo por exemplo... Se é assim aos 2 anos, então aos 6, 7, 11, 12 e por aí fora, vai ser bem mais complicado, e não vão haver fóruns que lhe valham.... :roll:
mais grave ainda é não perceber que não se trata de educar uma criança mas de aproximar uma criança de uma cadela... enfim, ler de viés dá nisso. E só quem nunca teve filhos é que não sabe o que é ás vezes sentir o verdadeiro desespero de ficar sem munição e o pequeno soldado atrás da trincheira continua ra investir. Ah pois, esqueci-me que vocês que criticam já nasceram todos ensinados, e é por isso que a nossa sociedade está óptima, foi o vosso contributo precioso nos fóruns!
Já agora não sei porque é que há pessoas aqui que acham que os pais devem nascer ensinados, estar preparadíssimos para ser pais, e em caso de dúvida NUNCA vir á net discutir com outras pessoas, que poderão ter mais experiência e dar bons conselhos. É aquele tipo de tacanhez e inadaptação ás novas tecnologias que simplesmente não me entra na cabeça.
Bem dita net, fora situações de urgência, quantas vezes não me ajudou a resolver verdadeiros Cubos de Rubik com o meu filhote.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

quinta ago 28, 2014 11:01 am

Charlie2
(sei que é uma senhora, mas sempre que leio o seu nick, lembro-me do Tom Cruise no Top Gun... :P )

assino por baixo!

tenho aprendido muito graças a este poderoso mundo.

em todos os campos.

dou um exemplo prático. ainda há dias quando o vet (ex vet) da Guida mem mandou levá-la para o hospital. e eu perguntei qual, ele disse que não me indicava nenhum. googlei... e encontrei.(isto em busca)
mas também aqui na arca por ex, já aprendi muito com algumas pessoas
Luanova34
Membro Veterano
Registado: segunda jan 02, 2012 11:07 am

quinta ago 28, 2014 1:40 pm

Charlie2 Escreveu:
TheOne Escreveu:O que eu acho efectivamente grave e preocupante é alguém vir para um fórum perguntar como é que há-de educar uma criança com 2 anos... Ora se não sabe o que fazer com uma criança de tão tenra idade, especialmente no que à autoridade diz respeito, talvez fosse mesmo melhor consultar ajuda profissional na área, como um psicólogo por exemplo... Se é assim aos 2 anos, então aos 6, 7, 11, 12 e por aí fora, vai ser bem mais complicado, e não vão haver fóruns que lhe valham.... :roll:
mais grave ainda é não perceber que não se trata de educar uma criança mas de aproximar uma criança de uma cadela... enfim, ler de viés dá nisso. E só quem nunca teve filhos é que não sabe o que é ás vezes sentir o verdadeiro desespero de ficar sem munição e o pequeno soldado atrás da trincheira continua ra investir. Ah pois, esqueci-me que vocês que criticam já nasceram todos ensinados, e é por isso que a nossa sociedade está óptima, foi o vosso contributo precioso nos fóruns!
Já agora não sei porque é que há pessoas aqui que acham que os pais devem nascer ensinados, estar preparadíssimos para ser pais, e em caso de dúvida NUNCA vir á net discutir com outras pessoas, que poderão ter mais experiência e dar bons conselhos. É aquele tipo de tacanhez e inadaptação ás novas tecnologias que simplesmente não me entra na cabeça.
Bem dita net, fora situações de urgência, quantas vezes não me ajudou a resolver verdadeiros Cubos de Rubik com o meu filhote.
Finalmente!!! Alguém que tenha lido o que eu escrevi e que não se tenha entretido a dizer disparates. É que se eu fui crucificada por vir perguntar como poderia fazer a adaptação entre a cadelinha e a minha sobrinha o que eu li depois dos varios moralistas é de mandar as mãos aos céus. Ninguém pediu para opininarem como educar a minha SOBRINHA, que NÃO VIVE COMIGO e que tinha acabado de chegar a casa dos avós para passar 1 semana de férias. Ninguém vos perguntou se a minha sobrinha, um bébé de 2 aninhos era insuportável ou não, o que perguntei é se alguém que tivesse animais poderia dar OPINIÕES acerca da aproximação da criança à cadela. Opiniões apenas. Mas com tanta mente tacanha que para aqui anda o que para variar interessou foi dizer um chorrilho de disparates insanos. Aliás, como é apanágio neste fórum. Salvou-se a honra do convento com 3 ou 4 foristas. A esses só lhes tenho a agradecer.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta ago 28, 2014 3:14 pm

Esta Arca é um tesouro!!!!!! :lol: :lol: :lol:
Deixo aqui os meus cinco centimos que valem o que valem....
Na minha opinião importante, mas importante mesmo é que os adultos da casa tenham SEMPRE em mente que a cadela não serve , nem é, um . brinquedo para a bébé. Temos tendência para achar engraçado ver uma criança fazer de um cão um brinquedo. Mas é um brinquedo que pode morder!
Ao mesmo tempo , não acho que a criança tenha problemas de ciumes ou se sinta ameaçada pela presença da cadela. Simplesmente não tem noção da força! Está em fase de se testar a si própria e aos outros que interagem com ela. Por isso o que mais pode ajudar neste caso é a antecipação. É evitar a palmada na altura em que ela está eminente, é não as deixar sózinhas em caso algum, é evitar a brincadeira sem que haja alguem adulto por perto, muito perto.
Se de todo for impossivel fazer este jogo de antecipação então, na minha opinião , e para evitar dissabores, será melhor nem as juntar. Deixar cada uma no seu canto durante esta semana e esperar que ambas cresçam mais um bocadinho...
Sofia
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta ago 28, 2014 6:44 pm

Mas é um brinquedo que pode morder!
Ao mesmo tempo , não acho que a criança tenha problemas de ciumes ou se sinta ameaçada pela presença da cadela. Simplesmente não tem noção da força!
não têm?? Aos dois anos as crianças estão na fase do egocentrismo e tudo que lhes invada o espaço é inimigo. Não se ensaiam nada para dar um puxão de orelha ou rabo num cão se lhes tenta pegar nos brinquedos ou assim.
Psicologia infantil básica.
Última edição por Charlie2 em quinta ago 28, 2014 6:49 pm, editado 2 vezes no total.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quinta ago 28, 2014 7:20 pm

Exercício simples...

Está a malta toda em casa a almoçar.
A Maria lembra-se e vai atazanar o juízo à lolita.
Alguém de direito, de preferência com boa presença, só tem que se levantar calmamente, chamar a Maria e a lolita (se ainda estiverem à "porrada" melhor).
Maria que tavas a fazer à lolita?!? Faz la o que tavas a fazer à lolita...

Um puxão no rabo da lolita equivale a um beliscão na Maria....
Um puxar de orelhas à lolita equivale a um puchar de orelhas na Maria...
uma palmada na lolita equivale a uma palmada na Maria...

Repetir sempre que a agressão se repetir.
Efetuar o exercício sempre que ocorrer alguma violência.
Aumentar a força da repercussão se for necessário e a agressão for repetida.
Pelo meio é só dizer: ''Estás a ver!! o que tu estas a fazer magoa!!!".

Duvido que após o terceiro puchar de orelhas e uma bela birra de choro essa situação se volte a repetir muitas vezes
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta ago 28, 2014 9:44 pm

Dreamdog a sua sugestão, que acho normalíssima, vai ser interpretada como uma violência próxima do que se passa na Palestina! Estou a avisar. 8)
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta ago 28, 2014 9:55 pm

Charlie2 Escreveu:
Mas é um brinquedo que pode morder!
Ao mesmo tempo , não acho que a criança tenha problemas de ciumes ou se sinta ameaçada pela presença da cadela. Simplesmente não tem noção da força!
não têm?? Aos dois anos as crianças estão na fase do egocentrismo e tudo que lhes invada o espaço é inimigo. Não se ensaiam nada para dar um puxão de orelha ou rabo num cão se lhes tenta pegar nos brinquedos ou assim.
Psicologia infantil básica.
A sério?????
Oh Charlie..... Afinal as criancinhas com dois anos são pedaços de barro a jeito de moldar ou , e parafraseando-te, são soldados entricheirados, e a avaliar por este teu ultimo post, a abarrotar de agressividade gratuita?
Continuo na minha.... ( sem embirrancias nem óculos de Penafiel ) , na pouquíssima experiência que tenho , uma criança com dois anos está na fase dos testes e a aprendizagem é feita numa base de causa/ efeito.
Mas além disto tudo , ainda porque este é um " sitio" de e sobre animais, acho que o que é importante aqui reforçar , e tem passado ao lado das tentativas de afirmação de ideias, é que UM CÃO NÃO É UM BRINQUEDO, e isto tem que ser mantido sempre em conta pelos adultos responsaveis por ambas ( criança e cadela ). O bom senso ditará, na hora, a melhor maneira de lidar com a situação, passando esta, na minha opinião, pela antecipação dos gestos.
Sofia
zitapets

sexta ago 29, 2014 2:25 pm

[Tópico editado pela moderação por conter mensagens puramente provocatórias, que não contribuem para o esclarecimento do tópico em questão e estão fora de tópico.]
Bloqueado

Voltar para “Cães”