smartins Escreveu:
não posso ter mais nenhum cão com esta cadela???
Olá
Sinceramente, e sem querêr insultar ninguém, acho que não devia arriscar.
Falo por experiência própria, na medida em que, em casa da minha mãe, temos duas cadelas dominantes e sei o que significa. Não há maneira de sabêr se vai acontecêr de novo, por isso é sempre um risco.
Não é melhor dar uma vida plena e feliz aos cães que já tem, e que se entendem, do que estar a adoptar/comprar mais um cuja segurança não pode garantir? Pode estar a pensar que pode separá-las, que pode evitar os acidentes, mas é uma ilusão. Mais tarde ou mais cedo, se tiver de acontecêr, acontece.
A minha mãe tinha uma Fox Terrier jovem quando trouxemos para casa a Aleusha, uma Husky, ainda bebé. O que acontecia era que a husky, por sêr ainda pequenita, era menor em tamanho do que a Fox. A husky queria brincar com a Fox. A Fox ás vezes acedia, ás vezes não. Rosnava, impunha-se, e a husky deitava-se, submissa, de barriga para cima e orelhas em baixo. Bem, a Aleusha cresceu, ficou enorme e tornou-se também muito dominante. As duas odeiam-se de morte e, apesar de todos os cuidados que a minha mãe tem, apesar de o quintal têr sido dividido em dois, já aconteceram vários acidentes. Destes acidentes resultaram litros de sangue no chão, pele arrancada, orelhas cortadas, pálpebras cozidas, contas de vet astronómicas e danos físicos e psicológicos para a minha mãe, que as adora, e que ao tentar separá-las também já foi parar ao hospital. Foram momentos de angústia para todos nós. Temos a agravante de a Aleusha têr o dobro do tamanho da Milú, e quando ataca é para matar. Claro que ela não pensa, não é um animal racional, mas o instinto é mais forte, e naquele momento é para matar. A Milú não foge nunca, morre na boca da outra se fôr preciso, luta até ao fim e é mesmo muitas vêzes ela que provoca a Aleusha.
Se houver um descuido, uma porta que fica acidentalmente aberta, pronto. Naquela casa não há lugar para distracções, e a rotina é sempre a mesma.
Até agora temos tido sorte, ainda assim, porque se conseguiu intervir a tempo e salvar a Milú, porque no fundo é sempre ela a perdêr.
Não temos coragem de dar nenhuma das duas, e de momento está tudo controlado. Mas só até ao próximo erro, ao próximo descuido.
Quando trouxemos a Aleusha nunca pensámos que isto fôsse acontecêr, não sabíamos. Você já sabe. Vai arriscar?
Desculpem mas foi também um desabafo.
Beijocas,
Sofia