xiiiiiiiiiiiiiiiiTheGreatDane Escreveu:Apanhei uma fileira de 6 metros no fim de semana..Fantástico, foi a maior que vi à data.
Isso já é um TGV...............

Moderador: mcerqueira
In http://www.naturlink.pt/canais/artigo.a ... &iLingua=1Métodos de controlo da processionária
(…)
No nosso mercado existem dois grupos de produtos que preenchem estes requisitos. São eles os compostos de diflubenzurão (inibidores do crescimento das larvas 2) e os compostos de Bacillus thuringiensis (insecticidas das lagartas 1 e 2). A aplicação de produtos químicos com recurso a meios aéreos deve ser comunicada com pelo menos oito dias de antecedência às direcções Regionais de Agricultura e Delegações Regionais de Saúde (Lei nº 10/93, de 6 de Abril).
Aquando da formação dos ninhos pelas larvas estádio 3 (meados de Novembro), a medida mais eficaz é a destruição dos mesmos sendo queimados ou esmagados no solo.
Na altura da procissão das lagartas (de Fevereiro a Maio), é recomendado fazer a sua destruição mecânica criando uma espécie de armadilha no tronco do pinheiro, que consiste numa cinta de plástico com cerca de 1 m embebida em cola inodora (à base de poli-isolbutadieno). As que escaparem a este método podem ser capturadas no chão (enquanto rastejam) ou desenterradas do solo (a cerca de 1,5 cm de profundidade) com o auxílio de algum instrumento de jardinagem adequado e posteriormente esmagadas ou queimadas.
Qualquer um dos métodos de combate a esta praga florestal exige o máximo de cuidado por parte de quem o pratica. É indispensável o uso de luvas, vestuário apropriado para protecção de todo o corpo, máscara de protecção para nariz e boca. Há que seguir à risca as instruções de manuseamento e utilização de cada produto.
(…)
Paty_LP Escreveu:Há alguém/alguma entidade a quem possamos pedir que lhes ponha insecticida? Ou apenas cada um é que tem de tomar a iniciativa de as eliminar?
Também no sítio onde moro há imensas lagartas do pinheiro (processionária).Sei que se for em sítios públicos aas Câmaras Municipais tratam do assunto(desinfestam).Em locais privados fica por conta de quem lá vive.Eu resolvi o problema(penso) com o meu jardineiro; tirámos os ninhos antes da lagarta descer pelo pinheiro e queimámo-los.E também estávamos atentos -tipo espias-e quando elas faziam "o carreiro" umas atrás das outras e formavam uma bola (no final do percurso enrolam-se umas nas outras como se fosse um novelo e enterram-se na terra) nós queimávamo-las com álcool (pose ser outro carburante...). Mesmo o fumo da queimada nos fazia alergia. Eu também andava sempre com medo que os meus cães as lambessem (podem ficar com a língua necrosada (os tecidos mortos) . Há empresas que fazem a desinfestação e também há armadilhas. É importante é ter atenção aos meses em que a desinfestação deve ser feita. Espero ter ajudado.
Estou a ficar limitada de locais para passear o cão dos meus avósPara onde gosto mais de ir os pinheiros estão cheios dos ninhos delas e já as vi imensas vezes. E é logo à volta de uma escola primária. Acabei por ir para outro lado, também há pinheiros mas ainda não vi ninhos nem lagartas. Só que acaba por ser mais estrada e assim, não é tão agra
d
ável...
Não, este insecto está enfeudado aos pinheiros. Prefere uma determinada espécie, mas adapta-se a outras, sempre de pinheiros.rm8stitch Escreveu:...gostaria de saber se costumam existir essas lagartas em eucaliptos,oliveiras,sobreiros e carvalhos