em relação ao cão ser mais feliz no quintal ou em casa sinceramente acho que estamos a generalizar !
mas eu digo-lhe porquê . a minha casa onde vivo actualmente por razões profissionais tem um jardim com 1 hectare completamente vedado por muros e rede , a piscina está vedada por rede para eles ñ cairem lá para dentro e está tudo relvado !
alem disso a porta da minha casa está aberta dia e noite para eles poderem sair e entrarem quando quiserem já que ñ conseguem fugir por lado nenhum e com isto tudo posso-lhe dizer que eles passam 90% do tempo a seguir-me dentro de casa em vês de estarem a brincar no jardim e isto porquê ?
porque simplesmente é uma raça que ñ deixa o dono um minuto colam-se a nós e para onde vamos eles tb vão inclusivé á casa de banho o que é um problema causa um verdadeiro engarrafamento !

mas são todos assim ?
e a resposta é não ! em lisboa tenho 1 PA e uma labrador que tb têm a porta aberta dia e noite , tem o quintal para brincar e nunca metem os pés dentro de casa pura e simplesmente porque para eles os dois basta-lhes meia hora diária de contacto com os donos num passeio pelo pinhal e o resto é passado na brincadeira e a guardar o quintal , ñ por minha opção já que nunca os proibí de entrar , mas eles sentem-se melhor na rua .
por isso esta discusão depende de muitos factores !
a começar pelas raças , mas olhe tiago tente meter um mastim do tibete dentro de casa que ele logo lhe diz ou então meta um yorkie na rua ao frio e á chuva !

abraço
Nelson