Pit Bulls...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado mar 27, 2004 6:48 pm

acredito que se pode selecionar os cães mais fortes,mais funcionais com alto grau de game a partir de um conjunto de provas que já se realizam em algumas partes do mundo
Ainda bem !

Penso que, de facto, fui exagerada na minha reacção às intervenções (nomeadamente da Cindelp) mas acontece que esta coisa dos pits me tira do sério...

É que as lutas de ouço falar (e que se fazem cá) são do mais selvagem e anárquico que se possa imaginar.
E não me venham com histórias de que os donos gostam dos cães - pois se até são cozidos lá por casa por um açougueiro qualquer...(quais veternários, quais batatas...)

No entanto devo dizer que há montes de treta nos argumentos pró trabalho.
Pe - a alegria dos cães quando vão à caça - pudera, se vocês estivessem fechados em canis durante todo o ano e se os deixassem sair meia dúzia de vezes nesse ano em que podem correr e cheirar, não ficariam doidos de alegria ?

Certamente que ter exercício diáriamente, espaço para correr e liberdade para fazer o que quer, é bom para o cão e fá-lo feliz.
Se se consegue isto mediante treinos e escolas, "fine with me".

Mas não sei se o trabalho é assim um factor tão decisivo para o bem estar do cão.
É, decerto, valioso para o dono.
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

sábado mar 27, 2004 7:25 pm

ò cindel,

desculpa.... o cão pode não ser funcional, mas é engraçado....

:lol: :lol: :lol:
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

sábado mar 27, 2004 8:21 pm

olhe lá cindel tem que me dizer quando é que foi que eu lhe disse que os BB eram melhores do que o Serras !
é que minha cara para mim não existem raças melhores ou piores existem sim raças com aptidões diferentes !
agora se a menina derivado talvez á frize em excesso anda a perder a memória talvez tambem se tenha esquecido de uma conversa que tivemos tempos atrás em que ficou claro que para si a unica raça do grupo 2 que ainda é funcional ( aliás a unica que se aproveita ) é exactamente aquela que você faz criação , lamento imenso que assim seja , mas está no seu direito !
em relação ao neo pelos vistos você vê a aptidão e a funcionalidade de uma raça atravês de fotos , é uma maneira , mas não é seguramente a minha ( olhe que neos com aportes de sharp cada vez há mais ! então nos estados unidos é vê-los sair da fábrica ) !

em resposta ao fallenangel na sua afirmação que eu gosto de ver os meus cães a enfardar nos outros , nada mais errado meu amigo ,mas uma coisa pode ter a certeza eu tenho cães para serem funcionais e ñ para estarem o dia todo a verem televisão em cima do sofá e se alguem entrar no território que é suposto eles estarem a defender e eu ñ estiver presente pode ter a certeza que o fazem é para isso que foram educados da mesma maneira que todos os meus amigos deixam os seus filhos com os meus cães e nunca nenhum deles teve um arranhão por mais diabruras que os pobres cães sofram nas mãos deles e isso ñ precisei dos educar já vem nos seus genes serem gentis com as crianças !

mas de qualquer maneira já deu para perceber que o seu game é outro e esse a mim ñ me interessa !

abraço

Nelson
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

sábado mar 27, 2004 10:34 pm

Bom, eu não tenho muito a acrescentar á conversa.... De facto, do que conheço da raça (enfim, tb se resume a dois exemplares), eles têm uma persistencia maluca... com todo, especialmente brincadeira....

Quanto à funcionalidade.... enfim, eu confesso que vejo televisão com os meus cães no sofá.... não sei se serão funcionais, porque não sou adepta de caça..... mas pelo menos um deles, descobre as coisas nos sitios mais incirveis....

será que os meus cães são menos cães que os vossos, por eu não os levar á caça (logo não praticar a funcionalidade neles)? (já agora, para quem não sabe os cockers foram inicialmente selecionados para levantar caça - nomeadamente galinholas)
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

domingo mar 28, 2004 2:50 am

NelsonK disse:
mas se tiver dúvidas nisso pode tentar entrar dentro do meu jardim com os seus serras que lhe garanto que em pouco tempo são eles que deixam de funcionar ( que o diga o serra do meu vizinho que achou que devia marcar território dois metros mais á frente ).
Este comentário pareceu-me ser uma ameaça à Cindelp, segundo pareceu-me ser o tipo de comentário próprio de putos marginais que fazem lutas na rua a gabarem os seus cães, estilo o meu cão é melhor que o teu,e se teu vier aqui o meu dá cabo dele, mas desculpe-me se o interpretei mal mas o que escreveu parecia mesmo isso, e também pelo que escreveu fiquei a pensar que os seus cães tinham enfardado no serra do vizinho, e que isso o tinha deixado orgulhoso pois até veio para aqui gabar isso, se me enganei peço desculpa mais uma vez, mas parece-me mesmo que é o que você escreveu.
todos os meus amigos deixam os seus filhos com os meus cães e nunca nenhum deles teve um arranhão por mais diabruras que os pobres cães sofram nas mãos deles e isso ñ precisei dos educar já vem nos seus genes serem gentis com as crianças !
Não acha um pouco irresponsável deixar crianças com cães, já pensou que um dos seus cães mesmo sem querer apenas por se levantar para ir embora pode derrubar uma criança e magoála, às vezes pode até o tal serra do vizinho estar a passar em frente ao portão e os seus cães ficarem possuídos por uma vontade incontrolável de lhe enfardar e saírem disparados para lhe ladrar e derrubarem inadevertidamente uma criança no meio da euforia. Sei que você agora provávelmente vai responder que está sempre alguém a supervisionar para ficar bem,mas não sei se acredite, porque o que você disse foi que deixavam os filhos com os seus cães e a palavra "deixavam" a mim sugere-me que as crianças ficavam lá enquanto vocês adultos iam para a amena cavaqueira para outro lado. O APBT também é um cão super dócil com crianças, inclusivé até se comporta como se soubesse que as crianças são mais frágeis, por vezes parecem até umas autenticas amas,e o seu temperamento de ferro confere-lhes uma paciência à prova de bala, no entanto nunca deixo uma criança sózinha com algum dos meus cães, porque acidentes acontecem, e porque considero uma enorme irresponsabilidade.
Pode ter a certeza que o meu game é diferente do seu,felizmente. Até lhe disse que se viesse com os seus cães ao meu jardim seria bem recebido.
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

domingo mar 28, 2004 7:05 am

FallenAngel
;)
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

segunda mar 29, 2004 2:42 am

Ora aqui está um tópico interessante, não tanto pelos pitts mas pela funcionalidade das raças.
Estava eu quase a desistir de ler o tópico, por considerar que os comentários à questão inicial eram despreziveis do ponto de vista da cultura canina e não estava com pachorra para dizer tudo o que penso quando me deparo com a intervenção da minha amiga Cindelp (digo amiga, não porque a conheça, mas porque assim considero todos aqueles que realmente defendem os cães) e identifiquei-me totalmente com o que ali foi dito (subescrevo totalmente) e por isso poucas coisas vou escrever, mas permitam-me o seguinte:
---Foram essas teorias da não funcionalidade, dos Shows caninos, do cão só como mascote e dos "direitos dos animais" que criaram o moderno Bulldog Inglês.
Não diexa de ser curioso que, para que o antigo Bulldog não sofresse, se proíbiram as lutas, e criou-se um animal só por existir já sofre. Fazer isto a uma raça é um crime.
---todas as raças foram selecionadas, originalmente, pela sua funcionalidade, como tal, e como patrimonio natural e da Humanidade, devem ser preservadas. sem funcionalidade não há continuidade da raça. Não quero com isto dizer que todas as raças devam desempenhar os papeis para os quais foram criadas (muitas vezes é impossivel ou moralmente inaceitavel). Mas devem ser selecionadas tendo em vista esses papeis e , sempre que possível, desempenha-los.
---Foi atras referido o caso do Dogue de bordéus e do dogue alemão como raça que não desempenham o seu papel original. Mas tambem é um abuso dizer que estas são as mesmas raças do que aquelas que lhes deram origem. Se algum cão se tem algo a ver com os antigos Dogues de bordeus e mesmo com o alemão, são os alanos espanhois e o dogo argentino.

Peço à cimdelp ou à croz que me indiquem a referida pagina dos Dogos a caçar

Cumprimentos
Francisco Bica
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mar 29, 2004 9:12 am

FBC Escreveu:
Peço à cimdelp ou à croz que me indiquem a referida pagina dos Dogos a caçar

Cumprimentos
Francisco Bica
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... argentinos

Mas a Kroz é o Kroz ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda mar 29, 2004 10:00 am

Muito bonito, a nostalgia.
Devo dizer (antes que me caiam em cima) que aprecio tanto criadores, como donos que tentam manter (contra a corrente) as antigas funcionalidades dos seus cães.

Mas faz-me lembrar alguns amigos que falam, com a lagrimita a despontar ao cantinho do olho, do tempo em que ir à ópera ou ao teatro era o suprasumo da vida social.
Acontece que eu gosto de ópera (de teatro não tanto) - faço parte desse grupo.
Mas acontece que bater-se contra o tempo é uma batalha perdida, à partida.

Os nossos antepassados não teriam qualquer problema em extinguir uma raça que não lhes servisse, muito concretamente.

Foi por isso que o cão de água português esteve à beira da extinção.
Deixou de ser útil ao trabalho dos pescadores.

De modo que a criação hoje destes cães é um luxo elitista, mais uma daquelas coisas que se aproximam dos coleccionadores, dos amantes de música clássica e jazz, do teatro.

Mas, naturalmente, o animal de companhia, vai tomando a primazia no nosso mundo.
Note-se que nos USA há hoje mais gatos que cães - porque será ?

Á medida que o mundo rural desaparece, desaparecem os caçadores, as grandes quintas e a necessidade de cães.
Cães de trabalho - cães guias, de salvamento, de detecção, de controlo de multidões, de defesa pessoal.
Para estes há lugar. Os outros ... vamos a ver.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda mar 29, 2004 10:17 am

FallenAngel Escreveu: Diamantino, desculpe também,mas não resisto, para quem diz que não percebe nada do assunto está sempre a meter a colher...
Oh, meu amigo, isto é um fórum, logo posso meter a colher quando quiser. Eu disse que não percebia de Pitts (aliás nem sei bem o que isso é), mas existem coisas que são universais, e portanto posso ter a minha opinião. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 29, 2004 10:43 am

aisd Escreveu: Muito bonito, a nostalgia.
Devo dizer (antes que me caiam em cima) que aprecio tanto criadores, como donos que tentam manter (contra a corrente) as antigas funcionalidades dos seus cães.

Mas faz-me lembrar alguns amigos que falam, com a lagrimita a despontar ao cantinho do olho, do tempo em que ir à ópera ou ao teatro era o suprasumo da vida social.
Acontece que eu gosto de ópera (de teatro não tanto) - faço parte desse grupo.
Mas acontece que bater-se contra o tempo é uma batalha perdida, à partida.

Os nossos antepassados não teriam qualquer problema em extinguir uma raça que não lhes servisse, muito concretamente.

Foi por isso que o cão de água português esteve à beira da extinção.
Deixou de ser útil ao trabalho dos pescadores.

De modo que a criação hoje destes cães é um luxo elitista, mais uma daquelas coisas que se aproximam dos coleccionadores, dos amantes de música clássica e jazz, do teatro.

Mas, naturalmente, o animal de companhia, vai tomando a primazia no nosso mundo.
Note-se que nos USA há hoje mais gatos que cães - porque será ?

Á medida que o mundo rural desaparece, desaparecem os caçadores, as grandes quintas e a necessidade de cães.
Cães de trabalho - cães guias, de salvamento, de detecção, de controlo de multidões, de defesa pessoal.
Para estes há lugar. Os outros ... vamos a ver.
Olá AISD,

desculpa mas não posso concordar. Não se trata de nostalgia. Trata-se isso sim de aproveitar e rentabilizar as funcionalidades das raças para novos objectivos e novas "funções".

Atenção a uma coisa, quem disse que um cão de trabalho não pode ser um excelente e equilibrado animal de companhia???? E vice versa???? Essa do cão de trabalho é cão de canil que só sai para trabalhar já está há muito ultrapassada! Continua a haver muita gente a trabalhar os cães assim, mas cada vez mais surge um sangue novo que prova (ou vai provar) a muitos que o cão que vive em casa também tem algo a dizer nas competições.

Vamos pegar no exemplo dos Cães de água, a Isabel (PEDRA) deu um belíssimo exemplo quando colocou aqui num post Cães de água a trabalhar. Não, os pescadores já não precisam deles, mas a sociedade precisa! E a mesma coisa se passa com muitas outras raças!

É claro que nem todos podem ser bons cães de trabalho, mas pelo menos obediência básica todos deveriam ter, o COB deveria ser algo obrigatório para todos os cães (isto se feito com outro rigor, pois alguns COBS...)! Isso deveria ser a batalha dos nossos deputados em vez de andarem com *** de BSLs, porque a verdade é que as pessoas não controlam (nem compreendem) os cães que têm.
Se calhar, essas pessoas iam tomar o gosto pelo treino e iam acabar por fazer mais umas coisitas na brincadeira, e garanto que se sentiriam bem mais saudaveis e felizes com o seu cão...e o cão com o dono.
Não critico quem não trabalhe os seus cães, mas critico quem tem cães de raças que não se adequam em nada ao caracter do dono e espaço ou disponibilidade. E critico os criadores que nada mais vêm que a beleza, as expos, o dinheiro. Porque é disso muitas vezes que se trata. O trabalho fica sempre relegado para 2º ou 3º nivel. Ora é isso que estamos aqui a debater.

Eu tenho uma Rottweiler. Além desta raça, só poderia vir a ter um Pit ou um ASBT ou outro que tal. Porque são as raças com que me identifico. Porque sei de antemão que I´ve got what it takes, pelo menos vontade de aprender, conhecer e trabalhar as funcionalidades dessas raças não me falta, e isso é meio caminho andado para uma boa relação com o meu cão. Mas não quero um cão destes para ficar em casa no sofá :) para isso iria para outra raça. Estamos a falar das funcionalidades das raças mas também de algumas raças especificamente, raças que exigem muito mais do dono que o passeio higiénico ou a brincadeira e mimo.

Por isso é que digo que é um crime ter alguams raças e não as trabalhar, e estragar as capacidades para o trabalho por motivos de beleza, ou outros que tais.
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 29, 2004 10:43 am

repetida :oops:
<p>&nbsp;</p>
FallenAngel
Membro
Registado: quinta mar 25, 2004 1:04 pm

segunda mar 29, 2004 11:36 am

FBC

Nunca devia deixar de participar, a sua opinião é sempre um contributo que pode sempre enriquecer os assuntos em discussão. E neste caso é pena não haver mais pessoas a defender a funciolnalidade das raças caninas e a ver o cão como um ser complexo com certas nessecidades(sendo uma delas a de um lider/dono capaz), e não como um peluche que enfeita o sofá e a casa.
A seleção segundo os conceitos das exposições de belezas mudaram tanto determinadas raças,que algumas nunca existiriam porque sózinhas neste momento como estão não se conseguiriam reproduzir ( o Mastim Napolitano é disso um exemplo). E aqui muita gente manifesta-se contra pessoas que utilizam os seus cães na caça,que os põem a trabalhar na função para a qual foram criados, cães saudáveis tanto física como psicológicamente, e se for preciso aplaudem em exposições caninas indivíduos que criam animais desfuncionais, que nem se reproduzirem sózinhos conseguem e frageis do ponto de vista imunológico.
o Dog Argentino é outra raça que adoro e acho que sinceramente quem cria esta raça nunca devia esquecer que foi criada para caçar javalis e pumas. Se esta raça (que para mim é estéticamente muito apelativa) começar só a ser criada em função da beleza,vamos assistir concerteza à degradação do seu temparamento que lhe confere um equilibrio psiquico espéctacular(observem a segurança que emana um DA).

Pena que não apareçam mais pessoas a dar a sua opinião e a dinamizarem a troca de ideias, talvez porque existem outras com uma mentalidade tão pequena que apenas sabem apontar o dedo e mandar bocas mas que espremido a sua contribuição é nula(porque também o que ecoam não é nada mais do que aquilo que ouviram noutro lado e nem sequer pararam para pensar nos assuntos por elas próprias).
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda mar 29, 2004 12:42 pm

FallenAngel Escreveu: E neste caso é pena não haver mais pessoas a defender a funciolnalidade das raças caninas e a ver o cão como um ser complexo com certas nessecidades(sendo uma delas a de um lider/dono capaz), e não como um peluche que enfeita o sofá e a casa.
A seleção segundo os conceitos das exposições de belezas mudaram tanto determinadas raças,que algumas nunca existiriam porque sózinhas neste momento como estão não se conseguiriam reproduzir ( o Mastim Napolitano é disso um exemplo).
Aquilo, que eu sinceramente acho, é que assim como a criação com vista á perfeição morfológica (porque é disto que se fala em "beleza") não deve esquecer a vertente "trabalho". Também a vertente "trabalho" não deve esquecer a morfologia.

Uma raça é constituida por ambas as vertentes e ambas estão descritas no Estalão (Pelo menos no caso do Basset Hound).

No meu caso, peco por não caçar com os meus cães. Isto deve-se a diversos factores, onde a falta de respeito/civismo dos outros caçadores é aquele que pesa mais. Mas apesar de não caçar, ninguém me tira o gosto de ir com eles para o campo (fora da época da caça), só para observá-los a seguirem todos os rastros que consigam encontrar, é simplesmente espetacular.

De qualquer modo, tenho sido a única pessoa a defender a existência de provas de trabalho em Portugal, nas reuniões do Clube de Raça.

Agora, uma coisa é defender o trabalho em cães de caça, outra é em cães de luta. Neste caso penso que o melhor é se reverem as funcionalidades destas raças, ou então vê-las desaparecer. O mundo moderno não se compadece com certas funções.

Quanto aos exageros, que a criação com vista à morfologia, pode conduzir, estes são resultado da má interpretação do estalão, pois normalmente os estalões descrevem "Sound Dogs", capazes de desempenharem as funções que os próprios estalões referem.

Espero ter feito compreender o meu ponto de vista.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano

segunda mar 29, 2004 1:16 pm

Última edição por SeaLords em domingo nov 23, 2008 8:17 am, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”