aisd Escreveu:
Muito bonito, a nostalgia.
Devo dizer (antes que me caiam em cima) que aprecio tanto criadores, como donos que tentam manter (contra a corrente) as antigas funcionalidades dos seus cães.
Mas faz-me lembrar alguns amigos que falam, com a lagrimita a despontar ao cantinho do olho, do tempo em que ir à ópera ou ao teatro era o suprasumo da vida social.
Acontece que eu gosto de ópera (de teatro não tanto) - faço parte desse grupo.
Mas acontece que bater-se contra o tempo é uma batalha perdida, à partida.
Os nossos antepassados não teriam qualquer problema em extinguir uma raça que não lhes servisse, muito concretamente.
Foi por isso que o cão de água português esteve à beira da extinção.
Deixou de ser útil ao trabalho dos pescadores.
De modo que a criação hoje destes cães é um luxo elitista, mais uma daquelas coisas que se aproximam dos coleccionadores, dos amantes de música clássica e jazz, do teatro.
Mas, naturalmente, o animal de companhia, vai tomando a primazia no nosso mundo.
Note-se que nos USA há hoje mais gatos que cães - porque será ?
Á medida que o mundo rural desaparece, desaparecem os caçadores, as grandes quintas e a necessidade de cães.
Cães de trabalho - cães guias, de salvamento, de detecção, de controlo de multidões, de defesa pessoal.
Para estes há lugar. Os outros ... vamos a ver.
Olá AISD,
desculpa mas não posso concordar. Não se trata de nostalgia. Trata-se isso sim de aproveitar e rentabilizar as funcionalidades das raças para novos objectivos e novas "funções".
Atenção a uma coisa, quem disse que um cão de trabalho não pode ser um excelente e equilibrado animal de companhia???? E vice versa???? Essa do
cão de trabalho é cão de canil que só sai para trabalhar já está há muito ultrapassada! Continua a haver muita gente a trabalhar os cães assim, mas cada vez mais surge um sangue novo que prova (ou vai provar) a muitos que o cão que vive em casa também tem algo a dizer nas competições.
Vamos pegar no exemplo dos Cães de água, a Isabel (PEDRA) deu um belíssimo exemplo quando colocou aqui num post Cães de água a trabalhar. Não, os pescadores já não precisam deles, mas a sociedade precisa! E a mesma coisa se passa com muitas outras raças!
É claro que nem todos podem ser bons cães de trabalho, mas pelo menos obediência básica todos deveriam ter, o COB deveria ser algo obrigatório para todos os cães (isto se feito com outro rigor, pois alguns COBS...)! Isso deveria ser a batalha dos nossos deputados em vez de andarem com *** de BSLs, porque a verdade é que as pessoas não controlam (nem compreendem) os cães que têm.
Se calhar, essas pessoas iam tomar o gosto pelo treino e iam acabar por fazer mais umas coisitas na brincadeira, e garanto que se sentiriam bem mais saudaveis e felizes com o seu cão...e o cão com o dono.
Não critico quem não trabalhe os seus cães, mas critico quem tem cães de raças que não se adequam em nada ao caracter do dono e espaço ou disponibilidade. E critico os criadores que nada mais vêm que a beleza, as expos, o dinheiro. Porque é disso muitas vezes que se trata. O trabalho fica sempre relegado para 2º ou 3º nivel. Ora é isso que estamos aqui a debater.
Eu tenho uma Rottweiler. Além desta raça, só poderia vir a ter um Pit ou um ASBT ou outro que tal. Porque são as raças com que me identifico. Porque sei de antemão que I´ve got what it takes, pelo menos vontade de aprender, conhecer e trabalhar as funcionalidades dessas raças não me falta, e isso é meio caminho andado para uma boa relação com o meu cão. Mas não quero um cão destes para ficar em casa no sofá

para isso iria para outra raça. Estamos a falar das funcionalidades das raças mas também de algumas raças especificamente, raças que exigem muito mais do dono que o passeio higiénico ou a brincadeira e mimo.
Por isso é que digo que é um crime ter alguams raças e não as trabalhar, e estragar as capacidades para o trabalho por motivos de beleza, ou outros que tais.