Eutanásia ou não? O poder das associações portuguesas?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda out 26, 2009 10:19 am

AlexandreMqs Escreveu:(...)
Será que o abate dos animais com idade a mais (animal não adoptavel) é justificável quando a vida de um animal jovem (animal adoptavel) é salva?

Está é a pergunta que eu faço a mim mesmo e também faço a vocês.

Nem sempre o abate de um cão velho é sinónimo de uma adopção de um cão novo... Aliás, não há sequer ligação de uma coisa com a outra.

O que se passa nos nossos canis e associações, é precisamente a sobrelotação, e se olharmos com olhos de ver para o nr. de cães que há abandonados, e o nr. de pessoas que querem e podem adoptar, sendo que só considero o "adoptar", como uma adopção responsável, as outras não considero sequer adopção, chegamos à conclusão que 70% dos cães que há actualmente abandonados e enfiados em canis e associações, tinham de ser abatidos.

É triste, mas é a realidade.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda out 26, 2009 7:45 pm

Tenho seguido este tópico com algum interesse mas confesso que não li todos os´posts, quero apenas partilhar o que se passa na associação onde trabalho (Cantinhos dos Animais de Beja) e onde sou eu o responsável pela gestão do canil.

No "Cantinho", temos um limite de 40 cães. Este limite existe considerando o sitio onde a associação existe, o numero de adopções mensais, a capacidade de angariação de fundos e o numero de voluntários disponiveis.

Parece pouco mas o que realmente interessa é que damos para adopção cerca de 8 cães por mês, o que não é nada mau para o sitio onde estamos.

Estamos instalados dentro do canil municipal mas separados por um portão, o que faz com que o cão numero 41, 42, etc, estejam do outro lado sem qualquer assistência à espera que o veterinário os abata.

Temos para além disso outras regras que são:

- Se o cão tem leishmaniose é eutanasiado (a não ser que tenha adoptante e este se aceite ter um cão doente)

- Se necessita de tratamentos superiores a 500 euros é eutanasiado (a não ser que tenha um padrinho que se responsabilize pelos gastos)

- Se tem problemas comportamentais de agressividade para com pessoas é eutanasiado ou não passa do canil municipal para o nosso ( a não ser que exista ulguma FAT com conhecimentos em comportamento canino disponivel para mudar este comportamento).

- Entram para o canil imediatamente animais com situações de saúde que ponham em risco a sua vida, cadelas com o cio e cachorros que sejam encontrados abandonados.

- Não recolhemos animais errantes que não apresentem sinais de doença.

Durante 6 dos 11 anos de existência funcionamos sem eutanasia, sem critérios de recolha, todos os cães eram recolhidos. Isto levou a situações insustentáveis em termos financeiros, de higiene, de espaço e a ter 160 cães num espaço para 100.

Neste momento todos vão ao vet, fazem testes, estão desparasitados e vacinados, e quase todas as operações são efectuadas porque custam menos de 500 euros.

Temos um questionário para as familias adoptantes e por isso em vez de dar para adopção 100 cães damos 50, mas houve uma grande redução nas devoluções, nos problemas em casa com os cães.

Tentamos cruzar a avaliação do temperamento que eu faço do cão com as caracteristicas da familia, e fazemos se a familia desejar um acompanhamento ou treino de borla do cão adoptado.

Não salvamos todos mas definitivamente salvamos os que conseguimos por muitos e bons anos porque as coisas funcionam de forma sustentada e com objectivos a longo prazo.

Não concordamos com a RSPCA no ponto aqui falado da eutanasia ao fim de 6 meses por causa do que se considera loucura de canil, porque observo que muitos cães que temos há 4/5 anos ainda conservam os seus comportamentos pouco deteriorados, e são muito sociáveis, pelo que a eutanasia não se justifica, mas se se tornarem perigosos numa possivel adopção obtamos pela autanasia.

Desculpem o testamento mas, embora seja uma forma polémica de funcionar, orgulha-me muito a mudança de um santuário para uma associação de bem-estar animal, porque neste momento sabemos que conseguimos continuar o bom trabalho e antes nunca sabiamos quando iriamos desaparecer, pelas dividas, pelos problemas, pelo desgaste dos voluntários, etc.

Para perceberem a nossa postura no dia do animal não tivemos cães expostos para adopção fizemos um passeio dos cães da associação com a ajuda dos escoteiros e uma demonstração de treino de obediência, nunca levariamos cães para dar, nem dariamos imediatamente um cão a quem quer que fosse que se mostra-se interessado.... teria de preencher o questionário e esperar... se ainda assim estiver interessado terá de pagar a quota de sócio e levar o cão vacinado e com chip... se não tem 20 euros para a quota não tem dinheiro para sustentar o cão se ele ficar doente.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda out 26, 2009 8:02 pm

Se os canis das associações fossem geridos com cabeça, tronco e membros, e com critérios de selecção racionais , o que seria das almas inquietas que passam a vida a mudar cães de um lado para o outro, para psedo-hoteis, para outros canis já superlotados, para abrigos no meio do mato, e a gastar rios de dinheiro, enrendadas em peditórios sem fim e em situações extremas, com animais irrecuperáveis, muitas vezes com problemas comportamentais e de saúde que não os farão ser adoptados nunca....
Este frenesim de querer salva à viva força, todo e mais algum ser de 4 patas que passe à frente, sem nenhuma lógica, porque infelizmente sabemos que isso não é possível, passa completamente a barreira do que é aceitável e não tem nenhuma utilidade prática....

Mas isto também é útil para certos vet's que não se coibem de alimentar certas situações, como já vi com animais com problemas gravissimos, que se sabe não terem para onde ir quando sairem da clinica, que não vão ser adoptados mas que alimentam contas crescentes....
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

segunda out 26, 2009 8:51 pm

moslie Escreveu:
Mas isto também é útil para certos vet's que não se coibem de alimentar certas situações, como já vi com animais com problemas gravissimos, que se sabe não terem para onde ir quando sairem da clinica, que não vão ser adoptados mas que alimentam contas crescentes....
Se os pseudo donos não os querem abater e dizem para os veterinários continuarem o tratamento, qual a sua sugestão ?
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

segunda out 26, 2009 10:04 pm

Gypsfulvus Escreveu:Se os pseudo donos não os querem abater e dizem para os veterinários continuarem o tratamento, qual a sua sugestão ?
Existem donos e donos...como também existem Vet's e Vet's.
Muitos dos Veterinarios aproveitam a ignorância dos Donos. Como por exemplo, na esterilização de uma cadela.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda out 26, 2009 11:22 pm

Eu estava a referir-me a animais recolhidos da rua ou tirados de canis. Testemunhei uma situação em que o animal era jovem mas estava já muito mal com problemas graves consequ&#7869;ncia do periodo que passara na rua. O vet. sabia da extensão dos danos, sabia que era um animal que ainda ia para adopção, sabia que a pessoa que o recolheu não tinha possibilidades económicas nem de ficar com o cão, mas estendeu a situação o mais possível! A pessoa quando o animal por fim morreu ao fim e 15 dias ficou inconsolável e ainda por cima com uma conta enorme para pagar.
Desde o 1º instante que que sabia que o bicho estava muito mal, aliás, ele disse logo que iria ter de ficar (se sobrevivesse), com cuidados especiais. Sabendo de todo o enquadramento, não acho bem que ele não tenha explicado a situação à pessoa que recolheu o cão e não tenha posto a hipótese de adormecer o animal!
AlexandreMqs
Membro Veterano

segunda out 26, 2009 11:36 pm

moslie Escreveu:Sabendo de todo o enquadramento, não acho bem que ele não tenha explicado a situação à pessoa que recolheu o cão e não tenha posto a hipótese de adormecer o animal!
E a pessoa não tinha boca para falar?
Se o animal estava assim tão mal, porque que a pessoa não perguntou se o cão não podia ser adormecido?

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça out 27, 2009 10:49 am

doglover80 Escreveu:Tenho seguido este tópico com algum interesse mas confesso que não li todos os´posts, quero apenas partilhar o que se passa na associação onde trabalho (Cantinhos dos Animais de Beja) e onde sou eu o responsável pela gestão do canil.

No "Cantinho", temos um limite de 40 cães. Este limite existe considerando o sitio onde a associação existe, o numero de adopções mensais, a capacidade de angariação de fundos e o numero de voluntários disponiveis.

Parece pouco mas o que realmente interessa é que damos para adopção cerca de 8 cães por mês, o que não é nada mau para o sitio onde estamos.

Estamos instalados dentro do canil municipal mas separados por um portão, o que faz com que o cão numero 41, 42, etc, estejam do outro lado sem qualquer assistência à espera que o veterinário os abata.

Temos para além disso outras regras que são:

- Se o cão tem leishmaniose é eutanasiado (a não ser que tenha adoptante e este se aceite ter um cão doente)

- Se necessita de tratamentos superiores a 500 euros é eutanasiado (a não ser que tenha um padrinho que se responsabilize pelos gastos)

- Se tem problemas comportamentais de agressividade para com pessoas é eutanasiado ou não passa do canil municipal para o nosso ( a não ser que exista ulguma FAT com conhecimentos em comportamento canino disponivel para mudar este comportamento).

- Entram para o canil imediatamente animais com situações de saúde que ponham em risco a sua vida, cadelas com o cio e cachorros que sejam encontrados abandonados.

- Não recolhemos animais errantes que não apresentem sinais de doença.

Durante 6 dos 11 anos de existência funcionamos sem eutanasia, sem critérios de recolha, todos os cães eram recolhidos. Isto levou a situações insustentáveis em termos financeiros, de higiene, de espaço e a ter 160 cães num espaço para 100.

Neste momento todos vão ao vet, fazem testes, estão desparasitados e vacinados, e quase todas as operações são efectuadas porque custam menos de 500 euros.

Temos um questionário para as familias adoptantes e por isso em vez de dar para adopção 100 cães damos 50, mas houve uma grande redução nas devoluções, nos problemas em casa com os cães.

Tentamos cruzar a avaliação do temperamento que eu faço do cão com as caracteristicas da familia, e fazemos se a familia desejar um acompanhamento ou treino de borla do cão adoptado.

Não salvamos todos mas definitivamente salvamos os que conseguimos por muitos e bons anos porque as coisas funcionam de forma sustentada e com objectivos a longo prazo.

Não concordamos com a RSPCA no ponto aqui falado da eutanasia ao fim de 6 meses por causa do que se considera loucura de canil, porque observo que muitos cães que temos há 4/5 anos ainda conservam os seus comportamentos pouco deteriorados, e são muito sociáveis, pelo que a eutanasia não se justifica, mas se se tornarem perigosos numa possivel adopção obtamos pela autanasia.

Desculpem o testamento mas, embora seja uma forma polémica de funcionar, orgulha-me muito a mudança de um santuário para uma associação de bem-estar animal, porque neste momento sabemos que conseguimos continuar o bom trabalho e antes nunca sabiamos quando iriamos desaparecer, pelas dividas, pelos problemas, pelo desgaste dos voluntários, etc.

Para perceberem a nossa postura no dia do animal não tivemos cães expostos para adopção fizemos um passeio dos cães da associação com a ajuda dos escoteiros e uma demonstração de treino de obediência, nunca levariamos cães para dar, nem dariamos imediatamente um cão a quem quer que fosse que se mostra-se interessado.... teria de preencher o questionário e esperar... se ainda assim estiver interessado terá de pagar a quota de sócio e levar o cão vacinado e com chip... se não tem 20 euros para a quota não tem dinheiro para sustentar o cão se ele ficar doente.
Posso em muitas ocasiões discordar do doglover, mas relativamente a este post, estou 100% de acordo e dou um enorme aplauso à atitude e postura racional como o doglover gere a "sua" associação.

Pena que poucas pessoas não ponham os olhos nestes critérios, iria-se poupar muito sofrimento aos animais recolhidos pelas pseudo-amigas dos animais.

Parabéns doglover pela sua postura.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça out 27, 2009 3:29 pm

É verdade. Assim sim.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

terça out 27, 2009 4:58 pm

Muito bem mesmo doglover80!! :wink:
<p>Cumprimentos</p>
Gypsfulvus
Membro Veterano

terça out 27, 2009 9:22 pm

AlexandreMqs Escreveu:
Existem donos e donos...como também existem Vet's e Vet's.
Muitos dos Veterinarios aproveitam a ignorância dos Donos. Como por exemplo, na esterilização de uma cadela.
Não percebo...
AlexandreMqs
Membro Veterano

terça out 27, 2009 10:07 pm

Gypsfulvus Escreveu:Não percebo...
Algumas pessoas não sabem se devem esterilizar a sua cadela depois de ter a 1ninhada (Mito).
Como supostamente os veterinarios sabem quase tudo sobre animais, as pessoas vão ter com os Vet's para saber qual é a melhor decisão a ser tomada.

Ainda existem muitos Vet's que aconselham a esterilização de uma cadela após ter a 1ninhada.

Peço desculpa pelo o off-topic.

Gypsfulvus
Membro Veterano

terça out 27, 2009 10:27 pm

Não são muitos...há muita gnte que mete na boca do veternarioo que ele não diz ;) E não peça desculpa pelo off topico, é um off topic são ao contrário de palermices de dicionários.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta out 28, 2009 12:27 am

Agradeço... mas sei que muitos que vêm este post e peçam que somos uns monstros e não gostamos de cães, não somos verdadeiros defensores dos animais ... paciência!

É aliás devido à questão deste tópico e às divergências que ela cria que não existe já uma federação nacional de associações deste tipo ... que era tão necessária e útil, para acertar estratégias, posições, etc, mas devido às diferenças não existe consenso... é pena.

Mas ainda havemos de realizar um colóquio com esse intuito e convidar as associações de todo o pais... vamos ver as discussões que se criam..
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Gypsfulvus
Membro Veterano

quarta out 28, 2009 12:45 am

doglover80 Escreveu:

Mas ainda havemos de realizar um colóquio com esse intuito e convidar as associações de todo o pais... vamos ver as discussões que se criam..
Havia de ser giro verem-nos a esgadanharem-se todos para terem a presidencia da mesa. :lol:
Responder

Voltar para “Cães”