Bater ou não bater, eis a questão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo jun 13, 2004 5:21 pm

Catarina1 Escreveu: Isso do puxão na cauda..Hum não sei se funciona! Os que não têm cauda puxa-se o quê? As orelhas!?? Huuumm :roll:

Quando a apanho a fazer a dita... Costumo dizer não..se ela não pára, dou-lhe uns toques no nariz, ou então assim por baixo no queixo...com a mao aberta... ou então tapo-lhe os olhos e destapo assim muitas vezes, para ela ficar atrapalhada e não fazer mais...
Quanto ao puxão de orelhas, é muito perigoso, pode causar arrebentamentos dos vasos sanguíneos, acreditem k eu já vi e ouvi o k o vete disse!!! ( o meu irmão kuando tinha 5anos)
E essa dos olhos é engraçada, vou experimentar com a minha!!
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

domingo jun 13, 2004 5:26 pm

Olá!!
Claro que eu não puxo as orelhas á minha cadela, até me preocupo muito com elas... Ela anda a tomar uns comprimidos de calcio para as orelhas irem ao lugar certo. Pois partem-se com facilidade!

Em relação ao tapar os olhos... Não é tipo Idade do Gelo... É bater de levezinho, assim na zona dos olhos, de maneira a baralha-los. Não doi mesmo nada, porque é feito sem força nenhuma!! Vejam lá o que fazem... Normalmente a minha cadela pára quando começo a atrapalha-la!!!

Fiquem Bem
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jun 13, 2004 5:47 pm

Os rott são cães dominantes com os quais nunca me meti.
Não estou, por isso, segura de ser boa aconselhadora.

Agora, o que eu fazia com a Zorra era piparotes no focinho quando nos queria morder as mãos (muito normal num cachorro), um NÃO bem alto quando fazia asneira, voltava-lhe as costas e não lhe ligava durante algum tempo.
Quando a asneira era maior isolava-a de nós durante meia hora.Sempre acompanhado de um não.

Este último castigo, para a Zorra, é o pior.
É vê-la quando a deixamos voltar para o pé de nós - quase que rasteja.

Como já disse, uso palmadas quando a apanho no flagra.
Pe, quando na praia ela roubava as bolas das pessoas ou ia direitinha a alguém na rua e lhe pulava para cima (era só a pedir festas, mas não posso deixar porque suja as pessoas - está sempre enlameada - e, sobretudo porque deita abaixo as crianças mais pequenas - podem bater com a cabeça no chão e temos um drama sério...).

Hoje em dia já não faz nada disso - nem rouba bolas, nem salta para cima das pessoas, passa-lhes de rés-vés, mas não as toca).

Penso que também foi útil o ensino da instrução senta e larga.
Senta para a conter nos momentos de excitação e larga para não comer toda a m* que abocanha e largar as bolas dos outros...).

Penso, também, que 4 meses é a idade de ensinar estes comandos - e o deitar que eu nunca consegui, e o quieto.

Mas, certamente, há aqui quem melhor que eu a pode aconselhar.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo jun 13, 2004 6:04 pm

aisd Escreveu:Penso, também, que 4 meses é a idade de ensinar estes comandos - e o deitar que eu nunca consegui, e o quieto.
Pois, mas eu que faço?
Como já tenho dito, fui buscar a Zoe já com 8 / 9 meses, e, segundo me disseram, depois de ter passado infância e adolescência (início) encafuada no canil .... :|
Ensinar-lhe qualquer coisa é obra .... mas atenção que ela não é burra nenhuma! A primeira vez que saíu a porta da rua, para ir à rua, quando voltamos, dirigiu-se logo para a dita! ;)
Noutro dia resolvi brincar às escondidas com ela, quando voltamos do passeio da noite, entrei pela garagem (colectiva) e escondi-me atrás de uma das colunas :p Ainda demorou a topar-me!
Pois no dia seguinte, quando tentei repetir a gracinha, ela, que normalmente entra disparada para andar a correr, não desgrudou de mim!
;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

domingo jun 13, 2004 6:06 pm

Eu kuando os meus cães são pequninos, e kuando começam a morder as mãos metia os dedos na garganta, por dentro da boca, eles nunca mais tornam a fazer o mesmo.
Anita_ra
Membro Veterano
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Contacto:

domingo jun 13, 2004 6:26 pm

Dou uma palmada no rabo.
Ele sabe a asneira que faz, porque antes de bater, ralho com ele, levanto o tom de voz e digo coisas como: "És mau, fizeste asneiras, tou zangada contigo", e como quem entende o que lhe digo, baixa a cabeça e vai para a cama.
De vez em quando numa de que refilão, rosna e mostra o dente, ainda leva mais. Não lhe dirijo a palavra por 1h (quando consigo... :p ), ele bem que vem tentar umas festas, mas não há nada para ninguém e lá vai outra vez para a cama.
Custa-me muito, mas axo que ele percebe... (digo eu...)

Fiquem bem,
Ana
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

domingo jun 13, 2004 8:13 pm

[quote:85faa89dee=Pedra]
[/quote:85faa89dee]

Reuniões á parte, não nos quer dar o prazer da sua opinião?
Isabel
[/quote]

Olá

Percebo a ironia, mas ao ler a maior parte das intervenções deste tópico, constato com enorme tristeza que são escritas pelas pessoas que determinam quem nos governa :( , e ainda por cima debitam com absoluta certeza.

Cá em casa, quase todos os meios são utilizados para corrigir comportamentos, a saber:
Repreenções verbais rudes
Carolos
Palmadas (poucas que me aleijam)
Biqueiradas
treladas ( chicotadas com a trela)
Mangueiradas (água com pressão)
Choques eléctricos

O castigo , seja ele qual for e utilize-se o acessório que se queira, só é eficaz ( ou seja, se não é eficaz mais vale fazer festa ao bobi) se for ao momento, nem um minuto antes nem um minuto depois ( 15 segundos depois já eles estão noutra) . Por vezes dramatiza-se uma situação só para apanhar o cão em flagrante e só assim conseguir que o castigo seja eficaz. O método a escolher tem que ser bem considerado, de entre outras coisas tem que se ter em conta a raça o tamanho e o grau de asneira que o cão fez ou faz.
Só conhecendo ( embora haja comportamentos padrão e respectivos castigos)bem o cão podemos escolher o castigo que melhor se adapta ao animal. exemplificando:
O meu Gary, basta-lhe um berro para o corrigir de uma falta grave , como por exemplo, a não interrupção de um ataque, ou seja o gajo parar pára mas se a gente se distrái lá vai ele de mansinho, como não quer coisa, e a dentada sai de certeza. Acontece, quando de manhã vou tratar dele, tenho quase sempre os canteiros vazios de terra e flores, neste caso (é quase todos os dias) limito-me a chamar-lhe o "GFDP" da ordem, apanho o raio da terra ao mesmo tempo que lhe faço as festas de bom dia.
O sky, também reaje bem ao berro,mas, o melhor para este, quando está passado da cabeça nomeadamente com estranho(cães) é mostrar-lhe a mangueira .
Já o Khool , o meu doberman troglodita de estimação, assim que vê a água a jorrar da mangueira vai de imediato mordê-la, logo a mangueirada neste não resulta!
E etc, o importante é percebermos se o cão é ou não merecedor de castigo. O Miller, julgo quer a maior parte o conhece ou pelo menos a história dele, mordeu em duas pessoas , a 1º foi a nossa Joana Gonçalves, o cão não foi castigado! Porque efectivamente o bobi não teve culpa, mas sim eu! a 2ª foi um puto amigo do meu filho, levou uma mordida violentissima no braço, teve que ir parar ao hospital para ser cosido! Também nesta ocorrência cão foi não castigado mas elogiado (para espanto dos presentes!!) e porquê? porque o cão obedeceu de imediato à ordem de largar. era esta ordem que se pretendia que o cão assimilasse, fiquei triste porque o miudo foi mordido, mas satisfeito pelas horas investidas no treino deste cão terem sido bem empregues! Ora se não houvesse descernimento e se eu perdesse a cabeça, batesse no cão , o animal ficaria sem perceber se levou porque mordeu ou se levou porque largou!!
Já com um Serra da Estrela ( 8 meses) de um amigo, não resistia ao abanar da roupa estendida, encenámos uma situação com roupa no pendurada, utilizámos a coleira eléctrica. A verdade verdadinha é com a coleira no máximo a cachorra nem pestanejou, mudámos as pilhas e ela continuou sem dar puto pelos choques, experimentei em mim e de facto a coleira estava ( a ver pelo salto que dei) em boas condições, logo nos Serra ( pelo menos nesta) as coleiras não resultam, acabou por resultar (até ver) as armadilhas para passaros!
Concluindo:
Castigo sempre,deste que adaptado ao cão e ao delito, mas só no flagrante. O resto são as verdades absolutas dos nosso povão.

e o amigo Nel lá botou mais um tópico que deu/dá boa discussão, apesar de...
Última edição por gary em domingo jun 13, 2004 11:04 pm, editado 2 vezes no total.
Um abra&ccedil;o
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo jun 13, 2004 9:29 pm

Pois, mas eu que faço?
Como já tenho dito, fui buscar a Zoe já com 8 / 9 meses, e, segundo me disseram, depois de ter passado infância e adolescência (início) encafuada no canil ....
Ensinar-lhe qualquer coisa é obra .... mas atenção que ela não é burra nenhuma! A primeira vez que saíu a porta da rua, para ir à rua, quando voltamos, dirigiu-se logo para a dita!
como em tudo, é bom recorrer a quem sabe. como não percebo nada de cães, resolvi levar o max à escolinha. é verdade que foi novinho. devia ter uns 6/7 meses. essas habilidades, faz ele, quando não lhe dá a maluca. a carlota era para ir no ano passado. coisas graves da minha vida, impediram que ela continuasse. era para ir agora para a attac. mas começou a fazer um calor :oops: :oops: já vai fazer 4 anos...mas burro velho ainda aprende línguas. já se sabe sentar e obedece mais quando a deixo à solta na praia. :D
mareana
Membro Veterano
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm

domingo jun 13, 2004 10:27 pm

gary Escreveu: Castigo sempre,deste que adaptado ao cão e ao delito, mas só no flagrante.
500 % de acordo.

Cumprimentos
Ana
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda jun 14, 2004 12:44 am

Gary, obrigada pela sua resposta.
Fico contente por verificar que não estou assim tão enganada ao defender o castigo em flagrante. Tenho a consciencia de que castigo os meus bichos justamente, embora muitas vezes enxote as moscas, mas para a maioria, o meu enxotar de moscas até é o suficiente.
Isabel
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda jun 14, 2004 1:02 am

Esqueci-me de uma coisa. O associar os castigos... ou seja, por exemplo no meu caso, os ataques ao frigorifico. Basta eu entrar para o pessoal dar todo de retirada... porta do frigorifico aberta, ganda banquete, etc... mas que o pessoal dá logo de frosques isso dá! E para bem longe ;)
Isabel
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda jun 14, 2004 8:20 am

Pedra Escreveu: Esqueci-me de uma coisa. O associar os castigos... ou seja, por exemplo no meu caso, os ataques ao frigorifico. Basta eu entrar para o pessoal dar todo de retirada... porta do frigorifico aberta, ganda banquete, etc... mas que o pessoal dá logo de frosques isso dá! E para bem longe ;)
Isabel
Olá

Até me provarem o contrário ( com a prática pura e simples) os animais apenas associam aos actos 2 tipos de coisas, ou são agradáveis ou são desagradáveis, os Rexes são pura ficção. embora haja cães com uma grande capacidade de descodificar situações mas fazem-no simplesmente para agradar ao dono e assim receberem uma carícia. Se compreendermos isto temos o principal caminho feito para o adestramento dos bobis. A questão do figorifico é a mesma que eu tinha com a caixa do pão em relação ao meu Castro Laboreiro. O gajo apenas sabia que lá dentro tinha petisco e, foi notável, aprendeu a surripiar os papo-secos ou o panito alentejano. Por muito que eu explicasse que gamar é um acto anti-social , além de ser uma javardisse, o bom do Gustavinho apenas se encolhia porque sabia pelo meu tom de voz que havia qualquer coisa que me desagradava e fosse o que fosse ía sobrar para ele, mas o panito já lá estava e ele nem se lembrava da acção. Resolvi este problema com uma ratoeira para ratos ( as ratoeiras são uma boa ferramenta). e bingo o bom do Gustavo apanhou um grande susto além de lhe ter doído pra burro. resultado, embora nos dias imediatos a caixa estivesse armadilhada ( recaídas) o bom do bobi associou a caixa a uma qualquer coisa bastante desagradável (neste caso bastante dolorosa).
Sou partidário, quando necessário, do castigo duro e rijo! A experiência diz-me que, em regra, basta-me uma acção destas ( quanto mais dura, óbiviamente dentro dos limites e esses limites devem ficar, sempre , longe da sevícia, mais fácilmente o cão faz a anologia ao que queremos que ele , não faça. Concluíndo penso ser preferível dar bom murro do que passar a vida a dar tabefes.
Um abra&ccedil;o
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

segunda jun 14, 2004 9:19 am

Eu sou crente e penso que se o cão for habituado a certas regras ainda muito jovem (quando os ralhos são suficientes) nunca será necessário usar a violência física.
Deve ser mais complicado quando os cães são grandes e fortes e sabem que o são. Ainda neste fim de semana vi um homem com um rottweiler pela trela a dar um chuto na cabeça do cão. Fiquei revoltadíssima, pensei que não havia justificação para tal comportamento do homem e pouco faltou para parar o carro e insultá-lo. O problema é que me arriscava a ouvir 'os cães são meus, não tem nada a ver com isso' e isto se ainda tivesse educação, o que pelo que vi não me parece.
Não concordo NADA com usar a violência nos cães, quando muito uma palmadita no focinho ou no rabiosque (do género sacudir moscas), mas acho que a aprendizagem desde novos da palavra NÃO ou ralhar com eles é suficiente. Era incapaz de lhes bater.
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda jun 14, 2004 9:44 am

Qué óptimo tópico! Obrigado, Nel por ter posto esta questão, há respostas para aproveitar.

Não gosto de bater (pelo menos no sentido de "dar uma tareia", castigos isso é que levou, mas só em pequenino, acho que fiz um trabalho bem feito (com as dicas que cá me deram e umas aulas de treino) para o submeter e mostrar que manda, mas é claro que estou a falar dum cachorro de épagneul breton, dominante e um bocado maluco sim, mas é obvio que não é, nem por perto, um cão agressivo nem tem porte para ser "perigoso".

Quando mordia as mãos, pegavamos nele pelo cachaço e enfiavamos o dedo pela boca dentro para apertar num ponto ao fim da lingua que doi, sem dizer palavra nenhuma, foi remédio santo, o gajo associou mordidela=dor e pronto.

Teve uma etapa, em pequenino, em que quando não o deixavamos fazer qualquer coisa que ele queria desatava a ladrar e a correr pela sala, então fizemos questão de que todas as vezes que fazia isto (absolutamente todas) apanhavamos o malandro pelo cachaço com uma mão, fechavamos-lhe o focinho com a outra e assim ía para a casa de banho a escuras, uns 10/15 minutos. Mas era sempre, mesma acção=mesma resposta.

A destruição da casa e os ataques ao frigorífico de quando ficava sozinho os resolvi (pelo menos por enquanto) fechando-o na varanda quando tenho que sair, com uma casota, agua, osso e brinquedos, e nada que possa estragar. São raras as vezes que tem que ficar sozinho, mas já não fica dentro da casa, se calhar volto a tentar antes do próximo inverno, não sei, vou pensar nisso.

Acho que é o dono que tem que definir o que é que quer do seu cão, o que é que esta disposto a permitir e o que não, se o dono é coerente o cão acaba por obedecer.
Sou muito inexperiente, já se sabe, mas não acho justificação para uma "palmadinha", ou se castiga para que o cão perceba que não lhe convem ter esse comportamento, ou então se o que o cão fez não é nada de importante é melhor "deixar andar".

Actualmente, e resolvidos já os comportamentos "agressivos" que eu não tolerava, ficam só algumas traquinices que de vez em quando faz (roubar uma meia, chatear quando estou à trabalhar no computador), e para isso um enxotar de moscas com o pano da cozinha é suficiênte. Tambem não gostava de ter um cão absolutamente obediente e submisso, um aborrecimento.

Achei muito esclarescedoras as intervenções do Gary e da Pedra, se a Isabel (Pedra) consegue adaptar a ideia da ratoeira na caixa do pão para defender os nossos coitados frigoríficos (eu estive a pensar mas não me lembro de nada de jeito), faça o favor de partilhar com a gente ;)

Já agora, peço desculpas pelo testamento :oops:

Alicia
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda jun 14, 2004 9:47 am

Lara_ Escreveu: Eu sou crente e penso que se o cão for habituado a certas regras ainda muito jovem (quando os ralhos são suficientes) nunca será necessário usar a violência física.
Deve ser mais complicado quando os cães são grandes e fortes e sabem que o são. Ainda neste fim de semana vi um homem com um rottweiler pela trela a dar um chuto na cabeça do cão. Fiquei revoltadíssima, pensei que não havia justificação para tal comportamento do homem e pouco faltou para parar o carro e insultá-lo. O problema é que me arriscava a ouvir 'os cães são meus, não tem nada a ver com isso' e isto se ainda tivesse educação, o que pelo que vi não me parece.
Não concordo NADA com usar a violência nos cães, quando muito uma palmadita no focinho ou no rabiosque (do género sacudir moscas), mas acho que a aprendizagem desde novos da palavra NÃO ou ralhar com eles é suficiente. Era incapaz de lhes bater.
A violência física tem muito que se lhe diga!
É óbvio que dar um chuto na cabeça de um cão é extremo e só demonstra a falta de respeito para com o animal (e quem diz para um animal, também diz para uma pessoa).
Regra geral os "enxota moscas" podem até ser suficientes, mas não podemos esquecer que há cães e cães e há alguns levados da breca...Tal como os putos...Há aqueles que basta uma advertência verbal e há aqueles que esticam " a corda" até terem que levar a boa da palmada pedagógica!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Responder

Voltar para “Cães”