[quote:85faa89dee=Pedra]
[/quote:85faa89dee]
Reuniões á parte, não nos quer dar o prazer da sua opinião?
Isabel
[/quote]
Olá
Percebo a ironia, mas ao ler a maior parte das intervenções deste tópico, constato com enorme tristeza que são escritas pelas pessoas que determinam quem nos governa

, e ainda por cima debitam com absoluta certeza.
Cá em casa, quase todos os meios são utilizados para corrigir comportamentos, a saber:
Repreenções verbais rudes
Carolos
Palmadas (poucas que me aleijam)
Biqueiradas
treladas ( chicotadas com a trela)
Mangueiradas (água com pressão)
Choques eléctricos
O castigo , seja ele qual for e utilize-se o acessório que se queira, só é eficaz ( ou seja, se não é eficaz mais vale fazer festa ao bobi) se for ao momento, nem um minuto antes nem um minuto depois ( 15 segundos depois já eles estão noutra) . Por vezes dramatiza-se uma situação só para apanhar o cão em flagrante e só assim conseguir que o castigo seja eficaz. O método a escolher tem que ser bem considerado, de entre outras coisas tem que se ter em conta a raça o tamanho e o grau de asneira que o cão fez ou faz.
Só conhecendo ( embora haja comportamentos padrão e respectivos castigos)bem o cão podemos escolher o castigo que melhor se adapta ao animal. exemplificando:
O meu Gary, basta-lhe um berro para o corrigir de uma falta grave , como por exemplo, a não interrupção de um ataque, ou seja o gajo parar pára mas se a gente se distrái lá vai ele de mansinho, como não quer coisa, e a dentada sai de certeza. Acontece, quando de manhã vou tratar dele, tenho quase sempre os canteiros vazios de terra e flores, neste caso (é quase todos os dias) limito-me a chamar-lhe o "GFDP" da ordem, apanho o raio da terra ao mesmo tempo que lhe faço as festas de bom dia.
O sky, também reaje bem ao berro,mas, o melhor para este, quando está passado da cabeça nomeadamente com estranho(cães) é mostrar-lhe a mangueira .
Já o Khool , o meu doberman troglodita de estimação, assim que vê a água a jorrar da mangueira vai de imediato mordê-la, logo a mangueirada neste não resulta!
E etc, o importante é percebermos se o cão é ou não merecedor de castigo. O Miller, julgo quer a maior parte o conhece ou pelo menos a história dele, mordeu em duas pessoas , a 1º foi a nossa Joana Gonçalves, o cão não foi castigado! Porque efectivamente o bobi não teve culpa, mas sim eu! a 2ª foi um puto amigo do meu filho, levou uma mordida violentissima no braço, teve que ir parar ao hospital para ser cosido! Também nesta ocorrência cão foi não castigado mas elogiado (para espanto dos presentes!!) e porquê? porque o cão obedeceu de imediato à ordem de largar. era esta ordem que se pretendia que o cão assimilasse, fiquei triste porque o miudo foi mordido, mas satisfeito pelas horas investidas no treino deste cão terem sido bem empregues! Ora se não houvesse descernimento e se eu perdesse a cabeça, batesse no cão , o animal ficaria sem perceber se levou porque mordeu ou se levou porque largou!!
Já com um Serra da Estrela ( 8 meses) de um amigo, não resistia ao abanar da roupa estendida, encenámos uma situação com roupa no pendurada, utilizámos a coleira eléctrica. A verdade verdadinha é com a coleira no máximo a cachorra nem pestanejou, mudámos as pilhas e ela continuou sem dar puto pelos choques, experimentei em mim e de facto a coleira estava ( a ver pelo salto que dei) em boas condições, logo nos Serra ( pelo menos nesta) as coleiras não resultam, acabou por resultar (até ver) as armadilhas para passaros!
Concluindo:
Castigo sempre,deste que adaptado ao cão e ao delito, mas só no flagrante. O resto são as verdades absolutas dos nosso povão.
e o amigo Nel lá botou mais um tópico que deu/dá boa discussão, apesar de...