Nacionalismos bacocos - off topic
Moderador: mcerqueira
A questão é que já estamos integrados na Europa e não há nada a fazer. O que realmente se pode fazer é buscar informação sobre o que se passa a nível das instituições comunitárias, da política interna, e não só dos resultados do futebol. Não será o futebol que vai fazer com que o país evolua, mas sim nós próprios, cultivando-nos, lutando pelos nossos direitos e por uma melhoria da qualidade de vida. O que o poder instituído quer é que nos interessemos unicamente pelo futebol, para que fiquemos anestesiados e nos esqueçamos dos verdadeiros problemas que assolam Portugal!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
- Contacto:
Em 24 de Abril de 1974, estavamos em ditadura.Luka10 Escreveu: A questão é que já estamos integrados na Europa e não há nada a fazer.
Não havia nada a fazer ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm
Sabe que uma das diferenças mais marcantes entre a educação que as minhas filhas recebiam na Argentina e a que recebem cá em Portugal é a falta quase absoluta de qualquer apelo ao sentimento patriótico nas escolas? A mais pequena, que fez cá o 4º ano, teve que decorar o hino, mas a mais velha, que fez cá desde o 7º, nunca (mas mesmo nunca) teve que decorar o hino português na escola! O conhece porque se cantava cada 5 de outubro na Quinta da Saudade, o clube português de Buenos Aires onde elas cresceram.casadiscaes Escreveu: mas, e aquilo de que eu falava era de uma formação de base do português, que pendura a bandeira ao contrário (que nalguns países é crime) ou do avesso, que já não sabe o hino nem o significado dos símbolos nacionais... só nos futebóis é que ele se lembra que há uma bandeira ou que é português...
Lá na Argentina, cada data patriótica (liberação do domínio espanhol, independencia, día da bandeira, do escudo, dos nossos "pais da Pátria") é assinalado nas escolas com uma festinha simples onde se canta o hino, há um discurso do director ou dalgum professor, os miúdos fazem qualquer representação ou coisa do género, o melhor aluno de cada ano "leva a bandeira", que é uma distinção pela qual os melhores puxam, os pais tiram fotografías, as mães geralmente choramos um bocadinho pela emoção de ver o nosso rebento ser "abanderado", enfim, se assinala a data e se USAM os símbolos pátrios.
Olhe que o meu país não é exemplo de nada, temos uma crise inacreditável, uma classe política corrupta como poucas no mundo, uma dependência dos Estados Unidos que só vista, mas a escola ainda cumple a sua função de "argentinizar" ao povo, de certeza por ser a minha pátria um lugar de chegada de imigrantes europeus desde sempre.
Ora bem, eu me pergunto (e só me pergunto, porque cada ano que passa eu tenho menos certezas e mais dúvidas): se os símbolos nacionais não se usam na vida cotidiana, não será melhor pelo menos que apareçam no futebol? Não será o desporto internacional um dos poucos lugares que ainda restam onde a nacionalidade pode usar-se (isto é, apropriar-se dela) e vivir-se? Em que outro sítio é que a gente pode pegar na sua bandeira e envolver-se nela?
Alicia
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Agora ficou moda as meninas usarem bendeiras como saia ou como lenço... Será que, depois do futebol, continuarão a usá-las?
É uma pena este patriotismo ser efémero. E admito que não sou nem um pouco patriota, por nenhum dos meus dois países. No entanto, lá porque virou moda, não vou pendurar uma bandeira à janela, para depois a tirar. Ainda sou do tempo em que a bandeira portuguesa era (no meio escolar juvenil) a ostentação de um péssimo mau gosto e de uma terrível combinação de cores. As riscas dos states é que eram fixes. Agora, de repente, o vermelho e o verde passaram a ser as cores mais interessantes do planeta e arredores. Este comportamento é inexplicável para a minha pessoa...
É uma pena este patriotismo ser efémero. E admito que não sou nem um pouco patriota, por nenhum dos meus dois países. No entanto, lá porque virou moda, não vou pendurar uma bandeira à janela, para depois a tirar. Ainda sou do tempo em que a bandeira portuguesa era (no meio escolar juvenil) a ostentação de um péssimo mau gosto e de uma terrível combinação de cores. As riscas dos states é que eram fixes. Agora, de repente, o vermelho e o verde passaram a ser as cores mais interessantes do planeta e arredores. Este comportamento é inexplicável para a minha pessoa...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm
Apesar disto ser um 'off topic' vou meter a colherada.
Claro que há falta de patriotismo em Portugal, claro que a bandeira dos EUA é mais gira com aquelas estrelinhas e risquinhas...
Mas mesmo assim os portugueses conseguem ser patriotas só não o são 24h por dia, são-no em situações que exigem união, como é o caso do futebol. Além disso compararmo-nos com os EUA é um bocado injusto porque eles são um país muito mais recente e além disso estão convencidos que são os reis do Universo, é mais que lógico que sejam super patriotas.
De qualquer forma concordo com a Alicia, o sentimento de patriotismo devia começar desde cedo nas escolas e isso, infelizmente, não acontece. Quantos portugueses há por aí que nem sabem o hino?
Claro que há falta de patriotismo em Portugal, claro que a bandeira dos EUA é mais gira com aquelas estrelinhas e risquinhas...
Mas mesmo assim os portugueses conseguem ser patriotas só não o são 24h por dia, são-no em situações que exigem união, como é o caso do futebol. Além disso compararmo-nos com os EUA é um bocado injusto porque eles são um país muito mais recente e além disso estão convencidos que são os reis do Universo, é mais que lógico que sejam super patriotas.
De qualquer forma concordo com a Alicia, o sentimento de patriotismo devia começar desde cedo nas escolas e isso, infelizmente, não acontece. Quantos portugueses há por aí que nem sabem o hino?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
- Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
- Contacto:
Eu acho que deviamos estar satisfeitos porque hoje em dia os miudos não precisam de saber todos os reis, rios e caminhos de ferro de portugal! Não terem que cantar o hino antes de cada aula e rezar antes das refeições!
Não vamos agora andar para trás, não é?
As obrigatoriedades eram dantes, agora somos livres. Quem quer aprender a cantar o hino aprende, quem não quer não aprende!
Mas pelo menos sabe-se bem mais sobre o resto do mundo (ás vezes mais do que sobre Portugal...), é o que faz a globalização!!!
Eu comparo um bocado o patriotismo com o cristianismo... aos poucos e poucos cada vez há mais ateus. E porquê? Porque deixou de haver a inquisição e as pessoas estão mais informadas. Já para não falar que para tudo há que haver estimulos. A Igreja Católica está na mesma à um montão de tempo e já todos sabemos que viemos dos macacos e não de Adão e Eva.
O amor à patria... como é que se pode gostar de um sitio com os problemas que Portugal tem? Este pseudo-patriotismo não é à patria, é só mesmo ao futebol. Quando se grita "viva Portugal", não é viva Portugal o país ou a patria é viva a selecção Portuguesa. E se se grita é porque apesar do negativismo ainda há esperança que qualquer coisa funcione neste país e nos dê alegrias e motivos de orgulho, nem que seja o futebol!
(espero desta vez não atacar indirectamente ninguém... talvez os católicos... eles que me desculpem...)
As obrigatoriedades eram dantes, agora somos livres. Quem quer aprender a cantar o hino aprende, quem não quer não aprende!
Mas pelo menos sabe-se bem mais sobre o resto do mundo (ás vezes mais do que sobre Portugal...), é o que faz a globalização!!!
Eu comparo um bocado o patriotismo com o cristianismo... aos poucos e poucos cada vez há mais ateus. E porquê? Porque deixou de haver a inquisição e as pessoas estão mais informadas. Já para não falar que para tudo há que haver estimulos. A Igreja Católica está na mesma à um montão de tempo e já todos sabemos que viemos dos macacos e não de Adão e Eva.
O amor à patria... como é que se pode gostar de um sitio com os problemas que Portugal tem? Este pseudo-patriotismo não é à patria, é só mesmo ao futebol. Quando se grita "viva Portugal", não é viva Portugal o país ou a patria é viva a selecção Portuguesa. E se se grita é porque apesar do negativismo ainda há esperança que qualquer coisa funcione neste país e nos dê alegrias e motivos de orgulho, nem que seja o futebol!
(espero desta vez não atacar indirectamente ninguém... talvez os católicos... eles que me desculpem...)

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Atacou, sim Senhora, atacou todos aqueles que são Patriotas, mas quando digo Patriotas são aqueles que têm orgulho em ser Portugueses, pelo Passado e presente, por tudo aquilo que Portugal representou e contribuiu para o mundo que temos hoje. Pelos descobrimentos, pelo facto de sermos um pequeno país que já dominou meio mundo, pelo facto de sermos a única nação Ibérica que não pertence ao estado Espanhol, etc. E que lhes custa ver a nação Portuguesa tornar-se parte do sonho Napoleónico/Hitelariano da grande m**** do império Franco/Germanico da Europa.SarahKay Escreveu: (espero desta vez não atacar indirectamente ninguém... talvez os católicos... eles que me desculpem...)![]()
Só me mete pena, é que a ignorância cultivada pós-25 de Abril, tenha criado pessoas como V. Exa. Se está mal com a Nacionalidade Portuguesa, recuse-a, torne-se apátrida e faça bom proveito. Portugal não necessita de pessoas assim.
Até agora tentei manter uma posição não politica neste Off-Topic, mas mesmo assim tentei deixar a minha opinião, pelos vistos, alguns, como a AISD, não a perceberam. Como não é segredo, vou divulgá-la:
- Sou Nacionalista
- Anti-Fedaralista
- Anti-Globalização
- A Favor de uma grande comunidade de Estados Lusófonos, que são aqueles, que mesmo não sendo Europeus, nos são mais próximos.
Nós, antes de sermos Europeus, somos Portugueses, e por favor, não nos queiram tirar isto.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Parabéns.O amor à patria... como é que se pode gostar de um sitio com os problemas que Portugal tem?
O seu amor mede-se em quê ? Dinheiro ?
A sua família sabe que assim que estiverem doentes ou se tornarem um encargo, deixam de ser amados ?
Que faz aqui ?
Emigre e aprenda alguma coisa sobre os "paraísos" que você pensa que os outros países são.
Sabe eu tenho amigos e família na Inglaterra, na Holanda, na Finlândia, no Brasil, na Noruega e nos EUA.
E sabe, não emigre para lá...
É que eles, lá, são nacionalistas ou anti-globalização. ou, ainda, as duas coisas.
Agora, como a Sara, não há.
A Sara é caso único - anti-nacionalista e pró-globalização.
Ou não sabe nada de nada ou é de uma utopia de ficção científica.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
- Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
- Contacto:
Eu não sou nada!
Sou daqueles que gostam de ignorar por completo, ou então se puxarem muito por mim, de criticar e por defeitos. Sou dos "pós-25 de Abril". Sei o Hino se estiver a cantar acompanhada por alguém que o saiba realmente. Conheço os Rios (alguns) porque gosto de mapas e eles aparecem lá. Não conheço os Reis nem os caminhos de ferro. E por vezes baralho as datas dos descobrimentos e os nomes dos descobridores.
Mas sei o nome e o código de todos os 500 fornecedores da empresa onde trabalho, sei as datas de aniversário de todos os meus amigos (apesar de não dar os parabéns a ninguém, mas porque nunca sei a quantas ando), sei o nome de todos os personagens da Disney e respectivos filmes (até algumas falas), também sei o nome de um montão de actores, actrizes, cantores, grupos musicais, filmes e musicas. Conheço montes de raças de cães e gatos e sei identificá-las, conheço ainda doenças, sintomas, medicamentos, etc.
São estas as minhas prioridades... É à volta disto que gira o meu dia-a-dia e toda a minha vida.
Se tenho orgulho de ser assim... não tenho nem deixo de ter... não me considero mais nem menos que os outros! E sim, é capaz de ser egoísmo viver assim a minha vidinha pequenina e ignorar todos esse principios, mas foi assim que aprendi e não sei fazer doutra forma... Mas tenho esperança de vir a aprender.
Mas isto sou eu, desta vez não vou generalizar, mesmo sabento que há por aí muitas pessoas como eu!
Mas peço novamente desculpa se ofendi alguém e vou ficar por aqui, porque não gosto de falar de coisas que não sei... E devo estar a dizer muito disparate, etc.
Beijocas e vamos mas é falar de cães!

Sou daqueles que gostam de ignorar por completo, ou então se puxarem muito por mim, de criticar e por defeitos. Sou dos "pós-25 de Abril". Sei o Hino se estiver a cantar acompanhada por alguém que o saiba realmente. Conheço os Rios (alguns) porque gosto de mapas e eles aparecem lá. Não conheço os Reis nem os caminhos de ferro. E por vezes baralho as datas dos descobrimentos e os nomes dos descobridores.
Mas sei o nome e o código de todos os 500 fornecedores da empresa onde trabalho, sei as datas de aniversário de todos os meus amigos (apesar de não dar os parabéns a ninguém, mas porque nunca sei a quantas ando), sei o nome de todos os personagens da Disney e respectivos filmes (até algumas falas), também sei o nome de um montão de actores, actrizes, cantores, grupos musicais, filmes e musicas. Conheço montes de raças de cães e gatos e sei identificá-las, conheço ainda doenças, sintomas, medicamentos, etc.
São estas as minhas prioridades... É à volta disto que gira o meu dia-a-dia e toda a minha vida.
Se tenho orgulho de ser assim... não tenho nem deixo de ter... não me considero mais nem menos que os outros! E sim, é capaz de ser egoísmo viver assim a minha vidinha pequenina e ignorar todos esse principios, mas foi assim que aprendi e não sei fazer doutra forma... Mas tenho esperança de vir a aprender.
Mas isto sou eu, desta vez não vou generalizar, mesmo sabento que há por aí muitas pessoas como eu!
Não entendi...aisd Escreveu:Parabéns.
A sua família sabe que assim que estiverem doentes ou se tornarem um encargo, deixam de ser amados ?
Não sei onde leu isso. Não gabei país nenhum. Tenho muita familia e amigos no estrangeiro e até acho o nosso cantinho bem mais sossegado.aisd Escreveu:Que faz aqui ?
Emigre e aprenda alguma coisa sobre os "paraísos" que você pensa que os outros países são.
Sabe eu tenho amigos e família na Inglaterra, na Holanda, na Finlândia, no Brasil, na Noruega e nos EUA.
E sabe, não emigre para lá...
É que eles, lá, são nacionalistas ou anti-globalização. ou, ainda, as duas coisas.
Mas peço novamente desculpa se ofendi alguém e vou ficar por aqui, porque não gosto de falar de coisas que não sei... E devo estar a dizer muito disparate, etc.
Beijocas e vamos mas é falar de cães!

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Quer dizer, entre V. Exa. e o meu notebook, a unica diferença é que a Sra. é de manutenção mais elevada.SarahKay Escreveu: Mas sei o nome e o código de todos os 500 fornecedores da empresa onde trabalho, sei as datas de aniversário de todos os meus amigos (apesar de não dar os parabéns a ninguém, mas porque nunca sei a quantas ando),
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
<p>Diamantino</p>
Quando mais não seja, porque o saber não ocupa lugar...
A Portuguesa
Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!
Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!
Desfralda a invicta Bandeira,
À luz viva do teu céu!
Brade a Europa à terra inteira:
Portugal não pereceu
Beija o solo teu jucundo
O Oceano, a rugir d'amor,
E teu braço vencedor
Deu mundos novos ao Mundo!
Às armas, às armas!
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Saudai o Sol que desponta
Sobre um ridente porvir;
Seja o eco de uma afronta
O sinal do ressurgir.
Raios dessa aurora forte
São como beijos de mãe,
Que nos guardam, nos sustêm,
Contra as injúrias da sorte.
Às armas, às armas!
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
[/b]
Música: Alfredo Keil
Letra: Henrique Lopes de Mendonça
A Portuguesa
Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória!
Às armas, às armas!
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Desfralda a invicta Bandeira,
À luz viva do teu céu!
Brade a Europa à terra inteira:
Portugal não pereceu
Beija o solo teu jucundo
O Oceano, a rugir d'amor,
E teu braço vencedor
Deu mundos novos ao Mundo!
Às armas, às armas!
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Saudai o Sol que desponta
Sobre um ridente porvir;
Seja o eco de uma afronta
O sinal do ressurgir.
Raios dessa aurora forte
São como beijos de mãe,
Que nos guardam, nos sustêm,
Contra as injúrias da sorte.
Às armas, às armas!
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
[/b]
Música: Alfredo Keil
Letra: Henrique Lopes de Mendonça
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Eu explico, Sara.aisd escreveu:
Parabéns.
Não entendi...
Patriotismo, para mim, é amar o seu país.
E, como em todos os casos de amor, não depende do país estar bem ou mal, não tem nada a haver com o país ser rico ou pobre.
Porque amo Portugal ?
Porque nasci aqui, porque é lindo, porque a paisagem muda constantemente,porque aqui vivem todas as pessoas de quem eu gosto, porque o povo - que me irrita imenso - é básicamente generoso e capaz de actos espectaculares e únicos - lembram-se de Timor ?
Porque existe coração - mesmo que mau.
Apesar de tudo sempre é melhor que as sociedades robóticas - montes de estado, de segurança social, de subsídios para toda a desgraça e de gente a coçar-se para dentro que vive para a bebedeira de 6ªfeira à noite.
E sim, tenho orgulho no nosso passado.
Não fomos sempre dirigidos por gente mediocre.
Tivemos a primeira revolta popular bem sucedida do mundo, que levou D.João I ao poder.
Fizemos os descobrimentos e nunca nenhum povo fez nada de tão grandioso.
Pois, não há filmes com o Tom Cruise e Penelope Cruz sobre o assunto.
Portanto você desconhece.
Temos 500 anos de decadência depois disto.
E chegámos aqui.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Bem... do hino só se canta a primeira parte não é? Ao menos não é como no Brasil em que tem que se saber, pelo menos, dois hinos gigantescos e complicados. É espantoso como muitos portugueses nem a primeira parte sabem do hino e os brasileiros (desculpem estar a falr deles, ams vivem na miha outra pátria) sabem os dois (ou trÊs) de uma ponta à outra e, para cúmulo, cantam-nos com orgulho.
Digo-vos: quando eu canto o hino é para ser cantado com orgulho e voz erguida. Não é para imitar quem o sabe cantar. Quando eu hasteio uma bandeira (quer a brasileira, quer a portuguesa) não é por futebol. É porque sim.
Quem não sabe a história da sua pátria é um triste. É como se não a tivesse. E, infelizmente, quem não tem pátria não pertence a sítio nenhum...
Digo-vos: quando eu canto o hino é para ser cantado com orgulho e voz erguida. Não é para imitar quem o sabe cantar. Quando eu hasteio uma bandeira (quer a brasileira, quer a portuguesa) não é por futebol. É porque sim.
Quem não sabe a história da sua pátria é um triste. É como se não a tivesse. E, infelizmente, quem não tem pátria não pertence a sítio nenhum...
Eu precisei de saber todos os Reis, rios e caminhos de ferro. Cantei o hino no inicio das aulas e rezei antes das refeições. No mês de Maio passava os intervalos do almoço a rezar o terço. Na altuta era uma seca para mim, hoje, agradeço muito aos meus pais, terem-me obrigado a esta seca.SarahKay Escreveu: Eu acho que deviamos estar satisfeitos porque hoje em dia os miudos não precisam de saber todos os reis, rios e caminhos de ferro de portugal! Não terem que cantar o hino antes de cada aula e rezar antes das refeições!
(espero desta vez não atacar indirectamente ninguém... talvez os católicos... eles que me desculpem...)![]()
O meu filho de 13 anos, sabe o nome de todos os Reis, rios de portugal, sabe mexer no computador muito melhor que eu, sabe o nome de todos os novos países e suas respectivas capitais, sabe o nome de todos os jogadores de futebol e respectivos clubes, e sabe muito mais do que eu sabia com a idade dele. Canta o hino portugues e inglês todos os dias antes das aulas. Claro que para isso tenho que largar os cordões á bolsa, mas não me arrependo nem um dia.
Para finalizar, como portuguesa e com orgulho no meu país apesar de muita coisa estar mal, senti-me insultada com as suas palavras, no entanto dou o desconto pois imagino que seja muito novinha.
(não pensam

Isabel