Corte de orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda jul 29, 2002 1:14 pm

A Elsa referiu o facto do corte com a função de intimidar, foi sobre esse aspecto que referi que não é necessário fazê-lo para alguém se sentir intimidado e dei o exemplo do rottweiler usado por muitas forças policiais cujas orelhas não são cortadas, e nem é necessário para haver qualquer tipo de intimidação.

Gostos são gostos e já estamos a chegar ao ponto de partida. O corte é feito derivado dos gostos de um dono.
Eu também não imponho a minha opinião a ninguém, a mim tanto me faz ver orelhas cortadas ou não, só não concordo é que inventei desculpas para um facto que é óbvio.
Já agora, no meu bairro, há um dobermann castanho com orelhas cortadas e outro preto afogueado sem as orelhas cortadas. Ninguém gosta mais de um do que do outro.

E quero um pinscher miniatura porque gosto de cães e essa raça está dentro das minhas raças preferidas. Não compro cães para trabalharem para mim, comprei-o para estar comigo.
Os pinschers miniatura por natureza têm as orelhas espetadas sem haver necessidade de corte, porém alguns são orelhudos e as mesmas não ficam espetadas e alguns donos fazem o corte. O meu não ficou com as orelhas espetadas com muita pena minha, mas também não as cortei. E apesar do ar de cachorrinho com que ele ficou, muitos fogem dele quando ele quer afiar o dente.

E mais uma vez, não sou contra o corte de orelhas, sempre mencionei o contrário, os meus argumentos são dirigidas para as desculpas mencionadas para efectuar o corte.

E quanto às desvantagens mais uma vez, já está aqui um forense a indicar uma bem patente em alguns cães com orelhas cortadas. Embora a melhor circulação do ar previna as otites, a entrada de ar a mais juntamente com o lixo também as provoca pelos vistos.

E já não é necessário efectuar uma anestesia geral para efectuar uma cesariana. A epidural tem feito sucesso.

Elsa Escreveu: Kroz:

Que eu saiba o rottweiller é um cão molossoide e o dobermann não é. Se o dobermann tiver as orelhas inteiras parece-se apenas com um cão de caça. Alem disse eu não defendo o corte das orelhas em TODAS as raças! Defendo naquelas onde sempre se cortou e onde esse corte tinha e têm ainda uma função especifica. Além disso o rottweiller tem uma cabeça "quadrada" e grande, completamente compativel em termos estéticos com orelhas pendentes embora pequenas e coladas ao crânio.

Gostos são gostos. Eu não imponho a minha opinião aos outros nem os censuro por não quererem cortar as orelhas aos cães, agora quem quiser fazê-lo e/ou for a favor do corte deve ter o direito da escolha, desde que devidamente informados.

Para que é que queres um pinsher? Ele já não caça ratos... é melhor extinguir essa raça, não serve para nada. Não é do interesse da espécie canina que existam exemplares tão frágeis e vulneráveis que nunca sobreviveriam sozinhos.... e se eu agora inventasse uma lei que obrigava á extinção dessa raça? Como te sentias?

Eu sou a favor da livre escolha e da diversidade de opiniões. Se vamos a ser fundamentalistas numas coisas então o melhor é ir até ao fim e proibir tudo.... proibimos as mulheres de terem filhos porque o parto é doloroso e podem ser sujeitas a anestesia geral para fazer uma cesariana, além disso pode ocorrer riscos de morte... quem é que as mandou ter filhos? ora essa!
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

segunda jul 29, 2002 2:02 pm

ufaaa... acabei de ler... vocês escrevem muito :p
vamos lá por partes. em primeiro lugar, pode-se dizer que ao ler estes postes todos aprendi a ver certas coisas em outros pontos de vista...
LYCIA- tenho muita pena do que tu viste. quando li o teu post até me senti mal, imaginar o sofrimento... deve ser realmente doloroso.
CASADISCÃES- percebi a tua indirecta para a Lycia, de nunca teres ouvido os gritos... como se fazem as amputações ás caudas? não é uma cirurgia com anestesia? por outro lado deve doer muito, daí os tais gritos dos cães que a Lycia ouviu, estavam a ser amputados a sangue frio com um canivete sem qualquer tipo de sentimento nem hogiene. Eu juro que não sei como se cortam as caudas dos bichinhos, mas é com anestesia não é? desculpem a ingenuidade (ou burrice, sei lá :p ).
ELSA, acho que foste muito bem educada e que te explicaste muito bem... quanto à parte do vegetariano, eu adoro carne e ficaria mal se não pudesse comer mais. faz parte da natureza do homem comer carne, nós comemos de tudo. mas também sei que agora temos racionalidade suficiente a ponto de saber que podemos comer carne sem causar sofrimento aos animais... racionalidade que muita gente deixou na idade da pedra :(
NOKIO- amigo, assim é que é. todos os criadores deviam ser responsáveis assim como queres ser :D
Concluindo, eu não concordo com as amputações, nem de caudas, nem de orelhas. Mas tenho um amigo que adora o seu pit bull e mandou cortar as orelhinhas na devida altura, teve muita paciência e cuidado para não infectarem e sempre deu muito carinho ao animal (talves pelo carinho enorme o pit esquecesse a dor...). hoje o pit está muito bem, as orelhinhas não infectaram e o dono adora-o. concordo com o vasco que é um motivo de vaidade (não querendo ofender ninguém), mas vendo bem, fazemos isso com um pouco de tudo que nós gostamos. quando temos um filho, compramos roupas bonitas para ele ficar bonito, sem o bebé saber o que é vaidade. também penteamos os nossos canitos e gatinhos para o pelo ficar mais bonito... entendem? mas não concordo que por vaidade façamos um animal sofrer.
Se queres realmente fazê-lo, tem muito cuidado, faz como o meu amigo. não deixes é de lhe dar muita atenção e carinho. lembra-te, tudo o que o teu cão quer é o teu amor. em troca de uns dias de pouco (ou muito, não sei) sofrimento dá-lhe o teu amor para o resto da vida dele. boa sorte para os dois.
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

segunda jul 29, 2002 2:03 pm

ufaaa... acabei de ler... vocês escrevem muito :p
vamos lá por partes. em primeiro lugar, pode-se dizer que ao ler estes postes todos aprendi a ver certas coisas em outros pontos de vista...
LYCIA- tenho muita pena do que tu viste. quando li o teu post até me senti mal, imaginar o sofrimento... deve ser realmente doloroso.
CASADISCÃES- percebi a tua indirecta para a Lycia, de nunca teres ouvido os gritos... como se fazem as amputações ás caudas? não é uma cirurgia com anestesia? por outro lado deve doer muito, daí os tais gritos dos cães que a Lycia ouviu, estavam a ser amputados a sangue frio com um canivete sem qualquer tipo de sentimento nem hogiene. Eu juro que não sei como se cortam as caudas dos bichinhos, mas é com anestesia não é? desculpem a ingenuidade (ou burrice, sei lá :p ).
ELSA, acho que foste muito bem educada e que te explicaste muito bem... quanto à parte do vegetariano, eu adoro carne e ficaria mal se não pudesse comer mais. faz parte da natureza do homem comer carne, nós comemos de tudo. mas também sei que agora temos racionalidade suficiente a ponto de saber que podemos comer carne sem causar sofrimento aos animais... racionalidade que muita gente deixou na idade da pedra :(
NOKIO- amigo, assim é que é. todos os criadores deviam ser responsáveis assim como queres ser :D
Concluindo, eu não concordo com as amputações, nem de caudas, nem de orelhas. Mas tenho um amigo que adora o seu pit bull e mandou cortar as orelhinhas na devida altura, teve muita paciência e cuidado para não infectarem e sempre deu muito carinho ao animal (talves pelo carinho enorme o pit esquecesse a dor...). hoje o pit está muito bem, as orelhinhas não infectaram e o dono adora-o. concordo com o vasco que é um motivo de vaidade (não querendo ofender ninguém), mas vendo bem, fazemos isso com um pouco de tudo que nós gostamos. quando temos um filho, compramos roupas bonitas para ele ficar bonito, sem o bebé saber o que é vaidade. também penteamos os nossos canitos e gatinhos para o pelo ficar mais bonito... entendem? mas não concordo que por vaidade façamos um animal sofrer.
Se queres realmente fazê-lo, tem muito cuidado, faz como o meu amigo. não deixes é de lhe dar muita atenção e carinho. lembra-te, tudo o que o teu cão quer é o teu amor. em troca de uns dias de pouco (ou muito, não sei) sofrimento dá-lhe o teu amor para o resto da vida dele. boa sorte para os dois.
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo nov 09, 2003 1:09 pm

Bem.....já que o tema voltou à baila.....escusam de se repetir ;) ...é só puxar um dos 3.455.343.254 tópicos sobre corte de orelhas e caudas que existem aqui na arca :roll:

Abraços
Paulo C.
equina
Membro Júnior
Registado: domingo nov 09, 2003 11:27 am

domingo nov 09, 2003 1:51 pm

[quote=Bulkathos]
engraçado o veterinario garatiu-me que o sofrimento era minimo quase inexistente especialmente nos cães da raça do meu, além de que eu não vejo nehum crime em querer ebelezar ainda mais algo, exactamente como a cirurgias estecticas em pessoas, além de que prefeiro a opinião de alguem que perceba mais do assunto (visto que nem cães tem a SRª)...
[/quote]

Daaaaaaaaaah!!! Foi isto que bulkathos escreveu na sua segunda resposta! Teve a lata de dizer que o corte de orelhas é embelezar ainda mais algo!!! Aquilo não é embelezar, é mutilar!!!

Olha pelo menos teve o respeito de chamar sra à participante!
equina
Membro Júnior

domingo nov 09, 2003 1:52 pm

[quote=Bulkathos]
engraçado o veterinario garatiu-me que o sofrimento era minimo quase inexistente especialmente nos cães da raça do meu, além de que eu não vejo nehum crime em querer ebelezar ainda mais algo, exactamente como a cirurgias estecticas em pessoas, além de que prefeiro a opinião de alguem que perceba mais do assunto (visto que nem cães tem a SRª)...
[/quote]

Daaaaaaaaaah!!! Foi isto que bulkathos escreveu na sua segunda resposta! Teve a lata de dizer que o corte de orelhas é embelezar ainda mais algo!!! Aquilo não é embelezar, é mutilar!!!

equina
Membro Júnior

domingo nov 09, 2003 1:54 pm

[quote=Bulkathos]
[/quote]

equina
Membro Júnior

domingo nov 09, 2003 1:56 pm

[quote=Bulkathos]
[/quote]

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo nov 09, 2003 2:12 pm

equina Escreveu:

Bem, a sua mensagem não prima pela educação :lol:
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Vaso
Membro
Registado: quinta out 16, 2003 3:10 am

domingo nov 09, 2003 4:04 pm

O meu cao tem as orelhas cortadas , e visto que em Portugal é proibido e infragir leis não é coisa que me agrade fui á vizinha Espanha operar o meu menino (coisa parva pois temos melhores ou iguais veterinarios cá).

O unico conselho que posso dar é se quizer cortar mesmo as orelhas ao seu animal faça-o até aos 3 meses pois ai a orelha sao apenas duas peles coladas uma á outra , a partir dos 5 meses já deixa de ser uma pele e passa a ter cartilagem.

Não sou contra os cortes de orelhas , pq para mais é assim que a raça foi desenhada e é assim o seu padrão, mas sou contra submeterem os caes as maos de qq um que diga que saiba cortar as orelhas (carniceiros).

Vi muito e muitos posts aqui a criticarem a mutilação de certas partes do corpo , acho isso muito errado , pois quantas pessoas aqui neste forum é que já não puseram brincos , piercings , tatuagens ,fizeram lipoaspiração, etc ...... Tudo é possivel fazer e pode-se fazer , mas o principal de tudo é faze-lo com segurança e ter sempre o maximo de cuidados para que nao haja dor ou qq sofrimento pós operatorio.
zizi
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 2:56 pm

terça set 07, 2004 3:21 pm

Vaso Escreveu: O meu cao tem as orelhas cortadas , e visto que em Portugal é proibido e infragir leis não é coisa que me agrade fui á vizinha Espanha operar o meu menino (coisa parva pois temos melhores ou iguais veterinarios cá).
...
Posso-lhe perguntar quanto pagou pela operação? :oops:
(em "números redondos"..)
É que gostava de ter uma ideia...
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

terça set 07, 2004 3:31 pm

Vaso Escreveu:Vi muito e muitos posts aqui a criticarem a mutilação de certas partes do corpo , acho isso muito errado , pois quantas pessoas aqui neste forum é que já não puseram brincos , piercings , tatuagens ,fizeram lipoaspiração, etc ......
A diferença é que quem põe brincos ou faz tatuagens faz porque quer e não porque alguém o obrigou a fazer. O animal não pode escolher.
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

terça set 07, 2004 3:36 pm

Vaso Escreveu: Não sou contra os cortes de orelhas , pq para mais é assim que a raça foi desenhada e é assim o seu padrão...
A raça foi desenhada assim???
Com as orelhas cortadas???

Vaso Escreveu: pois quantas pessoas aqui neste forum é que já não puseram brincos , piercings , tatuagens ,fizeram lipoaspiração, etc ......
Diga-me quantas já puseram um piercing num amigo????
Sim, os brincos põem-se nos filhos...mas eles berram que se fartam...por alguma razão será....
Quanto às lipo, às tatoo´s....quantas você já fez num amigo????
Ninguém faz lipo´s, ou tatoo´s num amigo por acha que ele ficaria mais bonito....
Quanto muito faz a si próprio...não a terceiros...
E não é por se achar que fica melhor as orelhas cortadas, que se tem de as cortar.....
Eu acho que o meu Jipe, ficava melhor com mais uns 25 cavalos, mas nem por isso, vou artilhar o motor....embora respeite quem o faça, como é óbvio....mas se quisesse um com mais 25 cavalos, comprava um que já os tivesse.

Vaso Escreveu: Tudo é possivel fazer e pode-se fazer , mas o principal de tudo é faze-lo com segurança e ter sempre o maximo de cuidados para que nao haja dor ou qq sofrimento pós operatorio.
Concordo que em tudo, devam ser tomadas medidas preventivas para evitar complicações.
O problema, é que estas amputações, pois é disso que se trata, nem sempre têm o devido acompanhamento médico.....

Já agora, muitos dão a justificação de que é para o canito quer no trabalho, quer nas brigas não se aleijar.
Pois bem, porque é que então não as cortam todas, em vez de cortar apenas metade????
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

terça set 07, 2004 3:47 pm

P1TuXk4 Escreveu:
Vaso Escreveu: Não sou contra os cortes de orelhas , pq para mais é assim que a raça foi desenhada e é assim o seu padrão...
A raça foi desenhada assim???
Com as orelhas cortadas???

[
Foi, porque as raças foram apuradas para determinada função.

Como já referi, um cão, uma raça não é um carro em que se escolhem os extras.
Uma raça resulta num trabalho de selecção e apuramento com base numa função.
Enquanto isto não for entendido e percebido... terão sempre lugar as considerações desenquadradas, tipicas neste tipo de "discussão".
A forma &eacute; a imagem pl&aacute;stica da fun&ccedil;&atilde;o
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça set 07, 2004 3:47 pm

Independentemente do que eu penso, e que digo desde já que não sinto necessidade de cortar caudas ou orelhas às raça que eu gosto, há certos argumentos aos quais eu tenho mesmo de responder!
A diferença é que quem põe brincos ou faz tatuagens faz porque quer e não porque alguém o obrigou a fazer. O animal não pode escolher.
Desde quando é que um cão pode escolher o que quer que seja?! Quando é que nós perguntamos a um cão o que é que ele quer comer? Quando é que nós perguntamos a um cão se ele quer ser esterelizado ou ter filhotes? Quando é que nós perguntamos a um cão se ele quer ficar preso a uma trela ou andar a correr à vontade pela rua? Quando é que nós perguntamos a um cão se ele quer ficar preso em casa ou ir para a rua atrás de uma cadela com cio? Quando é perguntamos a um cão se quer aguentar horas seguidas sem fazer as necessidades, fechado num apartamento, ou se quer fazer chichi onde lhe apetece? Etc.Etc. Etc.
Nós fazemos aos cães aquilo que NÓS achamos que é o melhor para eles e o que é mais conveniente para nós. Se há pessoas que fazem os cortes porque acham que é necessário e por isso melhor para os cães, ou se o fazem por questões meramente estéticas ( e por isso conveniente apenas para si mesmos) isso não nos diz respeito nenhum. Se o cão for bem tratado, bem seguido por um veterinário qualificado, em que é que isto difere de uma esterelização daquelas que se fazem para a acdela deixar de ter cio e para não termos chatices com cahorros? Ou será que vocês estão mesmo convencidos que as pessoas fazem todas esterelizações às cadelas a pensar nos 'beneficios de saúde' para a cadela? Olhem...isso é uma desculpa tão válida como a dos que dissem que fazem os cortes para melhorar a função de trabalho dos cães! Valem o que valem. Por isso deixemo-nos de "moralismos" ou de invocar "pseudo-direitos" dos cães, porque todos nós fazemos coisas aos nossos cães que de certeza eles não escolheriam se pudessem decidir alguma coisa!

Cumprimentos
Paulo C.
Última edição por PauloC em terça set 07, 2004 3:55 pm, editado 2 vezes no total.
Responder

Voltar para “Cães”