Susana, eu na grande maioria dos casos consigo fazer os cães sozinha. Só se forem umas grandes pestes, saídos do exorcista é que preciso de ajuda. Faço-os de pé, ando atrás deles, faço-os ficar á vontade. Mas uma mão no cão a outra na máquina. Para fazer em baixo levanto-os pelas patas da frente.
Já reparei que ficam mais calmos se não forem "agarrados".
Lá ando eu ás voltas à mesa...
Quando não consigo de maneira nenhuma, chamo a Pedra, ela sabe como os agarrar e isso facilita muito.
Trabalhando por marcações é complicado e muitas vezes as pessoas não entendem porque razão nos atrasamos 5 ou 10 minutos, começam logo a reclamar "o meu tinha marcação às 15 e estou cheia de pressa". Não entendem que trabalhamos com cães, que embora saibamos o tempo que demoramos e geralmente damos mais tempo, ás vezes esse tempo é excedido.
Eu disse e volto a dizer, desde que não me atrapalhem o trabalho, os donos podem ficar. A experienca diz-me que salvo raras excepções os cães portam-se muito pior com a presença dos donos e pior quando eles ajudam.
Eu compreendo que não conheçam as pessoas de lado nenhum, eu sei que o mundo não está para confianças e embora eu não goste de fazer comentários em relação ás pessoas que trabalham nos mesmo que eu, acho pouco ético, tento sempre perceber e defender na medida do possivel. Mas eu sei que há maus profissionais.
Mas depois de um bocadinho de conversa, depois de algumas vezes a ir ao mesmo sitio e principalmente se o cão sai de lá contente e a ir ter com a pessoa...acho que não há que ter receios. Agora se vão lá já com o ar de desconfiança, tudo o que virem pode-vos parecer mal e a profissional apercebe-se, acreditem.
Eu sei disso, a grande maioria das pessoas pensa que sou mais velha do que na realidade sou, olham para mim e não me acham capaz de tratar do seu cão. A grande maioria das pessoas só depois de ver, ou de saber é que passa a confiar em mim.