Tosquiar tornou-se uma boa forma de se lixar. ( e eu a rimar :D )

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta ago 11, 2004 10:25 am

Tchinho Escreveu: Ó Pedra, se calhar você tem uma pessoa que a possa ajudar nas tosquias... eu como não tenho aproveito a ajuda que os donos me dão oops ;)
Tenho, mas para isso pago.
Alias, somos 2 pessoas e sempre que há necessidade ajudamo-nos uma á outra. È claro que neste caso o lucro é sempre divido por 2, logo ái menor. No entanto, nunca me passou pela cabeça depender dos donos para realizar o meu trabalho. Porque entendo que se as pessoas pagam não é para serem elas a ajudar ou a fazer elas próprias.
Isabel
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quarta ago 11, 2004 10:31 am

Pedra, eu nem preciso de pedir para eles ficarem... eles oferecem-se logo ;)
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

quarta ago 11, 2004 11:49 am

Susana, eu na grande maioria dos casos consigo fazer os cães sozinha. Só se forem umas grandes pestes, saídos do exorcista é que preciso de ajuda. Faço-os de pé, ando atrás deles, faço-os ficar á vontade. Mas uma mão no cão a outra na máquina. Para fazer em baixo levanto-os pelas patas da frente.
Já reparei que ficam mais calmos se não forem "agarrados".
Lá ando eu ás voltas à mesa... :lol:
Quando não consigo de maneira nenhuma, chamo a Pedra, ela sabe como os agarrar e isso facilita muito.
Trabalhando por marcações é complicado e muitas vezes as pessoas não entendem porque razão nos atrasamos 5 ou 10 minutos, começam logo a reclamar "o meu tinha marcação às 15 e estou cheia de pressa". Não entendem que trabalhamos com cães, que embora saibamos o tempo que demoramos e geralmente damos mais tempo, ás vezes esse tempo é excedido.
Eu disse e volto a dizer, desde que não me atrapalhem o trabalho, os donos podem ficar. A experienca diz-me que salvo raras excepções os cães portam-se muito pior com a presença dos donos e pior quando eles ajudam.
Eu compreendo que não conheçam as pessoas de lado nenhum, eu sei que o mundo não está para confianças e embora eu não goste de fazer comentários em relação ás pessoas que trabalham nos mesmo que eu, acho pouco ético, tento sempre perceber e defender na medida do possivel. Mas eu sei que há maus profissionais.
Mas depois de um bocadinho de conversa, depois de algumas vezes a ir ao mesmo sitio e principalmente se o cão sai de lá contente e a ir ter com a pessoa...acho que não há que ter receios. Agora se vão lá já com o ar de desconfiança, tudo o que virem pode-vos parecer mal e a profissional apercebe-se, acreditem.

Eu sei disso, a grande maioria das pessoas pensa que sou mais velha do que na realidade sou, olham para mim e não me acham capaz de tratar do seu cão. A grande maioria das pessoas só depois de ver, ou de saber é que passa a confiar em mim. ;)
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quarta ago 11, 2004 11:56 am

VascoV Escreveu:
Pedra Escreveu: Bem, parece que estou deslocada neste tópico, pois eu não trabalho como a maioria das pessoas aqui relata. Achava até que este tipo de "ajuda dos donos" e forma de trabalhar já nem se usava.
Estando deslocada, nem sei o que estou a fazer aqui a falar para quem está habituado a outro tipo de serviços.

Isabel
Nem por isso Isabel, a maior parte do pessoal que eu conheço não recorre a presença e ajuda dos donos. E sinceramente a presença dos donos é quase sempre mais um empecilho que outra coisa.

Das 2 unicas vezes que tive de tosquiar o cão, não assisti a nenhuma, porque acho que o donoi perto do cão, so atrapalha quem trabalha.

Da 1ª vez, foi numa Clinica da Graça, em que preferi ir para o café fumar um cigarrinho, que ficar ali a ver o cão a pelar-se.

Da 2ª vez, a senhora que faz as tosquias na actual Clinica onde o cão vai, pediu-me para descer as escadas para a acompanhar na tosquia dele.

Eu preferi como é lógico, não assistir ( até porque eu fico relmente sentida quando vejo o cão tosquiado, e não queria que ele sentisse isso com a minha presença... fico mesmo triste :| )

A senhora não deve ter gostado muito da minha reacção, mas eu referi que longe de mim atrapalhar.

Sou apologista que se deve deixar os profissionais trabalhar, sem a famelga toda a ver ( excepto claro nas consultas ;) ).
Pedra
Membro Veterano

quarta ago 11, 2004 1:00 pm

isabelnobre Escreveu: , a grande maioria das pessoas pensa que sou mais velha do que na realidade sou, olham para mim e não me acham capaz de tratar do seu cão. A grande maioria das pessoas só depois de ver, ou de saber é que passa a confiar em mim. ;)
Posso? ;)
O que eu acho é que a grande maioria das pessoas pensa é que tu és mais NOVA.

Que sorte, né? Bem conservadinha

Isabel :p
Pedra
Membro Veterano

quarta ago 11, 2004 1:27 pm

Vamos á questão do "guito".
Muita gente queixa-se dos preços, que é muito caro e atrevem-se até a fazer comparações com os cabeleireiros de humanos... tipo "mais caro que para as pessoas, etc..."
Gostava de saber as vossas opiniões e argumentos, embora se calhar os argumentos tenham que ser eu a dá-los.

Isabel
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta ago 11, 2004 1:36 pm

Eu sinceramente já vi de tudo.

Acho que depende muito do tipo de tosquia. Não se pode exigir que uma tosquia de raça seja ao mesmo preço que uma tosquia com máquina. Nem se deveria exigir o mm preço a um cão bem tratado, do que a um nó pegado. Nem o mesmo a um cão que passa a vida a morder, e outro que está sossegado.

Eu já paguei 8/9 cts por uma tosquia com banho. Mas uma tosquia para uma exposição.

MAs se calhar custa-me que se peça 8 cts para rapar um cão....

Tudo bem isabel, vais-me dizer que o material é caro e desgasta-se facilmente.

Quanto a comparar-se com o cabeleireiro humano... enfim, acho que não há comparação pssível, a não ser que o preço dos materiais é semelhante (tesouras, champoos, etc)...
Pedra
Membro Veterano

quarta ago 11, 2004 1:57 pm

Os champoos para cães são em regra mais caros e gasta-se muito mais quantidade. Os utensilios tais como tesouras também são mais caros, para além de terem um desgaste superior. Maquinas e laminas, muito mais caras que nos humanos e o seu desgaste é muito superior. As desinfeções e esterilizações também são muito mais frequentes, com o respectivo desgaste de material.
Os detergentes e desinfectantes são usados com muita frequencia que nos humanos, mais água, mais electricidade.
Por fim eu estou a falar em cabeleireiro comercial e não em cabeleireiro de exposição, que é outra coisa.

Isabel
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quarta ago 11, 2004 2:01 pm

Hehe, bem para começar uma pessoa que trabalhe num cabeleireiro humano não está constantemente sujeita a dentadas :lol: (salvo se a cabeleireira ou barbeiro dor psicopata, mas...), por outro lado urinadelas tambem não.

Depois um humano está sossegado quando lhe cortam o cabelo, um canito, está geralmente sempre com maluquices que inclusivamente podem magoar ou o tosquiador ou a ele próprio.

Num cabeleireiro não se leva a familia toda atrás para asistir ao corte. :lol: ;) :D :)
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quarta ago 11, 2004 2:05 pm

Isabel, eu tenho mesmo problema que tu... sou nova e tenho carinha de rapariguinha com 15 aninhos, as clientes acham logo que eu ainda devia de estar na escola :roll: ...

Muitos clientes perguntam-me se eu já tosquio à muito tempo, se tenho mesmo curso ou se aprendi vendo outras...

Como tosquio à pouco tempo, os clientes são todos novos para mim, todos a 1ª vez que eu lhes tosquio o canito e compreendo perfeitamente que a 1ª vez que lá vão, não vão 100% à vontade ;)

Em relação aos preços, todos se queixam... uns até pedem se podem pagar por duas vezes. Uns acham correcto levar um pouco mais quando demoro mais tempo porque o cão está completamente possuído, ou porque tenho de lhe pôr shampoo extra porque o cão está completamente da cor do carvão ou porque está minado com pulgas e carraças e tenho de pôr muuuuito shampoo insecticida pra matar a bicharada toda...

Um episódio engraçado, foi eu estar a tosquiar uma cadela que tinha sido encontrada na rua por uma sra. e a cadela estava cheia de pulgas e era vê-las a saltarem por todos os lados... a sra. não fez por menos, vestida salta para dentro da banheira e dá um belo banho a ela própria... repetiu isto outra vez passado uns 10 min... eu fiquei :o :lol: :lol:
Pedra
Membro Veterano

quarta ago 11, 2004 2:07 pm

Moca32 Escreveu:
Num cabeleireiro não se leva a familia toda atrás para asistir ao corte. lol ;) D )
Nem para dar umas tesouraditas no cabelo do familiar, né? Ou dar umas festinhas, quando a gente está a lavar a cabeça ;)

O que me parece é que talvez ainda por muito tempo, e nisso alguns profissionais tem uma certa culpa, esta profissão ainda é e será considerado um trabalho menor.

Isabel
Anita_ra
Membro Veterano
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Contacto:

quarta ago 11, 2004 2:14 pm

Têm razão... Só rir...
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quarta ago 11, 2004 2:15 pm

Bem, eu tenho alguns familiares que até era capaz de lhes cortar o cabelo, eu até rapava, para ver se o sol melhorava em seguida a performance dos neurónios. :lol: ;) :D

É um facto que, o pessoal acha esta actividade algo inrelevante e tambem não respeitam muito quem a coloca em práctica. :roll:

:)
Pedra
Membro Veterano

quarta ago 11, 2004 2:32 pm

Susana, não sei onde tirou o curso, embora imagine que foi no mesmo local que eu há muitos anos atras. SE foi nesse mesmo local, por certo que assistiu a alguém que valoriza a sua profissão e não permite certas coisas aos clientes.
A melhor forma de sermos respeitados, é respeitar os outros. No entanto esse respeito não significa que nos metam a pata em cima. Nova ou não na profissão, aprenda uma coisa. Não dê abébias e não permita que as pessoas façam o que entendem no seu metier. A profissional é a Susana, e não há cá gente a dar tesouradas nos cães, nem a tomar banho na sua banheira.
Respeite, mas exija que a respeitem. Nem que tenha que meter os pés á parede. Pode perder clientes, mas decerto esses, também não lhe fazem muita falta. Sempre preferi trabalhar menos e ganhar mais. Com esses clientes, só vai trabalhar mais e ganhar menos.

Isabel
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

quarta ago 11, 2004 2:35 pm

Isso é verdade. Esta actividade é vista como secundaria e pouco importante... mas por detras disso vem a cultura canina....ou a falta de

A maioria das pessoas só rapa os cães, nem sequer sabe que existe corte de raça. Só há pouco tempo (relativamente) existem estes serviços acessiveis à maioria dos comuns mortais..... antiagamente as pessoas desembaraçavam-se com os seus proprios meios. ainda agora oiço imensa gente dizer que lhes dá umas tesouradas ou compram maquinetas de tosquiar no jumbo e tosquiam elas proprias...

E por ultimo, em tempo de crise tem de se cortar nas despesas.... e se uma ida ao cabeleireiro humano já é cortada..imaginem então o canino....

A isabel estava a falar de cabeleireiro comercial e não de exposição. Mas de facto explique lá quantas tosquias de raça faz em média (cão d'agua não conta.... ;))
Responder

Voltar para “Cães”