Evolução/Personalização das raças
Moderador: mcerqueira
FAbarm
tem razão, o dogo nao foi feito para trabalhar em grupos mt grandes..
alias é aos pares que arrecadam melhores resultados
mas o verdadeiro problema nem é o nº em si, mas sim devido ao forte instinto hierarquico do cão, onde necessita de ter laços e uma hierarquia ja bem definida com os outros membros do grupo!
ou seja o que aconteçe muitas vezes em montarias, é o facto de por vezes os caes nem sequer se conheçerem uns aos outros, quanto mais ter laços hierarquicos entre eles...e o que aconteçe é que essa hierarquia é testada por eles proprios exatamente durante o acto de caçar...e que resulta numa "praga" de cães de instinto independente e sem qualquer tipo de organizaçao, onde a prioridade de caçar junta-se ao instinto natural de comando herarquico
o que nao resulta bem...
dogos com uma extrutura herarquica ja bem definida, trabalham de um modo organizado e muito mais confiante...onde a unica preocupaçao do cão é apanhar a presa, sem quaiqueres disputas entre si...
só deve existir um macho na matilha, acompanhado entre 1 a 3 femeas!
existem casos de sucesso apenas trabalhado com 2 machos juntos, que são sempre cães jovens, irmaos de ninhada e com o mesmo dono!
o dogo nestas condiçoes é o melhor e mais eficaz cão de caça grossa!
cmp
mas o verdadeiro problema nem é o nº em si, mas sim devido ao forte instinto hierarquico do cão, onde necessita de ter laços e uma hierarquia ja bem definida com os outros membros do grupo!
ou seja o que aconteçe muitas vezes em montarias, é o facto de por vezes os caes nem sequer se conheçerem uns aos outros, quanto mais ter laços hierarquicos entre eles...e o que aconteçe é que essa hierarquia é testada por eles proprios exatamente durante o acto de caçar...e que resulta numa "praga" de cães de instinto independente e sem qualquer tipo de organizaçao, onde a prioridade de caçar junta-se ao instinto natural de comando herarquico
o que nao resulta bem...
dogos com uma extrutura herarquica ja bem definida, trabalham de um modo organizado e muito mais confiante...onde a unica preocupaçao do cão é apanhar a presa, sem quaiqueres disputas entre si...
existem casos de sucesso apenas trabalhado com 2 machos juntos, que são sempre cães jovens, irmaos de ninhada e com o mesmo dono!
cmp
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
Obrigada!PauloC Escreveu: Jordan,
Se for ao site http://www.rottpt.net, no tópico legislação, tem lá tudo excepto a Portaria 585/2004 ( que ainda não me apeteceu ir lá actualizar aquilo). Mas se quiser esta Portaria eu posso enviar-lha por PM.
Cumprimentos
Paulo C.
Vou lá ver sim; não precisas de enviar, não é nada de urgente mesmo, vou dando uma olhada de vez enquando e quando estiver actualizada eu vou lá imprimir! Estou a organizar uma pastinha com essa legislação toda e nas minhas férias em Setembro leio tudo com mais atenção!
Mais uma vez obrigada!
Embora esteja longe de ter conhecimentos nesta area, tenho que discordar.noInfo Escreveu: o dogo nao foi feito para trabalhar em grupos mt grandes..
o que nao resulta bem...
cmp
Pelo que tenho absorvido, e pela maneira que se caça na Argentina o dogo é realmente eficaz como um cão de matilha (seja só com outros dogos, seja com "bay dogs"). Trabalham tão bem porque são capazes de esquercer as represálias entre si e se concentrar no trabalho (o vicio é tanto ...). Inclusive, lá em baixo, na Argentina, a tendencia é de usar mais machos e femeas nas matilhas.
No entanto uma coisa é verdade, a organização que se incute aos cães na Argentina é completamente diferente da que fazemos cá. De salientar tb, que muitos cães brancos de orelhas cortadas que vemos por aí nas matilhas de dogo teem muito pouco

Mas tb parece ser verdade que o dogo caça para ele, não para o dono.
Fotos de dogos machos trabalhando juntos (de salientar que deste canil sairam os WW de 2002)

Última edição por CindelP em terça ago 24, 2004 3:45 pm, editado 2 vezes no total.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Bem, eu já disse que de montarias não percebo nada, mas o que o noinfo diz não faz sentido. Quando um caçador vai para um posto, os matilheiros vão com os seus cães, cada um numa ponta, "levantar" os javalis (p.e.) ou seja, cada matilha vai de um lado, os cães de uma matilha normalmente estão juntos, não quer dizer que quando um cão agarra o javali não vão lá ter outros, mas caçam todos para o mesmo "matilheiro". Isto está uma grande salganhada, mas enfim, não consigo explicar melhor. Ou seja, o que eu queria dizer é que os cães de diferentes matilhas não são largados todos no mesmo sítio, podem eventualmente encontrar-se aqui ou ali, mas estão mais interessados no rasto do que em "competir" com outros cães.noInfo Escreveu: FAbarm
o que nao resulta bem...
cmp
Ok, alguém que me dê umas luzes sff.
Pois, mas a minha resposta foi ao noINFO onde referia :FAbarm Escreveu:
Pois mas quando nos referimos a matilhas, falamos cerca de 20 cães ou mais
Bj
Tiago
(...)
Até logo

bjs
nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP Escreveu:Embora esteja longe de ter conhecimentos nesta area, tenho que discordar.noInfo Escreveu: o dogo nao foi feito para trabalhar em grupos mt grandes..
o que nao resulta bem...
cmp
Pelo que tenho absorvido, e pela maneira que se caça na Argentina o dogo é realmente eficaz como um cão de matilha (seja só com outros dogos, seja com "bay dogs"). Trabalham tão bem porque são capazes de esquercer as represálias entre si e se concentrar no trabalho (o vicio é tanto ...). Inclusive, lá em baixo, na Argentina, a tendencia é de usar mais machos e femeas nas matilhas.
CindelP
voçe nao discordou comigo!

pq primeiro, hj em dia a caça na argentina com o dogo, já nao é igual ao que era inicialmente, pois como eu disse "o dogo nao foi feito para trabalhar em grupos mt grandes.."
ou seja no inicio da raça a caça era feita com poucos exemplares!
dps tem como voçe disse "dogo é realmente eficaz como um cão de matilha (seja só com outros dogos, seja com "bay dogs")",
uma matilha nao implica ter mts exemplares! mas claro que os pode ter,
mas o que eu quis referir foi exatamente isso! o dogo apenas trabalha bem em matilhas, mas entenda-se!..matilhas de hierarquias definidas!e como pode constatar tem um prefeito exemplo disso na sua primeira foto! onde é visivel a ligaçao entre os caes! os caes ja se conheçem e tem laços..possivelmente serao todos do msm dono!
e o mesmo se passa com a sua relaçao com os bay dogs!
quanto a isto que referiu "Trabalham tão bem porque são capazes de esquercer as represálias entre si e se concentrar no trabalho (o vicio é tanto ...)."
não se passa bem assim... o vicio é tanto quando os caes têm(mais uma vez)ligaçoes hierarquicas definidas..
acredite que se os caes nao se conheçerem de lado nenhum o resultado nao é igual!alias...ja assisti a salganhadas dps da captura que nem imagina...
e a razao disso foi o que voçe referiu e mt bem! "Mas tb parece ser verdade que o dogo caça para ele, não para o dono."
o dogo tem um instinto de presa elevadíssimo! e faz com que tenha que trabalhar numa equipa já lhe familiar(novamente...hierarquicamente definida)
em relaçao á minha ultima afirmaçao acerca do trabalho entre 1 macho e 1 a 3 cadelas ou 2 machos jovens...
essa é a minha opiniao..que é fundamentada pelos resultados que já vi nesses casos serem supreriores..!(mesmo comparando com caçadas de matilhas grandes de cães já com laços e hierarquicamente organizados)
alem de ser uma caça mais nobre e com menos barafunda! não é tao feio de se ver! pq ai tem-se a perfeita noçao do poder, agilidade....do dogo argentino em acçao!
ao contrario das salganhadas..que ao capturarem a pressa parecem "leitoes a mamar na mae"
cmp

quanto ao que aMMPA disse....
"Bem, eu já disse que de montarias não percebo nada, mas o que o noinfo diz não faz sentido. Quando um caçador vai para um posto, os matilheiros vão com os seus cães, cada um numa ponta, "levantar" os javalis (p.e.) ou seja, cada matilha vai de um lado, os cães de uma matilha normalmente estão juntos, não quer dizer que quando um cão agarra o javali não vão lá ter outros, mas caçam todos para o mesmo "matilheiro". Isto está uma grande salganhada, mas enfim, não consigo explicar melhor. Ou seja, o que eu queria dizer é que os cães de diferentes matilhas não são largados todos no mesmo sítio, podem eventualmente encontrar-se aqui ou ali, mas estão mais interessados no rasto do que em "competir" com outros cães.
Ok, alguém que me dê umas luzes sff."
MMPA acho que consegue obter a resposta no que eu disse a CindelP
so para..dizer alguma coisa...
de facto eles utilizam o dogo assim, o que nao implica que seja a melhor opcçao...
o que eu quero dizer é que o dogo dá melhores resultados em caça de matilhas individuais!
cmp

[/quote]noInfo Escreveu: ...MMPA acho que consegue obter a resposta no que eu disse a CindelP
so para..dizer alguma coisa...
de facto eles utilizam o dogo assim, o que nao implica que seja a melhor opcçao...
o que eu quero dizer é que o dogo dá melhores resultados em caça de matilhas individuais!
cmp![]()
"Matilhas individuais"? Não quererá dizer matilhas mais pequenas (p.e. com 3/4/5 cães?)

Os poucos Dogos que conheço fazem parte de matilhas com 20/30 cães, mas não são a única raça (pessoalmente não gosto de matilhas com um cão de cada tamanho e feitio, mas enfim...), usam-nos com podengos, drahthaar, mas não sei qual o "comportamento" deles nas montarias.
vejam aqui..antigamente, situaçoes reais ou de treino...onde se avalia o poder apenas um cão!
pq isto do dar valor ao acto do cão em si....infelizmente quase que ja se perdeu!

pq admitamos que o hj em dia já começa o objectivo começa a passar apenas pelo MATAR a presa, e é isso que deixa o caçador satisfeito!..
a parte do admirar o cão na sua funcionalidade tem se perdido ao longo dos anos...(estou a falar do caso do dogo em particular)
aqui um excerto de um relato de caça antigo e tradicional ! onde eram utilizados apenas 2 dogos argentinos!
"Entramos al monte donde la sequía había dejado su secuela de osamentas de vacas al costado del arroyo cortado en varias partes, al lado de un chilcal espeso de un monte sucio, achaparrado, con piso duro, sin huellas claras en senderos, salvo algunos rasguñones de colmillazos en los troncos de una picada escondida, que nos señalaba la presencia de un padrillo en la zona y nos daba esperanzas el aviso de un alambrador que trabajaba en ese campo y los había visto de pasada.
Y allí fuimos con Gustavo Segovia, Matías Tropini y Reinaldo Lorenzón, un veterano de la caza de pluma que nos quiso acompañar, entusiasmado esperaba ver trabajar a los dogos.
Llevábamos a FIERRO DEL GUAYRA, o Fierro I, y al Fierro II ( el problema de los nombres, fue que uno lo crié yo en la ciudad y el otro lo lleve de cachorro al campo, la casualidad hizo el resto), dos dogos argentinos ya veteranos con chanchos cimarrones y jabalíes......."
cmp
pq isto do dar valor ao acto do cão em si....infelizmente quase que ja se perdeu!

pq admitamos que o hj em dia já começa o objectivo começa a passar apenas pelo MATAR a presa, e é isso que deixa o caçador satisfeito!..
a parte do admirar o cão na sua funcionalidade tem se perdido ao longo dos anos...(estou a falar do caso do dogo em particular)
aqui um excerto de um relato de caça antigo e tradicional ! onde eram utilizados apenas 2 dogos argentinos!
"Entramos al monte donde la sequía había dejado su secuela de osamentas de vacas al costado del arroyo cortado en varias partes, al lado de un chilcal espeso de un monte sucio, achaparrado, con piso duro, sin huellas claras en senderos, salvo algunos rasguñones de colmillazos en los troncos de una picada escondida, que nos señalaba la presencia de un padrillo en la zona y nos daba esperanzas el aviso de un alambrador que trabajaba en ese campo y los había visto de pasada.
Y allí fuimos con Gustavo Segovia, Matías Tropini y Reinaldo Lorenzón, un veterano de la caza de pluma que nos quiso acompañar, entusiasmado esperaba ver trabajar a los dogos.
Llevábamos a FIERRO DEL GUAYRA, o Fierro I, y al Fierro II ( el problema de los nombres, fue que uno lo crié yo en la ciudad y el otro lo lleve de cachorro al campo, la casualidad hizo el resto), dos dogos argentinos ya veteranos con chanchos cimarrones y jabalíes......."
cmp
Esqueceu-se foi de dizer qual o resultado de terem levado só dois cães... porque é que não transcreveu o fim do texto? É certo que matou o javali, mas acabou por morrer também...noInfo Escreveu: vejam aqui..antigamente, situaçoes reais ou de treino...onde se avalia o poder apenas um cão!
...FIERRO DEL GUAYRA murió en su ley, en su destino de dogo argentino, ante un enemigo que lo superaba varias veces en tamaño, él puso toda su valentía peleando hasta la muerte....
MMPA
sim tb!,
mas nao era a isso que eu me estava a referir agora!
estava a referir-me ao outro facto que voçe falou tb!
"........Ou seja, o que eu queria dizer é que os cães de diferentes matilhas não são largados todos no mesmo sítio, podem eventualmente encontrar-se aqui ou ali....."
matilhas individuais sao mais beneficas...ou seja apenas uma matilha num territorio! entendeu agora?
mas claro que mts vezes isso aconteçe em reservas...
uffffffffffffa....bem...mais perguntas?
já tou cansado...
sim tb!,
"........Ou seja, o que eu queria dizer é que os cães de diferentes matilhas não são largados todos no mesmo sítio, podem eventualmente encontrar-se aqui ou ali....."
matilhas individuais sao mais beneficas...ou seja apenas uma matilha num territorio! entendeu agora?

uffffffffffffa....bem...mais perguntas?

Ah! Fez-se luz!!!! É que achei que o noinfo chamava "matilhas individuais" a um par de Dogos, por isso não estava a fazer grande sentido. Estava complicado perceber... Dah, faltou-me um bocadinho assim :p ...noInfo Escreveu: MMPA
sim tb!,
matilhas individuais sao mais beneficas...ou seja apenas uma matilha num territorio! entendeu agora?![]()
uffffffffffffa....bem...mais perguntas?já tou cansado...
MMPA
tu...(posso tratar por tu? pq isto ja vai numa conversa familiar..lol)
..tu CAnsas-me! (brincar!!!
)
eu nao ia escreverrrr tudo...
mas a minha intensaoooo era mostrar como eram as caçadas com poucos dogos antigamente...
queria realçar o facto de na altura uma grande parte da importancia da caça com os dogos..era ver o dogo no seu aspecto funcional! ver o cão em acção!!!
o que numa caçada de hj em dia..ja nao se ve muito..visto as matilhas...com M grande!
tá bom agora?
tu...(posso tratar por tu? pq isto ja vai numa conversa familiar..lol)
..tu CAnsas-me! (brincar!!!

eu nao ia escreverrrr tudo...
mas a minha intensaoooo era mostrar como eram as caçadas com poucos dogos antigamente...
queria realçar o facto de na altura uma grande parte da importancia da caça com os dogos..era ver o dogo no seu aspecto funcional! ver o cão em acção!!!
o que numa caçada de hj em dia..ja nao se ve muito..visto as matilhas...com M grande!
tá bom agora?

Eu neste ponto discordo um pouco, porque há quem vá praticando o acto venatório, pelas razões referidas no post anterior.
Contudo tb gostava de deixar claro que no nosso pais, a lei não permitir esse tipo de caça tão tipica dos dogues.
Cumprimentos
Tiago Fortuna
Contudo tb gostava de deixar claro que no nosso pais, a lei não permitir esse tipo de caça tão tipica dos dogues.
Cumprimentos
Tiago Fortuna
A forma é a imagem plástica da função