Cães com PES (Percepção Extra Sensorial) ???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sábado set 25, 2004 10:30 am

Nocturnus Escreveu: [ Peço desde já desculpas à Alicia por ter deturpado as suas palavras.
Desculpas aceites, não faz mal nenhum ;)

Eu tambem acho que a gente deve manter o espírito aberto nestes (e ainda noutros) assuntos, mas as coisas que numa primeira impresão parecem inexplicaveis, geralmente acabam por ter uma explicação racional, se a gente se da ao trabalho de a procurar.

Gostei imenso da explicação do Aragão, até porque encontro nela muita semelhança com as etapas do crescimento duma criança.
Tenho duas filhas já adolescentes e ainda lembro-me das etapas de medos ao escuro despoletadas sabe-se lá porque. Ora se numa dessas etapas eu (a mãe) começava a procurar ánimas no armario dos brinquedos, estamos feitos, não é? Uma mãe deve é acalmar ao filho, mostrar que não há nada de mau no escuro, deixar uma luzinha acesa, sei lá, mas mostrar calma e segurança para a criança ultrapassar a etapa.

Há uma diferença essencial entre a educação duma criança e a dum cachorrinho (para alem da mais obvia: não é o mesmo, claro), e é que a gente educa um filho para que seja independiente e saiba ponderar e escolher por si proprio, e o cão nunca vira ser independiente, sempre, toda a sua vida, dependerá do dono. Mas nalgumas coisas é mesmo muito semelhante, acho eu.

Sobre a empatía que existe entre o cão e o dono, sobretudo quando a relação entre ambos é de muito carinho, eu acho uma das coisas mais maravilhosas que os nossos bichos podem nos oferecer. Não acho que nisto há qualquer coisa de sobrenatural, até porque o mesmo acontece com um amigo muito querido, ou num casal de muitos anos de boa convivência: a gente sabe quando o outro está em baixo ou tem qualquer problema e fica ao pé a dar ajuda o consolo, a "pôr o ombro" como se disse no meu país para expressar aquele apoio silencioso mas firme dos amigos.

E já agora, vou passear com o "meu filhote" ao jardim :p
Desculpas pelo testamento, bom domingo para tudos, e até a segunda ;)

Alicia
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

segunda set 27, 2004 5:26 pm

Nocturnus Escreveu:
Sim, sei que eles passam por uma fase de medo, em que devem ser protegidos, pois podem inclusivé desenvolver traumas permanentes... mas neste caso medo de quê? Não há nada para ter medo! Ruídos no tecto, é possível, mas porque é que o meu cão iria ter medo dos ruídos (de frisar que a moradia é isolada, não existe mais ninguém num raio de kms...)? Ele já ouviu aviões, carros a buzinar, tiros... nunca reagiu assim, nem sequer mostrou medo, quanto mais ficar a tremer, todo encolhido no meu colo, sem motivo aparente... Até porque já está lá em casa há 3 meses, e os ruídos naturais ainda devem estar há mais tempo, já deveriam ter sido apresentados 1 ao outro... ;) mas esta é de facto uma boa explicação...
Em relação ao facto de não haver nada que ter medo, aqui (na minha opinião) entra em cena o facto dos sentidos dos cães serem largamente superiores aos nossos (refiro-me ao auditivo e olfactivo).
Se te colocares sentado no centro da sala (com tudo desligado) julgas que estás em silencio (pelo menos a maior parte das pessoas julgará :) ). No entanto existe milhares de ruídos à tua volta que nem te apercebes. Alguns ruídos o teu Cérbero elimina automaticamente, outros não consegues ouvir. Exemplo do primeiro é o teu frigorifico, se estiveres na sala ao lado da cozinha não o ouves, mas se pensares no assunto e te concentrares, consegues notar o seu zumbido. Outra alternativa para o detectares é pedires a alguém que o desligue, notas logo a diferença! Isto acontece porque o Cérbero elimina aquilo que é considerado ruído. Exemplo do segundo caso são as parede de tua casa, estas estão permanentemente a ranger, simplesmente o ouvido humano não consegue ouvir isso (neste caso acho que ainda bem, acho que não conseguia dormir sossegado ouvir as minhas paredes a ranger…).
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

segunda set 27, 2004 7:05 pm

Ena pah!!! :D

Este é que é mesmo um tópico com pano para muitas mangas...

Sim, que os cães e outros animais têm sentidos muito mais aguçados que os nossos, têm. Alguns têm mesmo sentidos que nós não temos, por ex, o sonar dos golfinhos, baleias ou morcegos...por outro lado, faltando um sentido, desenvolve-se outro...os cães veem mal...mas têm uma olfacto e uma audição que vai para além daquilo que possamos imaginar. Efectivamente, somos limitados pelos nossos sentidos. E pelo nosso cérebro.
Se os cães têm olfacto e audição apuradíssimos, então é certo supor que as áreas cerebrais correspondentes tb estão desenvolvidissimas (pelo menos em relação a nós). O que significa, como já foi mais do que dito, que eles são capazes de percepcionar muito daquilo que nós, humanos, não conseguimos. Daí que surjam capacidades para nós insólitas e espectaculares. Por isso, para nós seria PES, mas para eles pode estar muito bem dentro dos seus sentidos, right?
E aqueles q têm cães já assistiram a umas qtas, certo? ;)

Por exemplo, o cão de uma amiga minha DETESTA a sra das limpezas que vai lá a casa...a modos que qd a sra está noutro apartamento, ou mesmo qd passa no outro lado da estrada (uns bons metros ainda!!), ele desata a ladrar e rosnar feito louco!! :D :D

Sim, é verdade que os cães reagem às substâncias que produzimos consoante determinados estados do nosso espírito, sejam elas ferormonas (assim chamadas por terem cheiro) ou simplesmente outra substância que tb exale algum cheiro perceptível pelo animal. Sim, é verdade que há cães que estão a ser treinados para detectar certos tipos de cancro! Já antes do telejornal se ter "lembrado" de puxar o tópico, o discovery channel fizera um episódio sobre o assunto. Insólito e espectacular, perfeitamente concebível.

Também creio que estes animais são capazes de detectar variações electromagnéticas, que se podem revestir de algum tipo de vibração que o ouvido humano não detecta, daí o pressentirem tremores de terra.

E acredito que tenham muitas mais capacidades que a nós escapam por completo. E que até nós próprios temos capacidades que nos escapam também por completo... ;) Mas q a perda de um ou outro sentido pode evidenciar...

Por mim, tb procuro resposta científica em tudo. Mas não deixo de aceitar que certas coisas são realmente, para já, inexplicáveis. Eu acredito na PES. Simplesmente não creio que ela seja tão extrasensorial assim ;) .

Q post mai gande... :oops: :oops: :oops: :oops:
Nocturnus
Membro
Registado: quinta set 09, 2004 11:31 pm

segunda set 27, 2004 9:16 pm

Boas!

Obrigado a todos pelo vosso contributo, e por contribuirem (bem) para encaminhar a discussão no sentido da ciência, que até hoje tem sido o ramo que melhor explica o funcionamento de todo o cosmos, sem recorrer a dogmas ou superstições...

Voltando ao meu canito, a situação tem evoluído. Ele de vez em quando (de 2 em 2 ou de 3 em 3 dias) ainda fixa um ponto no centro da sala e rosna um pouco, mas já não dá grande importância ao "fenómeno". Sociabilizou-se com mais esta "presença"... ;)

Curioso é o facto de, de entre as últimas 4 vezes que a "ocorrência" se deu, em 3 delas ter sido sucedida do toque do telemóvel (tipo os monitores...). Tentei realizar a experiência atravéz da repetição (ligando para o meu telemóvel), mas já não resultou. De qualquer forma estou convencido que tudo isto está relacionado com o electromagnetismo, pelo menos é a minha opinião de momento.

Se houver evolução, vou dando notícias. Agradeço mais uma vez os vossos comentários, até agora bastante edificantes!
Kanashimi
Membro
Registado: domingo set 26, 2004 7:32 pm

terça set 28, 2004 12:37 pm

Olá a todos,

Gostava de saber se fui a única que viu o programa sobre cães (do National Geographic se não me engano) que passou á relativamente pouco tempo no canal 2. Para quem não viu eu explico brevemente: uma senhora afirmava que o seu cão sabia sempre quando ela estava a chegar a casa (mesmo quando ela o tentava enganar) e uma equipa de cientistas efectuou um teste. Ela saiu de casa no seu carro como era normal mas mudou para uma carrinha fechada a meio caminho. Enquanto andavam ás voltas sem a dona saber para onde ia, o cão manteve-se calmo a dormir (filmado pelas câmaras). Mas quando foi dito á senhora que ia voltar para casa, o animal levantou-se e colocou-se á janela com uma diferença de alguns segundos. Mal a carrinha descnhecida se aproximou ao longe, o cão começou a abanar a cauda e a ficar inquieto.

Não me lembro qual foi a conclusão mas penso que se trata apenas de uma capacidade que (ainda) não conseguimos explicar que alguns cães possuem. Desculpem lá se atiro mais lenha para a fogueira...
Vanadis
Membro Veterano
Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm

terça set 28, 2004 7:42 pm

:D :D :D :D

Eu vi esse programa, ESPECTACULAR! Deu na rubrica "hora Discovery" (vem do Discovery Channel). Acho que também foi nesse episódio que falaram da detecção de cancros mediante o faro dos cães.

Mas esse do cão saber exactamnete qd a dona estava a chegar...espectacular! Mas pode ser explicado pelos fantásticos sentidos do bicho. Não acho assim tão inconcebível a ideia de estarem "sintonizados" com as ondas electromagnéticas que o nosso cérebro gera...sabe-se que eles são sensíveis a variações nas ondas electromagnéticas, sabe-se que o nosso cérebro emite essas ondas...então, porque não?... Essas ondas podem sofrer uma variação (talvez cada pessoa tenha o seu próprio padrão de ondas) que se traduza numa vibração característica que, por seu turno, emite um infra-som característico...os infra-sons são os que se deslocam mais facilmente no espaço, não se dispersando ao embater em obstáculos (os elefantes comunicam a longas distâncias por infra-sons)...assim, o cão reconheceria o infra-som que associaria à dona?? Não sei, mas que acham?? :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

Ou, também, talvez o canito tenha detectado o cheiro da dona, trazido pelo vento?...ou tenha ouvido a voz dela mesmo àquela distância?... :idea: :idea:

A cena do electromagnetismo explica eles detectarem a chamada do telemóvel que vem a caminho. Qd isso acontece, há variação no electromagnetismo do aparelho, tanto que o "fulano" faz interferência com tudo o que seja electrónico, ;) . Logo, os cães detectam essas ondas.

Quanto ao episódio do canito do Nocturnus, talvez também tenha a ver com electromagnetismo...qq coisa que naquele ponto provoca alguma variação q o canito detecta, mas que, por não a ter reconhecido e aliando talvez o facto de ele estar a passar pela chamada "fase do medo", originou o comportamento q o Nocturnus descreveu. ;) :lol: :oops:

Agora, se essa variação electromagnética era uma "alma penada" ou não...pronto, isso já não sei! ;) :lol: Seria tópico para outro fórum! ;) Mas, quem sabe, talvez algum ET? ;) :lol: :D Enfim, qq q seja a causa da variação, uma coisa é certa: estamos rodeadíssimos de electromagnetismo e não sabemos até que ponto os canitos lhe são sensíveis. :oops: :oops: :oops: :oops:
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quarta set 29, 2004 11:40 am

Será então pelo electromagnetismo do meu cérebro que o meu cão sabe sempre quando estou a chegar a casa, seja no meu carro ou noutro qualquer? :roll:

A minha avó fica com ele durante o dia e diz, que uns segundos antes do meu carro estacionar à porta, já o meu cão está na janela da sala a olhar lá para fora :o e assim que me vê, começa logo aos pulos na janela :D ... se a janela tem o estore corrido, ele vai para trás da porta da garagem ladrar e dar patadas...
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quarta set 29, 2004 12:00 pm

Tchinho Escreveu: Será então pelo electromagnetismo do meu cérebro que o meu cão sabe sempre quando estou a chegar a casa, seja no meu carro ou noutro qualquer? roll
Eu não sei porque será, mas o Dylan tambem sabe quando o meu marido está a chegar a casa, sempre soube, desde o primeiro dia.
Eu tinha pensado que ele reconhecia o barulho do motor do nosso carro porque nele o tinhamos ido buscar ao canil quando o compramos, e então sabia quando o carro chegava à porta de casa, até alí tudo normal. Mas aconteceu há uns meses o meu marido mudar de carro e mesmo o día que chegou à casa com o carro novo o marotinho fez a mesma cena que de costume: levantou a cabeza, foi à varanda a espreitar e foi logo sentar-se à porta muito direitinho a esperar o dono :o :o :o

Alicia
Responder

Voltar para “Cães”