O tópico foi editado. Por favor argumentem com respeito pela opinião contrária.
A Arca tem um artigo sobre o assunto, para quem quiser consultar - http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=591
Melhores cumprimentos,
Goldendoodle
Moderador: mcerqueira
Eu, ao contrário de muitos intervenientes, nunca reproduzi nenhuma cadela ou cão meu, independentemente de terem LOP XPTO, ou serem rafeiros, mas não o faço por opção, porque não estou para me responsabilizar pela descendência. No entanto, apesar de me opor a qualquer reprodução de bobis à parva, tenham eles LOP ou não, não me oponho a reprodução de cães sejam eles de linhas de exposição, em que se visa a obtenção de cães 'perfeitos', nem a reprodução de cães com outros fins, como p. ex. cães de trabalho.
E digo mais, o valor economico de uma ninhada não se resume ao papelinho emitido pelo CPC, porque esse custa trocados quando comparado com o custo total de uma ninhada, quando criada nas devidas condições. E não é por se cruzarem raças diferentes para obter determinado produto final que, os conscientes, descuram de exames de diagnostico de determinadas patologias, nem é por se cruzar uma cadela da raça x com o cão da raça y, que se deixa de pagar o salto, nem tão pouco é pelo facto dessas ninhadas não serem registadas no CPC, que os cachorros e a mãe deixam de merecer cuidados veterinários, ou rações de qualidade.
Também não é por se optar por cruzar determinadados cães de raças diferentes que se deixa de fazer o estudo das suas linhagens...
É o mesmo que criar cães de raça.... há quem faça as coisas em condições, dispendendo de €€€, tempo e trabalho, o que se reflete no custo final do cachorro, e há que crie à parva e venda ao desbarato.
Eu pessoalmente não vejo grande interesse em raças hibridas para bobis de companhia.... já há tantas raças que só servem para isso mesmo, mas pelos visto há procura, e havendo procura não vejo mal nenhum na existência de oferta.... desde que as coisas sejam feitas correctamente.
No caso de animais de trabalho, sim, para mim faz sentido que se cruzem cães de raças diferentes tendo em visto obter determinados resultados que não se encontram combinados em animais de linhas puras.
Agora é natural que existam outras opiniões sobre o assunto.... afinal até já houve que tentasse faze-lo com a raça humana
E digo mais, o valor economico de uma ninhada não se resume ao papelinho emitido pelo CPC, porque esse custa trocados quando comparado com o custo total de uma ninhada, quando criada nas devidas condições. E não é por se cruzarem raças diferentes para obter determinado produto final que, os conscientes, descuram de exames de diagnostico de determinadas patologias, nem é por se cruzar uma cadela da raça x com o cão da raça y, que se deixa de pagar o salto, nem tão pouco é pelo facto dessas ninhadas não serem registadas no CPC, que os cachorros e a mãe deixam de merecer cuidados veterinários, ou rações de qualidade.
Também não é por se optar por cruzar determinadados cães de raças diferentes que se deixa de fazer o estudo das suas linhagens...
É o mesmo que criar cães de raça.... há quem faça as coisas em condições, dispendendo de €€€, tempo e trabalho, o que se reflete no custo final do cachorro, e há que crie à parva e venda ao desbarato.
Eu pessoalmente não vejo grande interesse em raças hibridas para bobis de companhia.... já há tantas raças que só servem para isso mesmo, mas pelos visto há procura, e havendo procura não vejo mal nenhum na existência de oferta.... desde que as coisas sejam feitas correctamente.
No caso de animais de trabalho, sim, para mim faz sentido que se cruzem cães de raças diferentes tendo em visto obter determinados resultados que não se encontram combinados em animais de linhas puras.
Agora é natural que existam outras opiniões sobre o assunto.... afinal até já houve que tentasse faze-lo com a raça humana

Os meus olhos não vêm, as minhas mãos não tocam, mas o meu coração SENTE!
-
- Membro
- Registado: sexta jul 02, 2010 10:32 am
Concordo plenamentetarasofia Escreveu: E digo mais, o valor economico de uma ninhada não se resume ao papelinho emitido pelo CPC, porque esse custa trocados quando comparado com o custo total de uma ninhada, quando criada nas devidas condições. E não é por se cruzarem raças diferentes para obter determinado produto final que, os conscientes, descuram de exames de diagnostico de determinadas patologias, nem é por se cruzar uma cadela da raça x com o cão da raça y, que se deixa de pagar o salto, nem tão pouco é pelo facto dessas ninhadas não serem registadas no CPC, que os cachorros e a mãe deixam de merecer cuidados veterinários, ou rações de qualidade.

eu felizmente assumi que dificilmente darei dinheiro por um animal, logo aí tenho grande parte do problema resolvido. Agora não posso concordar que isto seja boa ideia, porque só vais fazer aumentar os criadeiros de vão de escada e dar-lhes mais uma desculpa para aumentar o preço dos canitos, não sei se estão a ver o filme todo:
«Ai este é mais caro porque não é um caniche nem Golden é um canioden»!!
é preciso ver o filme todo antes de emitir opiniões, se já agora se luta com criadeiros de vão de escada como será no futuro? E como vai com as raças? E nas lojas? Nem quero pensar :s
«Ai este é mais caro porque não é um caniche nem Golden é um canioden»!!
é preciso ver o filme todo antes de emitir opiniões, se já agora se luta com criadeiros de vão de escada como será no futuro? E como vai com as raças? E nas lojas? Nem quero pensar :s
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
Eu assumi já há muito tempo que dou o dinheiro que acho justo por um animal que seja um bom representante da sua raça. E para isso e para me defender como consumidor, tenho cuidado com a escolha de a quem compro e onde me informo.
Não consigo perceber que voluntáriament se faça investimento em cruzar animais de diferentes raças para obter misturadas. É tipo, um criador de rafeiros com qualidade?
E muito menos percebo quem incentive uma coisa destas a prosseguir comprando-lhes os resultados.
A ideia de estudar linhas de cães de raça para produzir hibridos que não são nada e que cada um eles não vai dar nada, eu cá acho bizarra. Mas tá bem...
Assim como abomino os caçadores que cruzam tudo com tudo para obter o tal cão ideal.
Vai ao ponto de até quererem cruzar com raposa!

Não consigo perceber que voluntáriament se faça investimento em cruzar animais de diferentes raças para obter misturadas. É tipo, um criador de rafeiros com qualidade?
E muito menos percebo quem incentive uma coisa destas a prosseguir comprando-lhes os resultados.
A ideia de estudar linhas de cães de raça para produzir hibridos que não são nada e que cada um eles não vai dar nada, eu cá acho bizarra. Mas tá bem...
Assim como abomino os caçadores que cruzam tudo com tudo para obter o tal cão ideal.
Vai ao ponto de até quererem cruzar com raposa!

Tópico editado. Por favor mantenham-se dentro do tema. Insultos ou provocações não serão permitidos.