Mas com mais qualidade...MDogster Escreveu: Mas também, se todos fossem pesquisar, e acabassem por não perguntar, isto ficava um bocado morto...
raça pura??
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 20, 2004 8:01 pm
Bem, para ser sincera acabou por ser com este tópico que percebi, FINALMENTE, afinal o que "raio" era o LOP, o pedigree e afins.
Posso adiantar que não me dei ao trabalho de pesquisar porque, apesar de saber (mais ou menos
) para que servem, nunca me interessei em ter a certeza...
(mas também não perguntei...
sabia onde procurar...mas há quem não saiba...e claro que também há quem nem se dê ao trabalho)...mas este tópico acabou por suscitar o meu interesse e "decidi" que já era mais do que tempo de me pôr a par e PÕr as certezas em ordem.
Mas a minha conclusão final não mudou nada,
. Não sou nem pretendo vir a ser criadora, em qq das suas vertentes, apenas me interessa ter amiguinhos com quem partilhar afeição e, como tal, saber cuidar deles da melhor maneira possível. Se têm LOP, pedigree, lopi ou pidigrei...tanto me faz... 

Mas a minha conclusão final não mudou nada,

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Não tem de quê, o prazer foi todo meucapatty Escreveu:... Fiquei esclarecida. Obrigado a todos e desculpem por ter "semeado" a confusão. ...

Ora cá está. Isto confirma a minha teoriaVanadis Escreveu: ... Bem, para ser sincera acabou por ser com este tópico que percebi, FINALMENTE, afinal o que "raio" era o LOP, o pedigree e afins. ...

É da confusão que nasce a luz

Pois, eu também pensava assim quando me inscrevi no fórum. Mas fui aprendendo, aos poucos, e até com alguns puxões de orelhas, que isto dos Lop's, dos Pedigrees e das Exposições são para levar muito a sério.Vanadis Escreveu:Mas a minha conclusão final não mudou nada,. Não sou nem pretendo vir a ser criadora, em qq das suas vertentes, apenas me interessa ter amiguinhos com quem partilhar afeição e, como tal, saber cuidar deles da melhor maneira possível. Se têm LOP, pedigree, lopi ou pidigrei...tanto me faz...
![]()
-
- Membro Veterano
Tem razão Nel. E acredite que eu também já comecei a levar isso muito mais a sério.
Até agora vejo o LOP e afins como algo útil para quem é criador. Sendo uma mera dona-em-aprendizagem (já percebi a quantidade de coisas que me escapam...
), vejo o pedigree como algo que não me suscita interessse, na medida em que não me interessa muito se os meus bichinhos o têm ou não.
Bem, a Pulga e o Caroucho não têm de certeza!!!
O Scott é um Labrador puro. Mas não tem LOP, logo...
. Mas, olhem, é um bicho lindo à mesma,
.

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Logo, não se pode dizer que é puro. É tão puro como o meu Kiko, que também não está registado no LOP.Vanadis Escreveu: ... O Scott é um Labrador puro. Mas não tem LOP, logo...
Por isso, com rigor, eu não devia dizer que tenho três whippets. Devia dizer que tenho dois whippets e um rafeiro. Por facilidade digo que são três whippets e, como realmente não faço criação nem os submeto a concursos (fi-lo apenas uma vez com o Guga e o Fozzy), não tenho considerado grave.
Mas... (lá está sempre o "mas" a estragar tudo)
Quando criei o site dedicado aos meus cães, fi-lo de forma descomprometida, aligeirada e fundamentalmente com o objectivo de editar uma série de fotografias que tinha deles.
Mas entretanto o site foi sendo ampliado e beneficiado, em grande parte à base de ensinamentos que fui colhendo aqui no fórum. O meu grau de conhecimentos gerais sobre cães e sobre a raça foram sendo proporcionais ao grau de exigência que fui tentando incutir no site, isto é, fui-me apercebendo aos poucos que um site deve ser um espaço sério, responsável, credível e útil em matéria de informação, principalmente este, que ainda é (julgo) o único dedicado à raça, que existe em Portugal.
Aonde eu quero chegar é à imprecisão de nele (no site) constar o Kiko como sendo um whippet, quando realmente não pode ser considerado como tal. A forma habilidosa de o integrar com os outros, foi referir na página que lhes é especialmente dedicada, que ele não está registado no LOP, não deixando contudo de mencionar a sua ascendência, que é a mesma dos irmãos, mas que não tem o carácter de pedigree por não estar atestado por um documento oficial.
http://whippet.no.sapo.pt/os%20meus%20whippets.htm
Mas, em boa verdade e para ser rigoroso, ele não deveria constar no site.
É um dilema. Mas é um dilema que pesa para o lado do Kiko. O meu site existe por causa deles e, em última análise, pela raça em si. Se o retirasse de lá, então preferiria acabar com o site.
Não é minha intenção propagandear o meu site, quanto mais não seja porque através dele não se pretende uma pontinha de interesses de ordem comercial ou outras. Mas acho que através do exemplo do Kiko se pode avaliar muito melhor a grande diferença de se afirmar que um cão é puro com LOP ou sem LOP.
Ainda por outras palavras: se eu não tivesse o site, não me repugnaria dizer aos amigos, às pessoas que me perguntam na rua qual é a raça, etc., que tenho três whippets, tal como o fiz quando me inscrevi no fórum. Mas, neste momento, já não considero correcto afirmá-lo.
Será preciosismo? Já agora, gostaria de saber a vossa opinião sobre isto.
Isso que tu disse é uma completa besteira.Se a sua cachorra tiver registo no LOP, é pura. Se não tiver, é uma rafeirita. Mesmo que os pais fossem puros (com LOP), se a cachorra não tiver sido registada, não há forma de provar a sua pureza de raça, logo é rafeira.A não ser que seja de uma raça Portuguesa, podendo nesse caso ser submetido um pedido de Registo Inicial ao CPC (corrijam-me se estiver errada).
meus animais não tem pedigree e logo se nota que são de raça pura, os pais tem pedigree e tudo mais, um criador já pediu minha cadela rottweiller para cruzar mesmo sem pedigree dando um pedigree falço pra ele no caso só não deu por ela ser castrada.
Pode-se saber sim a raça de um animal sem que ele precize ter pedigree.
basta olhar a forma da cabeça a cor o tamanho, comprimento de pelo, cor dos olhos orelhas (se são em rosa, caidas ou eretas) e outras coisas a mais.
Qualquer ignorante sabe que a Yanka é uma rottweiler caso ela se perca, basta este ter no minimo lido um jornal na vida. quando um animal de raça é perdido todos sabem que é de raça tendo ou não pedigree.
Pedigree é só para pessoas que querem criar ou tirar cria com seu cão, para aqueles que querem um animal para compania um para proteger um pátio é ignorancia pagar por um pedigree.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Nebulosa Escreveu:Isso que tu disse é uma completa besteira.Se a sua cachorra tiver registo no LOP, é pura. Se não tiver, é uma rafeirita. Mesmo que os pais fossem puros (com LOP), se a cachorra não tiver sido registada, não há forma de provar a sua pureza de raça, logo é rafeira.A não ser que seja de uma raça Portuguesa, podendo nesse caso ser submetido um pedido de Registo Inicial ao CPC (corrijam-me se estiver errada).
meus animais não tem pedigree e logo se nota que são de raça pura, os pais tem pedigree e tudo mais, um criador já pediu minha cadela rottweiller para cruzar mesmo sem pedigree dando um pedigree falço pra ele no caso só não deu por ela ser castrada.
Pode-se saber sim a raça de um animal sem que ele precize ter pedigree.
basta olhar a forma da cabeça a cor o tamanho, comprimento de pelo, cor dos olhos orelhas (se são em rosa, caidas ou eretas) e outras coisas a mais.
Qualquer ignorante sabe que a Yanka é uma rottweiler caso ela se perca, basta este ter no minimo lido um jornal na vida. quando um animal de raça é perdido todos sabem que é de raça tendo ou não pedigree.
Pedigree é só para pessoas que querem criar ou tirar cria com seu cão, para aqueles que querem um animal para compania um para proteger um pátio é ignorancia pagar por um pedigree.
![]()

São pérolas...

<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Desculpe lá, Nebulosa, mas são textos como os seus que me fazem pensar se valerá a pena andar aqui a 'pregar para os peixes'!!
Que se diga que não importa que um cão tenha pedegree para se gostar dele e para ter valor enquanto companheiro e amigo, eu concordo. Mas dizer que o pedegree não tem valor para considerar um cão de raça é pura ignorância, desculpe dizê-lo!
Ainda mais ignorante será dizê-lo depois de afirmar que a sua cadela sem registo poderia ter sido cruzada com papeis falsos!! É por estas e por outras que depois se vêem por aí cães com registo que da raça só têm uma ligeira semelhança.
Não esqueça que um cachorro mestiço, por vezes é muito parecido com um dos pais ( que pode ser puro). Olhando para ele vamos dizer que é da raça X, mas na verdade trasporta genes que não pertencem à raça e que se for cruzado facilmente transmitirá aos filhotes. Por exemplo, num cruzamento de Rottweiler com Dobermann podem nascer filhotes muito parecidos com Rottweiler e que você se não souber quem são os pais pode até dizer que é 'rottweiler puro'....mas não é! Se algum mau caracter for arranjar papeis falsos de Rottweiler para um destes filhotes e fizer cruza com um Rottweiler depois não é de admirar que nasçam cachorros com corpos delgados e cabeças estreitas (parecidos à Avó ou Avô Dobermann)! Vamos dizer que são 'puros' e até têm papeis, mas na realidade são mestiços, ou seja SRD!
Assim, é muito importante que se cruzem apenas cães de raça devidamente atestada e que se conheça realmente quem são os ascendentes, pelo menos até 3 gerações atrás. Papeis falsos para cães sem pedegree e outros "CRIMES" são o que estragam muitas vezes o trabalho de criadores sérios de muitas decadas.
Cumprimentos
Paulo C.

Que se diga que não importa que um cão tenha pedegree para se gostar dele e para ter valor enquanto companheiro e amigo, eu concordo. Mas dizer que o pedegree não tem valor para considerar um cão de raça é pura ignorância, desculpe dizê-lo!
Ainda mais ignorante será dizê-lo depois de afirmar que a sua cadela sem registo poderia ter sido cruzada com papeis falsos!! É por estas e por outras que depois se vêem por aí cães com registo que da raça só têm uma ligeira semelhança.
Não esqueça que um cachorro mestiço, por vezes é muito parecido com um dos pais ( que pode ser puro). Olhando para ele vamos dizer que é da raça X, mas na verdade trasporta genes que não pertencem à raça e que se for cruzado facilmente transmitirá aos filhotes. Por exemplo, num cruzamento de Rottweiler com Dobermann podem nascer filhotes muito parecidos com Rottweiler e que você se não souber quem são os pais pode até dizer que é 'rottweiler puro'....mas não é! Se algum mau caracter for arranjar papeis falsos de Rottweiler para um destes filhotes e fizer cruza com um Rottweiler depois não é de admirar que nasçam cachorros com corpos delgados e cabeças estreitas (parecidos à Avó ou Avô Dobermann)! Vamos dizer que são 'puros' e até têm papeis, mas na realidade são mestiços, ou seja SRD!
Assim, é muito importante que se cruzem apenas cães de raça devidamente atestada e que se conheça realmente quem são os ascendentes, pelo menos até 3 gerações atrás. Papeis falsos para cães sem pedegree e outros "CRIMES" são o que estragam muitas vezes o trabalho de criadores sérios de muitas decadas.
Cumprimentos
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm
O facto de sabermos conduzir não faz de nós condutores, para que tal aconteça devemos estar devidamente habilitados a conduzir e é para isso que existem as cartas de condução.
No caso dos cães, existem exemplares que são oriundos de Pais puros, com LOP, no entanto se esse exemplar não for devidamente registado, não o podemos considerar com um exemplar puro, pois desconhecemos a sua descência.
Quanto a LOPs falsos, bem, infelizmente isso não falta por aí, mas as pessoas têm de se habituar que uma coisa é a excepção e outra é a regra e que normalmente quando se coloca um pergunta e surgem as respostas, essas (as respostas ) são baseadas naquilo que se considera ser a regra, tudo o resto não passa de conversa ou como se costuma dizer, palha.
No caso dos cães, existem exemplares que são oriundos de Pais puros, com LOP, no entanto se esse exemplar não for devidamente registado, não o podemos considerar com um exemplar puro, pois desconhecemos a sua descência.
Quanto a LOPs falsos, bem, infelizmente isso não falta por aí, mas as pessoas têm de se habituar que uma coisa é a excepção e outra é a regra e que normalmente quando se coloca um pergunta e surgem as respostas, essas (as respostas ) são baseadas naquilo que se considera ser a regra, tudo o resto não passa de conversa ou como se costuma dizer, palha.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm
repetida
Última edição por Budgerigar em segunda nov 15, 2004 8:43 am, editado 1 vez no total.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
-
- Membro Veterano
Tem razão, Nel, não é puro. Disse que era apenas no sentido de que ele é, efectivamente, um Labrador, filho de pais Labradores também. Mas como não tem Lop..não é puro.
E continua a ser o meu Scottito,
(bem, na verdade é mais o da minha mãe,
, os dois adoram-se que é uma coisa mesmo bonita,
).

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Para mim a pureza da raça tem a ver com o que se espera de um cão.
Eu espero um determinado comportamento - no meu caso um cão meigo, dócil, que não ladre e não seja nervoso (para isso, basto eu), amigo de pessoas e de outros cães, que goste de exercício para me acompanhar nos meus passeios.
Escolhi - e acho que escolhi muito bem - o labrador.
A minha cadela é raça pura - corresponde a tudo o que eu poderia esperar dela sem grandes trabalhos de educação.
Um cão com pedigree falso ou pais duvidosos ou sem LOP, não me dá garantias.
Podem existir desvios de comportamento originados num qualquer avô que não era da raça.Mesmo que não o mostre na cara.
Quem quiser que arrisque.
Eu não.Por isso escolhi um bom criador, não fiquei com os labs da vizinha ou do jornal "Ocasião".
Mas cada um é como é.
Eu espero um determinado comportamento - no meu caso um cão meigo, dócil, que não ladre e não seja nervoso (para isso, basto eu), amigo de pessoas e de outros cães, que goste de exercício para me acompanhar nos meus passeios.
Escolhi - e acho que escolhi muito bem - o labrador.
A minha cadela é raça pura - corresponde a tudo o que eu poderia esperar dela sem grandes trabalhos de educação.
Um cão com pedigree falso ou pais duvidosos ou sem LOP, não me dá garantias.
Podem existir desvios de comportamento originados num qualquer avô que não era da raça.Mesmo que não o mostre na cara.
Quem quiser que arrisque.
Eu não.Por isso escolhi um bom criador, não fiquei com os labs da vizinha ou do jornal "Ocasião".
Mas cada um é como é.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Aisd, estamos a falar em "ondas" diferentes.
Vamos supor que o meu Kiko tem todas as características correspondentes àquilo que se entende como um whippet excelente. Isto é, pondo as coisas um pouco em caricatura, vamos imaginar que o Kiko, que não está registado no LOP, é mais whippet em termos morfológicos e de temperamento do que os outros dois irmãos, que têm a papelada toda em ordem. Percebe onde eu quero chegar?
Eu embirro com burocracias, mas aqui não há volta a dar-lhe. Realmente, a única forma de se poder dizer que um cão é puro é através do documento oficial que comprova o seu registo no LOP. E, mesmo assim, pelos vistos, há trafulhices. Ora imagine-se o que seria se a comprovação da pureza de um cão passasse apenas pela simples "palavra de honra", ou seja, "o meu cão não tem LOP mas é puro".
Eu parto do princípio de que o meu Kiko é puro FISIOLOGICAMENTE, isto é, presumo que é filho dos mesmos pais do Guga e do Fozzy. Mas eu não andei a vigiar a mãe dele, que não sou para essas coisas
.
É que ainda não se referiu um aspecto que pode complicar tudo isto. Se por acaso a mãe do Kiko, por descuido ou, sei lá, por leviandade
foi infiel ao marido e teve uma relação ilícita com um outro qualquer, na mesma ninhada é possível haver cachorros com pais diferentes.
Bom, mas como a mãe do kiko é uma senhora de boas famílias, parto do princípio de que não vai assim com um rafeirote qualquer
Claro que estou a brincar, mas só neste aspecto: quando se registam as ninhadas ninguém pode garantir que TODOS os cachorros são puros. Sei que, presentemente, o CPC está mais atento a estas situações através de acções de fiscalização, mas de qualquer forma, mesmo seguindo todos os trâmites, o sistema de garantir a pureza do cão não é infalível, pois essa fiscalização ocorre em função da morfologia do cachorro numa primeira fase do seu crescimento e, por isso, muito periclitante.
Apesar de alguns pontos fracos no processo de registo, este é o único que ATESTA a pureza do cão. É um processo burocrático, mas é o único.
Vamos supor que o meu Kiko tem todas as características correspondentes àquilo que se entende como um whippet excelente. Isto é, pondo as coisas um pouco em caricatura, vamos imaginar que o Kiko, que não está registado no LOP, é mais whippet em termos morfológicos e de temperamento do que os outros dois irmãos, que têm a papelada toda em ordem. Percebe onde eu quero chegar?
Eu embirro com burocracias, mas aqui não há volta a dar-lhe. Realmente, a única forma de se poder dizer que um cão é puro é através do documento oficial que comprova o seu registo no LOP. E, mesmo assim, pelos vistos, há trafulhices. Ora imagine-se o que seria se a comprovação da pureza de um cão passasse apenas pela simples "palavra de honra", ou seja, "o meu cão não tem LOP mas é puro".
Eu parto do princípio de que o meu Kiko é puro FISIOLOGICAMENTE, isto é, presumo que é filho dos mesmos pais do Guga e do Fozzy. Mas eu não andei a vigiar a mãe dele, que não sou para essas coisas

É que ainda não se referiu um aspecto que pode complicar tudo isto. Se por acaso a mãe do Kiko, por descuido ou, sei lá, por leviandade

Bom, mas como a mãe do kiko é uma senhora de boas famílias, parto do princípio de que não vai assim com um rafeirote qualquer

Claro que estou a brincar, mas só neste aspecto: quando se registam as ninhadas ninguém pode garantir que TODOS os cachorros são puros. Sei que, presentemente, o CPC está mais atento a estas situações através de acções de fiscalização, mas de qualquer forma, mesmo seguindo todos os trâmites, o sistema de garantir a pureza do cão não é infalível, pois essa fiscalização ocorre em função da morfologia do cachorro numa primeira fase do seu crescimento e, por isso, muito periclitante.
Apesar de alguns pontos fracos no processo de registo, este é o único que ATESTA a pureza do cão. É um processo burocrático, mas é o único.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Nebulosa...Voce já leu algum tópico dos milhentos que foram aqui colocados sobre registos, sobre normas de inscrição de cães de raça ? Ou melhor ainda, leu ESTE tópico ? Ou anda aqui para aquecer?
Se não, força nisso... e não diga que o que os outos falam é besteira ou você ainda se arrisca a ser o "besteireiro mor"
Ah, visite este site, www.cpc.pt e depois veja se andamos aqui a dizer "besteiras"
Se não, força nisso... e não diga que o que os outos falam é besteira ou você ainda se arrisca a ser o "besteireiro mor"

Ah, visite este site, www.cpc.pt e depois veja se andamos aqui a dizer "besteiras"
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Há intervenções que eu ignoro pura e simplesmente. Passo por cima. E admiro o Vasco por se preocupar em responder a algumas.CasadeAnaval Escreveu: Nebulosa...Voce já leu algum tópico dos milhentos que foram aqui colocados sobre registos, sobre normas de inscrição de cães de raça ? Ou melhor ainda, leu ESTE tópico ? Ou anda aqui para aquecer?
É claro que esta minha atitude, para além de poder parecer arrogante, é perversa, porque se um qualquer disser uma barbaridade e não se contrariar, essa barbaridade pode valer como sendo uma verdade para alguns incautos. Eu já perdi a paciência para responder a alguns.
Mas pronto, ainda bem que há por aqui "vigilantes" de serviço como o Vasco