Cães com rabos e orelhas cortadas....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Boazinha
Membro Júnior
Registado: terça dez 28, 2004 11:18 am

quinta dez 30, 2004 11:26 am

Não querendo alongar-me em mais polémicas, mas não podendo não opinar sobre este assunto...

É brincar com coisas sérias dizer que o corte de rabos e orelhas tem apenas uma função útil. Vivo na cidade, vou vivendo no campo quando calha, tenho noção de que nos meios rurais os cães trabalham para ajudar o Homem, tenho noção que muitos deles, aliás, nem são encarados como animais de companhia e sim como meros instrumentos de trabalho. Agora não atirem areia para os olhos de ninguém -qual é a função de um dobber, de um pit, de um da, de qualquer outro cão na CIDADE com orelhas e rabos cortados?
Os meninos urbanos acaso atribuem funções de trabalho aos seus cães?
Tenho palas nos olhos em relação a muitos assuntos, é não só possivel como muito provável, mas em relação a este, tenham paciência, já vi, ouvi e li mais que o que queria.

Ponham fotos com cães a caçar sempre que quiserem, eles existem e ninguém o nega, ponham fotos de cães pastores, de guarda, do que vocês quiserem, mas não se iludam e não tentem iludir ninguém. Não vou sequer emitir opiniões sobre cães utilizados em caça desportiva, teria de entrar em campos que não são para ser debatidos aqui, fico-me pelos cães "de moda", que os donos insistem em querer alterar POR MOTIVOS ESTÉTICOS, SIM.

Um enorme bem haja a quem entende que não, não é correcto alterar as características físicas de um animal para torná-lo mais agradável (?) à vista humana.
mfcff
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2004 10:40 am

quinta dez 30, 2004 11:32 am

Concordo que realmente nas cidades o corte de orelhas não seja tão necessário sem ser para uma questão visual, mas não se podem fazer leis para cães que moram no campo e cães de cidade ou acha que isso é viavel?

Quem lhe garante a si que cães que moram na cidade, os donos não vão muitas vezes para o campo caçar?

Não se pode diferenciar a este nivel.

O que é para uns é para os outros por isso sou a favor do corte de orelhas.
Porque é que só proibiram o corte de orelhas e não o corte das caudas?

Cumprimentos
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quinta dez 30, 2004 11:55 am

Isto é das tais coisas, nunca vai reunir consenso, o unico caminho é o do respeito pela opinião dos outros. :roll:

Eu já vi um Boxer de Rabo comprido e confesso ter ficado um tanto ou quanto desapontado, mas apenas porque estéticamete o canito fica algo estranho face aos demais.

O mesmo se passa com os Dogues Argentinos, tenho um amigo que tem um, tem as orelhas curtadas mas o rabo não (é o habitual), contudo, já vi no Funchal um com rabo e orelhas curtados, daí eu ter perguntado ao Dogo qual a practica comum nesta raça, dado que não é das que mais aparece.

Já não falo com essa amigo que tem um faz tempo, o canito dele, teve o corte de orelhas feito por um tipo que já faz aquili à muitos anos, mas não é Vet nem nada que se pareça e no final colocou cinzas retiradas do forno de uma padaria, segundo ele ajuda no processo de cicatrização.

Acho que seria preferivel os Vets promoverem uma acção informativa na área onde trabalham a promover este tipo de erviços, isto para evitar que proprietários recorram a trambiqueiros que fazem trabalhos esm higiene e que se algo falhar, nunca darão conta do recado, enfim... :(

Isto faz-me lembrar a práctica do aborto em portugal, muitos lugares não fazem e depois recorrem a vias alternativas, sendo que as margens de risco são elevadissimas. :(

:)
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta dez 30, 2004 12:03 pm

Boazinha Escreveu:
Um enorme bem haja a quem entende que não, não é correcto alterar as características físicas de um animal para torná-lo mais agradável (?) à vista humana.
Portanto, é contra as raças certo?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Moca32
Membro Veterano

quinta dez 30, 2004 12:42 pm

CindeIP - Por acaso nem me ocorreu fazer tal leitura dessas palavras, mas realmente, é possivel fazer essa interpretação. :)
mfcff
Membro Veterano

quinta dez 30, 2004 2:52 pm

Se não gosta do estalão da raça é porque é contra a raça e acha que esta não deve existir.

A genética dos cães já está preparada para estas mudanças e nem tudo é mau, por exemplo.

Quantas vezes os donos sem querer já pisaram as caudas dos seus amigos?
Quantas otites poderiam ter sido evitadas caso as orelhas estivessem cortadas?

Tem todo o direito de ser contra mas respeite....
Moca32
Membro Veterano

quinta dez 30, 2004 3:00 pm

É o que eu sempre digo, em casos onde existem divergências de opinião, a solução é respeitar a opinião contrária, muito embora se mantenha uma posição diferente.

Caso contrário vamos discutir o sexo dos anjos. :roll: :)
Luis_Carvalho
Membro Júnior
Registado: segunda abr 29, 2002 8:37 am
Localização: Retriever do Labrador, Golden Retriever, Cocker Spaniel, Pastor Alemão

quinta dez 30, 2004 3:02 pm

Deixe lá Cristina a dias que não se devia sair de casa.... Eu não quero palmadinhas nas costas, nem ser tratado como coitadinho, agora mantenho a minha opinião os foruns são feitos para se discutir opiniões e não repreender as pessoas e quase que chama-las ignorantes e irresponsáveis, já admiti o meu erro que me devia informar melhor acerca dos Rott antes de ter feito a dita ninhada, mas agora virem dizer que precebem muito da raça mas não darem bons conselhos e só criticar!!! Criticar os problemas é fácil, mas ajudar a resolve-los é que é dificil. Não me quero comparar aos criadores de Rottweiler, pois sei que não possuo o conhecimento que eles têm, da mesma maneira que não admito que venham dizer que não é a mesma coisa que criar Labradores, cockers e Goldens pois estão a ser contraditórios, visto que tb não sabem do que estão a falar.
Luis_Carvalho
Membro Júnior
Registado: segunda abr 29, 2002 8:37 am
Localização: Retriever do Labrador, Golden Retriever, Cocker Spaniel, Pastor Alemão

quinta dez 30, 2004 3:03 pm

Deixe lá Cristina a dias que não se devia sair de casa.... Eu não quero palmadinhas nas costas, nem ser tratado como coitadinho, agora mantenho a minha opinião os foruns são feitos para se discutir opiniões e não repreender as pessoas e quase que chama-las ignorantes e irresponsáveis, já admiti o meu erro que me devia informar melhor acerca dos Rott antes de ter feito a dita ninhada, mas agora virem dizer que precebem muito da raça mas não darem bons conselhos e só criticar!!! Criticar os problemas é fácil, mas ajudar a resolve-los é que é dificil. Não me quero comparar aos criadores de Rottweiler, pois sei que não possuo o conhecimento que eles têm, da mesma maneira que não admito que venham dizer que não é a mesma coisa que criar Labradores, cockers e Goldens pois estão a ser contraditórios, visto que tb não sabem do que estão a falar.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta dez 30, 2004 3:23 pm

Moca32 Escreveu: CindeIP - Por acaso nem me ocorreu fazer tal leitura dessas palavras, mas realmente, é possivel fazer essa interpretação. :)
Boas,

A leitura pode ser feita desta forma

- a maior parte dos cães já não trabalham
logo
- não precisam das tais amputações

Mas,

- se os cães já não trabalham -» não há necessidade de manter as raças

Logo, quem é contra as amputações automaticamente é contra as raças.

´Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

quinta dez 30, 2004 3:38 pm

Boazinha Escreveu: Não querendo alongar-me em mais polémicas, mas não podendo não opinar sobre este assunto...

É brincar com coisas sérias dizer que o corte de rabos e orelhas tem apenas uma função útil. Vivo na cidade, vou vivendo no campo quando calha, tenho noção de que nos meios rurais os cães trabalham para ajudar o Homem, tenho noção que muitos deles, aliás, nem são encarados como animais de companhia e sim como meros instrumentos de trabalho. Agora não atirem areia para os olhos de ninguém -qual é a função de um dobber, de um pit, de um da, de qualquer outro cão na CIDADE com orelhas e rabos cortados?
Os meninos urbanos acaso atribuem funções de trabalho aos seus cães?
Tenho palas nos olhos em relação a muitos assuntos, é não só possivel como muito provável, mas em relação a este, tenham paciência, já vi, ouvi e li mais que o que queria.
Dobermann

BREVE RESUMEN HISTÓRICO : La raza Dobermann es en Alemania la única en llevar el nombre de su primer criador conocido : Friederich Louis Dobermann (2 de enero, 1834 9 de junio, 1894). Según la historia, él era recaudador de impuestos, administrador de un rastro, y además "perrero", con el derecho legal de atrapar a todos los perros que anduviesen libres. Para la crianza, él apareó perros especialmente mordedores del refugio canino. Los "perros de carnicero" jugaron el papel más importante en la formación de la raza Dobermann, que en aquellos tiempos ya eran vistos como una raza en sí. Dichos perros eran del tipo de los precursores del Rottweiler actual, mezclados con un tipo de perro Pastor de color negro con marcas rojo óxido que era común en la región de Turingia. Con éstas mezclas, Dobermann inició su criadero en los años 70 del siglo pasado. De ésta manera, el obtuvo "su raza" de perros de utilidad, de hogar y ranchos, que no eran sólo vigilantes, sino también muy apegados al hombre. Se le utilizaba mucho como perro de protección y para la policía. Su amplia utilidad en el Servicio Policíaco le dió en aquel tiempo el nombre de "perro gendarme". En la cacería se le utilizaba principalmente para el exterminio de las alimañas.

Por todas las condiciones anteriormente expuestas, era caso obvio que el Dobermann se reconociera oficialmente como perro policía al principio de éste siglo. La crianza del Doberman dió como resultado un perro mediano, fuerte y musculoso, que a pesar de toda su substancia permite reconocer elegancia y nobleza. Es idóneo como perro de compañía, protección y utilidad.
in www.fci.be

Imagem

Imagem

Imagem

Agora diga lá qual dos cães cumpre de forma cabal com a função, para a qual foi criado.
A forma é a imagem plástica da função
Moca32
Membro Veterano

quinta dez 30, 2004 3:53 pm

CindeIP - Pois, foi isso que me pareceu ser esta sua leitura e eu realmente, tambem concordo com a mesma.

Eu sinceramente, prefiro as orelas e cauda amputadas, compreendo que isso desagrade a muitos, mas, enfim, é a minha posição, se tivesse um canito de uma dessas raças, certamente que trataria de fazer a amputação, ainda que tentasse que o mesmo fosse feito num Vet, para evitar "amargos de boca". :)
quino
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:53 am
Contacto:

quinta dez 30, 2004 3:58 pm

Já agora:
Um estalão de uma raça define que um cão de uma determinada raça deve ter x dentes.

Se o cão não os tiver como é? Ou se faltar 1 dente ?

Não consigo compreender o porquê de tanta polémica por causa do corte de caudas nos Rottweilers.
Para que serve o estalão....................
mfcff
Membro Veterano

quinta dez 30, 2004 4:46 pm

Se não tiver os x dentes é penalizado por isso em exposições

Logo não está consoante o estalão.
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta dez 30, 2004 4:56 pm

Vamos ser lógicos:

- Existem raças verdadeiras de acordo com o seu estalão, isto é, as suas caracteristicas correspondem à real aparência, sem que sejam necessárias intervenções cirurgicas estéticas de forma a alterar a sua aparência ou utilidade.

- Existem raças falsas de acordo com o seu estalão, isto é, as caracteristicas descritas no estalão não correspondem à sua real aparência, sem que sejam necessárias intervenções cirurgicas estéticas de forma a alterar a sua aparência ou utilidade.
Assim o estalão dessa raça é criado artificialmete, já que não corresponde à caracteristicas reais da raça. Se os animais não forem mutilados a raça continua a existir, já que o que é falso é estalão, não as caracteriscas naturais da raça.
Responder

Voltar para “Cães”