criador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta mar 31, 2005 4:37 pm

[quote=FallenAngel]1º UKC reconhece o Pit Bull desde 1898, desde essa altura que existem ninhadas registadas desta raça, mas não é só o UKC que reconhece esta raça, esqueceu a mais importante, esqueceu a associaçã que existe a trabalhar por esta raça e provávelmente a mais importante a A.D.B.A.(American Dog Breeders Association) que regista as ninhadas emite os pedigrees e desenvolve trabalho desde 1908 para não se perder o verdadeiro Pit Bull. O facto de se ter esquecido da A.B.D.A. mostra que não conhece assim tanto para vir mandar papaias sobre os APBT ou os AST.
[/quote]

Caríssimo,

O facto de o United Kennel Club, Incorporated ter reconhecido o APBT em 1898, e de inclusivé lhe ter atribuído o seu registro #1, curiosamente ao cão APBT que era propriedade do fundador do UKC, Inc. não é relevante como argumento válido para discussão. Do mesmo modo que, por exemplo, o UKC, Inc. reconhece o Bull Terrier como raça somente em 1948, cerca de 65 anos após ser uma raça reconhecida pelo KC. Portanto, a questão das datas é indiferente. Relativamente à A.D.B.A., essa associação é, como o nome indica, uma associação de canicultura a nível nacional (à semelhança, se quiser, do "nosso" C.P.C.). Como tal, será sempre dessa associação o primeiro passo para o reconhecimento de uma raça "nativa". A questão que se coloca é o reconhecimento da raça, como tal, por parte da entidade reguladora superior, no caso o AKC, e posterior reconhecimento internacional por parte de outras entidades como o FCI ou o KC e seus filiados.
Também cá temos raças "nativas" no mesmo ponto de situação que o APBT, como o Cão de Gado Transmontano p.e.. É reconhecido localmente (Portugal) como raça mas não o é pelo FCI.

[quote="FallenAngel"]2º Sendo a A.D.B.A. a associação que trabalha em prol do Pit Bull, nunca foi do seu interesse que este fosse reconhecido pela FCI, visto isto não trazer nenhuma vantagem para a raça. O único grupo de pessoas que quis que o Pit Bull fosse reconhecido pela FCI teve sucesso em 1936, tendo inscrito a raça com o nome de American Staffordshire Terrier na FCI (donde é que julga que o AST apareceu?) levando a uma evolução nesse ramo da raça que para muitos foi um retrocesso em relação ao cão préviamente existente o verdadeiro Pit Bull, para não falar de cães excelentes que exclui do seu estalão apenas por serem red nose.[quote]

Não vejo qual a razão por parte da A.D.B.A. não ter interesse que a raça (APBT) fosse reconhecida internacionalmente, não pelo F.C.I., mas sim pelo A.K.C., uma vez que seria uma forma de impulsionar o posterior desenvolvimento correcto da raça a nível global. Talvez por isso se veja os charutos que por cá andam e que se intitulam de Pit Bull... mas enfim. O senhor diz que é uma das raças mais homozigóticas que existe, é porque deverá achar que os exemplares que cá existem são bons exemplares de APBT.
Em 1936, o KC (não o FCI) reconheceu o Staffordshire Bull Terrier como raça independente. Até aí, incluía-se nos Bull-And-Terrier (e de onde julga que o Pitbull veio?) juntamente com os Pitbull, os mais tarde denominados American Staffordshire Terrier (a diferenciação de tipos) e, inclusive, com os Bull Terrier coloridos. É nesse ano que se dá a "separação". Staffy's, Amstaff's e a inclusão dos Bull Terrier coloridos como variante do Bull Terrier Standard.
Quanto há questão do Red Nose, haverá frequentadores deste fórum muito mais capacitados do que eu para o elucidar sobre o porquê de não serem aceites no estalão do American Staffordshire Terrier. Mas, penso que será pelos mesmos motivos ou semehantes de, por exemplo, um Bull Terrier de nariz rosado (despigmentação) não ser aceite.

[quote="FallenAngel"]3º não ponha palavras na minha boca que eu não disse como:
Bullie escreveu:
[quote]que "o facto do AMPT não ser reconhecido como raça se deve a uma cabala dos criadores de AMST de todo o mundo, com o receio da concorrência".
[/quote]
Não foi isto que eu disse, primeiro porque para mim o APBT é uma raça, logo os criadores de AST não podem fazer com que não seja, e segundo porque nenhum indivíduo que queira desenvolver trabalho em prol do APBT como há muitos pelo mundo, quer ter alguma coisa a ver com a FCI. Agora o que eu disse foi, que alguns criadores de AST para valorizarem os seus cães em relação ao Pit dizem que por ele não ser reconhecido pela FCI não é raça.[/quote]

[quote]O caso do Pit Bull por exemplo é uma das raças com os registos mais antigos, é das raças mais homozigóticas do mundo, mas basta uns gurus dizerem que não é raça porque a FCI não os reconhece que muita gente aceita isto como um dogma. Será que as pessoas não vêm que este género de afirmações tem o seu ínicio em detrminados criadores de AST, com o objéctivo de diminuir o APBT porque é o principal concorrente na venda de cães aos seus cachorrinhos.[/quote]

Foi isto que o senhor disse. Reconheço que, apesar de não ter transcrito o que disse mas sim ter feito uma interpretação do mesmo (daí ter utilizado as aspas e não o quote), a minha interpretação estáva errada. No entanto, continuo a discordar dela. Não creio que os bons criadores de American Staffordshire Terrier recorram a essa questão para venderem "melhor" as suas ninhadas.
Contudo, é lógico que há uma diferença enorme entre não ser raça e não ser uma raça reconhecida.

Se ler bem (dou-lhe o mesmo conselho) o que eu escrevi desde o início do tópico verá que nunca eu disse que o Pitbull é um rafeiro ou que não é uma raça. O que eu disse e mantenho é que o cão da pessoa que abriu este tópico é um "rafeiro" (SRD) uma vez que é fruto de um cruzamento de duas raças distintas.

[quote="FallenAngel"]4º Leia tudo o que eu escrevi na primeira intervenção e veja ao que eu me referi como disparate, aliás vou transcrever:
EU escrevi:
[quote]É engraçado como por vezes as pessoas sem saber dizem certos disparates.
Será que neste mundo não existem rafeiros que custam e valem bom dinheiro?
[/quote]
E se tiver cuidado e ler tudo vê que desenvolvi este assunto com exemplos,e coloquei questões para estar aberto a outras opiniões. Como pode verificar pelos vistos o que eu considerei disparate foi alguém ter dito que não se vendem SRD ou que estes não valem dinheiro.[/quote]

Já li tudo novamente e continuo na minha opinião... Acho estranho que se pague para comprar um cão SRD e resultado do "desvario" de um qualquer BYB que decidiu cruzar um Pitbull com um Boxer. É o mesmo que eu ter um Chiuhahua e apetecer-me cruzá-lo com o um Dogue Alemão. Ou será que concorda com estas experiências?!

[quote="FallenAngel"]Agora você demonstra um nível muito baixo, porque por no meu texto aquilo que eu não escrevi, pertende deturpar a minha opinião e as minhas palavras e isso é um jogo sujo de quem não tem argumentos, e como eles lhe faltam enormemente tenta ir pelo ataque e peixeirada reles. Se reparar aquilo que o incomodou tanto está num paragrafo completamente diferente reflete a minha opinião no assunto.[/quote]

Aqui é que estragou tudo e aconselho-o vivamente a retirar o espelho que tem ao lado do PC...

[quote="FallenAngel"]quanto a ser uma das raças mais homozigóticas do mundo, peça a um amigo que seja criador de AST que se ele for um bom criaodor fácilmente lho explicará é que caso não saiba o AST é um Pit Bull, a sua origem é o Pit Bull e como não levou sangue de mais nenhum outro cão continua a ser um Pit Bull, pena é que a seleção puramente estética o tenha feito perder determinadas aptidões.[/quote]

Hummm... estou a ver a sua "teoria".

Então, para si, o AST é também uma das raças mais homozigóticas do mundo porque não é mais do que um APBT com linhas estéticas diferentes e, logo, o APBT também é uma das raças mais homozigóticas do mundo porquê...? Nasceu de geração espontânea?! Surgiu nos primórdios do tempo já com a conformação actual?! Não teve outras raças na sua origem?! O Bull-And-Terrier (entre outros) e as raças "nativas" americanas com o qual o Bull-And-Terrier foi cruzado e que originaram o APBT não existiram?! E os Old English Bulldogs e os Black and Tan Terrier ou os White English Terrier cujos cruzamentos originaram o Bull-And-Terrier também são fruto da imaginação?!

Acho que o cerne da questão aqui é... o senhor sabe o que quer dizer "homozigótico". Acha que o APBT, ou qualquer outra das raças que derivam de gerações e gerações de outbreedings sucessivos podem ser consideradas como "das mais homozigóticas do mundo"?!

[quote="FallenAngel"]Faça agora o resto da peixeirada sózinho mas tente não faltar à verdade do que foi dito, como é seu hábito....

Para mim chega....Nem volto mais a este tópico porque para isto nem vale a pena...
[/quote]

Já lhe disse, retire o espelho...

E muito estranho a sua reacção e, pensando agora bem...o senhor por acaso não é d zona da Figueira da Foz? Se calhar...
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
cucculain
Membro
Registado: quarta jun 23, 2004 6:44 pm

quinta mar 31, 2005 6:16 pm

FallenAngel Escreveu: 1º UKC reconhece o Pit Bull desde 1898, desde essa altura que existem ninhadas registadas desta raça, mas não é só o UKC que reconhece esta raça, esqueceu a mais importante, esqueceu a associaçã que existe a trabalhar por esta raça e provávelmente a mais importante a A.D.B.A.(American Dog Breeders Association) que regista as ninhadas emite os pedigrees e desenvolve trabalho desde 1908 para não se perder o verdadeiro Pit Bull. O facto de se ter esquecido da A.B.D.A. mostra que não conhece assim tanto para vir mandar papaias sobre os APBT ou os AST.

2º Sendo a A.D.B.A. a associação que trabalha em prol do Pit Bull, nunca foi do seu interesse que este fosse reconhecido pela FCI, visto isto não trazer nenhuma vantagem para a raça. O único grupo de pessoas que quis que o Pit Bull fosse reconhecido pela FCI teve sucesso em 1936, tendo inscrito a raça com o nome de American Staffordshire Terrier na FCI (donde é que julga que o AST apareceu?) levando a uma evolução nesse ramo da raça que para muitos foi um retrocesso em relação ao cão préviamente existente o verdadeiro Pit Bull, para não falar de cães excelentes que exclui do seu estalão apenas por serem red nose.
Eu acho que o facto de nenhuma outra associação, em lugar nenhum do mundo, reconhecer a ADBA e o UKC, diz tudo em relação à sua credibilidade.
Já agora também podia mencionar o Continental Kennel Club, que são os outros que reconhecem o APBT, assim como também registam todos os cães com ascendência conhecida, mesmo que sejam filhos de dois cães de raças diferentes.
Estes três Clubes, não têm credibilidade, ninguém os reconhece a não ser eles próprios.
O Clube reconhecido Internacionalmente como representante da Canicultura nos USA é o AKC, e se este não reconhece o APBT, é porque não é de reconhecer.
Boa noite !!!
Cego é aquele que não quer ver.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta abr 01, 2005 1:43 am

Eu só não entendo é a razão de tanta celeuma prq o forista pagou por um cão misto.
O dinheiro é dele. Alguém está com ideias de fazer uma vaquinha e comprar outro misto a mielas com o forista? Nao me parece, so....

Isabel
Liliest
Registado: sexta abr 01, 2005 2:38 pm

sexta abr 01, 2005 2:51 pm

Boa tarde, a todos.

cucculain diz que:
[quote]
O Clube reconhecido Internacionalmente como representante da Canicultura nos USA é o AKC, e se este não reconhece o APBT, é porque não é de reconhecer.
[/quote]

Então se esta afirmação é correcta, quer dizer que o Perdigueiro Português como não é reconhecido pela AKC, é porque também não é para reconhecer, mesmo sendo reconhecido nos Estados Unidos pelo UKC.

E eu que gosto tanto do Perdigueiro :cry: ...
cucculain
Membro

sexta abr 01, 2005 3:04 pm

Liliest Escreveu: Boa tarde, a todos.

cucculain diz que
Então se esta afirmação é correcta, quer dizer que o Perdigueiro Português como não é reconhecido pela AKC, é porque também não é para reconhecer, mesmo sendo reconhecido nos Estados Unidos pelo UKC.

E eu que gosto tanto do Perdigueiro cry ...
Se não consegue perceber a diferença, entre um Clube representante da canicultura em determinado país, reconhecer ou não uma raça nacional (American Pit Bull Terrier), e reconher ou não uma raça estrangeira (Perdigueiro Português), é porque de facto deve um pouco à inteligência.
Dizem que uma suplementação, à base de ferro, ajuda a resolver este problema. :D
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta abr 01, 2005 6:21 pm

Então é assim :
Antes de uma raça ser reconhecida essa raça não existe ?

Temos, então, de concordar que as raças são meros papéis, sem qualquer consubstanciação na realidade física.
Se as raças existem para além do reconhecimento então ser reconhecida não é fundamental para a sua existência.
Ié, as montanhas existem para além da definição de montanha, não é a definição que cria as montanhas.
Não sei se me faço entender...

O que eu quero dizer é que pode haver vários e válidos motivos para o Pit Bull não ser reconhecido.
E podem haver vários motivos menos claros para o mesmo efeito...
De qualquer maneira eu gostaria de saber quais os motivos apresentados.
Dizerem-me que
e se este não reconhece o APBT, é porque não é de reconhecer.
é de uma confiança tocante.
Faz lembrar quando a Santa Sé não reconhecia que a Terra se movia em voltra do Sol.
Se a Santa Sé dizia era porque era verdade...não é ?
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
cucculain
Membro

sexta abr 01, 2005 6:25 pm

aisd Escreveu: O que eu quero dizer é que pode haver vários e válidos motivos para o Pit Bull não ser reconhecido.
E podem haver vários motivos menos claros para o mesmo efeito...
De qualquer maneira eu gostaria de saber quais os motivos apresentados.
Dizerem-me que
e se este não reconhece o APBT, é porque não é de reconhecer.
é de uma confiança tocante.
Entre outros, um dos motivos, foi a falta de homogeniedade morfológica exigida no estalão proposto.
Esclarecedor em minha opinião, não acha ?
fmanson
Membro
Registado: segunda mai 26, 2003 2:55 pm
Contacto:

sexta abr 01, 2005 8:32 pm

LuMaria Escreveu: E onde estará melhor o guppy???????? Torno a dizer Cada um com a sua opinião e eu respeito a de todos, tanto, como respeito a minha. Cada um terá os seus argumentos que são igualmente válidos, não é preciso ninguém ficar ofendido por se debaterem opiniões diferentes. Eu também adoro panteras e não tenho nenhuma em casa e sabem que mais... Também se compram. Infelizmente, neste mundo tudo se compra!
Não tenho nada contra a sua opinião, respeito, mas também não concordo.
Porque pela sua lógica de venda dos seres-vivos, não poderia existir talhos, peixarias, marisqueiras, restaurantes(excepto os vegetarianos) e as tão boas churrasqueiras(picanha e afins).
Agora de uma maneira mais pessoal, já pensou um pouco nos postos de trabalho que isso cria? E não estou a falar só dos animais de estimação, falo de todos os seres-vivos(vacas, cabras, porcos, galinhas, maças, peras, laranjas, alfaces, pimentos, flores) porque caso não saiba a maior exportação de espanha são as frutas e os legumes, da holanda as flores, da bélgica,polonia,brasil,argentina,reino unido as carnes, etc etc.........
Falo por experiencia própria porque já fiz mais de um milhão de km na europa com camiões carregados com seres-vivos e até da escócia com sapateiras e levegantes e lagostas vivas.
Foi só uma opinião.....
apmao
Membro
Registado: domingo ago 17, 2003 9:21 am
Contacto:

sexta abr 01, 2005 9:16 pm

Cada opinão vale o que vale e a minha é a seguinte:

Eu concordo com a venda de cães de raça por parte dos criadores, pois está tudo interligado. Ou seja, se eu quiser um cão de raça, é graças aos criadores que eu o tenho. E para que os criadores me possam fornecer um cão terão que ver pago o seu trabalho, as vacinas, desparasitações, ração, etc., etc., etc. Ou pensam que criar cães é como trazer vacas a pastar nos campos :?:

Agora, eu não acredito que alguém se dedique à venda de rafeiros, excepto os caçadores que não vendem os cães pela raça mas sim pela aptidão para caçar. Penso que o que aconteceu foi um acidente e o tal "criador" tentou rentabilizar de alguma forma este acidente.

Um abraço!
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 01, 2005 9:51 pm

Boa noite,

[quote="aisd"]Então é assim :
Antes de uma raça ser reconhecida essa raça não existe ?

Temos, então, de concordar que as raças são meros papéis, sem qualquer consubstanciação na realidade física.
Se as raças existem para além do reconhecimento então ser reconhecida não é fundamental para a sua existência.[/quote]

Falando por mim, e no seguimento da minha posição desde o início deste tópico:

O APBT, e outras tantas raças que se encontram na mesma situação, necessitam de respeitar determinados parâmetros pré-estabelecidos para que sejam reconhecidas pelas entidades reguladoras competentes como "raças" caninas. Contudo, este é obviamente, um processo moroso e só ao longo de várias gerações se consegue reunir esses tais parâmetros necessários ao seu reconhecimento oficial. Não obstante, neste processo "evolutivo", e independentemente do não-reconhecimento, são na mesma uma "raça". Só um cego poderia afirmar que o Pitbull não é uma raça. É mas, não o é reconhecida oficialmente, devido a não reunir todos os requisitos necessários para o ser.

[quote]um dos motivos, foi a falta de homogeniedade morfológica exigida no estalão proposto[/quote]

O cucculain teve esta afirmação que é, quanto a mim esclarecedora. Não é possível reconhecer-se um determinada raça canina quando não estão reunidas as condições necessárias para garantir que o "tipo", a conformidade da raça, é transmitida de geração em geração.
Como por aqui se comprova, é incorrecto e descabido, afirmar-se que o APBT é uma das raças mais homozigóticas do mundo.
Por definição, uma raça "homozigótica" teria de produzir, geração após geração, exemplares portadores de semelhantes características, que tornaria a raçamuito pouco diversificada. Veja-se, por exemplo, o West Highland Terrier, como um bom exemplo de raça "homozigótica". Por outro lado, veja-se, a título de exemplo, a variedade de colorações do APBT para se perceber a diversidade genética da raça.

Independentemente de tudo isto, o tal cão comprado pelo autor do tópico, não deixa de ser um rafeiro, fruto de um outcross de duas raças completamente distintas.
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 01, 2005 9:52 pm

...
Última edição por Bullie em quarta abr 06, 2005 1:39 pm, editado 1 vez no total.
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 01, 2005 9:54 pm

...
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

sexta abr 01, 2005 10:23 pm

...
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta abr 06, 2005 11:46 am

Ok! Não vendo mais a minha filosofia! Mas a base da questão continúa a ser , somos diferentes sim, mas isso não nos torna melhores nem piores, superiores ou inferiores, uma pena não encontrar alguém que partilhe deste modo de estar
Experimente o site da PETA, que concerteza encontrará lá muita gente com uma 'filosofia' semelhante à sua. Ah...vou-lhe dar uma noticia triste....o Pai Natal não existe!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta abr 06, 2005 12:09 pm

:cry: Dramático! Essa é novidade para mim!
Acho que a partir de agora o mundo já não vai ser o mesmo.
Porque é que não se limitam a bater em quem pratica o mal e deixam quem pratica o bem em paz e sossego?
Não acham que há situações bem mais condenáveis do que achar que todos somos iguais?
Não vejo tanto empenho noutras situações.
De qualquer das formas obrigado, ainda é tempo de abrir os olhos, este ano já não deixo nem leite nem bolachas para um gajo que não existe.
Responder

Voltar para “Cães”