Do ponto de vista ético, será mesmo "natureza". O cão é um lobo alterado, no entanto continua a ser um predador.Guida__F Escreveu:mcbb Escreveu: [Um cão apanha um simples passarinho e é capaz de passear com ele na boca, meio vivo durante tempos (não me estou a referir apenas a cães de caça, estou a referir aos cães em geral), e esquecendo a hipotese do dono ser um criminoso, onde entra a responsabilidade do cão? em lado nenhum, é natureza.
Concordo completamente.
Já tive dois cães tanto o primeiro como o segundo apanharam pássaros (o Boby apanhou um galinho da Índia e o Snoopy um pardal) e ambos os pássaros foram resgatos com vida... só para mais tarde morrerem na boca de outros cães. Está na natureza do cão ser caçador... simplesmente uns têm instintos mais desenvolvidos do que outros.
O grande problema é que "cão" não é animal natural. Cão é animal doméstico, logo, tem alguem humano como responsável. Se não tiver, simplesmente é eliminado ou capturado. Do ponto de vista legal é mesmo assim "chapa 4".
Sendo SEMPRE o dono o responsável pelos actos do cão, se for criminoso (infringindo a lei utilizando o cão), pode muito bem arrastar o cão para o abate.
Resumindo, a responsabilidade do cão quando captura um animal, não é nenhuma, mas pode sofrer consequencias graves (mais que o dono) pelo facto do dono não o ter controlado e o ter deixado capturar o animal.
É isto que está mal. O dono, como detentor do cão, deveria ser SEMPRE o ÚNICO responsável.